15343
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 9º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Operadores argumentativos em uso

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 9º ano do Fundamental sobre operadores argumentativos

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Ilcilene Silva

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Ilcilene Silva
Mentor: Cristiani Fernandes
Especialista: Isabel Fernandes

Título da aula: Operadores argumentativos em uso

Finalidade da aula: Produzir textos argumentativos curtos para convencer a adesão de ideias e escolher os argumentos linguísticos necessários ao encadeamento de argumentos que operam em função de convencer, garantindo a coesão textual.

Ano: 9º ano do Ensino Fundamental

Gênero: Editorial/ Conversa Argumentativa

Objeto(s) do conhecimento: Estilo

Prática de linguagem: Análise linguística/ Semiótica

Habilidade(s) da BNCC: EF69LP18; EF89LP15

Sobre esta aula: Esta é nona aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Editorial e no campo de atuação jornalístico/ midiático. A aula faz parte do módulo de <Análise Linguística/ Semiótica>

Materiais necessários: Providencie notebook e data show. Peça, antecipadamente, que a turma pesquise sobre os super-heróis da Marvel e da DC Comics (Quem são? Quais seus poderes? Quais suas fraquezas?); reproduza em papel madeira ou impresso ampliando o texto que se encontra disponível aqui; pequenos cartões escritos “DC” ou “Marvel”, veja modelo aqui.

Informações sobre o gênero: O Editorial é um gênero textual que se situa no campo de atuação Jornalístico-midiático, circulando tanto em jornais quanto em revistas impressas ou digitais. Como texto opinativo, é construído com base em um ponto de vista sustentado por argumentos. Embora escrito por um indivíduo, não expressa uma opinião particular, mas a opinião de um grupo, refletindo a ideologia da maioria das pessoas que compõem a equipe (de jornal, de revista etc.), por isso raramente vem assinado. Seu estudo envolve também o estudo da argumentação, dos movimentos argumentativos, das estratégias argumentativas. dos tipos de argumentos.

A conversa argumentativa é entendida como variação do diálogo (RIBEIRO, 2009) e, por conta disso, pressupõe o envolvimento de dois ou mais interlocutores numa comunicação face a face (ou on-line) que elaboram atos discursivos orientados pelos movimentos argumentativos que se toma em face de situações conflituosas que exigem tomada de opinião fundamentada por argumentos organizados e relacionados por operadores argumentativos que marcam a defesa de ideias. Na escola, a conversa argumentativa diferencia-se de um debate em nível de formalidade e de organização.

Dificuldades antecipadas: É possível que tenham dificuldade para organizar o texto oral, ou seja, para planejá-lo. É possível que os estudantes tenham dificuldades em identificar os movimentos argumentativos no texto, por isso essa aula pressupõe que os alunos já tenham tratado sobre movimentos argumentativos.

Referências sobre o assunto:

MARCUSCHI, Luiz Antônio. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola Editorial, 2008.

RIBEIRO, Roziane Marinho. A construção da argumentação oral no contexto de ensino. São Paulo: Cortez, 2009.


Código: LPO9_11SQA09

(EF69LP18) Utilizar, na escrita/reescrita de textos argumentativos, recursos linguísticos que marquem as relações de sentido entre parágrafos e enunciados do texto e operadores de conexão adequados aos tipos de argumento e à forma de composição de textos argumentativos, de maneira a garantir a coesão, a coerência e a progressão temática nesses textos (“primeiramente, mas, no entanto, em primeiro/segundo/terceiro lugar, finalmente, em conclusão” etc.).

(EF89LP15) Utilizar, nos debates, operadores argumentativos que marcam a defesa de ideia e de diálogo com a tese do outro: concordo, discordo, concordo parcialmente, do meu ponto de vista, na perspectiva aqui assumida etc.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 9º ano:

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 9º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas