Atividade para impressão - Cartões para organização das equipes
Cartões para organização das equipes
Plano de Aula
Plano 9 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Editorial
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é nona aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Editorial e no campo de atuação jornalístico/ midiático. A aula faz parte do módulo de
Materiais necessários: Providencie notebook e data show. Peça, antecipadamente, que a turma pesquise sobre os super-heróis da Marvel e da DC Comics (Quem são? Quais seus poderes? Quais suas fraquezas?); reproduza em papel madeira ou impresso ampliando o texto que se encontra disponível aqui; pequenos cartões escritos “DC” ou “Marvel”, veja modelo aqui.
Informações sobre o gênero: O Editorial é um gênero textual que se situa no campo de atuação Jornalístico-midiático, circulando tanto em jornais quanto em revistas impressas ou digitais. Como texto opinativo, é construído com base em um ponto de vista sustentado por argumentos. Embora escrito por um indivíduo, não expressa uma opinião particular, mas a opinião de um grupo, refletindo a ideologia da maioria das pessoas que compõem a equipe (de jornal, de revista etc.), por isso raramente vem assinado. Seu estudo envolve também o estudo da argumentação, dos movimentos argumentativos, das estratégias argumentativas. dos tipos de argumentos.
A conversa argumentativa é entendida como variação do diálogo (RIBEIRO, 2009) e, por conta disso, pressupõe o envolvimento de dois ou mais interlocutores numa comunicação face a face (ou on-line) que elaboram atos discursivos orientados pelos movimentos argumentativos que se toma em face de situações conflituosas que exigem tomada de opinião fundamentada por argumentos organizados e relacionados por operadores argumentativos que marcam a defesa de ideias. Na escola, a conversa argumentativa diferencia-se de um debate em nível de formalidade e de organização.
Dificuldades antecipadas: É possível que tenham dificuldade para organizar o texto oral, ou seja, para planejá-lo. É possível que os estudantes tenham dificuldades em identificar os movimentos argumentativos no texto, por isso essa aula pressupõe que os alunos já tenham tratado sobre movimentos argumentativos.
Referências sobre o assunto:
MARCUSCHI, Luiz Antônio. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola Editorial, 2008.
RIBEIRO, Roziane Marinho. A construção da argumentação oral no contexto de ensino. São Paulo: Cortez, 2009.
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações:
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações:
a) Considerando o contexto e o diálogo transcrito, é possível inferir o teor da conversa? Qual seria? (O teor da conversa é sobre a produção de uma pesquisa solicitada pela professora, é possível perceber isso na última fala, aluna 2.)
b) Qual a opinião da aluna 1 sobre essa questão? (Que as meninas ficam sobrecarregadas, porque ajudam nas tarefas domésticas e ainda têm que fazer a maior parte do trabalho que deveria ser feito em grupo.)
c) Com relação à opinião da aluna 1, qual o posicionamento do aluno 1? Como ele indica isso? (Ele não concorda com a opinião da colega e expressa essa refutação dizendo “discordo de ti”.)
d) Como o aluno 2 inicia sua fala? Isso revela refutação, negociação ou aceitação do discurso do aluno 1? (Ele inicia a fala dizendo “concordo”, isso revela aceitação da opinião do aluno 1 e, consequentemente, refuta a opinião da aluna 1.)
e) Como a aluna 2 inicia sua fala? Qual a função dessa expressão no contexto da conversa transcrita? Para organizar seus argumentos, ela faz uso de três operadores argumentativos. Quais são eles? A forma como ela organizou esses argumentos foi do mais forte para o mais fraco ou o inverso? (Ela inicia sua fala com a expressão “na minha opinião” cuja função é expressar um posicionamento particular em relação ao que está sendo discutido. Para organizar seus argumentos ela usa: em primeiro lugar, segundo e por fim. Ela organiza do mais fraco para o mais forte considerando o grau de importância dos argumentos.)
4. Para encerrar esse primeiro momento, explique que em conversa de natureza argumentativa há necessidade de planejamento prévio da fala tendo em vista a fala dos interlocutores com os quais se dialoga. Mesmo que a conversa seja espontânea, geralmente, pensa-se nos argumentos e nos conectivos que se usa para dar progressão ao texto oral iniciado pelo outro. Isso depende do movimento que tomamos face ao discurso do outro, refutando, aceitando ou negociando.
Materiais complementares: Transcrição de conversa argumentativa, disponível aqui.
Orientações:
a) Considerando o contexto e o diálogo transcrito, é possível inferir o teor da conversa? Qual seria? (O teor da conversa é sobre a produção de uma pesquisa solicitada pela professora, é possível perceber isso na última fala, aluna 2.)
b) Qual a opinião da aluna 1 sobre essa questão? (Que as meninas ficam sobrecarregadas, porque ajudam nas tarefas domésticas e ainda têm que fazer a maior parte do trabalho que deveria ser feito em grupo.)
c) Com relação à opinião da aluna 1, qual o posicionamento do aluno 1? Como ele indica isso? (Ele não concorda com a opinião da colega e expressa essa refutação dizendo “discordo de ti”.)
d) Como o aluno 2 inicia sua fala? Isso revela refutação, negociação ou aceitação do discurso do aluno 1? (Ele inicia a fala dizendo “concordo”, isso revela aceitação da opinião do aluno 1 e, consequentemente, refuta a opinião da aluna 1.)
e) Como a aluna 2 inicia sua fala? Qual a função dessa expressão no contexto da conversa transcrita? Para organizar seus argumentos, ela faz uso de três operadores argumentativos. Quais são eles? A forma como ela organizou esses argumentos foi do mais forte para o mais fraco ou o inverso? (Ela inicia sua fala com a expressão “na minha opinião” cuja função é expressar um posicionamento particular em relação ao que está sendo discutido. Para organizar seus argumentos ela usa: em primeiro lugar, segundo e por fim. Ela organiza do mais fraco para o mais forte considerando o grau de importância dos argumentos.)
4. Para encerrar esse primeiro momento, explique que em conversa de natureza argumentativa há necessidade de planejamento prévio da fala tendo em vista a fala dos interlocutores com os quais se dialoga. Mesmo que a conversa seja espontânea, geralmente, pensa-se nos argumentos e nos conectivos que se usa para dar progressão ao texto oral iniciado pelo outro. Isso depende do movimento que tomamos face ao discurso do outro, refutando, aceitando ou negociando.
Materiais complementares: Transcrição de conversa argumentativa, disponível aqui.
Tempo sugerido: 30 minutos
Orientações:
Orientações:
Orientações:
Materiais complementares: Acesse o modelo dos cartões aqui.
Tempo sugerido: 7 minutos
Orientações:
Atividade para impressão - Cartões para organização das equipes
Cartões para organização das equipes
Texto para impressão - Conversa argumentativa
Conversa argumentativa
Atividade para impressão - Ficha
Ficha
Resolução da atividade - Conversa argumentativa
Conversa argumentativa
Atividade para impressão - Quadro síntese
Quadro síntese
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das sugestões de atividades e das orientações (que também podem ser escritas em um documento de texto e disponibilizadas da maneira que for mais acessível às famílias).
- Opcionais: canais para aulas online, como o Google Meet ou o Zoom (tutorial disponível aqui).
Tema
Envie, por WhatsApp ou outro canal de comunicação, um áudio ou um vídeo dirigido aos alunos. Nessa comunicação, apresente o tema da aula, conforme o slide Tema do plano de aula.
Introdução
Envie aos alunos o slide Introdução, que apresenta um breve diálogo. Por áudio ou mensagem de texto, peça que leiam o diálogo e respondam às questões sugeridas nas orientações da Introdução. Oriente que enviem, por mensagem de texto ou áudio, suas respostas ao WhatsApp da turma (que pode ser criado para facilitar o contato dos alunos com o professor durante as aulas de Língua Portuguesa).
Desenvolvimento
Em um áudio, dê uma nova orientação: peça que os alunos se organizem em duas grandes equipes (sugira que eles criem, para isso, um grupo de interação no WhatsApp, onde poderão dialogar mais facilmente), separando-os em grupo 1 (G1) e grupo 2 (G2). Entregue para cada equipe o texto disponível no primeiro slide de Desenvolvimento, orientando que façam uma leitura e discutam entre si o tema, a opinião e os argumentos utilizados. Depois, por áudio ou mensagem de texto, diga que o G1 será um grupo de verbalização cujos integrantes irão discutir o tema “A desigual distribuição de tarefas domésticas na infância fortalece a desigualdade de gêneros?”, enquanto o G2 irá avaliar os argumentos utilizados pelos alunos do G1 durante o diálogo (entregue, de forma prévia, a ficha de análise da verbalização, disponível aqui, aos alunos do G2). Marque um horário para que os alunos do G1 dialoguem pelo WhatsApp (por áudio). Se preferir, promova um momento síncrono, via Zoom ou Google Meet, para os alunos dialogarem sobre o tema.
Fechamento
Para encerrar, em um áudio ou mensagem de texto, convide-os a sintetizar as observações coletadas pelos dois grupos preenchendo a tabela do slide Fechamento. Convide um aluno de cada grupo para relatar, por áudio, as conclusões da aula, enviando-as ao grupo de WhatsApp da turma.
Convite às famílias
Convide a família a discutir a temática da aula: “A desigual distribuição de tarefas domésticas na infância fortalece a desigualdade de gêneros?”. Sugira que iniciem, em casa, um diálogo sobre o tema, para que os alunos tenham mais repertório e ideias para debater.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Ilcilene Silva
Mentor: Cristiani Fernandes
Especialista: Isabel Fernandes
Título da aula: Operadores argumentativos em uso
Finalidade da aula: Produzir textos argumentativos curtos para convencer a adesão de ideias e escolher os argumentos linguísticos necessários ao encadeamento de argumentos que operam em função de convencer, garantindo a coesão textual.
Ano: 9º ano do Ensino Fundamental
Gênero: Editorial/ Conversa Argumentativa
Objeto(s) do conhecimento: Estilo
Prática de linguagem: Análise linguística/ Semiótica
Habilidade(s) da BNCC: EF69LP18; EF89LP15
Sobre esta aula: Esta é nona aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Editorial e no campo de atuação jornalístico/ midiático. A aula faz parte do módulo de <Análise Linguística/ Semiótica>
Materiais necessários: Providencie notebook e data show. Peça, antecipadamente, que a turma pesquise sobre os super-heróis da Marvel e da DC Comics (Quem são? Quais seus poderes? Quais suas fraquezas?); reproduza em papel madeira ou impresso ampliando o texto que se encontra disponível aqui; pequenos cartões escritos “DC” ou “Marvel”, veja modelo aqui.
Informações sobre o gênero: O Editorial é um gênero textual que se situa no campo de atuação Jornalístico-midiático, circulando tanto em jornais quanto em revistas impressas ou digitais. Como texto opinativo, é construído com base em um ponto de vista sustentado por argumentos. Embora escrito por um indivíduo, não expressa uma opinião particular, mas a opinião de um grupo, refletindo a ideologia da maioria das pessoas que compõem a equipe (de jornal, de revista etc.), por isso raramente vem assinado. Seu estudo envolve também o estudo da argumentação, dos movimentos argumentativos, das estratégias argumentativas. dos tipos de argumentos.
A conversa argumentativa é entendida como variação do diálogo (RIBEIRO, 2009) e, por conta disso, pressupõe o envolvimento de dois ou mais interlocutores numa comunicação face a face (ou on-line) que elaboram atos discursivos orientados pelos movimentos argumentativos que se toma em face de situações conflituosas que exigem tomada de opinião fundamentada por argumentos organizados e relacionados por operadores argumentativos que marcam a defesa de ideias. Na escola, a conversa argumentativa diferencia-se de um debate em nível de formalidade e de organização.
Dificuldades antecipadas: É possível que tenham dificuldade para organizar o texto oral, ou seja, para planejá-lo. É possível que os estudantes tenham dificuldades em identificar os movimentos argumentativos no texto, por isso essa aula pressupõe que os alunos já tenham tratado sobre movimentos argumentativos.
Referências sobre o assunto:
MARCUSCHI, Luiz Antônio. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola Editorial, 2008.
RIBEIRO, Roziane Marinho. A construção da argumentação oral no contexto de ensino. São Paulo: Cortez, 2009.
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