15335
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 9º ano > Oralidade

Plano de aula - Edição de podcasts a partir do conto clássico

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 9º ano do Ensino Fundamental sobre produção de textos orais. Oralização.

Plano 12 de 15 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Daiane Eloisa Dos Santos

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é décima segunda aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero contos clássicos e contemporâneos e no campo de atuação artístico-literário. A aula faz parte do módulo de oralidade.

Materiais necessários: Computadores conectados à internet, quadro, projetor multimídia.

Informações sobre o gênero: O que caracteriza o conto (tradicional ou moderno), conforme aponta Gotlib (2006), é o seu movimento enquanto uma narrativa através dos tempos. “O que era verdade para todos passa ou tende a ser verdade para um só. Neste sentido, evolui-se do enredo que dispõe um acontecimento em ordem linear, para um outro, diluído nos feelings, sensações, percepções, revelações ou sugestões íntimas...” (GOTLIB, 2006, pg. 30).

Dificuldades antecipadas: Dificuldades com o uso das ferramentas digitais. Para sanar as possíveis dificuldades apresentadas, é necessário que o professor esteja a par da dificuldade dos alunos em executar as tarefas utilizando as ferramentas digitais, fornecer auxílio, ou designando alguns alunos que possam trabalhar de forma colaborativa com o professor para auxiliar os colegas.

Referências sobre o assunto:

BRAIT, Beth. A personagem. São Paulo: Ática, 2002.

BRANDÃO, Helena Nagamine. Gêneros do discurso na escola: mito, conto, cordel, discurso político, divulgação científica. São Paulo: Cortez, 2003

CAMPBELL, Joseph. O poder do mito. São Paulo: Palas Athena, 1991

COHAN, Silvia. Como narrar uma história. Belo Horizonte: Gutenberg, 2011.

GANCHO, Cândida. Como analisar narrativas. São Paulo: Ática, 2000.
GOTLIB, Nádia. Teoria do conto. São Paulo: Ática, 2006.
LEITE, Ligia Chiappini. O foco narrativo. São Paulo: Ática, 1989.

TERRA, E.; PACHECO, J.. O conto na sala de aula. Curitiba: Intersaberes, 2017.
TERRA, E. Da leitura literária à produção de textos. São Paulo: Contexto, 2018. Capítulo “O conto” p. 65-82.
TODOROV, Tzvetan. As estruturas narrativas. São Paulo: Perspectiva, 2003.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações:

  • Projete o tema aos alunos. Explique que, nesta aula, eles irão finalizar a produção do podcast literário, uma adaptação do conto A cartomante.
  • Após a finalização, eles terão a tarefa de compartilhar e divulgar os arquivos, que serão publicados na internet.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Reúna os grupos na sala de informática para que eles possam fazer a edição dos áudios gravados anteriormente.
  • Reproduza alguns trechos do tutorial sobre o programa disponível no Youtube (https://www.youtube.com/watch?v=hUE-wZxChtw), para que os alunos compreendam os comandos necessários. Como a maioria deles já usou o programa para gravar o áudio na aula anterior, selecione os trechos com explicações sobre edição (ferramentas e botões como cortar, amplificar, colocar efeitos etc.). Essas explicações aparecem no vídeo depois de três minutos do início.
  • Para um trabalho mais efetivo, estude antes o tutorial do programa Audacity, para que você possa explicar aos alunos os comandos necessários para utilizar o programa ou indicar os trechos com as explicações necessárias para a realização do trabalho.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações:

  • Após compreender os comandos necessários para realizar a edição do áudio no programa Audacity, oriente os alunos a realizar a edição do arquivo.
  • Solicite que os alunos usem fones de ouvido para que um grupo não atrapalhe o outro. Você pode disponibilizar esse material ou solicitar que os alunos levem o próprio equipamento.
  • Os alunos que gravaram os arquivos no celular devem primeiramente passá-los para o computador, por meio do cabo usb.
  • Circule entre os grupos para prestar o auxílio necessário.
  • É provável que o tempo não seja suficiente para que todos finalizem a edição dos arquivos. Neste caso, verifique as possibilidades para que todos concluam seus projetos completamente. Solicite a conclusão para casa ou disponibilize outra aula, caso disponha de tempo, para que os alunos retornem à sala de informática.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações:

  • Para finalizar o projeto, os alunos podem publicar na internet os arquivos em mp3 e compartilhar com a comunidade escolar.
  • Para isso, auxilie-os a publicar os arquivos no Soundcloud, uma plataforma que publica e compartilha áudios, de forma gratuita.
  • Estude o tutorial, disponível aqui (https://www.youtube.com/watch?v=AUqP-hi6Op8), para explicar os procedimentos necessários para a publicação dos arquivos.
  • Se considerar necessário, disponibilize o tutorial aos alunos.
  • Uma sugestão para que os arquivos sejam ouvidos por toda a comunidade escolar, seria a divulgação em auto-falante no horário do intervalo, se houver essa ferramenta na escola.
  • O Soundcloud permite o compartilhamento na própria plataforma ou por meio de um blog, o que garante um maior alcance de público também. Se houver interesse, solicite a um ou mais alunos que criem um blog, onde possam ser postados os links. Para tanto, um tutorial está disponível aqui (https://www.youtube.com/watch?v=CgvUw_X9a8M).
  • Caso julgue oportuno, disponibilize um tempo para que os alunos compartilhem em sala de aula suas produções, socializando para os colegas.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é décima segunda aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero contos clássicos e contemporâneos e no campo de atuação artístico-literário. A aula faz parte do módulo de oralidade.

Materiais necessários: Computadores conectados à internet, quadro, projetor multimídia.

Informações sobre o gênero: O que caracteriza o conto (tradicional ou moderno), conforme aponta Gotlib (2006), é o seu movimento enquanto uma narrativa através dos tempos. “O que era verdade para todos passa ou tende a ser verdade para um só. Neste sentido, evolui-se do enredo que dispõe um acontecimento em ordem linear, para um outro, diluído nos feelings, sensações, percepções, revelações ou sugestões íntimas...” (GOTLIB, 2006, pg. 30).

Dificuldades antecipadas: Dificuldades com o uso das ferramentas digitais. Para sanar as possíveis dificuldades apresentadas, é necessário que o professor esteja a par da dificuldade dos alunos em executar as tarefas utilizando as ferramentas digitais, fornecer auxílio, ou designando alguns alunos que possam trabalhar de forma colaborativa com o professor para auxiliar os colegas.

Referências sobre o assunto:

BRAIT, Beth. A personagem. São Paulo: Ática, 2002.

BRANDÃO, Helena Nagamine. Gêneros do discurso na escola: mito, conto, cordel, discurso político, divulgação científica. São Paulo: Cortez, 2003

CAMPBELL, Joseph. O poder do mito. São Paulo: Palas Athena, 1991

COHAN, Silvia. Como narrar uma história. Belo Horizonte: Gutenberg, 2011.

GANCHO, Cândida. Como analisar narrativas. São Paulo: Ática, 2000.
GOTLIB, Nádia. Teoria do conto. São Paulo: Ática, 2006.
LEITE, Ligia Chiappini. O foco narrativo. São Paulo: Ática, 1989.

TERRA, E.; PACHECO, J.. O conto na sala de aula. Curitiba: Intersaberes, 2017.
TERRA, E. Da leitura literária à produção de textos. São Paulo: Contexto, 2018. Capítulo “O conto” p. 65-82.
TODOROV, Tzvetan. As estruturas narrativas. São Paulo: Perspectiva, 2003.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações:

  • Projete o tema aos alunos. Explique que, nesta aula, eles irão finalizar a produção do podcast literário, uma adaptação do conto A cartomante.
  • Após a finalização, eles terão a tarefa de compartilhar e divulgar os arquivos, que serão publicados na internet.
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Reúna os grupos na sala de informática para que eles possam fazer a edição dos áudios gravados anteriormente.
  • Reproduza alguns trechos do tutorial sobre o programa disponível no Youtube (https://www.youtube.com/watch?v=hUE-wZxChtw), para que os alunos compreendam os comandos necessários. Como a maioria deles já usou o programa para gravar o áudio na aula anterior, selecione os trechos com explicações sobre edição (ferramentas e botões como cortar, amplificar, colocar efeitos etc.). Essas explicações aparecem no vídeo depois de três minutos do início.
  • Para um trabalho mais efetivo, estude antes o tutorial do programa Audacity, para que você possa explicar aos alunos os comandos necessários para utilizar o programa ou indicar os trechos com as explicações necessárias para a realização do trabalho.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações:

  • Após compreender os comandos necessários para realizar a edição do áudio no programa Audacity, oriente os alunos a realizar a edição do arquivo.
  • Solicite que os alunos usem fones de ouvido para que um grupo não atrapalhe o outro. Você pode disponibilizar esse material ou solicitar que os alunos levem o próprio equipamento.
  • Os alunos que gravaram os arquivos no celular devem primeiramente passá-los para o computador, por meio do cabo usb.
  • Circule entre os grupos para prestar o auxílio necessário.
  • É provável que o tempo não seja suficiente para que todos finalizem a edição dos arquivos. Neste caso, verifique as possibilidades para que todos concluam seus projetos completamente. Solicite a conclusão para casa ou disponibilize outra aula, caso disponha de tempo, para que os alunos retornem à sala de informática.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações:

  • Para finalizar o projeto, os alunos podem publicar na internet os arquivos em mp3 e compartilhar com a comunidade escolar.
  • Para isso, auxilie-os a publicar os arquivos no Soundcloud, uma plataforma que publica e compartilha áudios, de forma gratuita.
  • Estude o tutorial, disponível aqui (https://www.youtube.com/watch?v=AUqP-hi6Op8), para explicar os procedimentos necessários para a publicação dos arquivos.
  • Se considerar necessário, disponibilize o tutorial aos alunos.
  • Uma sugestão para que os arquivos sejam ouvidos por toda a comunidade escolar, seria a divulgação em auto-falante no horário do intervalo, se houver essa ferramenta na escola.
  • O Soundcloud permite o compartilhamento na própria plataforma ou por meio de um blog, o que garante um maior alcance de público também. Se houver interesse, solicite a um ou mais alunos que criem um blog, onde possam ser postados os links. Para tanto, um tutorial está disponível aqui (https://www.youtube.com/watch?v=CgvUw_X9a8M).
  • Caso julgue oportuno, disponibilize um tempo para que os alunos compartilhem em sala de aula suas produções, socializando para os colegas.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Oralidade do 9º ano :

9º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 9º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF69LP53 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano