9482
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 3º ano > Números

Plano de aula - Localizar números na reta numerada

Plano de aula de matemática com atividades para 3 do Fundamental sobre Interpretar e representar na reta numérica os números naturais até 9 999.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Hévila Costa dos Santos Candido,

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Código do plano
MAT3_03NUM01

Recursos
- Necessários: estojo, papel ou caderno do aluno para que faça as anotações pertinentes.
Algum meio de comunicação com alunos: Zoom, Meet, WhatsApp, e-mail ou impressão.
Régua

- Opcionais:
Jogo: Completando os números
Jogo: Piñata fever
Celular, computador ou tablet

Para este plano, foque na etapa da Atividade principal

Atividade principal
Para a realização da atividade principal os alunos precisam ter acesso a imagem da reta numerada e da situação problema. Se você estiver em uma aula síncrona (Zoom, Meet…), pode apresentar o slide para os alunos e deixar que eles leiam a situação problema, observem o slide e copiem no caderno para resolver a situação. . Caso não tenha Internet, você pode fotografar ou fazer um print da tela do slide e compartilhar com os alunos via WhatsApp ou e-mail. Eles também devem copiar a situação no caderno. Leia a situação ou grave a leitura para verificar se os alunos compreenderam o que está sendo pedido. Nesse momento é importante que os alunos tentem encontrar a solução sozinhos com base no seu raciocínio e que não recebam respostas prontas, principalmente do professor. A troca entre os pares pode ser estimulada via bate-papo, se a aula for síncrona ou pelo WhatsApp se for assíncrona. Nesses meios, eles podem trabalhar em duplas ou com o grande grupo para levantar hipóteses e discuti-las entre eles. Estimule para que utilizem o material concreto: eles podem utilizar uma régua ou fita métrica, por exemplo, e fazer as marcações nela.

Discussão das soluções
A discussão das soluções é bastante importante, pois é a oportunidade que os alunos apresentarem o que descobriram e escutar seus pares. Dessa forma, podem comparar estratégias e verificar se conseguiram fazer ou o que acertaram ou não. Para a discussão das soluções, você pode compartilhar os slides 6 e 7 ou fotografar os slides e compartilhar via WhatsApp ou outro meio de interação com o aluno que você esteja utilizando. Eles podem apresentar as suas descobertas por escrito, áudio ou vídeo. Podem também fotografar suas estratégias no caderno. Lembre-os que devem apresentar não somente as respostas, mas também as estratégias que utilizaram para resolver a questão.

Sistematização
É importante dar uma devolutiva aos alunos, via texto, mensagem, vídeo, áudio ou pelo compartilhamento do slide 8 ou da fotografia do slide pela via de comunicação escolhida, para fechar a atividade e para que os alunos compreendam que, através do que produziram, construíram uma aprendizagem que foi significativa. Os alunos podem realizar esse registro no caderno para posterior consulta.

Raio X
A atividade do Raio X pode ser usada como tarefa de casa ou como uma avaliação. Envie e faça a discussão da mesma forma que fez com a atividade principal.

Convite às famílias
É interessante que os alunos envolvam as pessoas que estão ao seu redor em suas atividades escolares, mas devemos levar em consideração que algumas vezes essas pessoas não poderão deixar seus afazeres e trabalhos para ajudá-los. Uma forma de envolvimento da família com os alunos nesta atividade é que brinquem com a reta numerada através de desafios. Uma régua ou uma fita métrica pode ser utilizada e algumas operações de subtração ou adição podem ser realizadas através da sua observação. Também é interessante que os familiares discutam as suas estratégias para que os alunos possam confrontá-las com as suas. Os jogos online indicados também podem proporcionar momentos de diversão e aprendizagem para a família.

Sugestão Enviada Por: Elisa Vilalta


Código: MAT3_03NUM01

(EF03MA04) Estabelecer a relação entre números naturais e pontos da reta numérica para utilizá-la na ordenação dos números naturais e também na construção de fatos da adição e da subtração, relacionando-os com deslocamentos para a direita ou para a esquerda.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Números do 3º ano:

Com o plano de aula sobre números, os alunos aprendem compreensão, expressão e comparação de números de até quatro algarismos, desenvolvimento de estratégias pessoais e convencionais de cálculo e resolução de problemas envolvendo adição, subtração, multiplicação e divisão, fluência em cálculos mentais, construção dos fatos fundamentais da multiplicação, exploração das ideias de metade, terça parte, quarta parte, quinta parte e décima parte.

MAIS AULAS DE Matemática do 3º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas