15343
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 9º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Operadores argumentativos em uso

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 9º ano do Fundamental sobre operadores argumentativos

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Ilcilene Silva

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das sugestões de atividades e das orientações (que também podem ser escritas em um documento de texto e disponibilizadas da maneira que for mais acessível às famílias).

- Opcionais: canais para aulas online, como o Google Meet ou o Zoom (tutorial disponível aqui).

Tema
Envie, por WhatsApp ou outro canal de comunicação, um áudio ou um vídeo dirigido aos alunos. Nessa comunicação, apresente o tema da aula, conforme o slide Tema do plano de aula.

Introdução 
Envie aos alunos o slide Introdução, que apresenta um breve diálogo. Por áudio ou mensagem de texto, peça que leiam o diálogo e respondam às questões sugeridas nas orientações da Introdução. Oriente que enviem, por mensagem de texto ou áudio, suas respostas ao WhatsApp da turma (que pode ser criado para facilitar o contato dos alunos com o professor durante as aulas de Língua Portuguesa).

Desenvolvimento
Em um áudio, dê uma nova orientação: peça que os alunos se organizem em duas grandes equipes (sugira que eles criem, para isso, um grupo de interação no WhatsApp, onde poderão dialogar mais facilmente), separando-os em grupo 1 (G1) e grupo 2 (G2). Entregue para cada equipe o texto disponível no primeiro slide de Desenvolvimento, orientando que façam uma leitura e discutam entre si o tema, a opinião e os argumentos utilizados. Depois, por áudio ou mensagem de texto, diga que o G1 será um grupo de verbalização cujos integrantes irão discutir o tema “A desigual distribuição de tarefas domésticas na infância fortalece a desigualdade de gêneros?”, enquanto o G2 irá avaliar os argumentos utilizados pelos alunos do G1 durante o diálogo (entregue, de forma prévia, a ficha de análise da verbalização, disponível aqui, aos alunos do G2). Marque um horário para que os alunos do G1 dialoguem pelo WhatsApp (por áudio). Se preferir, promova um momento síncrono, via Zoom ou Google Meet, para os alunos dialogarem sobre o tema.

Fechamento
Para encerrar, em um áudio ou mensagem de texto, convide-os a sintetizar as observações coletadas pelos dois grupos preenchendo a tabela do slide Fechamento. Convide um aluno de cada grupo para relatar, por áudio, as conclusões da aula, enviando-as ao grupo de WhatsApp da turma.

Convite às famílias
Convide a família a discutir a temática da aula: “A desigual distribuição de tarefas domésticas na infância fortalece a desigualdade de gêneros?”. Sugira que iniciem, em casa, um diálogo sobre o tema, para que os alunos tenham mais repertório e ideias para debater.

Sugestão Enviada Por: Matheus Seiji Bazaglia Kuroda


Código: LPO9_11SQA09

(EF69LP18) Utilizar, na escrita/reescrita de textos argumentativos, recursos linguísticos que marquem as relações de sentido entre parágrafos e enunciados do texto e operadores de conexão adequados aos tipos de argumento e à forma de composição de textos argumentativos, de maneira a garantir a coesão, a coerência e a progressão temática nesses textos (“primeiramente, mas, no entanto, em primeiro/segundo/terceiro lugar, finalmente, em conclusão” etc.).

(EF89LP15) Utilizar, nos debates, operadores argumentativos que marcam a defesa de ideia e de diálogo com a tese do outro: concordo, discordo, concordo parcialmente, do meu ponto de vista, na perspectiva aqui assumida etc.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 9º ano:

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 9º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas