15341
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 9º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Reconhecendo a estrutura do gênero textual Propaganda

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 9º ano do Fundamental sobre gênero propaganda

Plano 04 de 15 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Janes Santos Silva

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a terceira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Propaganda e no campo de atuação Jornalístico/midiático. A aula faz parte do módulo Análise linguística e semiótica.

Materiais necessários: Cartazes, folhetos ou imagens de propagandas, computador e/ou celular com acesso à internet.

Informações sobre o gênero: O termo propaganda está relacionado à divulgação de ideias, porém algumas vezes é utilizado no sentido de publicidade, o que o torna um termo amplo. Embora os termos publicidade e propaganda sejam muitas vezes usados como sinônimos, se distinguem, pois, enquanto a publicidade tem como finalidade vender um produto/serviço, a propaganda tem com objetivo principal divulgar uma mensagem buscando influenciar opiniões ou obter adesão para uma ideia ou doutrina. Visto o caráter persuasivo tanto da propaganda quanto da publicidade, ambos os gêneros costumam apresentar textos cuja mensagem pretende sensibilizar/atrair o interlocutor, para tanto faz uso de imagens, música, recursos audiovisuais e efeitos sonoros e luminosos. Sua veiculação, em ambos os casos, pode se dar por meio impresso, pelo rádio, pela TV ou pela internet.

Dificuldades antecipadas: Reconhecer os recursos estilísticos empregados na propaganda.

Referências sobre o assunto:

MARTINEZ, Leonor. Secretaria de Estado da Educação do Paraná. A contribuição do gênero discursivo propaganda institucional no processo de ensino-aprendizagem da leitura e da escrita. Disponível em: <http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2013/2013_uem_port_pdp_leonor_vasques_moraes_ribeiro_martinez.pdf>. Acesso em: 21 dez. 2018.

OLIVEIRA, Carlos. Ensino de gênero anúncio publicitário com foco nas mídias sociais. Disponível em: <http://www.uece.br/linguagememfoco/dmdocuments/vol%209%20n%201%202017%20-%20artigo%2007.pdf>. Acesso em: 21 dez. 2018.
PINHO, J. B. Propaganda institucional: usos e funções da propaganda em relações públicas. 4ª ed. São Paulo: Summus, 1990
PRESAS, Joaquim Características comunicacionais do banner de internet. Disponível em: . Acesso em: 21 dez. 2018.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Apresente a proposta da aula para os alunos: observar alguns exemplos de propaganda para identificar as partes que a compõem. Convide-os a analisar a estrutura composicional de propagandas em folhetos e outdoors.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos.

Orientações:

  • Comece informando aos alunos que cada tipo de texto tem uma estrutura que o compõe.
  • Pergunte a eles:

a. Que o tipo de texto está exemplificado no slide (ou no quadro)?

b. Ao ver esta estrutura, é possível saber de que tipo de texto se trata?

  • Cite outros gêneros (Carta, Notícia, Regulamentos etc.) para que os alunos percebam que, embora diferentes, todos apresentam uma estrutura própria que os distingue e caracteriza.
  • Diga-lhes que o gênero Propaganda também possui uma estrutura. Comente que esta estrutura aparece na maior parte das propagandas impressas, no entanto podem apresentar algumas variações nas propagandas veiculadas na TV e no rádio.
  • Lembre a eles que estas estruturas não precisam ser fixas, podendo variar de acordo com o propósito comunicativo.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos.

Orientações:

1º momento

  • Apresente aos alunos as imagens dos slides 4 e 5 (projetadas ou impressas).
  • Antes de analisar os aspectos estruturais da propaganda, chame a atenção dos alunos para o propósito comunicativo do texto. Pergunte a eles oralmente:
  • Quais informações cada texto utiliza?
  • Onde estes textos provavelmente circulam? Por quê?
  • Qual público-alvo estes textos buscam atingir? Por quê?
  • Que ideia cada texto pretende divulgar?
  • Qual a relação entre a linguagem verbal e a não verbal para a construção de sentido de cada texto?
  • Com que propósito comunicativo estes textos são divulgados?
  • Qual o gênero destes textos?
  • Quais os veículos utilizados para apresentar os textos?

2º momento

  • Após esta leitura, faça a análise dos elementos composicionais das duas imagens. Peça aos alunos que se organizem em grupos e entregue uma cópia da atividade 1 para que as duplas ou trios identifiquem estes elementos na imagem e anotem na tabela o que seria o título, a imagem, o texto, o slogan e a assinatura referente a cada imagem.
  • Circule entre os grupos para orientar a atividade, garantindo o acompanhamento aos estudantes, especialmente se houver algum que precise de mais atenção.

Materiais complementares:

Caso julgue necessário, consulte aqui a expectativa de resposta das questões apresentadas.

Para acessar a atividade 1 para impressão, clique aqui.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Apresente aos alunos este novo slide (projetado ou impresso), peça que eles comparem as duas imagens (a do folheto e a do outdoor) e continue fazendo a análise discursiva e estrutural do texto.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 11 minutos.

Orientações:

  • Apresente aos alunos um resumo dos componentes que estruturam a propaganda.
  • Provoque os estudantes, perguntando como eles definiriam cada elemento que compõe a propaganda.
  • Construa junto com os alunos, de forma colaborativa, os conceitos dos termos apresentados.
  • Peça que eles anotem no caderno e no final escreva cada definição no quadro.

Materiais complementares:

Caso julgue necessário, consulte aqui a expectativa de respostas.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Peça que os alunos apresentem suas respostas e na medida em que eles forem apresentando corrija as atividades por meio do preenchimento da tabela.
  • Incentive a turma a comentar as respostas apresentadas. Se necessário, eles podem sugerir alterações, ajustes ou complementos ao que foi dito.

Materiais complementares:

Para acessar a tabela para impressão, clique aqui.

Caso julgue necessário, consulte aqui a expectativa de respostas.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a terceira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Propaganda e no campo de atuação Jornalístico/midiático. A aula faz parte do módulo Análise linguística e semiótica.

Materiais necessários: Cartazes, folhetos ou imagens de propagandas, computador e/ou celular com acesso à internet.

Informações sobre o gênero: O termo propaganda está relacionado à divulgação de ideias, porém algumas vezes é utilizado no sentido de publicidade, o que o torna um termo amplo. Embora os termos publicidade e propaganda sejam muitas vezes usados como sinônimos, se distinguem, pois, enquanto a publicidade tem como finalidade vender um produto/serviço, a propaganda tem com objetivo principal divulgar uma mensagem buscando influenciar opiniões ou obter adesão para uma ideia ou doutrina. Visto o caráter persuasivo tanto da propaganda quanto da publicidade, ambos os gêneros costumam apresentar textos cuja mensagem pretende sensibilizar/atrair o interlocutor, para tanto faz uso de imagens, música, recursos audiovisuais e efeitos sonoros e luminosos. Sua veiculação, em ambos os casos, pode se dar por meio impresso, pelo rádio, pela TV ou pela internet.

Dificuldades antecipadas: Reconhecer os recursos estilísticos empregados na propaganda.

Referências sobre o assunto:

MARTINEZ, Leonor. Secretaria de Estado da Educação do Paraná. A contribuição do gênero discursivo propaganda institucional no processo de ensino-aprendizagem da leitura e da escrita. Disponível em: <http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2013/2013_uem_port_pdp_leonor_vasques_moraes_ribeiro_martinez.pdf>. Acesso em: 21 dez. 2018.

OLIVEIRA, Carlos. Ensino de gênero anúncio publicitário com foco nas mídias sociais. Disponível em: <http://www.uece.br/linguagememfoco/dmdocuments/vol%209%20n%201%202017%20-%20artigo%2007.pdf>. Acesso em: 21 dez. 2018.
PINHO, J. B. Propaganda institucional: usos e funções da propaganda em relações públicas. 4ª ed. São Paulo: Summus, 1990
PRESAS, Joaquim Características comunicacionais do banner de internet. Disponível em: . Acesso em: 21 dez. 2018.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Apresente a proposta da aula para os alunos: observar alguns exemplos de propaganda para identificar as partes que a compõem. Convide-os a analisar a estrutura composicional de propagandas em folhetos e outdoors.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos.

Orientações:

  • Comece informando aos alunos que cada tipo de texto tem uma estrutura que o compõe.
  • Pergunte a eles:

a. Que o tipo de texto está exemplificado no slide (ou no quadro)?

b. Ao ver esta estrutura, é possível saber de que tipo de texto se trata?

  • Cite outros gêneros (Carta, Notícia, Regulamentos etc.) para que os alunos percebam que, embora diferentes, todos apresentam uma estrutura própria que os distingue e caracteriza.
  • Diga-lhes que o gênero Propaganda também possui uma estrutura. Comente que esta estrutura aparece na maior parte das propagandas impressas, no entanto podem apresentar algumas variações nas propagandas veiculadas na TV e no rádio.
  • Lembre a eles que estas estruturas não precisam ser fixas, podendo variar de acordo com o propósito comunicativo.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos.

Orientações:

1º momento

  • Apresente aos alunos as imagens dos slides 4 e 5 (projetadas ou impressas).
  • Antes de analisar os aspectos estruturais da propaganda, chame a atenção dos alunos para o propósito comunicativo do texto. Pergunte a eles oralmente:
  • Quais informações cada texto utiliza?
  • Onde estes textos provavelmente circulam? Por quê?
  • Qual público-alvo estes textos buscam atingir? Por quê?
  • Que ideia cada texto pretende divulgar?
  • Qual a relação entre a linguagem verbal e a não verbal para a construção de sentido de cada texto?
  • Com que propósito comunicativo estes textos são divulgados?
  • Qual o gênero destes textos?
  • Quais os veículos utilizados para apresentar os textos?

2º momento

  • Após esta leitura, faça a análise dos elementos composicionais das duas imagens. Peça aos alunos que se organizem em grupos e entregue uma cópia da atividade 1 para que as duplas ou trios identifiquem estes elementos na imagem e anotem na tabela o que seria o título, a imagem, o texto, o slogan e a assinatura referente a cada imagem.
  • Circule entre os grupos para orientar a atividade, garantindo o acompanhamento aos estudantes, especialmente se houver algum que precise de mais atenção.

Materiais complementares:

Caso julgue necessário, consulte aqui a expectativa de resposta das questões apresentadas.

Para acessar a atividade 1 para impressão, clique aqui.

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Apresente aos alunos este novo slide (projetado ou impresso), peça que eles comparem as duas imagens (a do folheto e a do outdoor) e continue fazendo a análise discursiva e estrutural do texto.
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 11 minutos.

Orientações:

  • Apresente aos alunos um resumo dos componentes que estruturam a propaganda.
  • Provoque os estudantes, perguntando como eles definiriam cada elemento que compõe a propaganda.
  • Construa junto com os alunos, de forma colaborativa, os conceitos dos termos apresentados.
  • Peça que eles anotem no caderno e no final escreva cada definição no quadro.

Materiais complementares:

Caso julgue necessário, consulte aqui a expectativa de respostas.

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Peça que os alunos apresentem suas respostas e na medida em que eles forem apresentando corrija as atividades por meio do preenchimento da tabela.
  • Incentive a turma a comentar as respostas apresentadas. Se necessário, eles podem sugerir alterações, ajustes ou complementos ao que foi dito.

Materiais complementares:

Para acessar a tabela para impressão, clique aqui.

Caso julgue necessário, consulte aqui a expectativa de respostas.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 9º ano :

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 9º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF69LP17 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano