Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é 9ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero artigo de opinião e no campo de atuação jornalístico/midiático. A aula faz parte do módulo de Análise Linguística e Semiótica.
Materiais necessários:
- Artigo de opinião “O vagão cor-de-rosa”, disponível aqui.
- Atividade modalizadores, disponível aqui.
- Gabarito atividade modalizadores, disponível aqui.
Informações sobre o gênero: O artigo de opinião faz parte do campo midiático da esfera jornalística. Pode aparecer em jornais/revistas (impressos e virtuais) e sites. Tem por objetivo convencer o leitor a respeito de um tema polêmico, isto é, que divide a sociedade, e precisa ser de interesse social.
Dificuldades antecipadas: Identificar os organizadores textuais.
Referências sobre o assunto:
CASSEB-GALVÃO, Vânia C.; DUARTE, Milcinele da Conceição. Artigo de opinião – Sequência didática funcionalista. São Paulo: Parábola Editorial, 2018.
CORBARI, Alcione Tereza. Modalizadores: a negociação em artigo de opinião. Linguagem em (Dis)curso – LemD, Tubarão, SC, v. 16, n. 1, p. 117-131, jan./abr. 2016. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/ld/v16n1/1518-7632-ld-16-01-00117.pdf>. Acesso em: 16 nov. 2018.
CORBARI, A. T. Elementos modalizadores como estratégia de negociação em textos opinativos produzidos por alunos de Ensino Médio. 2013. 220f. Tese (Doutorado em Letras e Linguística) – Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2013.
SANTOS, Leonor Werneck dos. e CASTANHEIRA, Dennis. Leitura e modalização no ensino: análise de artigo de opinião. PERcursos Linguísticos • Vitória (ES) •v. 7 •n. 17 • 2017 • Dossiê- O texto em sala de aula: práticas e sentidos • ISSN: 2236-2592.
Título da aula
Tempo sugerido: 1 minuto
Orientações:
- Inicie a aula apresentando a proposta de trabalho.
- Explique aos alunos que existem grupos de palavras que servem para provocar efeitos de sentido no leitor do texto, principalmente de textos argumentativos.
Introdução
Tempo sugerido: 9 minutos, sendo 4 para este slide e 5 para o seguinte.
Orientações:
- Projete no quadro este slide e questione os alunos se as imagens estão coerentes (adequadas) e o que há de incoerente. Se não for possível projetar, você pode imprimir uma cópia e expor na lousa.
- Espera-se que os alunos interpretem a imagem associando ao fato de que os leitores muitas vezes são marionetes nas mãos dos veículos de comunicação.
- Questione oralmente os alunos a partir das seguintes indagações. Considere as expectativas de respostas:
1. Vocês acham que os jornais podem manipular o leitor?
Sim, dependendo do leitor é possível se deixar enganar.
2. De que maneira isso é feito pela mídia?
Pela maneira que veiculam as informações ou notícias.
3. Quais as maneiras de se evitar a manipulação?
Lendo jornais e mídias diferentes, buscando outras (e confiáveis) fontes de informação.
Introdução
Orientações:
- Nesta aula, é importante que o aluno perceba que as informações e os fatos podem ser noticiados de maneiras diferentes.
- Apresente as duas manchetes de jornais aos alunos e questione-os:
1. Qual o crime cometido em cada manchete? As manchetes são iguais ou diferentes?
Tráfico de drogas. Na manchete 1 foram apreendidos 300 kg de maconha, na 2, 10 kg.
2. Quem são as pessoas responsáveis pelo crime em cada manchete?
Na manchete 1 “jovens de classe média”, na 2 “traficante”.
3. Você acha que a escolha de palavras para se referir aos criminosos traz uma imagem diferente deles em cada machete?
Sim, pois na manchete 1 “jovens” soa mais leve, não cria uma imagem necessariamente negativa; na manchete 2 o termo “traficante” é essencialmente negativo.
3. Encerre esta introdução dizendo que, assim como as manchetes de notícias, o artigo de opinião também seleciona as palavras que fazem parte do movimento argumentativo no artigo de opinião e que são responsáveis pela imagem que se pretende passar (dos fatos, dados, argumentos, pessoas, situações) por meio do texto escrito.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 30 minutos, sendo 5 para este slide e 25 para a atividade seguinte.
Orientações:
- Apresente à sala este slide com conceito de modalização e, em seguida, apresente o quadro do slide posterior contendo os exemplos.
- Caso não seja possível reproduzir, anote no quadro.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 30 minutos, sendo 10 para explicação deste slide e 20 para a atividade.
Orientações:
- Apresente a tabela do quadro deste slide com os exemplos dos modalizadores.
- Explique que a atividade que deverão fazer consiste em reconhecer o uso de modalizadores no artigo de opinião.
- Organize a sala em 7 grupos de modo que cada grupo fique com uma das 7 partes do texto “Vagão cor-de- rosa”.
- Distribua as partes do artigo de opinião “Vagão-cor-de-rosa”, cujo arquivo está disponibilizado aqui.
- Cada grupo deve receber um trecho diferente e analisar as partes destacadas em seu trecho.
- Oriente os alunos a discutir e classificar cada tipo de modalizadores usando o código: S (suposição); N (Necessidade); C (Certeza); A (Afetividade); P (Possibilidade); D (Desejo).
Fechamento
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações:
- Para encerrar esta aula, retome a leitura de cada fragmento do texto procedendo com a correção oral a partir do link com as expectativas de respostas disponibilizado aqui.
- Cada grupo deve indicar que efeito de sentido classificou no termo/expressão destacada.
- Finalize a aula deixando claro que a escolha de palavras, principalmente verbos e advérbios, é essencial na construção de sentido em um texto.