15333
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 3º ano > Oralidade

Plano de aula - Declamação de poemas concretos e visuais

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 3º ano do Ensino Fundamental sobre executar situações de declamar poemas, garantindo interpretação, entonação e ritmo.

Plano 12 de 15 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Grazielle Tavares

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é décima segunda aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero poemas concretos e visuais e no campo de atuação Artístico-literário. A aula faz parte do módulo de oralidade

Materiais necessários: Projetor, atividade para impressão, disponível aqui; computador e pendrive; celular, notebook ou filmadora; caderno que será utilizado para guardar os poemas trabalhados.

Dificuldades antecipadas: As dificuldades podem surgir ao declamar e interpretar um poema, uma vez que o aluno pode sentir insegurança no momento da produção.

Referências sobre o assunto:

BARBOSA, M. H. S. BECKER, P. (orgs.). A poesia que se escreve, a poesia que se lê. Passo Fundo (RS): UPF, 2013.

CALIL, E. Poesia na escola. In Práticas de leitura e escrita / Maria Angélica Freire de
Carvalho, Rosa Helena Mendonça (orgs.). – Brasília : Ministério da Educação, 2006. P. 132 - 135. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seed/arquivos/pdf/tvescola/grades/salto_ple.pdf

GOLDSTEIN, N, Versos, sons, ritmos. São Paulo: Ática, 2006.

CUNHA. L Poesia para crianças: conceito tendências e práticas/ Leo Cunha… [et al} - Curitiba : Piá, 2012.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações:

  • Projete no quadro o tema da aula. Caso não tenha como projetar, escreva o tema no quadro.
  • Explicite sobre o que será trabalhado em aula, ou seja, fale que a turma irá declamar poemas.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos

Orientações:

  • Fale para os alunos que esta aula será dedicada para a declamação de poemas.
  • Pergunte para os alunos:
  • Quais os itens necessários para observar na declamação de um poema? ( Espera-se que os alunos digam: entonação, ritmo, emoção, expressão, pausa e cenário).
  • Peça para os alunos prestarem atenção no poema que será apresentado. Diga que iremos assistir um vídeo de um pessoa que declama um poema, e que essa atividade ajudará a lembrar de aspectos importantes para a declamação. Espera-se que as crianças observem: entonação, ritmo, emoção, expressão, pausa e cenário. Acesse o link https://globoplay.globo.com/v/5005747/. Por meio desse vídeo os alunos poderão pensar nos elementos que compõem a declamação do poema. Caso não possa acessar o vídeo no momento da aula, recomenda-se baixar o vídeo em seu computador.
  • Para os alunos perceberem no poema os elementos abaixo, retome pequenos trechos do vídeo para ser analisados os itens que compõem a obra.:
  • entonação;
  • ritmo;
  • emoção;
  • expressão;
  • pausa;
  • cenário.

Fonte: Homenagem ao dia do professor. Bráulio Bessa, disponível em https://www.estudokids.com.br/poesia-infantil-exemplos. Acesso em: 16/11/2018

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações:

  • Oriente as crianças a retornarem para os grupos formados na aula anterior, formado com 4 a 6 participantes em cada um.
  • Diga que cada grupo poderá acertar os detalhes da apresentação.
  • Neste momento, já defina a ordem da apresentação e verifique com os grupos quem quer ser o primeiro a se apresentar.
  • Ande pelos grupos, e observe se eles apresentam alguma dificuldade.
  • Depois de passar em todos os grupos, organize a sala, de modo que fique um palco para que cada grupo possa utilizar o espaço para apresentar o texto.
  • Peça para todos os grupos se organizarem para a apresentação.
  • Diga que a apresentação será gravada. Você poderá utilizar o celular, a câmera do notebook, ou uma filmadora para fazer a gravação.
  • Fale que quando você fizer o sinal de positivo com o polegar, eles poderão iniciar a apresentação.
  • Peça para o grupo se posicionar para iniciar a declamação
  • Passe confiança para os alunos por meio do olhar e do sorriso.
  • Quando finalizar todos os grupos, peça para os alunos sentarem próximos do datashow ou da televisão, para assistir a gravação dos poemas.

Fonte: O sapa. Ferreira Gullar., disponível em:https://peregrinacultural.wordpress.com/2009/09/24/o-sapo-poema-infantil-de-ferreira-gullar/. Acesso em: 10/11/2018

Fonte: Sidónio Muralha. Xadrez, disponível em: https://peregrinacultural.wordpress.com/2008/07/31/xadrez-poesia-infantil-de-sidonio-muralha/. Acesso em: 10/11/2018

Fonte: A estrela. Manoel Bandeira. disponível em: http://www.antoniomiranda.com.br/poesia_infantil/manuel_bandeira.html. Acesso em: 10/11/2018

Fonte:. A lua no cinema, Paulo Leminski., diponível https://www.estudokids.com.br/poesia-infantil-exemplos/ Acesso em: 10/11/2018

Fonte:. A centopeia, Marina Colassanti,, diponíve em: https://www.estudokids.com.br/poesia-infantil-exemplos/ Acesso em: 10/11/2018

Fonte:. A valsa das pulgas,Ruth Rocha, diponíve em: https://www.estudokids.com.br/poesia-infantil-exemplos/ Acesso em: 10/11/2018

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 13 minutos

Orientações:

  • Após a turma assistir as declamações questione os alunos:
  • Como sentiram em relação a declamação do poema? (Espera-se que os alunos digam que gostaram de apresentar para outras pessoas).
  • Como é apresentar para outras pessoas? (Espera-se que os alunos digam que é um desafio).
  • Vocês gostaram de fazer a atividade? Por quê? (Espera-se que os alunos digam que sim, pois traz sentimento de desafio perante a atividade).
  • O que faria diferente se tivesse que fazer outra declamação? (Espera-se que os alunos se coloquem conforme o pensamento e sentimento de cada um).

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é décima segunda aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero poemas concretos e visuais e no campo de atuação Artístico-literário. A aula faz parte do módulo de oralidade

Materiais necessários: Projetor, atividade para impressão, disponível aqui; computador e pendrive; celular, notebook ou filmadora; caderno que será utilizado para guardar os poemas trabalhados.

Dificuldades antecipadas: As dificuldades podem surgir ao declamar e interpretar um poema, uma vez que o aluno pode sentir insegurança no momento da produção.

Referências sobre o assunto:

BARBOSA, M. H. S. BECKER, P. (orgs.). A poesia que se escreve, a poesia que se lê. Passo Fundo (RS): UPF, 2013.

CALIL, E. Poesia na escola. In Práticas de leitura e escrita / Maria Angélica Freire de
Carvalho, Rosa Helena Mendonça (orgs.). – Brasília : Ministério da Educação, 2006. P. 132 - 135. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seed/arquivos/pdf/tvescola/grades/salto_ple.pdf

GOLDSTEIN, N, Versos, sons, ritmos. São Paulo: Ática, 2006.

CUNHA. L Poesia para crianças: conceito tendências e práticas/ Leo Cunha… [et al} - Curitiba : Piá, 2012.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações:

  • Projete no quadro o tema da aula. Caso não tenha como projetar, escreva o tema no quadro.
  • Explicite sobre o que será trabalhado em aula, ou seja, fale que a turma irá declamar poemas.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos

Orientações:

  • Fale para os alunos que esta aula será dedicada para a declamação de poemas.
  • Pergunte para os alunos:
  • Quais os itens necessários para observar na declamação de um poema? ( Espera-se que os alunos digam: entonação, ritmo, emoção, expressão, pausa e cenário).
  • Peça para os alunos prestarem atenção no poema que será apresentado. Diga que iremos assistir um vídeo de um pessoa que declama um poema, e que essa atividade ajudará a lembrar de aspectos importantes para a declamação. Espera-se que as crianças observem: entonação, ritmo, emoção, expressão, pausa e cenário. Acesse o link https://globoplay.globo.com/v/5005747/. Por meio desse vídeo os alunos poderão pensar nos elementos que compõem a declamação do poema. Caso não possa acessar o vídeo no momento da aula, recomenda-se baixar o vídeo em seu computador.
  • Para os alunos perceberem no poema os elementos abaixo, retome pequenos trechos do vídeo para ser analisados os itens que compõem a obra.:
  • entonação;
  • ritmo;
  • emoção;
  • expressão;
  • pausa;
  • cenário.

Fonte: Homenagem ao dia do professor. Bráulio Bessa, disponível em https://www.estudokids.com.br/poesia-infantil-exemplos. Acesso em: 16/11/2018

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações:

  • Oriente as crianças a retornarem para os grupos formados na aula anterior, formado com 4 a 6 participantes em cada um.
  • Diga que cada grupo poderá acertar os detalhes da apresentação.
  • Neste momento, já defina a ordem da apresentação e verifique com os grupos quem quer ser o primeiro a se apresentar.
  • Ande pelos grupos, e observe se eles apresentam alguma dificuldade.
  • Depois de passar em todos os grupos, organize a sala, de modo que fique um palco para que cada grupo possa utilizar o espaço para apresentar o texto.
  • Peça para todos os grupos se organizarem para a apresentação.
  • Diga que a apresentação será gravada. Você poderá utilizar o celular, a câmera do notebook, ou uma filmadora para fazer a gravação.
  • Fale que quando você fizer o sinal de positivo com o polegar, eles poderão iniciar a apresentação.
  • Peça para o grupo se posicionar para iniciar a declamação
  • Passe confiança para os alunos por meio do olhar e do sorriso.
  • Quando finalizar todos os grupos, peça para os alunos sentarem próximos do datashow ou da televisão, para assistir a gravação dos poemas.

Fonte: O sapa. Ferreira Gullar., disponível em:https://peregrinacultural.wordpress.com/2009/09/24/o-sapo-poema-infantil-de-ferreira-gullar/. Acesso em: 10/11/2018

Fonte: Sidónio Muralha. Xadrez, disponível em: https://peregrinacultural.wordpress.com/2008/07/31/xadrez-poesia-infantil-de-sidonio-muralha/. Acesso em: 10/11/2018

Fonte: A estrela. Manoel Bandeira. disponível em: http://www.antoniomiranda.com.br/poesia_infantil/manuel_bandeira.html. Acesso em: 10/11/2018

Fonte:. A lua no cinema, Paulo Leminski., diponível https://www.estudokids.com.br/poesia-infantil-exemplos/ Acesso em: 10/11/2018

Fonte:. A centopeia, Marina Colassanti,, diponíve em: https://www.estudokids.com.br/poesia-infantil-exemplos/ Acesso em: 10/11/2018

Fonte:. A valsa das pulgas,Ruth Rocha, diponíve em: https://www.estudokids.com.br/poesia-infantil-exemplos/ Acesso em: 10/11/2018

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 13 minutos

Orientações:

  • Após a turma assistir as declamações questione os alunos:
  • Como sentiram em relação a declamação do poema? (Espera-se que os alunos digam que gostaram de apresentar para outras pessoas).
  • Como é apresentar para outras pessoas? (Espera-se que os alunos digam que é um desafio).
  • Vocês gostaram de fazer a atividade? Por quê? (Espera-se que os alunos digam que sim, pois traz sentimento de desafio perante a atividade).
  • O que faria diferente se tivesse que fazer outra declamação? (Espera-se que os alunos se coloquem conforme o pensamento e sentimento de cada um).

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Oralidade do 3º ano :

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 3º ano:

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF35LP28 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano