Texto para impressão - Abertura
Abertura
Plano de Aula
Plano 9 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Artigo de divulgação científica / Exposição oral
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é a nona aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Artigo de Divulgação Científica e no campo de atuação das práticas de estudos e pesquisa. A aula faz parte do módulo de Análise linguística e semiótica
Materiais necessários: Cópias dos textos disponíveis em Materiais Complementares e, se possível, projetor de slides.
Informações sobre o gênero: O texto de divulgação científica é destinado à publicização do saber científico em uma linguagem mais didática e informativa. Agrega características tanto da esfera científica quanto jornalística. Da primeira, herda a impessoalidade, o uso de termos técnicos e a objetividade; já da segunda, carrega uma linguagem mais simples, elementos informacionais e didáticos, para se adequar a um público mais amplo e que não pertence à academia científica.
Dificuldades antecipadas: Não produzir uma organização adequada de ideias na produção oral em situações de apresentações públicas.
Referências sobre o assunto:
BRANDÃO, Helena Nagamine. Gêneros do discurso na escola: mito, conto, cordel, discurso político, divulgação científica. São Paulo: Cortez, 2000.
FURTADO, Viviane. Gênero artigo de divulgação científica. Disponível em: <https://www.revistas.ufg.br/rir/article/view/37109>. Acesso em: 21 dez. 2018.
GIERING, Maria Eduarda. Gênero artigo de divulgação científica para crianças. Disponível em: <https://periodicos.ufpe.br/revistas/index.php/INV/article/view/1456>. Acesso em: 21 dez. 2018.
GRILLO, Sheila. Divulgação científica: linguagens, esferas e gêneros. Disponível em: <www.teses.usp.br/teses/disponiveis/.../8/tde.../2013_SheilaVieiraDeCamargoGrillo.pdf>. Acesso em: 21 dez. 2018.
LEIBRUDER. Ana Paula. O discurso de divulgação científica. São Paulo: Cortez, 2000.
Tempo sugerido: 8 minutos
Orientações:
Tempo sugerido: 6 minutos
Orientações:
Materiais complementares:
Clique aqui para obter o texto em versão para impressão.
Tempo sugerido: 22 minutos
Orientações:
Materiais complementares:
Para ter acesso ao texto em versão para impressão, clique aqui.
Para ter acesso à sugestão de resolução da atividade, clique aqui.
Tempo sugerido: 22 minutos
Orientações:
Materiais complementares:
Para ter acesso ao texto em versão para impressão, clique aqui.
Para ter acesso à sugestão de resolução da atividade, clique aqui.
Tempo sugerido: 14 minutos
Orientações:
Materiais complementares:
Para acessar expectativas de respostas, clique aqui.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das sugestões de atividades e das orientações (que também podem ser escritas em um documento de texto e disponibilizadas da maneira que for mais acessível às famílias).
- Opcionais: canais para aulas online, como o Google Meet ou o Zoom (veja como usá-lo no tutorial disponível aqui).
Tema
Envie, por WhatsApp ou por outro canal de comunicação, um vídeo dirigido aos alunos. Nessa comunicação, apresente o tema da aula, conforme o slide Tema do plano de aula, falando sobre a citação em textos científicos.
Introdução
Envie aos alunos, de forma prévia, os trechos do slide Introdução (você pode disponibilizá-los por meio de um grupo de WhatsApp da turma, que pode ser criado para as aulas de Língua Portuguesa). Faça, por meio de um áudio ou vídeo, a leitura dos trechos em voz alta e questione: vocês percebem, nos trechos apresentados, uma voz diferente da dos autores dos textos? A forma como essa voz diferente do autor aparece nos dois textos é igual? Peça que os alunos enviem as suas respostas em forma de áudio ou mensagem de texto (se possível, no grupo de WhatsApp da turma, onde todos possam interagir).
Desenvolvimento
Envie aos alunos, por áudio, uma nova orientação: peça que leiam o texto do slide Desenvolvimento (envie o link a eles). Além disso, oriente que se organizem em duplas (peça que interajam pelo WhatsApp) e respondam às questões presentes nas orientações, para encontrar no texto lido: (i) o número de vozes perceptíveis no texto; (ii) de quem são essas diferentes vozes; (iii) em quais parágrafos essas vozes diferentes do autor aparecem; (iv) as formas como se apresentam essas diferentes vozes. A seguir, quando acabarem, oriente que devolvam as atividades feitas (foto das atividades, por exemplo) e passe à correção enviando um vídeo ou disponibilizando um gabarito comentado. Se possível, neste momento de correção e de exposição das respostas, faça um momento síncrono com os alunos, via Zoom ou Google Meet, para que haja uma discussão mais produtiva.
Fechamento
Para fechar, em um áudio, solicite que os alunos organizem as citações encontradas em dois grupos distintos: direta e indireta. Pergunte a eles qual das vozes aparece de forma direta e quais delas aparecem de forma indireta, indagando como conseguem perceber essas diferenças. Oriente ainda que os alunos enviem as suas respostas no grupo de WhatsApp da turma, onde todos possam ter acesso. Quando todos tiverem enviado as respostas, envie um áudio ou vídeo conceituando discurso direto e discurso indireto, apresentando exemplos e mostrando suas estruturas dentro de textos científicos.
Convite às famílias
A família pode participar produtivamente auxiliando os alunos a realizar as atividades disponibilizadas pelo professor. A participação da família, nesse contexto, é imprescindível para instigar os alunos a produzir nesse momento atípico.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Daniel Gomes
Mentor: Cristiani Fernandes
Especialista: Isabel Fernandes
Título da aula: As diferentes vozes no artigo de divulgação científica Finalidade da aula:Compreender o uso de diferentes vozes no texto a partir de marcas linguísticas como indicadores de paráfrase, de citação.
Ano: 9º ano do Ensino Fundamental
Gênero: Artigo de Divulgação Científica
Objeto(s) do conhecimento: Marcas Linguísticas. Intertextualidade.
Prática de linguagem: Análise Linguística e Semiótica
Habilidade(s) da BNCC: EF69LP43
Sobre esta aula: Esta é a nona aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Artigo de Divulgação Científica e no campo de atuação das práticas de estudos e pesquisa. A aula faz parte do módulo de Análise linguística e semiótica
Materiais necessários: Cópias dos textos disponíveis em Materiais Complementares e, se possível, projetor de slides.
Informações sobre o gênero: O texto de divulgação científica é destinado à publicização do saber científico em uma linguagem mais didática e informativa. Agrega características tanto da esfera científica quanto jornalística. Da primeira, herda a impessoalidade, o uso de termos técnicos e a objetividade; já da segunda, carrega uma linguagem mais simples, elementos informacionais e didáticos, para se adequar a um público mais amplo e que não pertence à academia científica.
Dificuldades antecipadas: Não produzir uma organização adequada de ideias na produção oral em situações de apresentações públicas.
Referências sobre o assunto:
BRANDÃO, Helena Nagamine. Gêneros do discurso na escola: mito, conto, cordel, discurso político, divulgação científica. São Paulo: Cortez, 2000.
FURTADO, Viviane. Gênero artigo de divulgação científica. Disponível em: <https://www.revistas.ufg.br/rir/article/view/37109>. Acesso em: 21 dez. 2018.
GIERING, Maria Eduarda. Gênero artigo de divulgação científica para crianças. Disponível em: <https://periodicos.ufpe.br/revistas/index.php/INV/article/view/1456>. Acesso em: 21 dez. 2018.
GRILLO, Sheila. Divulgação científica: linguagens, esferas e gêneros. Disponível em: <www.teses.usp.br/teses/disponiveis/.../8/tde.../2013_SheilaVieiraDeCamargoGrillo.pdf>. Acesso em: 21 dez. 2018.
LEIBRUDER. Ana Paula. O discurso de divulgação científica. São Paulo: Cortez, 2000.
Essa funcionalidade ainda não está disponível. Por favor, tente baixar em PDF.
Você pode baixar este plano como um arquivo (PDF) ou uma apresentação (PPT).
Faça login ou cadastre-se para continuar lendo esse plano de aula.
A Nova Escola agora é totalmente gratuita.
Crie sua conta, faça seu login e: