15344
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 9º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - As diferentes vozes no artigo de divulgação científica

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 9º ano do Fundamental sobre diferentes vozes em artigos científicos

Plano 09 de 15 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Daniel Loureiro Gomes

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a nona aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Artigo de Divulgação Científica e no campo de atuação das práticas de estudos e pesquisa. A aula faz parte do módulo de Análise linguística e semiótica

Materiais necessários: Cópias dos textos disponíveis em Materiais Complementares e, se possível, projetor de slides.

Informações sobre o gênero: O texto de divulgação científica é destinado à publicização do saber científico em uma linguagem mais didática e informativa. Agrega características tanto da esfera científica quanto jornalística. Da primeira, herda a impessoalidade, o uso de termos técnicos e a objetividade; já da segunda, carrega uma linguagem mais simples, elementos informacionais e didáticos, para se adequar a um público mais amplo e que não pertence à academia científica.

Dificuldades antecipadas: Não produzir uma organização adequada de ideias na produção oral em situações de apresentações públicas.

Referências sobre o assunto:

BRANDÃO, Helena Nagamine. Gêneros do discurso na escola: mito, conto, cordel, discurso político, divulgação científica. São Paulo: Cortez, 2000.

FURTADO, Viviane. Gênero artigo de divulgação científica. Disponível em: <https://www.revistas.ufg.br/rir/article/view/37109>. Acesso em: 21 dez. 2018.

GIERING, Maria Eduarda. Gênero artigo de divulgação científica para crianças. Disponível em: <https://periodicos.ufpe.br/revistas/index.php/INV/article/view/1456>. Acesso em: 21 dez. 2018.

GRILLO, Sheila. Divulgação científica: linguagens, esferas e gêneros. Disponível em: <www.teses.usp.br/teses/disponiveis/.../8/tde.../2013_SheilaVieiraDeCamargoGrillo.pdf>. Acesso em: 21 dez. 2018.

LEIBRUDER. Ana Paula. O discurso de divulgação científica. São Paulo: Cortez, 2000.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações:

  • Inicie a aula perguntando aos alunos sobre o que eles entendem sobre “as vozes de um texto”. Espera-se que eles consigam minimamente dizer que um texto não se compõe de apenas um “autor” ou “escritor”, mas de diferentes discursos, de falas que se juntam para compor um todo textual;
  • Pergunte a eles: “No caso de uma notícia, como é possível perceber diferentes vozes?”. Espera-se que entendam a presença de um jornalista que escreve o texto, de um determinado repórter que faz uma pergunta e de um entrevistado que responde ao repórter como diferentes lugares de fala e, portanto, de diferentes vozes que compõem esse texto.
  • Por fim, questione: “E, no Artigo de Divulgação Científica, qual a importância dessas vozes?”. Nesse momento, a reflexão deverá servir para que entendam o papel fundamental do discurso científico para legitimar o que é apontado no artigo, uma vez que não é apenas o dito pelo autor do texto, mas pela voz de verdade científica que participa da construção daquilo que é informado no texto.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 6 minutos

Orientações:

  • Leia com os alunos esses dois trechos de Artigos publicados em veículos diferentes. Caso não seja possível reproduzir em data show, acesse os trechos em Materiais Complementares.
  • Questione-os, oralmente, da seguinte forma:
  • Você percebe, nos trechos apresentados, uma voz diferente da dos autores dos textos?
    Para essa questão, os alunos devem compreender que sim, existem vozes diferentes da do autor no texto, pois são as vozes de pessoas que reafirmam o valor de verdade das informações. No caso do primeiro, é do “autor David Reiche”, já no segundo é de alguém citado como “Iori”, no início do trecho.
  • A forma como essa voz diferente do autor aparece nos dois textos é igual? Explique.
    Nesse momento, o aluno precisa perceber que não, essas vozes não aparecem da mesma forma, pois no primeiro trecho essa voz aparece em forma de citação direta, indicada por aspas que sinalizam o discurso tal como foi dito por outra pessoa. Já no segundo trecho, essa voz é indicada pela introdução de uma marca linguística, a palavra “segundo”, responsável por apresentar a voz de alguém, mas sem sua citação literal.
  • Dialogue com a turma sobre as respostas, buscando que alguns alunos exponham sua opinião.
  • Garanta que tenham compreendido a forma como essas vozes se apresentam dentro dos textos e diga que a próxima etapa será uma tarefa deles.

Materiais complementares:

Clique aqui para obter o texto em versão para impressão.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 22 minutos

Orientações:

  • Apresente o texto e faça uma leitura conjunta. Aborde-os oralmente acerca da interpretação permitida pelo texto. Projete em slides ou obtenha a versão impressa em Materiais complementares.
  • Questione:
  • Qual tema predomina no texto?
  • O texto apresenta a Próxima Centauri, uma estrela, como uma possibilidade de habitação fora da Terra em virtude de algumas de suas características.
  • Quais informações cooperam para que seja possível compreender esse tema?
  • Os dados apresentados no artigo demonstram sua grande capacidade líquida, indispensável à vida de organismos vivos terrestres.
  • Peça para que, em duplas, os alunos leiam o texto apresentado. As duplas servem para a percepção sobre o texto seja mais cooperativa e enriquecedora, atentando para algum ponto que fique despercebido pelo colega.
  • A atividade consiste na identificação das diferentes vozes apresentadas pelo texto. Para isso, diga aos alunos que eles devem dizer:
  • o número de vozes perceptíveis no texto;
  • de quem são essas diferentes vozes;
  • em quais parágrafos essas vozes diferentes do autor aparecem;
  • as formas como se apresentam essas diferentes vozes.
  • As respostas devem ser anotadas no caderno para verificação posterior.
  • Busque ouvir alguns grupos sobre as respostas e compare com as dos demais grupos.

Materiais complementares:

Para ter acesso ao texto em versão para impressão, clique aqui.

Para ter acesso à sugestão de resolução da atividade, clique aqui.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 22 minutos

Orientações:

  • Apresente o texto e faça uma leitura conjunta. Aborde-os acerca da interpretação permitida pelo texto. Projete em slides ou obtenha a versão impressa em Materiais complementares.
  • Questione sobre:
  • Qual tema predomina no texto?
  • O texto apresenta a Próxima Centauri, uma estrela, como uma possibilidade de habitação fora da Terra em virtude de algumas de suas características.
  • Quais informações cooperam para que seja possível compreender esse tema?
  • Os dados apresentados no artigo, demonstram sua grande capacidade líquida, indispensável à vida de organismos vivos terrestres.
  • Peça para que, em duplas, os alunos leiam o texto apresentado. As duplas servem para a percepção sobre o texto seja mais cooperativa e enriquecedora, atentando para algum ponto que fique despercebido pelo colega.
  • A atividade consiste na identificação das diferentes vozes apresentadas pelo texto. Para isso, diga aos alunos que eles devem dizer:
  • o número de vozes perceptíveis no texto;
  • de quem são essas diferentes vozes;
  • em quais parágrafos essas vozes diferentes do autor aparecem;
  • as formas como se apresentam essas diferentes vozes.
  • As respostas devem ser anotadas no caderno para verificação posterior.
  • Busque ouvir alguns grupos sobre as respostas e compare com as dos demais grupos.

Materiais complementares:

Para ter acesso ao texto em versão para impressão, clique aqui.

Para ter acesso à sugestão de resolução da atividade, clique aqui.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 14 minutos

Orientações:

  • Nesse momento final, retome no quadro os tipos de vozes encontradas nas aulas.
  • O aluno deve ser chamado a atenção para a presença dessas formas de discurso do outro como forma de dar autoridade ao que é dito pelo autor do texto.
  • Junto com eles, crie um quadro em que seja possível organizar esses tipos de presença de voz.
  • Tente criar com eles um conceito de “Citação Direta” e de “Citação Indireta”, tendo em vista o modo como se apresentam no texto.
  • Peça para eles exemplos vistos na aula e como isso se apresenta, no caso, como é possível identificar, seja com aspas ou palavras como “segundo”.

Materiais complementares:

Para acessar expectativas de respostas, clique aqui.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a nona aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Artigo de Divulgação Científica e no campo de atuação das práticas de estudos e pesquisa. A aula faz parte do módulo de Análise linguística e semiótica

Materiais necessários: Cópias dos textos disponíveis em Materiais Complementares e, se possível, projetor de slides.

Informações sobre o gênero: O texto de divulgação científica é destinado à publicização do saber científico em uma linguagem mais didática e informativa. Agrega características tanto da esfera científica quanto jornalística. Da primeira, herda a impessoalidade, o uso de termos técnicos e a objetividade; já da segunda, carrega uma linguagem mais simples, elementos informacionais e didáticos, para se adequar a um público mais amplo e que não pertence à academia científica.

Dificuldades antecipadas: Não produzir uma organização adequada de ideias na produção oral em situações de apresentações públicas.

Referências sobre o assunto:

BRANDÃO, Helena Nagamine. Gêneros do discurso na escola: mito, conto, cordel, discurso político, divulgação científica. São Paulo: Cortez, 2000.

FURTADO, Viviane. Gênero artigo de divulgação científica. Disponível em: <https://www.revistas.ufg.br/rir/article/view/37109>. Acesso em: 21 dez. 2018.

GIERING, Maria Eduarda. Gênero artigo de divulgação científica para crianças. Disponível em: <https://periodicos.ufpe.br/revistas/index.php/INV/article/view/1456>. Acesso em: 21 dez. 2018.

GRILLO, Sheila. Divulgação científica: linguagens, esferas e gêneros. Disponível em: <www.teses.usp.br/teses/disponiveis/.../8/tde.../2013_SheilaVieiraDeCamargoGrillo.pdf>. Acesso em: 21 dez. 2018.

LEIBRUDER. Ana Paula. O discurso de divulgação científica. São Paulo: Cortez, 2000.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações:

  • Inicie a aula perguntando aos alunos sobre o que eles entendem sobre “as vozes de um texto”. Espera-se que eles consigam minimamente dizer que um texto não se compõe de apenas um “autor” ou “escritor”, mas de diferentes discursos, de falas que se juntam para compor um todo textual;
  • Pergunte a eles: “No caso de uma notícia, como é possível perceber diferentes vozes?”. Espera-se que entendam a presença de um jornalista que escreve o texto, de um determinado repórter que faz uma pergunta e de um entrevistado que responde ao repórter como diferentes lugares de fala e, portanto, de diferentes vozes que compõem esse texto.
  • Por fim, questione: “E, no Artigo de Divulgação Científica, qual a importância dessas vozes?”. Nesse momento, a reflexão deverá servir para que entendam o papel fundamental do discurso científico para legitimar o que é apontado no artigo, uma vez que não é apenas o dito pelo autor do texto, mas pela voz de verdade científica que participa da construção daquilo que é informado no texto.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 6 minutos

Orientações:

  • Leia com os alunos esses dois trechos de Artigos publicados em veículos diferentes. Caso não seja possível reproduzir em data show, acesse os trechos em Materiais Complementares.
  • Questione-os, oralmente, da seguinte forma:
  • Você percebe, nos trechos apresentados, uma voz diferente da dos autores dos textos?
    Para essa questão, os alunos devem compreender que sim, existem vozes diferentes da do autor no texto, pois são as vozes de pessoas que reafirmam o valor de verdade das informações. No caso do primeiro, é do “autor David Reiche”, já no segundo é de alguém citado como “Iori”, no início do trecho.
  • A forma como essa voz diferente do autor aparece nos dois textos é igual? Explique.
    Nesse momento, o aluno precisa perceber que não, essas vozes não aparecem da mesma forma, pois no primeiro trecho essa voz aparece em forma de citação direta, indicada por aspas que sinalizam o discurso tal como foi dito por outra pessoa. Já no segundo trecho, essa voz é indicada pela introdução de uma marca linguística, a palavra “segundo”, responsável por apresentar a voz de alguém, mas sem sua citação literal.
  • Dialogue com a turma sobre as respostas, buscando que alguns alunos exponham sua opinião.
  • Garanta que tenham compreendido a forma como essas vozes se apresentam dentro dos textos e diga que a próxima etapa será uma tarefa deles.

Materiais complementares:

Clique aqui para obter o texto em versão para impressão.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 22 minutos

Orientações:

  • Apresente o texto e faça uma leitura conjunta. Aborde-os oralmente acerca da interpretação permitida pelo texto. Projete em slides ou obtenha a versão impressa em Materiais complementares.
  • Questione:
  • Qual tema predomina no texto?
  • O texto apresenta a Próxima Centauri, uma estrela, como uma possibilidade de habitação fora da Terra em virtude de algumas de suas características.
  • Quais informações cooperam para que seja possível compreender esse tema?
  • Os dados apresentados no artigo demonstram sua grande capacidade líquida, indispensável à vida de organismos vivos terrestres.
  • Peça para que, em duplas, os alunos leiam o texto apresentado. As duplas servem para a percepção sobre o texto seja mais cooperativa e enriquecedora, atentando para algum ponto que fique despercebido pelo colega.
  • A atividade consiste na identificação das diferentes vozes apresentadas pelo texto. Para isso, diga aos alunos que eles devem dizer:
  • o número de vozes perceptíveis no texto;
  • de quem são essas diferentes vozes;
  • em quais parágrafos essas vozes diferentes do autor aparecem;
  • as formas como se apresentam essas diferentes vozes.
  • As respostas devem ser anotadas no caderno para verificação posterior.
  • Busque ouvir alguns grupos sobre as respostas e compare com as dos demais grupos.

Materiais complementares:

Para ter acesso ao texto em versão para impressão, clique aqui.

Para ter acesso à sugestão de resolução da atividade, clique aqui.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 22 minutos

Orientações:

  • Apresente o texto e faça uma leitura conjunta. Aborde-os acerca da interpretação permitida pelo texto. Projete em slides ou obtenha a versão impressa em Materiais complementares.
  • Questione sobre:
  • Qual tema predomina no texto?
  • O texto apresenta a Próxima Centauri, uma estrela, como uma possibilidade de habitação fora da Terra em virtude de algumas de suas características.
  • Quais informações cooperam para que seja possível compreender esse tema?
  • Os dados apresentados no artigo, demonstram sua grande capacidade líquida, indispensável à vida de organismos vivos terrestres.
  • Peça para que, em duplas, os alunos leiam o texto apresentado. As duplas servem para a percepção sobre o texto seja mais cooperativa e enriquecedora, atentando para algum ponto que fique despercebido pelo colega.
  • A atividade consiste na identificação das diferentes vozes apresentadas pelo texto. Para isso, diga aos alunos que eles devem dizer:
  • o número de vozes perceptíveis no texto;
  • de quem são essas diferentes vozes;
  • em quais parágrafos essas vozes diferentes do autor aparecem;
  • as formas como se apresentam essas diferentes vozes.
  • As respostas devem ser anotadas no caderno para verificação posterior.
  • Busque ouvir alguns grupos sobre as respostas e compare com as dos demais grupos.

Materiais complementares:

Para ter acesso ao texto em versão para impressão, clique aqui.

Para ter acesso à sugestão de resolução da atividade, clique aqui.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 14 minutos

Orientações:

  • Nesse momento final, retome no quadro os tipos de vozes encontradas nas aulas.
  • O aluno deve ser chamado a atenção para a presença dessas formas de discurso do outro como forma de dar autoridade ao que é dito pelo autor do texto.
  • Junto com eles, crie um quadro em que seja possível organizar esses tipos de presença de voz.
  • Tente criar com eles um conceito de “Citação Direta” e de “Citação Indireta”, tendo em vista o modo como se apresentam no texto.
  • Peça para eles exemplos vistos na aula e como isso se apresenta, no caso, como é possível identificar, seja com aspas ou palavras como “segundo”.

Materiais complementares:

Para acessar expectativas de respostas, clique aqui.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 9º ano :

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 9º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF69LP43 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano