15349
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 6º ano > Produção de textos

Plano de aula - Roda de notícias

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 6º ano do Ensino Fundamental sobre roda de notícias.

Plano 01 de 1 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Jardelina Oliveira Passos Moura

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é uma proposta de atividade permanente para trabalhar no 6º ano do Ensino Fundamental. O campo de atuação priorizado nessa atividade é Vida pública.

Justificativa: A atividade Roda de notícias motiva os alunos a refletir de maneira crítica sobre os fatos noticiados que ocorrem em sua cidade/comunidade local e o mundo. Diante disso, é importante produzir na escola práticas de leituras que ofereçam aos alunos condições para que possam acessar, socializar e compreender o espaço em que circulam essas informações nos seus variados suportes ( TV; rádio; internet; jornal e/ou revista impressos). Nesta seção, o estudo será centrado nas notícias divulgadas na TV e no jornal impresso com o objetivo de conhecer, ler, valorizar a notícia nesses dois importantes suportes.

Materiais necessários: Jornais, aparelho multimídia, som, papel metro, régua, canetas coloridas, imagens, computador, papel, cola, tesoura e lápis.

Dificuldades antecipadas:

  • Relacionar os impactos da notícia no seu cotidiano.
  • Perceber os aspectos relevantes de um texto noticiado na TV e de um texto escrito.
  • Apresentação em grupo sobre as análises realizadas nas notícias.

Referências sobre o assunto:

KLEIMAN, A. Oficina de leitura: teoria e prática. Campinas: Pontes, 1996.

Como é feito um jornal impresso? Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=fMCUjsgnW00>. Acesso em: 27 nov.2018

Jornal infantil. Disponível em: <https://jornaljoca.com.br/portal/>. Acesso em: 27 nov. 2018

Dinâmica da atividade select-down

Slide Plano Aula

Preparação: orientações anteriores à roda de notícia

  • Professor, você é o mediador dos processos interacionais que ocorrem na Roda de notícias, para melhor compreensão das atividades propostas durante a aula.
  • Solicite, durante a semana que antecede a roda de notícia, que os alunos assistam a alguma notícia em algum telejornal ou que leiam uma notícia em um jornal impresso de grande circulação, de preferência na véspera do dia em que acontecerá a roda de notícia.
  • Esclareça que a notícia lida ou assistida será compartilhada com a turma, por isso, eles precisam anotar aspectos relevantes sobre o fato noticiado a partir do roteiro abaixo:

· O que aconteceu?

· O que provocou o fato relatado?

· Onde e quando aconteceu?

· Quem está envolvido?

· Houve alguma entrevista ou um depoimento? Se sim, a informação trazida esclarece o fato noticiado?

· Há imagens ou destaque gráfico (tamanho, cor de fonte, emprego de itálico ou negrito que colaboram para compreender a notícia?

4. Se possível, peça aos alunos, que optaram pela notícia lida, trazerem-na impressa para compartilhar com o grupo.

5. As atividades serão em grupos para que eles possam socializar suas impressões sobre as notícias que tiveram contato.

Orientações para a aula

Tempo sugerido: 10 min

  • Para iniciar as discussões, é importante que os alunos, sentados em roda, compartilhem suas experiências como leitores e espectadores de notícias.
  • Na abertura da aula com toda a turma, o professor deverá solicitar que os alunos troquem impressões a respeito das notícias que viram na véspera da aula, conforme solicitado pelo professor. Para isso, propomos algumas perguntas, mas você pode adaptá-las ou mudá-las de acordo com o que acredita ser interessante para motivar os alunos a discutir sobre as notícias.

Perguntas disparadoras:

  • Como ficar informado sobre o que está ocorrendo no mundo, no seu país, na sua cidade?
  • Você acha que tudo o que ocorre no mundo, no seu país e na sua cidade se transforma em notícia?
  • Você teve conhecimento de alguma notícia que tenha sido publicada em jornal ou divulgada na TV num telejornal ontem?
  • Se sim, qual?
  • Você achou interessante ou importante ter sido informado desse fato por essa notícia? Por quê?

3. Amplie a discussão por meio de outras perguntas, a partir das respostas dos alunos às questões motivadoras: o que mais chamou a sua atenção nesta notícia ou fato noticiado? A notícia desse fato afeta a vida das pessoas? De que forma as pessoas são afetadas por essa notícia? Há um apelo que desperta curiosidade do telespectador/leitor?

4. Lembre aos alunos que esses mesmos fatos podem ter sido informados poucos minutos depois de terem acontecido por meio do celular, da internet, do rádio, que são suportes para notícias também, mas informe a eles que nesta roda, daremos prioridade às notícias divulgadas pelo jornal impresso e/ou pela TV.

5. Esclareça que, geralmente, fatos novos, trágicos, ou de interesse de uma determinada população viram notícias, entretanto, o que se publica em um jornal ou se divulga num telejornal na TV não é necessariamente publicado/divulgado em outro , pois o público-alvo (leitores e espectadores) e os objetivos são diferentes em cada jornal e em cada TV.

Dinâmica da atividade select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Preparação:

Após a abertura da roda de notícia, se possível, organize os alunos em grupo pela proximidade do assunto da notícia que cada um leu ou assistiu, ou seja, se um aluno leu ou assistiu sobre um desastre ambiental, agrupe-o com outros alunos que assistiram ou leram sobre o mesmo assunto.

Orientações:

  • Em grupo, os alunos discutem sobre os assuntos das notícias que leram ou assistiram de acordo com o roteiro dado anteriormente:

· O que aconteceu?

· O que provocou o fato relatado?

· Onde e quando aconteceu?

· Quem está envolvido?

· Houve alguma entrevista ou um depoimento? Se sim, a informação trazida esclarece o fato noticiado?

· Há imagens ou destaque gráfico (tamanho, cor de fonte, emprego de itálico ou negrito que colaboram para compreender a notícia?

2. Acrescente mais perguntas para ampliar a discussão sobre o fato noticiado:

· A notícia afeta a vida das pessoas da nossa comunidade escolar? Como?

· Durante a discussão, houve alguma divergência de informação? Foi resolvida ou será necessário buscar mais informações?

· Na opinião do grupo, a notícia é importante? Por quê?

3. Durante a discussão, percorra os grupos para esclarecer possíveis dúvidas.

4. Encerrada a discussão, os alunos, em grupo, devem ser instigados a falar as suas observações.

Dinâmica da atividade select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Preparação:

Nesta etapa, alguns grupos compartilharão as suas leituras. Conforme a dinâmica permanente for acontecendo durante o ano, diferentes grupos deverão apresentar-se.

Orientações:

1. Após as discussões, defina a escolha dos grupos: sorteio ou escolha espontânea de cada grupo, entretanto, é importante que todos os grupos
apresentem-se no decorrer das rodas de notícia.

2. Peça aos grupos que apresentem as informações da notícia que leram/assistiram, seguindo o roteiro de questões que você havia dado a eles antes dessa aula, para que viessem preparados.

3. Encerrada a apresentação, os demais alunos da turma poderão realizar perguntas ou fazer observações para o grupo que realizou a
apresentação.

4. Para finalizar a apresentação do grupo, pergunte:

· Vocês recomendariam a leitura dessa notícia aos demais grupos? Justifique.

Variação da atividade select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

Nesta variação, os alunos deverão escolher notícias que contenham imagens nas suas abordagens sobre o fato noticiado. Assim, deverão relacioná-las com o que estão lendo, fazendo assim associações e explicando os possíveis motivo da sua escolha pelo autor. Neste momento, direcione e aprofunde o olhar dos alunos para os efeitos produzidos pelas imagens por meio das relações estabelecidas com as cores que compõem o texto imagético, a posição da imagem, o ângulo, a sua relação com a notícia, entre outras coisas. Essa análise também poderá ser realizada com fotorreportagens, foto-denúncia, memes, propagandas e anúncios publicitários.

É importante desenvolver uma leitura comparada entre a imagem e o texto. Ao apontar as semelhanças descritivas, os detalhes da cena apresentados no texto escrito e de como isso é reproduzido na imagem.

Variação da atividade select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

Nesta variação, os alunos a partir da leitura de uma notícia virtual acessam alguns hiperlinks para compreender um pouco mais sobre o que está lendo. Na pesquisa realizada na internet, os alunos poderão ler os comentários realizados sobre as notícias pelos seus leitores e também colocar os seus. Assim, cria-se um outro meio de diálogo e uma nova maneira de perceber a notícia também.

Variação da atividade select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

Nesta variação, os alunos deverão escutar algumas notícias no rádio (Rádio Globo, Rádio PAM, Rádio comunitária, uma rádio local, entre outras). O professor norteará a escuta que deverá ser produzida para todos de maneira clara.

Após a escuta, o professor deverá apresentar a notícia impressa e solicitar que eles realizem a leitura da mesma. Solicite que os alunos aponte a diferença entre o que foi ouvido e lido. Isso pode ser feito por meio dos detalhes abordados em ambas, a extensão do texto falado e do escrito, a entonação da voz do locutor e a descrição dos detalhes.

Depois do diálogo, peça para que eles realizem uma situação parecida. Divida em pequenos grupos e solicite que eles transponham uma notícia escrita para uma situação de rádio gravadas em podcast.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é uma proposta de atividade permanente para trabalhar no 6º ano do Ensino Fundamental. O campo de atuação priorizado nessa atividade é Vida pública.

Justificativa: A atividade Roda de notícias motiva os alunos a refletir de maneira crítica sobre os fatos noticiados que ocorrem em sua cidade/comunidade local e o mundo. Diante disso, é importante produzir na escola práticas de leituras que ofereçam aos alunos condições para que possam acessar, socializar e compreender o espaço em que circulam essas informações nos seus variados suportes ( TV; rádio; internet; jornal e/ou revista impressos). Nesta seção, o estudo será centrado nas notícias divulgadas na TV e no jornal impresso com o objetivo de conhecer, ler, valorizar a notícia nesses dois importantes suportes.

Materiais necessários: Jornais, aparelho multimídia, som, papel metro, régua, canetas coloridas, imagens, computador, papel, cola, tesoura e lápis.

Dificuldades antecipadas:

  • Relacionar os impactos da notícia no seu cotidiano.
  • Perceber os aspectos relevantes de um texto noticiado na TV e de um texto escrito.
  • Apresentação em grupo sobre as análises realizadas nas notícias.

Referências sobre o assunto:

KLEIMAN, A. Oficina de leitura: teoria e prática. Campinas: Pontes, 1996.

Como é feito um jornal impresso? Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=fMCUjsgnW00>. Acesso em: 27 nov.2018

Jornal infantil. Disponível em: <https://jornaljoca.com.br/portal/>. Acesso em: 27 nov. 2018

Slide Plano Aula

Preparação: orientações anteriores à roda de notícia

  • Professor, você é o mediador dos processos interacionais que ocorrem na Roda de notícias, para melhor compreensão das atividades propostas durante a aula.
  • Solicite, durante a semana que antecede a roda de notícia, que os alunos assistam a alguma notícia em algum telejornal ou que leiam uma notícia em um jornal impresso de grande circulação, de preferência na véspera do dia em que acontecerá a roda de notícia.
  • Esclareça que a notícia lida ou assistida será compartilhada com a turma, por isso, eles precisam anotar aspectos relevantes sobre o fato noticiado a partir do roteiro abaixo:

· O que aconteceu?

· O que provocou o fato relatado?

· Onde e quando aconteceu?

· Quem está envolvido?

· Houve alguma entrevista ou um depoimento? Se sim, a informação trazida esclarece o fato noticiado?

· Há imagens ou destaque gráfico (tamanho, cor de fonte, emprego de itálico ou negrito que colaboram para compreender a notícia?

4. Se possível, peça aos alunos, que optaram pela notícia lida, trazerem-na impressa para compartilhar com o grupo.

5. As atividades serão em grupos para que eles possam socializar suas impressões sobre as notícias que tiveram contato.

Orientações para a aula

Tempo sugerido: 10 min

  • Para iniciar as discussões, é importante que os alunos, sentados em roda, compartilhem suas experiências como leitores e espectadores de notícias.
  • Na abertura da aula com toda a turma, o professor deverá solicitar que os alunos troquem impressões a respeito das notícias que viram na véspera da aula, conforme solicitado pelo professor. Para isso, propomos algumas perguntas, mas você pode adaptá-las ou mudá-las de acordo com o que acredita ser interessante para motivar os alunos a discutir sobre as notícias.

Perguntas disparadoras:

  • Como ficar informado sobre o que está ocorrendo no mundo, no seu país, na sua cidade?
  • Você acha que tudo o que ocorre no mundo, no seu país e na sua cidade se transforma em notícia?
  • Você teve conhecimento de alguma notícia que tenha sido publicada em jornal ou divulgada na TV num telejornal ontem?
  • Se sim, qual?
  • Você achou interessante ou importante ter sido informado desse fato por essa notícia? Por quê?

3. Amplie a discussão por meio de outras perguntas, a partir das respostas dos alunos às questões motivadoras: o que mais chamou a sua atenção nesta notícia ou fato noticiado? A notícia desse fato afeta a vida das pessoas? De que forma as pessoas são afetadas por essa notícia? Há um apelo que desperta curiosidade do telespectador/leitor?

4. Lembre aos alunos que esses mesmos fatos podem ter sido informados poucos minutos depois de terem acontecido por meio do celular, da internet, do rádio, que são suportes para notícias também, mas informe a eles que nesta roda, daremos prioridade às notícias divulgadas pelo jornal impresso e/ou pela TV.

5. Esclareça que, geralmente, fatos novos, trágicos, ou de interesse de uma determinada população viram notícias, entretanto, o que se publica em um jornal ou se divulga num telejornal na TV não é necessariamente publicado/divulgado em outro , pois o público-alvo (leitores e espectadores) e os objetivos são diferentes em cada jornal e em cada TV.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Preparação:

Após a abertura da roda de notícia, se possível, organize os alunos em grupo pela proximidade do assunto da notícia que cada um leu ou assistiu, ou seja, se um aluno leu ou assistiu sobre um desastre ambiental, agrupe-o com outros alunos que assistiram ou leram sobre o mesmo assunto.

Orientações:

  • Em grupo, os alunos discutem sobre os assuntos das notícias que leram ou assistiram de acordo com o roteiro dado anteriormente:

· O que aconteceu?

· O que provocou o fato relatado?

· Onde e quando aconteceu?

· Quem está envolvido?

· Houve alguma entrevista ou um depoimento? Se sim, a informação trazida esclarece o fato noticiado?

· Há imagens ou destaque gráfico (tamanho, cor de fonte, emprego de itálico ou negrito que colaboram para compreender a notícia?

2. Acrescente mais perguntas para ampliar a discussão sobre o fato noticiado:

· A notícia afeta a vida das pessoas da nossa comunidade escolar? Como?

· Durante a discussão, houve alguma divergência de informação? Foi resolvida ou será necessário buscar mais informações?

· Na opinião do grupo, a notícia é importante? Por quê?

3. Durante a discussão, percorra os grupos para esclarecer possíveis dúvidas.

4. Encerrada a discussão, os alunos, em grupo, devem ser instigados a falar as suas observações.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Preparação:

Nesta etapa, alguns grupos compartilharão as suas leituras. Conforme a dinâmica permanente for acontecendo durante o ano, diferentes grupos deverão apresentar-se.

Orientações:

1. Após as discussões, defina a escolha dos grupos: sorteio ou escolha espontânea de cada grupo, entretanto, é importante que todos os grupos
apresentem-se no decorrer das rodas de notícia.

2. Peça aos grupos que apresentem as informações da notícia que leram/assistiram, seguindo o roteiro de questões que você havia dado a eles antes dessa aula, para que viessem preparados.

3. Encerrada a apresentação, os demais alunos da turma poderão realizar perguntas ou fazer observações para o grupo que realizou a
apresentação.

4. Para finalizar a apresentação do grupo, pergunte:

· Vocês recomendariam a leitura dessa notícia aos demais grupos? Justifique.

Slide Plano Aula

Orientações:

Nesta variação, os alunos deverão escolher notícias que contenham imagens nas suas abordagens sobre o fato noticiado. Assim, deverão relacioná-las com o que estão lendo, fazendo assim associações e explicando os possíveis motivo da sua escolha pelo autor. Neste momento, direcione e aprofunde o olhar dos alunos para os efeitos produzidos pelas imagens por meio das relações estabelecidas com as cores que compõem o texto imagético, a posição da imagem, o ângulo, a sua relação com a notícia, entre outras coisas. Essa análise também poderá ser realizada com fotorreportagens, foto-denúncia, memes, propagandas e anúncios publicitários.

É importante desenvolver uma leitura comparada entre a imagem e o texto. Ao apontar as semelhanças descritivas, os detalhes da cena apresentados no texto escrito e de como isso é reproduzido na imagem.

Slide Plano Aula

Orientações:

Nesta variação, os alunos a partir da leitura de uma notícia virtual acessam alguns hiperlinks para compreender um pouco mais sobre o que está lendo. Na pesquisa realizada na internet, os alunos poderão ler os comentários realizados sobre as notícias pelos seus leitores e também colocar os seus. Assim, cria-se um outro meio de diálogo e uma nova maneira de perceber a notícia também.

Slide Plano Aula

Orientações:

Nesta variação, os alunos deverão escutar algumas notícias no rádio (Rádio Globo, Rádio PAM, Rádio comunitária, uma rádio local, entre outras). O professor norteará a escuta que deverá ser produzida para todos de maneira clara.

Após a escuta, o professor deverá apresentar a notícia impressa e solicitar que eles realizem a leitura da mesma. Solicite que os alunos aponte a diferença entre o que foi ouvido e lido. Isso pode ser feito por meio dos detalhes abordados em ambas, a extensão do texto falado e do escrito, a entonação da voz do locutor e a descrição dos detalhes.

Depois do diálogo, peça para que eles realizem uma situação parecida. Divida em pequenos grupos e solicite que eles transponham uma notícia escrita para uma situação de rádio gravadas em podcast.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

AULAS DE Produção de textos do 6º ano :

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 6º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF67LP01 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF67LP02 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF67LP03 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF67LP04 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF67LP05 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF67LP06 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF67LP07 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF67LP08 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF69LP03 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano