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Plano de aula > Língua Portuguesa > 8º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Reconhecendo os diferentes tipos de argumentos em textos de opinião

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 8º ano do Fundamental sobre argumentação em textos opinativos

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Cláudia De Jesus Abreu Feitoza

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Cláudia Feitoza
Mentor: Cristiani Fernandes
Especialista: Isabel Fernandes

Título da aula: Reconhecendo os  diferentes tipos de argumentos em textos de opinião

Finalidade da aula: Reconhecer organizadores textuais (conjunções, locuções conjuntivas e outras formas de coesão) e seu papel na organização do texto e introdução dos argumentos e seu papel na construção de sentido nos textos (efeitos semânticos e coerência), de modo a conseguir organizar e articular as partes do texto argumentativo.

Ano: 8º ano do Ensino Fundamental

Gênero: Artigo de opinião

Objeto(s) do conhecimento: Estilo / Argumentação: movimentos argumentativos, tipos de argumento e força argumentativa / Modalização

Prática de linguagem: Análise Linguística e Semiótica

Habilidade(s) da BNCC: EF69LP17/EF89LP14/EF89LP16/EF08LP16

Sobre esta aula: Esta é 8ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero artigo de opinião e no campo de atuação jornalístico/midiático. A aula faz parte do módulo de Análise Linguística e Semiótica.

Materiais necessários:

-  Tabela de organizadores textuais, disponível aqui.

- Atividade de reorganização dos fragmentos do texto, disponível aqui.

- Gabarito da atividade, disponível aqui.

Informações sobre o gênero: O artigo de opinião faz parte do campo midiático da esfera jornalística. Pode aparecer em jornais/revistas (impressos e virtuais) e sites. Tem por objetivo convencer o leitor a respeito de um tema polêmico, isto é, que divide a sociedade, e precisa ser de interesse social.

Dificuldades antecipadas: Utilizar adequadamente os organizadores textuais e identificar seus diferentes sentidos.

Referências sobre o assunto:

KOCH, I.V. A coesão textual. São Paulo:  Contexto, 2013.

MESQUITA, Elisete Maria de Carvalho.  O uso de conectores em artigos de opinião.  Anais do SIELP. Volume 2, Número 1. Uberlândia: EDUFU, 2012. ISSN 2237?8758. Disponível em: <http://www.ileel.ufu.br/anaisdosielp/wp-content/uploads/2014/07/volume_2_artigo_113.pdf>. Acesso em 16.11.2018.  


Código: LPO8_06SQA08

(EF69LP17) Perceber e analisar os recursos estilísticos e semióticos dos gêneros jornalísticos e publicitários, os aspectos relativos ao tratamento da informação em notícias, como a ordenação dos eventos, as escolhas lexicais, o efeito de imparcialidade do relato, a morfologia do verbo, em textos noticiosos e argumentativos, reconhecendo marcas de pessoa, número, tempo, modo, a distribuição dos verbos nos gêneros textuais (por exemplo, as formas de pretérito em relatos; as formas de presente e futuro em gêneros argumentativos; as formas de imperativo em gêneros publicitários), o uso de recursos persuasivos em textos argumentativos diversos (como a elaboração do título, escolhas lexicais, construções metafóricas, a explicitação ou a ocultação de fontes de informação) e as estratégias de persuasão e apelo ao consumo com os recursos linguístico-discursivos utilizados (tempo verbal, jogos de palavras, metáforas, imagens).

(EF89LP14) Analisar, em textos argumentativos e propositivos, os movimentos argumentativos de sustentação, refutação e negociação e os tipos de argumentos, avaliando a força/tipo dos argumentos utilizados.

(EF08LP16) Explicar os efeitos de sentido do uso, em textos, de estratégias de modalização e argumentatividade (sinais de pontuação, adjetivos, substantivos, expressões de grau, verbos e perífrases verbais, advérbios etc.).

(EF89LP16) Analisar a modalização realizada em textos noticiosos e argumentativos, por meio das modalidades apreciativas, viabilizadas por classes e estruturas gramaticais como adjetivos, locuções adjetivas, advérbios, locuções adverbiais, orações adjetivas e adverbiais, orações relativas restritivas e explicativas etc., de maneira a perceber a apreciação ideológica sobre os fatos noticiados ou as posições implícitas ou assumidas.


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