15346
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 8º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Reconhecendo os diferentes tipos de argumentos em textos de opinião

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 8º ano do Fundamental sobre argumentação em textos opinativos

Plano 09 de 15 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Cláudia De Jesus Abreu Feitoza

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é 9ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero artigo de opinião e no campo de atuação jornalístico/midiático. A aula faz parte do módulo de Análise Linguística e Semiótica.

Materiais necessários:

  • Artigo de opinião “O vagão cor-de-rosa”, disponível aqui.
  • Atividade modalizadores, disponível aqui.
  • Gabarito atividade modalizadores, disponível aqui.

Informações sobre o gênero: O artigo de opinião faz parte do campo midiático da esfera jornalística. Pode aparecer em jornais/revistas (impressos e virtuais) e sites. Tem por objetivo convencer o leitor a respeito de um tema polêmico, isto é, que divide a sociedade, e precisa ser de interesse social.

Dificuldades antecipadas: Identificar os organizadores textuais.

Referências sobre o assunto:

CASSEB-GALVÃO, Vânia C.; DUARTE, Milcinele da Conceição. Artigo de opinião – Sequência didática funcionalista. São Paulo: Parábola Editorial, 2018.

CORBARI, Alcione Tereza. Modalizadores: a negociação em artigo de opinião. Linguagem em (Dis)curso – LemD, Tubarão, SC, v. 16, n. 1, p. 117-131, jan./abr. 2016. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/ld/v16n1/1518-7632-ld-16-01-00117.pdf>. Acesso em: 16 nov. 2018.

CORBARI, A. T. Elementos modalizadores como estratégia de negociação em textos opinativos produzidos por alunos de Ensino Médio. 2013. 220f. Tese (Doutorado em Letras e Linguística) – Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2013.

SANTOS, Leonor Werneck dos. e CASTANHEIRA, Dennis. Leitura e modalização no ensino: análise de artigo de opinião. PERcursos Linguísticos • Vitória (ES) •v. 7 •n. 17 • 2017 • Dossiê- O texto em sala de aula: práticas e sentidos • ISSN: 2236-2592.

Título da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações:

  • Inicie a aula apresentando a proposta de trabalho.
  • Explique aos alunos que existem grupos de palavras que servem para provocar efeitos de sentido no leitor do texto, principalmente de textos argumentativos.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 9 minutos, sendo 4 para este slide e 5 para o seguinte.

Orientações:

  • Projete no quadro este slide e questione os alunos se as imagens estão coerentes (adequadas) e o que há de incoerente. Se não for possível projetar, você pode imprimir uma cópia e expor na lousa.
  • Espera-se que os alunos interpretem a imagem associando ao fato de que os leitores muitas vezes são marionetes nas mãos dos veículos de comunicação.
  • Questione oralmente os alunos a partir das seguintes indagações. Considere as expectativas de respostas:

1. Vocês acham que os jornais podem manipular o leitor?

Sim, dependendo do leitor é possível se deixar enganar.

2. De que maneira isso é feito pela mídia?

Pela maneira que veiculam as informações ou notícias.

3. Quais as maneiras de se evitar a manipulação?

Lendo jornais e mídias diferentes, buscando outras (e confiáveis) fontes de informação.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Nesta aula, é importante que o aluno perceba que as informações e os fatos podem ser noticiados de maneiras diferentes.
  • Apresente as duas manchetes de jornais aos alunos e questione-os:

1. Qual o crime cometido em cada manchete? As manchetes são iguais ou diferentes?

Tráfico de drogas. Na manchete 1 foram apreendidos 300 kg de maconha, na 2, 10 kg.

2. Quem são as pessoas responsáveis pelo crime em cada manchete?

Na manchete 1 “jovens de classe média”, na 2 “traficante”.

3. Você acha que a escolha de palavras para se referir aos criminosos traz uma imagem diferente deles em cada machete?

Sim, pois na manchete 1 “jovens” soa mais leve, não cria uma imagem necessariamente negativa; na manchete 2 o termo “traficante” é essencialmente negativo.

3. Encerre esta introdução dizendo que, assim como as manchetes de notícias, o artigo de opinião também seleciona as palavras que fazem parte do movimento argumentativo no artigo de opinião e que são responsáveis pela imagem que se pretende passar (dos fatos, dados, argumentos, pessoas, situações) por meio do texto escrito.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos, sendo 5 para este slide e 25 para a atividade seguinte.

Orientações:

  • Apresente à sala este slide com conceito de modalização e, em seguida, apresente o quadro do slide posterior contendo os exemplos.
  • Caso não seja possível reproduzir, anote no quadro.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos, sendo 10 para explicação deste slide e 20 para a atividade.

Orientações:

  • Apresente a tabela do quadro deste slide com os exemplos dos modalizadores.
  • Explique que a atividade que deverão fazer consiste em reconhecer o uso de modalizadores no artigo de opinião.
  • Organize a sala em 7 grupos de modo que cada grupo fique com uma das 7 partes do texto “Vagão cor-de- rosa”.
  • Distribua as partes do artigo de opinião “Vagão-cor-de-rosa”, cujo arquivo está disponibilizado aqui.
  • Cada grupo deve receber um trecho diferente e analisar as partes destacadas em seu trecho.
  • Oriente os alunos a discutir e classificar cada tipo de modalizadores usando o código: S (suposição); N (Necessidade); C (Certeza); A (Afetividade); P (Possibilidade); D (Desejo).

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Para encerrar esta aula, retome a leitura de cada fragmento do texto procedendo com a correção oral a partir do link com as expectativas de respostas disponibilizado aqui.
  • Cada grupo deve indicar que efeito de sentido classificou no termo/expressão destacada.
  • Finalize a aula deixando claro que a escolha de palavras, principalmente verbos e advérbios, é essencial na construção de sentido em um texto.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é 9ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero artigo de opinião e no campo de atuação jornalístico/midiático. A aula faz parte do módulo de Análise Linguística e Semiótica.

Materiais necessários:

  • Artigo de opinião “O vagão cor-de-rosa”, disponível aqui.
  • Atividade modalizadores, disponível aqui.
  • Gabarito atividade modalizadores, disponível aqui.

Informações sobre o gênero: O artigo de opinião faz parte do campo midiático da esfera jornalística. Pode aparecer em jornais/revistas (impressos e virtuais) e sites. Tem por objetivo convencer o leitor a respeito de um tema polêmico, isto é, que divide a sociedade, e precisa ser de interesse social.

Dificuldades antecipadas: Identificar os organizadores textuais.

Referências sobre o assunto:

CASSEB-GALVÃO, Vânia C.; DUARTE, Milcinele da Conceição. Artigo de opinião – Sequência didática funcionalista. São Paulo: Parábola Editorial, 2018.

CORBARI, Alcione Tereza. Modalizadores: a negociação em artigo de opinião. Linguagem em (Dis)curso – LemD, Tubarão, SC, v. 16, n. 1, p. 117-131, jan./abr. 2016. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/ld/v16n1/1518-7632-ld-16-01-00117.pdf>. Acesso em: 16 nov. 2018.

CORBARI, A. T. Elementos modalizadores como estratégia de negociação em textos opinativos produzidos por alunos de Ensino Médio. 2013. 220f. Tese (Doutorado em Letras e Linguística) – Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2013.

SANTOS, Leonor Werneck dos. e CASTANHEIRA, Dennis. Leitura e modalização no ensino: análise de artigo de opinião. PERcursos Linguísticos • Vitória (ES) •v. 7 •n. 17 • 2017 • Dossiê- O texto em sala de aula: práticas e sentidos • ISSN: 2236-2592.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações:

  • Inicie a aula apresentando a proposta de trabalho.
  • Explique aos alunos que existem grupos de palavras que servem para provocar efeitos de sentido no leitor do texto, principalmente de textos argumentativos.
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 9 minutos, sendo 4 para este slide e 5 para o seguinte.

Orientações:

  • Projete no quadro este slide e questione os alunos se as imagens estão coerentes (adequadas) e o que há de incoerente. Se não for possível projetar, você pode imprimir uma cópia e expor na lousa.
  • Espera-se que os alunos interpretem a imagem associando ao fato de que os leitores muitas vezes são marionetes nas mãos dos veículos de comunicação.
  • Questione oralmente os alunos a partir das seguintes indagações. Considere as expectativas de respostas:

1. Vocês acham que os jornais podem manipular o leitor?

Sim, dependendo do leitor é possível se deixar enganar.

2. De que maneira isso é feito pela mídia?

Pela maneira que veiculam as informações ou notícias.

3. Quais as maneiras de se evitar a manipulação?

Lendo jornais e mídias diferentes, buscando outras (e confiáveis) fontes de informação.

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Nesta aula, é importante que o aluno perceba que as informações e os fatos podem ser noticiados de maneiras diferentes.
  • Apresente as duas manchetes de jornais aos alunos e questione-os:

1. Qual o crime cometido em cada manchete? As manchetes são iguais ou diferentes?

Tráfico de drogas. Na manchete 1 foram apreendidos 300 kg de maconha, na 2, 10 kg.

2. Quem são as pessoas responsáveis pelo crime em cada manchete?

Na manchete 1 “jovens de classe média”, na 2 “traficante”.

3. Você acha que a escolha de palavras para se referir aos criminosos traz uma imagem diferente deles em cada machete?

Sim, pois na manchete 1 “jovens” soa mais leve, não cria uma imagem necessariamente negativa; na manchete 2 o termo “traficante” é essencialmente negativo.

3. Encerre esta introdução dizendo que, assim como as manchetes de notícias, o artigo de opinião também seleciona as palavras que fazem parte do movimento argumentativo no artigo de opinião e que são responsáveis pela imagem que se pretende passar (dos fatos, dados, argumentos, pessoas, situações) por meio do texto escrito.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos, sendo 5 para este slide e 25 para a atividade seguinte.

Orientações:

  • Apresente à sala este slide com conceito de modalização e, em seguida, apresente o quadro do slide posterior contendo os exemplos.
  • Caso não seja possível reproduzir, anote no quadro.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos, sendo 10 para explicação deste slide e 20 para a atividade.

Orientações:

  • Apresente a tabela do quadro deste slide com os exemplos dos modalizadores.
  • Explique que a atividade que deverão fazer consiste em reconhecer o uso de modalizadores no artigo de opinião.
  • Organize a sala em 7 grupos de modo que cada grupo fique com uma das 7 partes do texto “Vagão cor-de- rosa”.
  • Distribua as partes do artigo de opinião “Vagão-cor-de-rosa”, cujo arquivo está disponibilizado aqui.
  • Cada grupo deve receber um trecho diferente e analisar as partes destacadas em seu trecho.
  • Oriente os alunos a discutir e classificar cada tipo de modalizadores usando o código: S (suposição); N (Necessidade); C (Certeza); A (Afetividade); P (Possibilidade); D (Desejo).

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Para encerrar esta aula, retome a leitura de cada fragmento do texto procedendo com a correção oral a partir do link com as expectativas de respostas disponibilizado aqui.
  • Cada grupo deve indicar que efeito de sentido classificou no termo/expressão destacada.
  • Finalize a aula deixando claro que a escolha de palavras, principalmente verbos e advérbios, é essencial na construção de sentido em um texto.
Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 8º ano :

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 8º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF69LP17 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF89LP14 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF08LP16 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF89LP16 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano