15334
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 7º ano > Oralidade

Plano de aula - Declamação de poemas de forma livre e de forma fixa

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 7º ano do Ensino Fundamental sobre produção de textos orais. Oralização.

Plano 12 de 15 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Marianna Zaroni Parro

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a décima segunda aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero poema e no campo de atuação artístico-literário. A aula faz parte do módulo de Oralidade.

Materiais necessários: Cópias da avaliação/autoavaliação; materiais diversos, dependendo das estratégias selecionadas pelos alunos para a declamação dos poemas.

Informações sobre o gênero: O poema é um gênero literário marcado pela musicalidade, pela subjetividade e pela escrita em versos, os quais podem ser elaborados em forma fixa ou livre, ou seja, que seguem, ou não, um padrão e métrica definidos.

Dificuldades antecipadas: Os alunos podem ter dificuldade em trabalhar com a oralização, sobretudo em relação à prosódia.

Referências sobre o assunto:

GOLDSTEIN, Norma. Verso, Sons, Ritmos. São Paulo: Ática, 2006 (Coleção Princípios).

PAIVA, Leandro Silva. Sarau: como declamar uma poesia. Disponível em: <http://sarau-eepadc.blogspot.com/p/como-declamar-uma-poesia.html>. Acesso em: 6 nov. de 2018.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações:

  • Apresente aos alunos o título da aula e explique que este será o momento em que, em duplas, eles irão apresentar os poemas escolhidos e trabalhados em aulas anteriores. A formação dos grupos pode variar de acordo com o tamanho da turma. Em turmas menores, por exemplo, a apresentação pode ser individual e, em turmas maiores, esta pode ser feita em trios.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

  • Organize os alunos em seus grupos de trabalho. Se você desenvolveu a aula anterior desta modalidade (LP07_06SQA11), os alunos já selecionaram um poema e fizeram um planejamento de estratégias possíveis para a declamação que deve ser usado neste momento. Se esta é a primeira aula desta modalidade, reserve um tempo da aula, ou solicite como tarefa que o aluno selecione um poema de sua preferência e pense sobre como seria a melhor maneira de declamá-lo para que produza um efeito adequado ao teor do poema - de cunho social ou mais sentimental, por exemplo.
  • Explique que esta aula será dividida em duas grandes etapas: a apresentação dos grupos e a avaliação dos mesmos. A avaliação será composta por uma devolutiva coletiva e também por uma autoavaliação.
  • Organize a ordem de apresentação dos grupos e compartilhe com os alunos. Esta ordem pode ser feita através de sorteio ou através da livre escolha dos alunos.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações:

  • Peça para que os grupos apresentem seus poemas na ordem determinada. Alguns combinados podem ser estabelecidos com a turma como, por exemplo:
  • A apresentação não deve passar de 10 minutos. Este tempo pode variar, entretanto, dependendo do número de alunos.
  • É importante que o restante dos alunos respeitem os colegas durante a apresentação e não façam comentários pejorativos;
  • É importante que o restante dos alunos estejam atentos no momento da apresentação, pois haverá uma avaliação em seguida.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações:

  • Compartilhe com os alunos as duas tabelas de avaliação, disponíveis nos materiais complementares.
  • Peça para que os alunos exponham sua opinião em relação aos critérios estabelecidos e, se julgar necessário, modifique ou insira novos critérios de avaliação.
  • Explique que uma das etapas é uma autoavaliação, ou seja, cada aluno irá repensar seu papel e participação ao longo do processo de elaboração dos poemas, como também o resultado final alcançado. A outra etapa será avaliar a apresentação de outro grupo. Os grupos que trabalharam temáticas semelhantes podem avaliar o trabalho um do outro e, em um segundo momento, trocar estas informações, pensando o que poderia ser melhorado e/ou conduzido de outra forma. Se julgar necessário, forme novos grupos de trabalho que possuam, como elemento comum, a temática ou o estilo do poema. Estes grupos podem, em outra aula, fazer uma nova apresentação tendo como base as devolutivas do outro trio de trabalho. A partir disso, é interessante organizar um sarau, em que todos possam compartilhar suas produções e, em seguida, pode ser realizada uma nova avaliação das apresentações, para que fique claro como cada grupo evoluiu e reorganizou o seu trabalho. Além disso, é possível, em outra aula, elaborar vídeos dos poemas, seja das apresentações dos alunos, seja vídeo-poemas, em que os alunos mesclam a declamação dos poemas com imagens relacionadas ao seu conteúdo.

Material complementar: As tabelas de avaliação para impressão estão disponíveis aqui.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a décima segunda aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero poema e no campo de atuação artístico-literário. A aula faz parte do módulo de Oralidade.

Materiais necessários: Cópias da avaliação/autoavaliação; materiais diversos, dependendo das estratégias selecionadas pelos alunos para a declamação dos poemas.

Informações sobre o gênero: O poema é um gênero literário marcado pela musicalidade, pela subjetividade e pela escrita em versos, os quais podem ser elaborados em forma fixa ou livre, ou seja, que seguem, ou não, um padrão e métrica definidos.

Dificuldades antecipadas: Os alunos podem ter dificuldade em trabalhar com a oralização, sobretudo em relação à prosódia.

Referências sobre o assunto:

GOLDSTEIN, Norma. Verso, Sons, Ritmos. São Paulo: Ática, 2006 (Coleção Princípios).

PAIVA, Leandro Silva. Sarau: como declamar uma poesia. Disponível em: <http://sarau-eepadc.blogspot.com/p/como-declamar-uma-poesia.html>. Acesso em: 6 nov. de 2018.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações:

  • Apresente aos alunos o título da aula e explique que este será o momento em que, em duplas, eles irão apresentar os poemas escolhidos e trabalhados em aulas anteriores. A formação dos grupos pode variar de acordo com o tamanho da turma. Em turmas menores, por exemplo, a apresentação pode ser individual e, em turmas maiores, esta pode ser feita em trios.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

  • Organize os alunos em seus grupos de trabalho. Se você desenvolveu a aula anterior desta modalidade (LP07_06SQA11), os alunos já selecionaram um poema e fizeram um planejamento de estratégias possíveis para a declamação que deve ser usado neste momento. Se esta é a primeira aula desta modalidade, reserve um tempo da aula, ou solicite como tarefa que o aluno selecione um poema de sua preferência e pense sobre como seria a melhor maneira de declamá-lo para que produza um efeito adequado ao teor do poema - de cunho social ou mais sentimental, por exemplo.
  • Explique que esta aula será dividida em duas grandes etapas: a apresentação dos grupos e a avaliação dos mesmos. A avaliação será composta por uma devolutiva coletiva e também por uma autoavaliação.
  • Organize a ordem de apresentação dos grupos e compartilhe com os alunos. Esta ordem pode ser feita através de sorteio ou através da livre escolha dos alunos.
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações:

  • Peça para que os grupos apresentem seus poemas na ordem determinada. Alguns combinados podem ser estabelecidos com a turma como, por exemplo:
  • A apresentação não deve passar de 10 minutos. Este tempo pode variar, entretanto, dependendo do número de alunos.
  • É importante que o restante dos alunos respeitem os colegas durante a apresentação e não façam comentários pejorativos;
  • É importante que o restante dos alunos estejam atentos no momento da apresentação, pois haverá uma avaliação em seguida.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações:

  • Compartilhe com os alunos as duas tabelas de avaliação, disponíveis nos materiais complementares.
  • Peça para que os alunos exponham sua opinião em relação aos critérios estabelecidos e, se julgar necessário, modifique ou insira novos critérios de avaliação.
  • Explique que uma das etapas é uma autoavaliação, ou seja, cada aluno irá repensar seu papel e participação ao longo do processo de elaboração dos poemas, como também o resultado final alcançado. A outra etapa será avaliar a apresentação de outro grupo. Os grupos que trabalharam temáticas semelhantes podem avaliar o trabalho um do outro e, em um segundo momento, trocar estas informações, pensando o que poderia ser melhorado e/ou conduzido de outra forma. Se julgar necessário, forme novos grupos de trabalho que possuam, como elemento comum, a temática ou o estilo do poema. Estes grupos podem, em outra aula, fazer uma nova apresentação tendo como base as devolutivas do outro trio de trabalho. A partir disso, é interessante organizar um sarau, em que todos possam compartilhar suas produções e, em seguida, pode ser realizada uma nova avaliação das apresentações, para que fique claro como cada grupo evoluiu e reorganizou o seu trabalho. Além disso, é possível, em outra aula, elaborar vídeos dos poemas, seja das apresentações dos alunos, seja vídeo-poemas, em que os alunos mesclam a declamação dos poemas com imagens relacionadas ao seu conteúdo.

Material complementar: As tabelas de avaliação para impressão estão disponíveis aqui.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Oralidade do 7º ano :

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 7º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF69LP53 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano