15349
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para:   

Plano de aula - Roda de notícias

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 6º ano do Ensino Fundamental sobre roda de notícias.

Plano 01 de 1 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Jardelina Oliveira Passos Moura

 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é uma proposta de atividade permanente para trabalhar no 6º ano do Ensino Fundamental. O campo de atuação priorizado nessa atividade é Vida pública.

Justificativa: A atividade Roda de notícias propicia aos alunos refletir de maneira crítica sobre as notícias que permeiam a sua comunidade local e o mundo. Diante disso, é importante produzir na escola práticas de leituras que ofereçam aos alunos condições para que possam acessar, socializar e compreender o espaço em que circulam essas informações nos seus variados suportes. Nesta seção, o estudo será centrado nas notícias divulgadas na Tv e no jornal impresso com o objetivo de conhecer, ler e valorizar a notícia nos seus mais variados suportes.

Materiais necessários: Jornais, aparelho multimídia, som, papel metro, régua, canetas coloridas, envelopes, imagens, computador, papel, cola, tesoura e lápis.

Dificuldades antecipadas:

  • Relacionar a notícia assistida e a notícia escrita.
  • Identificar a semelhança e a diferença entre elas.
  • Interpretar os fatos.

Referências sobre o assunto:

KLEIMAN, A. Oficina de leitura: teoria e prática. Campinas: Pontes, 1996.

Como é feito um jornal impresso? Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=fMCUjsgnW00>. Acesso em: 27 nov.2018

Jornal infantil. Disponível em: <https://jornaljoca.com.br/portal/>. Acesso em: 27 nov. 2018

Dinâmica da atividade select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Preparação:

Professor é o mediador dos processos interacionais presentes no desenvolvimento da Roda de notícias, para melhor compreensão das atividades propostas durante a aula. Neste momento, é importante que os alunos, sentados em roda, exponham para o grupo o seu último contato com algum tipo de notícia.

Solicite na aula anterior que os alunos assistam alguma notícia em algum telejornal.

Perguntas disparadoras:

1. Você assistiu a alguma notícia ontem?

2. Se sim, qual?

3. Por que ela é interessante para você?

4. Você acha que tudo o que acontece no mundo é noticiado?

  • Na abertura da aula com toda a turma, o professor deverá solicitar que os alunos troquem impressões a respeito das notícias que viram na véspera da aula. Conforme solicitado pelo professor.
  • Durante as respostas dos alunos, amplie a discussão por meio de perguntas como: o que chamou a sua atenção? a notícia afeta a vida das pessoas? há um apelo que desperta curiosidade do telespectador?

Orientações:

1. Torque impressões a respeito das notícias vista no dia anterior pelo alunos.

2. Escute as informações levantadas por ele.

3. Peça que comente para o grupo o que assistiu.

Dinâmica da atividade select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Preparação:

Nesta etapa, os alunos já assistiram a algumas notícias e neste momento, irão relacioná-las as notícias do jornal impresso.

Orientações:

  • Divida a turma em grupo.
  • Já em grupos, os alunos devem procurar nos jornais impressos as notícias referente aos fatos que coincidem com aquelas a que assistiram.
  • Em seguida, selecione uma ou duas para ler.
  • Durante a leitura os alunos devem estar atentos às semelhanças e diferenças no tratamento dado ao assunto pelo dois veículos.
  • Como sugestão, segue as seguintes perguntas:
  • Vocês apontariam algumas semelhanças entre o que assistiu e o que estão lendo?
  • Se sim, quais?
  • A escrita da notícia conseguiu ser tão clara quanto ao u foi anunciado no meio televisivo?
  • Qual suporte chamou mais a sua atenção? Por quê?

Dinâmica da atividade select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Preparação:

Nesta etapa, alguns grupos irão compartilhar as suas leituras. Conforme a dinâmica permanente for acontecendo durante o ano, mais grupos podem se apresentar. Neste momento, o aluno deve fazer a sua curadoria de leitura.

Orientações:

  • Após as discussões coletivas os grupos devem apresentar as suas observações referentes as notícias escolhidas durante a Roda de notícia.
  • Os demais alunos após cada apresentação poderá realizar perguntas ou fazer observações para o grupo que realizou a apresentação.

Variação da atividade select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

Nesta variação, os alunos deverão ler notícias por meio de imagens. Para cada notícia, selecione uma imagem, e os alunos deverão relacioná-las com o que estão lendo, fazendo assim associações e explicando o motivo da sua escolha. Neste momento, direcione e aprofunde o olhar dos alunos para os efeitos produzidos pelas imagens por meio das relações estabelecidas com as cores que compõem o texto imagético, a posição da imagem, o ângulo, a sua relação com a notícia, entre outras coisas. Ess análise também poderá ser realizada com fotorreportagens, foto-denúncia, memes, propagandas e anúncios publicitários.

Variação da atividade select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

Nesta variação, os alunos vão selecionar na internet algumas notícias por meio de hiperlinks para realizar a leitura e compreender o assunto abordado, já estipulado por todos. Na pesquisa realizada na internet, os alunos poderão ler os comentários realizados sobre as notícias pelos seus leitores. Assim, cria-se um outro meio de diálogo e uma nova maneira de perceber a notícia também. Em seguida, eles deverão criar oralmente manchetes ou chamadas para as notícias, que deverão ser apresentadas para o colega ao lado e vice-versa.

Variação da atividade select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

Nesta variação, os alunos deverão escolher uma notícia relacionada a uma temática específica. Assim, deverão com o auxílio do professor criar um mini-questionário com algumas perguntas sobre o tema noticiado e escolher algum pessoas para entrevistar na escola ou na família. Desta forma, poderá ser desenvolvida, a análise do texto oral (produzido pelos entrevistados), e a sua relação ou opinião com a notícia impressa escolhida como tema. Assim, os alunos poderão fazer uma relação de aproximação ou de distinção entre os fatos estabelecidos na notícia e na entrevista.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é uma proposta de atividade permanente para trabalhar no 6º ano do Ensino Fundamental. O campo de atuação priorizado nessa atividade é Vida pública.

Justificativa: A atividade Roda de notícias propicia aos alunos refletir de maneira crítica sobre as notícias que permeiam a sua comunidade local e o mundo. Diante disso, é importante produzir na escola práticas de leituras que ofereçam aos alunos condições para que possam acessar, socializar e compreender o espaço em que circulam essas informações nos seus variados suportes. Nesta seção, o estudo será centrado nas notícias divulgadas na Tv e no jornal impresso com o objetivo de conhecer, ler e valorizar a notícia nos seus mais variados suportes.

Materiais necessários: Jornais, aparelho multimídia, som, papel metro, régua, canetas coloridas, envelopes, imagens, computador, papel, cola, tesoura e lápis.

Dificuldades antecipadas:

  • Relacionar a notícia assistida e a notícia escrita.
  • Identificar a semelhança e a diferença entre elas.
  • Interpretar os fatos.

Referências sobre o assunto:

KLEIMAN, A. Oficina de leitura: teoria e prática. Campinas: Pontes, 1996.

Como é feito um jornal impresso? Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=fMCUjsgnW00>. Acesso em: 27 nov.2018

Jornal infantil. Disponível em: <https://jornaljoca.com.br/portal/>. Acesso em: 27 nov. 2018

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Preparação:

Professor é o mediador dos processos interacionais presentes no desenvolvimento da Roda de notícias, para melhor compreensão das atividades propostas durante a aula. Neste momento, é importante que os alunos, sentados em roda, exponham para o grupo o seu último contato com algum tipo de notícia.

Solicite na aula anterior que os alunos assistam alguma notícia em algum telejornal.

Perguntas disparadoras:

1. Você assistiu a alguma notícia ontem?

2. Se sim, qual?

3. Por que ela é interessante para você?

4. Você acha que tudo o que acontece no mundo é noticiado?

  • Na abertura da aula com toda a turma, o professor deverá solicitar que os alunos troquem impressões a respeito das notícias que viram na véspera da aula. Conforme solicitado pelo professor.
  • Durante as respostas dos alunos, amplie a discussão por meio de perguntas como: o que chamou a sua atenção? a notícia afeta a vida das pessoas? há um apelo que desperta curiosidade do telespectador?

Orientações:

1. Torque impressões a respeito das notícias vista no dia anterior pelo alunos.

2. Escute as informações levantadas por ele.

3. Peça que comente para o grupo o que assistiu.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Preparação:

Nesta etapa, os alunos já assistiram a algumas notícias e neste momento, irão relacioná-las as notícias do jornal impresso.

Orientações:

  • Divida a turma em grupo.
  • Já em grupos, os alunos devem procurar nos jornais impressos as notícias referente aos fatos que coincidem com aquelas a que assistiram.
  • Em seguida, selecione uma ou duas para ler.
  • Durante a leitura os alunos devem estar atentos às semelhanças e diferenças no tratamento dado ao assunto pelo dois veículos.
  • Como sugestão, segue as seguintes perguntas:
  • Vocês apontariam algumas semelhanças entre o que assistiu e o que estão lendo?
  • Se sim, quais?
  • A escrita da notícia conseguiu ser tão clara quanto ao u foi anunciado no meio televisivo?
  • Qual suporte chamou mais a sua atenção? Por quê?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Preparação:

Nesta etapa, alguns grupos irão compartilhar as suas leituras. Conforme a dinâmica permanente for acontecendo durante o ano, mais grupos podem se apresentar. Neste momento, o aluno deve fazer a sua curadoria de leitura.

Orientações:

  • Após as discussões coletivas os grupos devem apresentar as suas observações referentes as notícias escolhidas durante a Roda de notícia.
  • Os demais alunos após cada apresentação poderá realizar perguntas ou fazer observações para o grupo que realizou a apresentação.

Slide Plano Aula

Orientações:

Nesta variação, os alunos deverão ler notícias por meio de imagens. Para cada notícia, selecione uma imagem, e os alunos deverão relacioná-las com o que estão lendo, fazendo assim associações e explicando o motivo da sua escolha. Neste momento, direcione e aprofunde o olhar dos alunos para os efeitos produzidos pelas imagens por meio das relações estabelecidas com as cores que compõem o texto imagético, a posição da imagem, o ângulo, a sua relação com a notícia, entre outras coisas. Ess análise também poderá ser realizada com fotorreportagens, foto-denúncia, memes, propagandas e anúncios publicitários.

Slide Plano Aula

Orientações:

Nesta variação, os alunos vão selecionar na internet algumas notícias por meio de hiperlinks para realizar a leitura e compreender o assunto abordado, já estipulado por todos. Na pesquisa realizada na internet, os alunos poderão ler os comentários realizados sobre as notícias pelos seus leitores. Assim, cria-se um outro meio de diálogo e uma nova maneira de perceber a notícia também. Em seguida, eles deverão criar oralmente manchetes ou chamadas para as notícias, que deverão ser apresentadas para o colega ao lado e vice-versa.

Slide Plano Aula

Orientações:

Nesta variação, os alunos deverão escolher uma notícia relacionada a uma temática específica. Assim, deverão com o auxílio do professor criar um mini-questionário com algumas perguntas sobre o tema noticiado e escolher algum pessoas para entrevistar na escola ou na família. Desta forma, poderá ser desenvolvida, a análise do texto oral (produzido pelos entrevistados), e a sua relação ou opinião com a notícia impressa escolhida como tema. Assim, os alunos poderão fazer uma relação de aproximação ou de distinção entre os fatos estabelecidos na notícia e na entrevista.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

AULAS DE Produção de textos do 6º ano :

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 6º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF67LP01 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF67LP02 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF67LP03 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF67LP04 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF67LP05 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF67LP06 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF67LP07 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF67LP08 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF69LP03 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano