Texto para impressão - Poemas - LP03_04S QA12
Plano de Aula
Plano de aula: Declamação de poemas concretos e visuais
Plano 12 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Poemas concretos e visuais
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é décima segunda aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero poemas concretos e visuais e no campo de atuação Artístico-literário. A aula faz parte do módulo de oralidade
Materiais necessários: Projetor, atividade para impressão, disponível aqui; computador e pendrive; celular, notebook ou filmadora; caderno que será utilizado para guardar os poemas trabalhados.
Dificuldades antecipadas: As dificuldades podem surgir ao declamar e interpretar um poema, uma vez que o aluno pode sentir insegurança no momento da produção.
Referências sobre o assunto:
BARBOSA, M. H. S. BECKER, P. (orgs.). A poesia que se escreve, a poesia que se lê. Passo Fundo (RS): UPF, 2013.
CALIL, E. Poesia na escola. In Práticas de leitura e escrita / Maria Angélica Freire de
Carvalho, Rosa Helena Mendonça (orgs.). – Brasília : Ministério da Educação, 2006. P. 132 - 135. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seed/arquivos/pdf/tvescola/grades/salto_ple.pdf
GOLDSTEIN, N, Versos, sons, ritmos. São Paulo: Ática, 2006.
CUNHA. L Poesia para crianças: conceito tendências e práticas/ Leo Cunha… [et al} - Curitiba : Piá, 2012.
Tema da aula
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações:
- Projete no quadro o tema da aula. Caso não tenha como projetar, escreva o tema no quadro.
- Explicite sobre o que será trabalhado em aula, ou seja, fale que a turma irá declamar poemas.
Introdução
Tempo sugerido: 7 minutos
Orientações:
- Fale para os alunos que esta aula será dedicada para a declamação de poemas.
- Pergunte para os alunos:
- Quais os itens necessários para observar na declamação de um poema? ( Espera-se que os alunos digam: entonação, ritmo, emoção, expressão, pausa e cenário).
- Peça para os alunos prestarem atenção no poema que será apresentado. Diga que iremos assistir um vídeo de um pessoa que declama um poema, e que essa atividade ajudará a lembrar de aspectos importantes para a declamação. Espera-se que as crianças observem: entonação, ritmo, emoção, expressão, pausa e cenário. Acesse o link https://globoplay.globo.com/v/5005747/. Por meio desse vídeo os alunos poderão pensar nos elementos que compõem a declamação do poema. Caso não possa acessar o vídeo no momento da aula, recomenda-se baixar o vídeo em seu computador.
- Para os alunos perceberem no poema os elementos abaixo, retome pequenos trechos do vídeo para ser analisados os itens que compõem a obra.:
- entonação;
- ritmo;
- emoção;
- expressão;
- pausa;
- cenário.
Fonte: Homenagem ao dia do professor. Bráulio Bessa, disponível em https://www.estudokids.com.br/poesia-infantil-exemplos. Acesso em: 16/11/2018
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 30 minutos
Orientações:
- Oriente as crianças a retornarem para os grupos formados na aula anterior, formado com 4 a 6 participantes em cada um.
- Diga que cada grupo poderá acertar os detalhes da apresentação.
- Neste momento, já defina a ordem da apresentação e verifique com os grupos quem quer ser o primeiro a se apresentar.
- Ande pelos grupos, e observe se eles apresentam alguma dificuldade.
- Depois de passar em todos os grupos, organize a sala, de modo que fique um palco para que cada grupo possa utilizar o espaço para apresentar o texto.
- Peça para todos os grupos se organizarem para a apresentação.
- Diga que a apresentação será gravada. Você poderá utilizar o celular, a câmera do notebook, ou uma filmadora para fazer a gravação.
- Fale que quando você fizer o sinal de positivo com o polegar, eles poderão iniciar a apresentação.
- Peça para o grupo se posicionar para iniciar a declamação
- Passe confiança para os alunos por meio do olhar e do sorriso.
- Quando finalizar todos os grupos, peça para os alunos sentarem próximos do datashow ou da televisão, para assistir a gravação dos poemas.
Fonte: O sapa. Ferreira Gullar., disponível em:https://peregrinacultural.wordpress.com/2009/09/24/o-sapo-poema-infantil-de-ferreira-gullar/. Acesso em: 10/11/2018
Fonte: Sidónio Muralha. Xadrez, disponível em: https://peregrinacultural.wordpress.com/2008/07/31/xadrez-poesia-infantil-de-sidonio-muralha/. Acesso em: 10/11/2018
Fonte: A estrela. Manoel Bandeira. disponível em: http://www.antoniomiranda.com.br/poesia_infantil/manuel_bandeira.html. Acesso em: 10/11/2018
Fonte:. A lua no cinema, Paulo Leminski., diponível https://www.estudokids.com.br/poesia-infantil-exemplos/ Acesso em: 10/11/2018
Fonte:. A centopeia, Marina Colassanti,, diponíve em: https://www.estudokids.com.br/poesia-infantil-exemplos/ Acesso em: 10/11/2018
Fonte:. A valsa das pulgas,Ruth Rocha, diponíve em: https://www.estudokids.com.br/poesia-infantil-exemplos/ Acesso em: 10/11/2018
Fechamento
Tempo sugerido: 13 minutos
Orientações:
- Após a turma assistir as declamações questione os alunos:
- Como sentiram em relação a declamação do poema? (Espera-se que os alunos digam que gostaram de apresentar para outras pessoas).
- Como é apresentar para outras pessoas? (Espera-se que os alunos digam que é um desafio).
- Vocês gostaram de fazer a atividade? Por quê? (Espera-se que os alunos digam que sim, pois traz sentimento de desafio perante a atividade).
- O que faria diferente se tivesse que fazer outra declamação? (Espera-se que os alunos se coloquem conforme o pensamento e sentimento de cada um).
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das orientações por áudio, vídeo ou texto, e troca de mensagens com os estudantes sobre a atividade;
Google Documentos (tutorial disponível aqui);
Google Drive (tutorial para subir vídeos disponível aqui).
- Material sugerido:
Declamação disponível aqui;
Poemas disponíveis aqui.
- Opcional: Padlet (tutorial disponível aqui).
Introdução
Compartilhe o link do vídeo e as orientações pelo WhatsApp. Depois, encaminhe as perguntas em áudio, uma de cada vez, e espere que os alunos respondam pelo mesmo canal.
Desenvolvimento
Para a declamação, você poderá pedir que os alunos gravem vídeos em casa, pelo celular, para serem enviado e compartilhados no mural ou no Drive com a sala. Você também pode marcar uma videochamada pelo Google Meet ou Zoom, e organizar a apresentação dos grupos nesse momento. Deixe também a opção de gravarem apenas o áudio, se preferir.
Fechamento
Pergunte, pelo WhatsApp, como foi essa experiência para os alunos e quais dificuldades enfrentaram. Utilize as perguntas sugeridas no plano. Se você estiver usando o Padlet, as perguntas e respostas poderão fazer parte do mural.
Convite às famílias
Convide os familiares a auxiliarem as crianças na gravação do vídeo. Para isso, envie-lhes as orientações por WhatsApp ou e-mail. Convide-os a assistirem às apresentações acessando o Drive compartilhado ou o mural.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Grazielle Tavares
Mentor: Sidecleia Anjos
Especialista: Heloísa Jordão
Título da aula: Declamação de poemas concretos e visuais
Finalidade da aula: Executar situações de declamar poemas, garantindo interpretação, entonação e ritmo.
Ano: 3º ano do Ensino Fundamental
Gênero: Poemas concretos e visuais.
Objeto(s) do conhecimento: Produção de texto oral
Prática de linguagem: Oralidade
Habilidade(s) da BNCC: EF35LP28.
Sobre esta aula: Esta é décima segunda aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero poemas concretos e visuais e no campo de atuação Artístico-literário. A aula faz parte do módulo de oralidade
Materiais necessários: Projetor, atividade para impressão, disponível aqui; computador e pendrive; celular, notebook ou filmadora; caderno que será utilizado para guardar os poemas trabalhados.
Dificuldades antecipadas: As dificuldades podem surgir ao declamar e interpretar um poema, uma vez que o aluno pode sentir insegurança no momento da produção.
Referências sobre o assunto:
BARBOSA, M. H. S. BECKER, P. (orgs.). A poesia que se escreve, a poesia que se lê. Passo Fundo (RS): UPF, 2013.
CALIL, E. Poesia na escola. In Práticas de leitura e escrita / Maria Angélica Freire de
Carvalho, Rosa Helena Mendonça (orgs.). – Brasília : Ministério da Educação, 2006. P. 132 - 135. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seed/arquivos/pdf/tvescola/grades/salto_ple.pdf
GOLDSTEIN, N, Versos, sons, ritmos. São Paulo: Ática, 2006.
CUNHA. L Poesia para crianças: conceito tendências e práticas/ Leo Cunha… [et al} - Curitiba : Piá, 2012.