15334
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 7º ano > Oralidade

Plano de aula - Declamação de poemas de forma livre e de forma fixa

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 7º ano do Ensino Fundamental sobre produção de textos orais. Oralização.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Marianna Zaroni Parro

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Marianna Parro
Mentor: Érica Silva
Especialista: Silvia Albert

Título da aula: Declamação de poemas de forma livre e de forma fixa

Finalidade da aula: Declamar poemas escolhidos pelos próprios alunos, a fim de avaliar a relação entre a musicalidade, o ritmo, a postura corporal e a gestualidade considerando os critérios de avaliação construídos com a turma.Ano: 7º ano do Ensino Fundamental

Gênero: Poema de forma fixa e livre

Objeto(s) do conhecimento: Produção de textos orais. Oralização

Prática de linguagem: Oralidade

Habilidade(s) da BNCC: EF69LP53.

Sobre esta aula: Esta é a décima segunda aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero poema e no campo de atuação artístico-literário. A aula faz parte do módulo de Oralidade.

 

Materiais necessários: Cópias da avaliação/autoavaliação; materiais diversos, dependendo das estratégias selecionadas pelos alunos para a declamação dos poemas.

 

Informações sobre o gênero: O poema é um gênero literário marcado pela musicalidade, pela subjetividade e pela escrita em versos, os quais podem ser elaborados em forma fixa ou livre, ou seja, que seguem, ou não, um padrão e métrica definidos.

 

Dificuldades antecipadas: Os alunos podem ter dificuldade em trabalhar com a oralização, sobretudo em relação à prosódia.

 

Referências sobre o assunto:

GOLDSTEIN, Norma. Verso, Sons, Ritmos. São Paulo: Ática, 2006 (Coleção Princípios).

PAIVA, Leandro Silva. Sarau: como declamar uma poesia. Disponível em: <http://sarau-eepadc.blogspot.com/p/como-declamar-uma-poesia.html>. Acesso em: 6 nov. de 2018.


Código: LPO7_06SQA12

(EF69LP53) Ler em voz alta textos literários diversos – como contos de amor, de humor, de suspense, de terror; crônicas líricas, humorísticas, críticas; bem como leituras orais capituladas (compartilhadas ou não com o professor) de livros de maior extensão, como romances, narrativas de enigma, narrativas de aventura, literatura infanto-juvenil, – contar/recontar histórias tanto da tradição oral (causos, contos de esperteza, contos de animais, contos de amor, contos de encantamento, piadas, dentre outros) quanto da tradição literária escrita, expressando a compreensão e interpretação do texto por meio de uma leitura ou fala expressiva e fluente, que respeite o ritmo, as pausas, as hesitações, a entonação indicados tanto pela pontuação quanto por outros recursos gráfico-editoriais, como negritos, itálicos, caixa-alta, ilustrações etc., gravando essa leitura ou esse conto/reconto, seja para análise posterior, seja para produção de audiobooks de textos literários diversos ou de podcasts de leituras dramáticas com ou sem efeitos especiais e ler e/ou declamar poemas diversos, tanto de forma livre quanto de forma fixa (como quadras, sonetos, liras, haicais etc.), empregando os recursos linguísticos, paralinguísticos e cinésicos necessários aos efeitos de sentido pretendidos, como o ritmo e a entonação, o emprego de pausas e prolongamentos, o tom e o timbre vocais, bem como eventuais recursos de gestualidade e pantomima que convenham ao gênero poético e à situação de compartilhamento em questão.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Oralidade do 7º ano:

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 7º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas