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Plano de aula > Língua Portuguesa > 7º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Metonímia, Hipérbole e Antítese em ação nos textos poéticos e publicitários

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 7º ano do EF sobre Metonímia, Hipérbole e Antítese em ação nos textos poéticos e publicitários

Plano 03 de 3 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Rosana Salvini Conrado

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Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é 3ª aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é revisar conceitos por meio da análise dos efeitos de sentido criados pelo uso da metonímia, hipérbole e antítese em textos poéticos e publicitários.

Materiais necessários: Projetor de slides (datashow) e notebook (computador) e cópias impressas das atividades.

Dificuldades antecipadas: É importante que os alunos já conheçam os conceitos de linguagem figurada e literal, sentidos conotativo e denotativo, para que possam compreender as explicações sobre a composição dos textos que serão exemplos nessa aula.

Referências sobre o assunto:

ABREU, Antônio Suárez. A arte de argumentar: gerenciando a razão e emoção. Cotia: Ateliê Editorial, 2007.

FIORIN, José Luiz. Figuras de retórica. São Paulo: Contexto, 2014.

SANDMANN, Antônio José. A linguagem da propaganda: linguagens especiais, morfossintaxe e semântica da propaganda, propaganda e retórica. São Paulo: Contexto, 2001.

SANTAELLA, Lúcia. O que é Semiótica. São Paulo: Brasiliense, 1993.

_______. Semiótica aplicada. São Paulo: Pioneira Thompson Learning, 2014, 1 reimpr. da 1 ed. 2002.

_______. Leitura de imagens. São Paulo: Editora Melhoramentos, 2012.

SOLÉ, Isabel. Estratégias de leitura. 6ª Ed. Porto Alegre: Artmed,1998.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações:

  • Apresente o slide;
  • Levante conhecimentos prévios dos alunos sobre o tema;
  • Diga que serão apresentados alguns exemplos de uso dessas figuras em dois contextos diferentes: na linguagem literária (poemas) e na linguagem publicitária (anúncios).
  • É importante que os alunos já sejam capazes de diferenciar os sentidos conotativo e denotativo.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações:

  • Apresente o slide;
  • Proponha uma leitura compartilhada do texto;
  • Pergunte aos alunos se eles conseguiram compreender o que foi dito;
  • Deixe que se expressem e apresentem as suas interpretações. Para otimizar o tempo, escolha um aluno que possa apresentar a própria leitura aos demais;
  • Destaque as expressões “coração quente” e “muito chão pela frente”;
  • Pergunte aos alunos que sentido essas expressões adquirem no texto;
  • Aproveite as respostas dos alunos para apresentar a seguinte interpretação: ter o “coração quente” significa que a pessoa tem muitos sonhos, muitos desejos e, por isso, o coração parece quente, como o motor de um carro em funcionamento. “Ter muito chão pela frente” é o mesmo que dizer que ainda há muito o que esperar para alcançar o que se quer, ou porque ainda há muito o que fazer, ou ainda se tem pouca idade, ou seja, há muitos anos pela frente. Essas expressões são exemplos de metonímia, em que palavras são usadas para ocupar o lugar de outras, por exemplo em “ter muito chão pela frente” a palavra chão é o lugar por onde se anda e não o tempo exigido ou as ações que ali se realizam. Ou seja, ter muito tempo a esperar ou muitas coisas por fazer, ter muito chão a caminhar até chegar ao destino ou até conquistar o que se quer. Nesse exemplo, é o concreto (chão) no lugar do abstrato (tempo).

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Apresente o slide;
  • Proponha uma leitura compartilhada do texto;
  • Pergunte aos alunos se eles conseguiram compreender o que foi dito;
  • Deixe que se expressem e apresentem as suas interpretações. Para otimizar o tempo, escolha um aluno que possa apresentar a própria leitura aos demais;
  • Destaque as expressões “coração tão largo” que “ocupava todo o espaço e o tempo também”;
  • Pergunte aos alunos que sentido essas expressões adquirem no texto;
  • Aproveite as respostas dos alunos para apresentar a seguinte interpretação: Ter o “coração tão largo” que “ocupa todo o espaço e o tempo” é um exemplo de hipérbole, pois é uma forma exagerada de dizer que a pessoa é muito amorosa, afetuosa, generosa, enfim, que tem qualidades que aumentam o tamanho do coração, em sentido conotativo.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Apresente o slide;
  • Proponha uma leitura compartilhada do texto;
  • Pergunte aos alunos se eles conseguiram compreender o que foi dito;
  • Deixe que se expressem e apresentem as suas interpretações. Para otimizar o tempo, escolha um aluno que possa apresentar a própria leitura aos demais;
  • Destaque as expressões “dúvidas” que “certezas”;
  • Pergunte aos alunos que sentido essas expressões adquirem no texto;
  • Aproveite as resposta deles para dizer que o uso das expressões em destaque é um exemplo de antítese, porque ambas têm sentidos opostos e, juntas, colaboram para a construção do sentido do texto;
  • Para finalizar pergunte aos alunos como as “dúvidas” e a “certeza” estão representadas graficamente no texto. Eles devem notar que o ponto de interrogação faz o papel da dúvida e que a união de dois desses pontos constrói o significado de certeza, ou seja, um coração.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 23 minutos

Orientações:

  • Apresente o slide e entregue a cada aluno uma cópia impressa das imagens;
  • Pergunte aos alunos o que é possível compreender por meio da leitura das imagens;
  • Lembre-os que as figuras de linguagem também se constróem por meio de imagens, e não apenas com o uso de palavras;
  • Aproveite as interpretações do grupo e peça que eles identifiquem a imagem que pode ser classificada como um exemplo de Hipérbole;
  • Peça que expliquem o porquê;
  • Faça o mesmo com o exemplo de Antítese e o de Metonímia;
  • Peça que eles anotem abaixo de cada imagem o nome da figura de linguagem e que justifiquem essa escolha;
  • Peça que eles apresentem as próprias respostas e complemente com o que segue:

-Diga que a figura 1 é um exemplo de metonímia pois usa a laranja (que seria o conteúdo) para representar o continente (a lata);

-Diga que a figura 2 é um exemplo de antítese, pois os sentidos do gelo (frio) e do fogo (quente) se opõem e, ao mesmo tempo, constroem juntos um sentido único para a imagem;

-Diga que a figura 3 é um exemplo de hipérbole, pois o anúncio usa o exagero para dizer que o creme dental deixa os dentes tão fortes que se tornam capazes de abrir uma garrafa.

9. Oriente os alunos a produzir frases de efeito, a partir dessas imagens, que sirvam para compor pequenas peças publicitárias. Caso seja necessário, apresente uma pequena sugestão de vocabulário: laranja, natural, suco, saúde, verdadeira, resistência, creme dental, força, saudável, quente, frio, queimar, derreter, união, etc.

Materiais complementares:

Imagens: https://docs.google.com/document/d/1Rh4MjhWBQkkPBUtuVw0tHHc1SH_Su_MNRJ95fYXVe3o/edit

Fonte:

https://br.pinterest.com/pin/207447126555587043/ (anúncio Colgate)

https://br.pinterest.com/pin/536843218073204958/ (imagem da laranja)

http://www.laifi.com/laifi.php?id_laifi=2963&idC=56302# (gelo em chamas)

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Apresente o slide e entregue a cada aluno uma cópia impressa;
  • Oriente uma leitura compartilhada dos textos;
  • Mostre aos alunos que nesses exemplos tanto as imagens quanto as palavras são importantes para a compreensão dos anúncios;
  • Pergunte se eles conseguiram compreender o que cada anúncio quer dizer e peça que registrem na folha que receberam essa interpretação;
  • Releia o primeiro deles e pergunte que expressão é um exemplo de metonímia. A resposta é “à luz de postes” que faz referência à expressão “à luz de velas”, para dizer que a comida é servida na rua, já que é vendida em food trucks (diferentes meios de transporte que servem como lanchonetes) e não em restaurantes. Além disso, o formato e a cor das letras usadas para compor o texto fazem lembrar o catchup, um molho que é usado para temperar o sanduíche (o “jantar”). A metonímia nesse exemplo é o uso da parte (molho) pelo todo (sanduíche) e também a causa (“à luz de postes”) pelo efeito (iluminado);
  • Pergunte qual dos anúncios traz um exemplo de antítese. Aguarde a resposta dos alunos e complemente com a explicação de que o anúncio sobre o outdoor tem a palavra “silêncio” em oposição a “diz tudo”. Diga que, nesse exemplo, o sentido de “silêncio” é construído pela forma como os anúncios são expressos nos outdoors, apenas com o uso de textos e de imagens e, ainda assim, são capazes de dizer o que é preciso;
  • Finalize a análise perguntando qual figura de linguagem aparece no último anúncio. Aguarde a resposta dos alunos e complemente com a informação de que a hipérbole foi usada para dizer, de forma exagerada, que a pimenta é tão picante (quente) que foi capaz de estourar os milhos e transformá-los em pipocas;
  • Anote o resultado dessa análise no quadro para que os alunos possam ter esse registro na folha que receberam no início.

Materiais complementares:

Imagens: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/xAxRRgYrPJWaNhamTXgksseqPCUcTkGjTrCWGJPmWJcGGsjcJfRDS76zFztW/atividade-para-impressao-imagens-2-lp07-15ats03.pdf

Fonte:

https://br.pinterest.com/pin/753367843890738908/ (jantar à luz de postes)

http://www.centraldeoutdoor.com.br (outdoor)

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Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Apresente o slide e peça que os alunos registrem no caderno essas questões;
  • Oriente-os a responder às questões individualmente;
  • Peça que dois ou três alunos apresentem suas próprias respostas;
  • Finalize com a apresentação das respostas possíveis, para que todos possam corrigir os registros de seus cadernos.
  • Essa atividade pode ser complementada com uma pesquisa, a ser feita em casa ou no laboratório da escola.
  • Respostas possíveis:
  • O uso das figuras de linguagem nesses textos torna-os mais expressivos. É muito importante saber identificar as diversas figuras de linguagem, e os sentidos que elas constróem, pois isso possibilita interpretar melhor os diferentes textos que circulam socialmente.
  • Metonímia é uma figura de linguagem produzida pela substituição de uma palavra por outra, quando entre ambas existe uma relação de proximidade de sentidos, o que permite essa troca.
  • Antítese é uma figura de linguagem que se caracteriza pela construção de ideias a partir do uso de palavras de sentidos opostos.
  • Hipérbole é uma figura de linguagem que é criada para exagerar uma ideia. Usam-se palavras que expressam essa ideia de exagero, intencionalmente.


Resumo da aula

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Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é 3ª aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é revisar conceitos por meio da análise dos efeitos de sentido criados pelo uso da metonímia, hipérbole e antítese em textos poéticos e publicitários.

Materiais necessários: Projetor de slides (datashow) e notebook (computador) e cópias impressas das atividades.

Dificuldades antecipadas: É importante que os alunos já conheçam os conceitos de linguagem figurada e literal, sentidos conotativo e denotativo, para que possam compreender as explicações sobre a composição dos textos que serão exemplos nessa aula.

Referências sobre o assunto:

ABREU, Antônio Suárez. A arte de argumentar: gerenciando a razão e emoção. Cotia: Ateliê Editorial, 2007.

FIORIN, José Luiz. Figuras de retórica. São Paulo: Contexto, 2014.

SANDMANN, Antônio José. A linguagem da propaganda: linguagens especiais, morfossintaxe e semântica da propaganda, propaganda e retórica. São Paulo: Contexto, 2001.

SANTAELLA, Lúcia. O que é Semiótica. São Paulo: Brasiliense, 1993.

_______. Semiótica aplicada. São Paulo: Pioneira Thompson Learning, 2014, 1 reimpr. da 1 ed. 2002.

_______. Leitura de imagens. São Paulo: Editora Melhoramentos, 2012.

SOLÉ, Isabel. Estratégias de leitura. 6ª Ed. Porto Alegre: Artmed,1998.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações:

  • Apresente o slide;
  • Levante conhecimentos prévios dos alunos sobre o tema;
  • Diga que serão apresentados alguns exemplos de uso dessas figuras em dois contextos diferentes: na linguagem literária (poemas) e na linguagem publicitária (anúncios).
  • É importante que os alunos já sejam capazes de diferenciar os sentidos conotativo e denotativo.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações:

  • Apresente o slide;
  • Proponha uma leitura compartilhada do texto;
  • Pergunte aos alunos se eles conseguiram compreender o que foi dito;
  • Deixe que se expressem e apresentem as suas interpretações. Para otimizar o tempo, escolha um aluno que possa apresentar a própria leitura aos demais;
  • Destaque as expressões “coração quente” e “muito chão pela frente”;
  • Pergunte aos alunos que sentido essas expressões adquirem no texto;
  • Aproveite as respostas dos alunos para apresentar a seguinte interpretação: ter o “coração quente” significa que a pessoa tem muitos sonhos, muitos desejos e, por isso, o coração parece quente, como o motor de um carro em funcionamento. “Ter muito chão pela frente” é o mesmo que dizer que ainda há muito o que esperar para alcançar o que se quer, ou porque ainda há muito o que fazer, ou ainda se tem pouca idade, ou seja, há muitos anos pela frente. Essas expressões são exemplos de metonímia, em que palavras são usadas para ocupar o lugar de outras, por exemplo em “ter muito chão pela frente” a palavra chão é o lugar por onde se anda e não o tempo exigido ou as ações que ali se realizam. Ou seja, ter muito tempo a esperar ou muitas coisas por fazer, ter muito chão a caminhar até chegar ao destino ou até conquistar o que se quer. Nesse exemplo, é o concreto (chão) no lugar do abstrato (tempo).

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Apresente o slide;
  • Proponha uma leitura compartilhada do texto;
  • Pergunte aos alunos se eles conseguiram compreender o que foi dito;
  • Deixe que se expressem e apresentem as suas interpretações. Para otimizar o tempo, escolha um aluno que possa apresentar a própria leitura aos demais;
  • Destaque as expressões “coração tão largo” que “ocupava todo o espaço e o tempo também”;
  • Pergunte aos alunos que sentido essas expressões adquirem no texto;
  • Aproveite as respostas dos alunos para apresentar a seguinte interpretação: Ter o “coração tão largo” que “ocupa todo o espaço e o tempo” é um exemplo de hipérbole, pois é uma forma exagerada de dizer que a pessoa é muito amorosa, afetuosa, generosa, enfim, que tem qualidades que aumentam o tamanho do coração, em sentido conotativo.

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Apresente o slide;
  • Proponha uma leitura compartilhada do texto;
  • Pergunte aos alunos se eles conseguiram compreender o que foi dito;
  • Deixe que se expressem e apresentem as suas interpretações. Para otimizar o tempo, escolha um aluno que possa apresentar a própria leitura aos demais;
  • Destaque as expressões “dúvidas” que “certezas”;
  • Pergunte aos alunos que sentido essas expressões adquirem no texto;
  • Aproveite as resposta deles para dizer que o uso das expressões em destaque é um exemplo de antítese, porque ambas têm sentidos opostos e, juntas, colaboram para a construção do sentido do texto;
  • Para finalizar pergunte aos alunos como as “dúvidas” e a “certeza” estão representadas graficamente no texto. Eles devem notar que o ponto de interrogação faz o papel da dúvida e que a união de dois desses pontos constrói o significado de certeza, ou seja, um coração.
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 23 minutos

Orientações:

  • Apresente o slide e entregue a cada aluno uma cópia impressa das imagens;
  • Pergunte aos alunos o que é possível compreender por meio da leitura das imagens;
  • Lembre-os que as figuras de linguagem também se constróem por meio de imagens, e não apenas com o uso de palavras;
  • Aproveite as interpretações do grupo e peça que eles identifiquem a imagem que pode ser classificada como um exemplo de Hipérbole;
  • Peça que expliquem o porquê;
  • Faça o mesmo com o exemplo de Antítese e o de Metonímia;
  • Peça que eles anotem abaixo de cada imagem o nome da figura de linguagem e que justifiquem essa escolha;
  • Peça que eles apresentem as próprias respostas e complemente com o que segue:

-Diga que a figura 1 é um exemplo de metonímia pois usa a laranja (que seria o conteúdo) para representar o continente (a lata);

-Diga que a figura 2 é um exemplo de antítese, pois os sentidos do gelo (frio) e do fogo (quente) se opõem e, ao mesmo tempo, constroem juntos um sentido único para a imagem;

-Diga que a figura 3 é um exemplo de hipérbole, pois o anúncio usa o exagero para dizer que o creme dental deixa os dentes tão fortes que se tornam capazes de abrir uma garrafa.

9. Oriente os alunos a produzir frases de efeito, a partir dessas imagens, que sirvam para compor pequenas peças publicitárias. Caso seja necessário, apresente uma pequena sugestão de vocabulário: laranja, natural, suco, saúde, verdadeira, resistência, creme dental, força, saudável, quente, frio, queimar, derreter, união, etc.

Materiais complementares:

Imagens: https://docs.google.com/document/d/1Rh4MjhWBQkkPBUtuVw0tHHc1SH_Su_MNRJ95fYXVe3o/edit

Fonte:

https://br.pinterest.com/pin/207447126555587043/ (anúncio Colgate)

https://br.pinterest.com/pin/536843218073204958/ (imagem da laranja)

http://www.laifi.com/laifi.php?id_laifi=2963&idC=56302# (gelo em chamas)

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Apresente o slide e entregue a cada aluno uma cópia impressa;
  • Oriente uma leitura compartilhada dos textos;
  • Mostre aos alunos que nesses exemplos tanto as imagens quanto as palavras são importantes para a compreensão dos anúncios;
  • Pergunte se eles conseguiram compreender o que cada anúncio quer dizer e peça que registrem na folha que receberam essa interpretação;
  • Releia o primeiro deles e pergunte que expressão é um exemplo de metonímia. A resposta é “à luz de postes” que faz referência à expressão “à luz de velas”, para dizer que a comida é servida na rua, já que é vendida em food trucks (diferentes meios de transporte que servem como lanchonetes) e não em restaurantes. Além disso, o formato e a cor das letras usadas para compor o texto fazem lembrar o catchup, um molho que é usado para temperar o sanduíche (o “jantar”). A metonímia nesse exemplo é o uso da parte (molho) pelo todo (sanduíche) e também a causa (“à luz de postes”) pelo efeito (iluminado);
  • Pergunte qual dos anúncios traz um exemplo de antítese. Aguarde a resposta dos alunos e complemente com a explicação de que o anúncio sobre o outdoor tem a palavra “silêncio” em oposição a “diz tudo”. Diga que, nesse exemplo, o sentido de “silêncio” é construído pela forma como os anúncios são expressos nos outdoors, apenas com o uso de textos e de imagens e, ainda assim, são capazes de dizer o que é preciso;
  • Finalize a análise perguntando qual figura de linguagem aparece no último anúncio. Aguarde a resposta dos alunos e complemente com a informação de que a hipérbole foi usada para dizer, de forma exagerada, que a pimenta é tão picante (quente) que foi capaz de estourar os milhos e transformá-los em pipocas;
  • Anote o resultado dessa análise no quadro para que os alunos possam ter esse registro na folha que receberam no início.

Materiais complementares:

Imagens: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/xAxRRgYrPJWaNhamTXgksseqPCUcTkGjTrCWGJPmWJcGGsjcJfRDS76zFztW/atividade-para-impressao-imagens-2-lp07-15ats03.pdf

Fonte:

https://br.pinterest.com/pin/753367843890738908/ (jantar à luz de postes)

http://www.centraldeoutdoor.com.br (outdoor)

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Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Apresente o slide e peça que os alunos registrem no caderno essas questões;
  • Oriente-os a responder às questões individualmente;
  • Peça que dois ou três alunos apresentem suas próprias respostas;
  • Finalize com a apresentação das respostas possíveis, para que todos possam corrigir os registros de seus cadernos.
  • Essa atividade pode ser complementada com uma pesquisa, a ser feita em casa ou no laboratório da escola.
  • Respostas possíveis:
  • O uso das figuras de linguagem nesses textos torna-os mais expressivos. É muito importante saber identificar as diversas figuras de linguagem, e os sentidos que elas constróem, pois isso possibilita interpretar melhor os diferentes textos que circulam socialmente.
  • Metonímia é uma figura de linguagem produzida pela substituição de uma palavra por outra, quando entre ambas existe uma relação de proximidade de sentidos, o que permite essa troca.
  • Antítese é uma figura de linguagem que se caracteriza pela construção de ideias a partir do uso de palavras de sentidos opostos.
  • Hipérbole é uma figura de linguagem que é criada para exagerar uma ideia. Usam-se palavras que expressam essa ideia de exagero, intencionalmente.


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