Resolução da atividade - análise do folheto-outdoor
Análise do folheto-outdoor
Plano de Aula
Plano 4 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Propaganda impressa, de rádio ou TV
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é a terceira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Propaganda e no campo de atuação Jornalístico/midiático. A aula faz parte do módulo Análise linguística e semiótica.
Materiais necessários: Cartazes, folhetos ou imagens de propagandas, computador e/ou celular com acesso à internet.
Informações sobre o gênero: O termo propaganda está relacionado à divulgação de ideias, porém algumas vezes é utilizado no sentido de publicidade, o que o torna um termo amplo. Embora os termos publicidade e propaganda sejam muitas vezes usados como sinônimos, se distinguem, pois, enquanto a publicidade tem como finalidade vender um produto/serviço, a propaganda tem com objetivo principal divulgar uma mensagem buscando influenciar opiniões ou obter adesão para uma ideia ou doutrina. Visto o caráter persuasivo tanto da propaganda quanto da publicidade, ambos os gêneros costumam apresentar textos cuja mensagem pretende sensibilizar/atrair o interlocutor, para tanto faz uso de imagens, música, recursos audiovisuais e efeitos sonoros e luminosos. Sua veiculação, em ambos os casos, pode se dar por meio impresso, pelo rádio, pela TV ou pela internet.
Dificuldades antecipadas: Reconhecer os recursos estilísticos empregados na propaganda.
Referências sobre o assunto:
MARTINEZ, Leonor. Secretaria de Estado da Educação do Paraná. A contribuição do gênero discursivo propaganda institucional no processo de ensino-aprendizagem da leitura e da escrita. Disponível em: <http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2013/2013_uem_port_pdp_leonor_vasques_moraes_ribeiro_martinez.pdf>. Acesso em: 21 dez. 2018.
OLIVEIRA, Carlos. Ensino de gênero anúncio publicitário com foco nas mídias sociais. Disponível em: <http://www.uece.br/linguagememfoco/dmdocuments/vol%209%20n%201%202017%20-%20artigo%2007.pdf>. Acesso em: 21 dez. 2018.
PINHO, J. B. Propaganda institucional: usos e funções da propaganda em relações públicas. 4ª ed. São Paulo: Summus, 1990
PRESAS, Joaquim Características comunicacionais do banner de internet. Disponível em:
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Apresente a proposta da aula para os alunos: observar alguns exemplos de propaganda para identificar as partes que a compõem. Convide-os a analisar a estrutura composicional de propagandas em folhetos e outdoors.
Tempo sugerido: 7 minutos.
Orientações:
a. Que o tipo de texto está exemplificado no slide (ou no quadro)?
b. Ao ver esta estrutura, é possível saber de que tipo de texto se trata?
Tempo sugerido: 30 minutos.
Orientações:
1º momento
2º momento
Materiais complementares:
Caso julgue necessário, consulte aqui a expectativa de resposta das questões apresentadas.
Para acessar a atividade 1 para impressão, clique aqui.
Orientações:
Tempo sugerido: 11 minutos.
Orientações:
Materiais complementares:
Caso julgue necessário, consulte aqui a expectativa de respostas.
Orientações:
Materiais complementares:
Para acessar a tabela para impressão, clique aqui.
Caso julgue necessário, consulte aqui a expectativa de respostas.
Resolução da atividade - análise do folheto-outdoor
Análise do folheto-outdoor
Atividade ou texto para impressão - Atividade 01
Atividade 01
Resolução da atividade - Definição dos componentes
Definição dos componentes
Atividade ou texto para impressão - Estrutura da propaganda
Estrutura da propaganda
Resolução da atividade - Estrutura da propaganda
Estrutura da propaganda
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das sugestões de atividades e das orientações (que também podem ser escritas em um documento de texto e disponibilizadas da maneira que for mais acessível às famílias).
- Opcionais: canais para aulas online, como o Google Meet ou o Zoom (veja como usá-lo no tutorial disponível aqui).
Tema
Envie, por WhatsApp ou por outro canal de comunicação, um vídeo dirigido aos alunos. Nessa comunicação, apresente o tema da aula, conforme o slide Tema do plano de aula.
Introdução
Envie aos alunos a imagem do slide Introdução e, por áudio ou mensagem de texto, pergunte a eles: que tipo de texto está exemplificado na imagem? Ao ver esta estrutura, é possível saber de que tipo de texto se trata? Peça que os alunos comentem, por mensagem de texto ou por áudio, as suas impressões, enviando-as ao WhatsApp da turma (que pode ser criado para facilitar o contato dos alunos com o professor durante as aulas de Língua Portuguesa). Os alunos também podem enviar as suas respostas por escrito.
Desenvolvimento
Em um áudio, dê uma nova orientação: peça que os alunos se organizem em equipes de até 4 integrantes (sugira que eles criem um grupo de interação no WhatsApp, onde poderão dialogar com mais facilidade). Entregue para cada equipe as imagens dos slides de Desenvolvimento, pedindo que as analisem e respondam às questões do “1º momento” (disponíveis nas orientações do slide) e à “Atividade 1” (em material complementar). Quando acabarem, convide um aluno de cada equipe para relatar as respostas do grupo enviando um áudio ao WhatsApp da turma. Se preferir, faça um momento síncrono durante a exibição das respostas, via Zoom ou Google Meet, permitindo que as equipes discutam as suas respostas.
Fechamento
Para concluir a aula, envie o organograma do slide Fechamento, mostrando as partes que compõem uma propaganda. Convide um aluno de cada grupo para tentar conceituar as partes da propaganda: título, imagem, slogan, corpo do texto e assinatura. Os alunos podem responder no WhatsApp da turma ao qual todos têm acesso.
Convite às famílias
Toda a família pode procurar propagandas na internet acessando o YouTube ou fazendo buscas no Google, de forma a perceber as regularidades composicionais dessas produções. Além disso, se algum familiar trabalhar no ramo de propaganda ou publicidade (criando logos, cartazes, vídeos publicitários etc.), convide-o para participar da aula como convidado.
Sobre esta aula: Esta é a terceira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Propaganda e no campo de atuação Jornalístico/midiático. A aula faz parte do módulo Análise linguística e semiótica.
Materiais necessários: Cartazes, folhetos ou imagens de propagandas, computador e/ou celular com acesso à internet.
Informações sobre o gênero: O termo propaganda está relacionado à divulgação de ideias, porém algumas vezes é utilizado no sentido de publicidade, o que o torna um termo amplo. Embora os termos publicidade e propaganda sejam muitas vezes usados como sinônimos, se distinguem, pois, enquanto a publicidade tem como finalidade vender um produto/serviço, a propaganda tem com objetivo principal divulgar uma mensagem buscando influenciar opiniões ou obter adesão para uma ideia ou doutrina. Visto o caráter persuasivo tanto da propaganda quanto da publicidade, ambos os gêneros costumam apresentar textos cuja mensagem pretende sensibilizar/atrair o interlocutor, para tanto faz uso de imagens, música, recursos audiovisuais e efeitos sonoros e luminosos. Sua veiculação, em ambos os casos, pode se dar por meio impresso, pelo rádio, pela TV ou pela internet.
Dificuldades antecipadas: Reconhecer os recursos estilísticos empregados na propaganda.
Referências sobre o assunto:
MARTINEZ, Leonor. Secretaria de Estado da Educação do Paraná. A contribuição do gênero discursivo propaganda institucional no processo de ensino-aprendizagem da leitura e da escrita. Disponível em: <http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2013/2013_uem_port_pdp_leonor_vasques_moraes_ribeiro_martinez.pdf>. Acesso em: 21 dez. 2018.
OLIVEIRA, Carlos. Ensino de gênero anúncio publicitário com foco nas mídias sociais. Disponível em: <http://www.uece.br/linguagememfoco/dmdocuments/vol%209%20n%201%202017%20-%20artigo%2007.pdf>. Acesso em: 21 dez. 2018.Essa funcionalidade ainda não está disponível. Por favor, tente baixar em PDF.
Você pode baixar este plano como um arquivo (PDF) ou uma apresentação (PPT).
Faça login ou cadastre-se para continuar lendo esse plano de aula.
A Nova Escola agora é totalmente gratuita.
Crie sua conta, faça seu login e: