Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Manuela Conceição
Mentor: Luciana Soares
Especialista: Silvia Albert
Título da aula: Análise do gênero exposição oral
Finalidade da aula: Analisar uma exposição oral da área das Ciências da Natureza para perceber os elementos paralinguísticos deste gênero e também tomar notas acerca da temática.
Ano: 7º ano do Ensino Fundamental
Gênero: Exposição oral
Objeto(s) do conhecimento: Procedimentos de apoio à compreensão. Tomada de nota
Prática de linguagem: Oralidade
Habilidade(s) da BNCC: EF69LP40, EF67LP24
Sobre esta aula: Esta é décima aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero exposição oral e nos campos de atuação das práticas de estudo e pesquisa e de atuação na vida pública. A aula faz parte do módulo de oralidade.
Materiais necessários: Computador com internet, data show, quadro e pincel para quadro branco.
Informações sobre o gênero: A exposição oral é um gênero textual público, relativamente formal e específico, no qual um expositor especialista dirige-se a um auditório, de maneira estruturada, para lhe transmitir informações, descrever ou lhe explicar alguma coisa. O expositor deve, também, ao longo de sua exposição, avaliar a novidade e a dificuldade daquilo que expõe permanecendo atento aos sinais que lhe são enviados pelo auditório, e na medida do necessário reformular o modo de se expressar.
Dificuldades antecipadas: Resistência dos alunos a fazer anotações, visto que não estão acostumados, possivelmente, a pensar a oralidade como campo de estudo sistematizado.
Referências sobre o assunto:
TEIXEIRA, Ana Paula; BLASQUE, Roberta Garcia; SANTOS, Célia Dias dos. A exposição oral na sala de aula. In: Anais do 7º seminário de pesquisa em Ciências humanas de 17 a 19 de setembro de 2008. Londrina: Eduel, 2008. Disponível em: <http://www.uel.br/eventos/sepech/sepech08/arqtxt/resumos-anais/AnaPTTeixeiraRobertaGBlasque.pdf>. Acesso em: 7 nov 2018.
Código: LPO7_09SQA10
(EF67LP24) Tomar nota de aulas, apresentações orais, entrevistas (ao vivo, áudio, TV, vídeo), identificando e hierarquizando as informações principais, tendo em vista apoiar o estudo e a produção de sínteses e reflexões pessoais ou outros objetivos em questão.
(EF69LP40) Analisar, em gravações de seminários, conferências rápidas, trechos de palestras, dentre outros, a construção composicional dos gêneros de apresentação – abertura/saudação, introdução ao tema, apresentação do plano de exposição, desenvolvimento dos conteúdos, por meio do encadeamento de temas e subtemas (coesão temática), síntese final e/ou conclusão, encerramento –, os elementos paralinguísticos (tais como: tom e volume da voz, pausas e hesitações – que, em geral, devem ser minimizadas –, modulação de voz e entonação, ritmo, respiração etc.) e cinésicos (tais como: postura corporal, movimentos e gestualidade significativa, expressão facial, contato de olho com plateia, modulação de voz e entonação, sincronia da fala com ferramenta de apoio etc.), para melhor performar apresentações orais no campo da divulgação do conhecimento.
AULA 13
O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.
Ver mais detalhes