Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: esta é décima primeira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero contos clássicos e contemporâneos, no campo de atuação artístico-literário. A aula faz parte do módulo de oralidade.
Materiais necessários: Celular ou computador com gravador de áudio, quadro, projetor multimídia.
Informações sobre o gênero: O que caracteriza o conto (tradicional ou moderno), conforme aponta Gotlib (2006), é o seu movimento enquanto uma narrativa através dos tempos. “O que era verdade para todos passa ou tende a ser verdade para um só. Neste sentido, evolui-se do enredo que dispõe um acontecimento em ordem linear, para um outro, diluído nos feelings, sensações, percepções, revelações ou sugestões íntimas...” (GOTLIB, 2006, p. 30).
Dificuldades antecipadas: Realizar leitura expressiva, dificuldades com as ferramentas digitais. Para sanar as possíveis dificuldades apresentadas, é necessário que o professor auxilie cada grupo, fazendo as intervenções necessárias, comentando e fornecendo exemplos. Além disso, é necessário que o professor esteja a par da dificuldade dos alunos em executar as tarefas utilizando as ferramentas digitais, fornecer auxílio, ou designando alguns alunos que possam trabalhar de forma colaborativa com o professor para auxiliar os colegas.
Referências sobre o assunto:
BRAIT, Beth. A personagem. São Paulo: Ática, 2002.
BRANDÃO, Helena Nagamine. Gêneros do discurso na escola: mito, conto, cordel, discurso político, divulgação científica. São Paulo: Cortez, 2003
CAMPBELL, Joseph. O poder do mito. São Paulo: Palas Athena, 1991
COHAN, Silvia. Como narrar uma história. Belo Horizonte: Gutenberg, 2011.
GANCHO, Cândida. Como analisar narrativas. São Paulo: Ática, 2000.
GOTLIB, Nádia. Teoria do conto. São Paulo: Ática, 2006.
LEITE, Ligia Chiappini. O foco narrativo. São Paulo: Ática, 1989.
TERRA, E.; PACHECO, J.. O conto na sala de aula. Curitiba: Intersaberes, 2017.
TERRA, E. Da leitura literária à produção de textos. São Paulo: Contexto, 2018. Capítulo “O conto” p. 65-82.
TODOROV, Tzvetan. As estruturas narrativas. São Paulo: Perspectiva, 2003.
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações:
- Apresente o tema aos alunos.
- Relembre-os que, na aula anterior, eles realizaram a primeira etapa da produção de um podcast, ou seja, a produção de um roteiro.
- Explique que nesta aula eles irão gravar em áudio o roteiro produzido, que é uma adaptação do conto A cartomante.
- Peça para que reúnam-se em grupos, na mesma formação da aula anterior.
Introdução
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações:
- Com os roteiros em mãos, os alunos devem conferir a avaliação deixada pelo professor, adequando o que for necessário.
- Você pode fazer comentários pontuais, passando de grupo em grupo pela sala.
- Verifique se os alunos dividiram as tarefas de forma adequada, garanta que todos estejam envolvidos em alguma atividade, seja na parte técnica (operando as ferramentas necessárias, pesquisando efeitos sonoros) ou na prática (interpretando as vozes no podcast).
- Combine com eles as etapas necessárias para realizar a gravação:
- Gravar as falas utilizando celulares ou computador com microfone;
- Gravar a vinheta (parte falada), se houver;
- Gravar a apresentação;
- Conferir a qualidade da gravação quanto à interferências sonoras externas, como ruídos;
- Conferir se a leitura realizada do roteiro está adequada com o contexto apresentado, respeitando ritmo, pausas, entonações indicadas pelos recursos gráficos (negrito, caixa alta) ou pelo uso de pontuação;
- Pesquisar os efeitos especiais sonoros que se fizerem necessários para a apresentação do programa e para produção da vinheta.
- Verifique se os alunos ainda apresentam dúvidas sobre as etapas a serem realizadas na aula.
- Combine com eles algumas regras para que um grupo não interfira na gravação do outro. Por exemplo, os grupos que utilizarão os próprios celulares, podem escolher qualquer espaço da escola, onde não ocorra muitos ruídos, como a biblioteca ou outras salas de aula. Os alunos que necessitarão utilizar o computador, na sala de informática, devem respeitar os turnos de fala dos outros colegas para não atrapalhar o grupo ao lado.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 30 minutos
Orientações:
- Antes dos alunos irem à sala de informática, certifique-se de que o programa Audacity esteja devidamente instalado nos computadores.
- Confira também se as ferramentas externas, como microfone e caixa de som, estão disponíveis para utilização dos alunos.
- Acompanhe o trabalho deles, fornecendo o auxílio necessário, seja na parte técnica (utilização dos gravadores, do computador, do programa Audacity), seja na parte prática (dando dicas de como podem melhorar a leitura, produzindo exemplos ou dando dicas).
- No computador, os alunos podem gravar as falas, utilizando o programa Audacity. Para auxiliar os alunos com segurança, explore a ferramenta com antecedência, certifique-se de que compreendeu os comandos necessários para realizar a atividade, utilize a ferramenta produzindo alguns testes. Um tutorial para utilizar o programa está disponível em Materiais complementares. Se achar conveniente, analise o tutorial para auxiliar os alunos.
- É possível que os alunos não consigam concluir as gravações em uma aula, nesse caso, reorganize o tempo de forma que atenda às necessidades deles. Se achar conveniente, disponibilize mais uma aula para a gravação do conteúdo do podcast.
Materiais complementares: Se considerar necessário, acesse o tutorial do Audacity disponível aqui.
Fechamento
Tempo sugerido: 8 minutos
Orientações:
- Depois que os alunos terminarem as gravações, reúna-os novamente em classe, divididos em grupos, para que possam fazer uma autovaliação da etapa realizada.
- Imprima a ficha de avaliação, disponível em Materiais complementares.
- Oriente-os a preencher a ficha, dialogando entre eles primeiro.
- Peça para que cada grupo comente oralmente seu desempenho, com base no quadro preenchido.
- Acolha os comentários dos alunos e acrescente suas opiniões quanto ao trabalho realizado por eles.
- Caso seja preciso refazer alguma etapa do trabalho, oriente-os a fazer em casa. Se achar conveniente, você pode disponibilizar outra aula para a refacção também.
Materiais complementares: Imprima a ficha de avaliação do trabalho, disponível aqui.