Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Cláudia Feitoza
Mentor: Cristiani Fernandes
Especialista: Isabel Fernandes
Título da aula: Reconhecendo os diferentes tipos de argumentos em textos de opinião
Finalidade da aula: Reconhecer organizadores textuais (conjunções, locuções conjuntivas e outras formas de coesão) e seu papel na organização do texto e introdução dos argumentos e seu papel na construção de sentido nos textos (efeitos semânticos e coerência), de modo a conseguir organizar e articular as partes do texto argumentativo.
Ano: 8º ano do Ensino Fundamental
Gênero: Artigo de opinião
Objeto(s) do conhecimento: Estilo / Argumentação: movimentos argumentativos, tipos de argumento e força argumentativa / Modalização
Prática de linguagem: Análise Linguística e Semiótica
Habilidade(s) da BNCC: EF69LP17/EF89LP14/EF89LP16/EF08LP16
Sobre esta aula: Esta é 8ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero artigo de opinião e no campo de atuação jornalístico/midiático. A aula faz parte do módulo de Análise Linguística e Semiótica.
Materiais necessários:
- Tabela de organizadores textuais, disponível aqui.
- Atividade de reorganização dos fragmentos do texto, disponível aqui.
- Gabarito da atividade, disponível aqui.
Informações sobre o gênero: O artigo de opinião faz parte do campo midiático da esfera jornalística. Pode aparecer em jornais/revistas (impressos e virtuais) e sites. Tem por objetivo convencer o leitor a respeito de um tema polêmico, isto é, que divide a sociedade, e precisa ser de interesse social.
Dificuldades antecipadas: Utilizar adequadamente os organizadores textuais e identificar seus diferentes sentidos.
Referências sobre o assunto:
KOCH, I.V. A coesão textual. São Paulo: Contexto, 2013.
MESQUITA, Elisete Maria de Carvalho. O uso de conectores em artigos de opinião. Anais do SIELP. Volume 2, Número 1. Uberlândia: EDUFU, 2012. ISSN 2237?8758. Disponível em: <http://www.ileel.ufu.br/anaisdosielp/wp-content/uploads/2014/07/volume_2_artigo_113.pdf>. Acesso em 16.11.2018.