9482
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 3º ano > Números

Plano de aula - Localizar números na reta numerada

Plano de aula de matemática com atividades para 3 do Fundamental sobre Interpretar e representar na reta numérica os números naturais até 9 999.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Hévila Costa dos Santos Candido,

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Código do plano
MAT3_03NUM01

Recursos
- Necessários: estojo, papel ou caderno do aluno para que faça as anotações pertinentes.
Algum meio de comunicação com alunos: Zoom, Meet, WhatsApp, e-mail ou impressão.
Régua

- Opcionais:
Jogo: Completando os números
Jogo: Piñata fever
Celular, computador ou tablet

Para este plano, foque na etapa da Atividade principal

Atividade principal
Para a realização da atividade principal os alunos precisam ter acesso à imagem da reta numerada e da situação problema. Se você estiver em uma aula síncrona (Zoom, Meet…), pode apresentar o slide para os alunos e deixar que eles leiam a situação problema, observem o slide e copiem no caderno para resolver a situação. Caso não tenha Internet, você pode fotografar ou tirar um print da tela do slide e compartilhar com os alunos via WhatsApp ou e-mail. Eles também devem copiar a situação no caderno. Leia a situação ou grave a leitura para verificar se os alunos compreenderam o que está sendo pedido. Nesse momento é importante que os alunos tentem encontrar a solução sozinhos com base no seu raciocínio e que não recebam respostas prontas, principalmente do professor. A troca entre os pares pode ser estimulada via bate-papo se a aula for síncrona, ou pelo WhatsApp se for assíncrona. Nesses meios, eles podem trabalhar em duplas ou com o grande grupo para levantar hipóteses e discuti-las entre eles. Estimule para que utilizem o material concreto: eles podem utilizar uma régua ou fita métrica, por exemplo, e fazer as marcações nela.

Discussão das soluções
A discussão das soluções é bastante importante, pois é a oportunidade dos alunos apresentarem o que descobriram e escutar seus pares. Dessa forma, podem comparar estratégias e verificar se conseguiram fazer ou o que acertaram ou não. Para a discussão das soluções, você pode compartilhar os slides 6 e 7 ou fotografar os slides e compartilhar via WhatsApp ou outro meio de interação com o aluno que você esteja utilizando. Eles podem apresentar as suas descobertas por escrito, áudio ou vídeo. Podem também fotografar suas estratégias no caderno. Lembre-os que devem apresentar não somente as respostas, mas também as estratégias que utilizaram para resolver a questão.

Sistematização
É importante dar uma devolutiva aos alunos, via texto, mensagem, vídeo, áudio ou pelo compartilhamento do slide 8 ou da fotografia do slide pela via de comunicação escolhida, para fechar a atividade e para que os alunos compreendam que, através do que produziram, construíram uma aprendizagem que foi significativa. Os alunos podem realizar esse registro no caderno para posterior consulta.

Raio X
A atividade do Raio X pode ser usada como tarefa de casa ou como uma avaliação. Envie e faça a discussão da mesma forma que fez com a atividade principal.

Convite às famílias
É interessante que os alunos envolvam as pessoas que estão ao seu redor em suas atividades escolares, mas devemos considerar que algumas vezes essas pessoas não poderão deixar seus afazeres e trabalhos para ajudá-los. Uma forma de envolvimento da família com os alunos nesta atividade é que brinquem com a reta numerada através de desafios. Uma régua ou uma fita métrica pode ser utilizada e algumas operações de subtração ou adição podem ser realizadas através da sua observação. Também é interessante que os familiares discutam as suas estratégias para que os alunos possam confrontá-las com as suas. Os jogos online indicados também podem proporcionar momentos de diversão e aprendizagem para a família.

Sugestão Enviada Por: Elisa Vilalta


Código: MAT3_03NUM01

(EF03MA04) Estabelecer a relação entre números naturais e pontos da reta numérica para utilizá-la na ordenação dos números naturais e também na construção de fatos da adição e da subtração, relacionando-os com deslocamentos para a direita ou para a esquerda.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Números do 3º ano:

Com o plano de aula sobre números, os alunos aprendem compreensão, expressão e comparação de números de até quatro algarismos, desenvolvimento de estratégias pessoais e convencionais de cálculo e resolução de problemas envolvendo adição, subtração, multiplicação e divisão, fluência em cálculos mentais, construção dos fatos fundamentais da multiplicação, exploração das ideias de metade, terça parte, quarta parte, quinta parte e décima parte.

MAIS AULAS DE Matemática do 3º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas