Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Daiane Eloisa dos Santos
Mentor: Débora Souza
Especialista: Isabel Fernandes
Título da aula: Edição de podcasts a partir do conto clássico
Finalidade da aula: Editar podcasts no computador usando o programa Audacity e publicar na internet por intermédio de um site criado pelos alunos, para divulgar a adaptação do conto “A cartomante”, de Machado de Assis.
Ano: 9º ano do Ensino Fundamental
Gênero: Contos clássicos e contemporâneos
Objeto(s) do conhecimento: Produção de textos orais. Oralização.
Prática de linguagem: Oralidade
Habilidade(s) da BNCC: EF69LP53
Sobre esta aula: esta é décima segunda aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero contos clássicos e contemporâneos e no campo de atuação artístico-literário. A aula faz parte do módulo de oralidade.
Materiais necessários: Computadores conectados à internet, quadro, projetor multimídia.
Informações sobre o gênero: O que caracteriza o conto (tradicional ou moderno), conforme aponta Gotlib (2006), é o seu movimento enquanto uma narrativa através dos tempos. “O que era verdade para todos passa ou tende a ser verdade para um só. Neste sentido, evolui-se do enredo que dispõe um acontecimento em ordem linear, para um outro, diluído nos feelings, sensações, percepções, revelações ou sugestões íntimas...” (GOTLIB, 2006, pg. 30).
Dificuldades antecipadas: Dificuldades com o uso das ferramentas digitais. Para sanar as possíveis dificuldades apresentadas, é necessário que o professor esteja a par da dificuldade dos alunos em executar as tarefas utilizando as ferramentas digitais, fornecer auxílio, ou designando alguns alunos que possam trabalhar de forma colaborativa com o professor para auxiliar os colegas.
Referências sobre o assunto:
BRAIT, Beth. A personagem. São Paulo: Ática, 2002.
BRANDÃO, Helena Nagamine. Gêneros do discurso na escola: mito, conto, cordel, discurso político, divulgação científica. São Paulo: Cortez, 2003
CAMPBELL, Joseph. O poder do mito. São Paulo: Palas Athena, 1991
COHAN, Silvia. Como narrar uma história. Belo Horizonte: Gutenberg, 2011.
GANCHO, Cândida. Como analisar narrativas. São Paulo: Ática, 2000.
GOTLIB, Nádia. Teoria do conto. São Paulo: Ática, 2006.
LEITE, Ligia Chiappini. O foco narrativo. São Paulo: Ática, 1989.
TERRA, E.; PACHECO, J.. O conto na sala de aula. Curitiba: Intersaberes, 2017.
TERRA, E. Da leitura literária à produção de textos. São Paulo: Contexto, 2018. Capítulo “O conto” p. 65-82.
TODOROV, Tzvetan. As estruturas narrativas. São Paulo: Perspectiva, 2003.