Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
Serão necessários: canais de envio de mensagens, vídeos e áudios, como o Whatsapp ou similares. Você também pode encaminhar as atividades como documento impresso, dependendo da realidade de cada escola.
Tema
Inicie a aula apresentando a proposta de trabalho: construir ideias em um artigo de opinião pelo Whatsapp. Explique para os alunos que existem grupos de palavras que servem para “costurar” ideias e parágrafos do texto, necessárias para dar clareza e coerência à escrita.
Introdução
Compartilhe com os alunos o slide da introdução (no plano original) e questione-os oralmente, perguntando se as frases estão adequadas e o que há de incoerente. Espera-se que os alunos percebam que as frases não estão coerentes e que isso se dá pela quebra da lógica com o emprego da palavra “portanto” entre as ideias de cada uma.
Explique que a palavra “portanto” é responsável por estabelecer coesão entre as ideias de cada frase mas nesse caso não ficou coerente. Questione os alunos sobre as questões reproduzidas no quadro oralmente:
- Quais palavras podem ser usadas para substituir o “portanto” na frase I, de modo que a oração fique coesa e coerente?
- Quais mudanças seriam necessárias na frase II, sem substituir (apenas acrescentar) palavras, de modo que ela fique coerente?
Para essas duas questões, temos como expectativa de respostas:
- Outros organizadores textuais, como “mas, porém, contudo” deixam a frase coesa e coerente: “saí de casa atrasado, portanto não cheguei cedo”.
A ideia estabelecida pela palavra “portanto” é de consequência. Explique aos alunos que as conjunções são responsáveis por estabelecer determinados sentidos. “Porque”, por exemplo, dá ideia de explicação, “mas”, de oposição, e assim sucessivamente.
Desenvolvimento
Organize os alunos em duplas, de modo que possam entrar em contato entre si pelo Whatsapp, por mensagens, chamada de vídeo ou áudio, para discutir sobre a adequação dos organizadores textuais em cada lacuna.
Distribua para cada um o texto “O vagão cor-de-rosa” desta atividade (disponível aqui). Explique aos alunos a proposta indicada neste slide. Oriente-os a empregarem conjunções e organizadores textuais, produzindo o sentido indicado na dica dos parênteses.
Fechamento
Para encerrar esta aula, compartilhe com os alunos as expectativas de respostas (disponível aqui). Peça para os alunos se atentarem ao fato de que não basta colocarem os organizadores textuais, eles precisam ser bem empregados, senão o texto pode ficar incoerente - como aconteceu nas frases da discussão inicial da aula.
Para finalizar, distribua a tabela de organizadores textuais (disponível aqui), explicando que ela deve servir como fonte de consulta para redigir os textos e promover coesão e coerência. Por fim, peça para construírem coletivamente um conceito para a pergunta:
- O que são organizadores textuais?
Para validar esta construção, tenha por base o conceito: as palavras que ligam ideias, frases, parágrafos e partes dentro de um texto são chamadas de organizadores textuais. A função dessas palavras é estabelecer a coesão dentro de um texto.
Convite às famílias
Você pode convidar os familiares a desafiarem os alunos a montarem frases recortadas de revistas. Essas frases deverão estar fora de ordem. A coerência e a coesão poderão se tornar uma ótima brincadeira para dias de distanciamento social.
Sugestão Enviada Por: Michele Batista
Código: LPO8_06SQA08
(EF69LP17) Perceber e analisar os recursos estilísticos e semióticos dos gêneros jornalísticos e publicitários, os aspectos relativos ao tratamento da informação em notícias, como a ordenação dos eventos, as escolhas lexicais, o efeito de imparcialidade do relato, a morfologia do verbo, em textos noticiosos e argumentativos, reconhecendo marcas de pessoa, número, tempo, modo, a distribuição dos verbos nos gêneros textuais (por exemplo, as formas de pretérito em relatos; as formas de presente e futuro em gêneros argumentativos; as formas de imperativo em gêneros publicitários), o uso de recursos persuasivos em textos argumentativos diversos (como a elaboração do título, escolhas lexicais, construções metafóricas, a explicitação ou a ocultação de fontes de informação) e as estratégias de persuasão e apelo ao consumo com os recursos linguístico-discursivos utilizados (tempo verbal, jogos de palavras, metáforas, imagens).
(EF89LP14) Analisar, em textos argumentativos e propositivos, os movimentos argumentativos de sustentação, refutação e negociação e os tipos de argumentos, avaliando a força/tipo dos argumentos utilizados.
(EF08LP16) Explicar os efeitos de sentido do uso, em textos, de estratégias de modalização e argumentatividade (sinais de pontuação, adjetivos, substantivos, expressões de grau, verbos e perífrases verbais, advérbios etc.).
(EF89LP16) Analisar a modalização realizada em textos noticiosos e argumentativos, por meio das modalidades apreciativas, viabilizadas por classes e estruturas gramaticais como adjetivos, locuções adjetivas, advérbios, locuções adverbiais, orações adjetivas e adverbiais, orações relativas restritivas e explicativas etc., de maneira a perceber a apreciação ideológica sobre os fatos noticiados ou as posições implícitas ou assumidas.
AULA 13
AULA 14
O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.
Ver mais detalhes