15332
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 8º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - A importância do verbo e suas regências

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 8º ano do Ensino Fundamental sobre a importância do uso de verbos e seus complementos diretos e indiretos em texto.

Plano 02 de 3 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Paloma Sabata Lopes da Silva

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é a segunda aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é reconhecer, compreender e usar verbos que exigem complementos a fim de completar o sentido e a regência deles, especialmente no gênero crônica.

Materiais necessários: Cópia de texto base; Quadro; Piloto; Apagador; Datashow; Computador.

Dificuldades antecipadas: Identificar os verbos no texto e descobrir que alguns precisam de complemento e outros não.

Referências sobre o assunto:

BECHARA, E. Moderna gramática portuguesa. 37.ed. revista, ampliada e atualizada conforme o novo Acordo Ortográfico. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2009.

CEREJA, William Roberto; MAGALHÃES, Thereza Cochar. Gramática reflexiva: texto, semântica e interação. São Paulo: Atual, 1999.

MESQUITA, Roberto Melo. Gramática da Língua Portuguesa. 8ed. São Paulo: Saraiva, 2005.

SARMENTO, Leila Lauar. Gramática em textos. São Paulo: Moderna, 2005.

TRAVAGLIA, Luiz Carlos. Gramática: Ensino plural. São Paulo: Cortez, 2003

NEVES, Maria Helena de Moura. Gramática de usos do português. São Paulo: Ática, 1995.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

  • Diga o tema da aula aos alunos e explique o que irá acontecer: na aula de hoje todos participarão de uma dinâmica, em que retomarão o conteúdo de transitividade e regência verbal, para melhor aprendizagem. Para isso, vão exercitar os usos dos verbos e seu sentido para os textos.
  • Lance as seguintes questões para os alunos responderem oralmente:
  • Na frase “Já me diverti muito” (anote a frase no quadro), qual é o verbo?

Resposta: diverti (Sublinhe o verbo na frase)

  • O verbo “divertir”, ou “diverti”, conforme está conjugado na frase, precisa de algum complemento para completar-lhe o sentido?

Resposta: Não. Ele já tem sentido por si só.

  • Já que vocês identificaram que o sentido do verbo está completo nele mesmo, trata-se de um verbo transitivo ou intransitivo?

(Caso os alunos não lembrem ou saibam a diferença entre o verbo transitivo e o verbo intransitivo, relembre-os pelo viés do sentido: verbos transitivos são aqueles que não têm sentido completo em si, por isso precisam de um complemento que responda à necessidade de compreensão. Já os verbos intransitivos são os que encerram o sentido em si mesmos. Portanto, não precisam de complemento.)

Resposta: é um verbo intransitivo. (Anote no quadro, abaixo do verbo sublinhado, a sigla VI, para verbo intransitivo).

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Antes de iniciar o desenvolvimento da aula, com a dinâmica, reforce o conceito de transitividade (regência verbal): a dependência entre o verbo (termo regente ou subordinante) e seus complementos (termos regidos ou subordinados).
  • Projete este slide ou escreva o seu conteúdo no quadro. Questione para os alunos responderem oralmente. Façam juntos a alternativa (a) como modelo: “Anoiteceu com nuvem de chuva”.
  • Qual é o verbo?

Resposta: “anoiteceu” (sublinhe na frase)

  • O verbo exige um complemento para o seu sentido ou tem sentido completo em si mesmo?

Resposta: o verbo tem sentido completo.

  • Qual classificação devemos atribuir a ele?

Resposta: verbo intransitivo (VI)

  • Em seguida, use as demais alternativas do exercício acima para resolução oral e coletiva.
  • A resposta da questão está no próximo slide.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Caso julgue necessário, projete este slide somente depois que os alunos tentarem resolver todas as alternativas.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos

Orientações:

  • Explique a atividade, conforme orientações dadas no slide.
  • Os alunos vão encontrar dificuldade e vão rir muito no momento da construção das respostas.
  • Reflita com os alunos acerca da dificuldade que tiveram para produzir as respostas sem verbos, questione-os sobre o que acharam e leve-os a refletir sobre a importância do verbo para contar um fato cotidiano.

Materiais necessários: Uma folha de papel em branco para cada aluno e lápis coloridos.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Na última etapa da brincadeira, você recolhe as respostas, depois devolve-as aleatoriamente, para que refaçam a narração do fato inserindo as ações realizadas.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Solicite que um (ou mais) dos alunos leia em voz alta as duas versões do texto, com e sem o uso dos verbos.
  • Questione-os sobre os usos dos verbos para construir a narração: a possibilidade de usar verbos facilitou ou dificultou a escrita da narração do episódio?
  • Espera-se que os alunos percebam que o uso dos verbos é essencial para a construção de um texto, especialmente narrativo, cheio de ações que movimentam o acontecimento.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é a segunda aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é reconhecer, compreender e usar verbos que exigem complementos a fim de completar o sentido e a regência deles, especialmente no gênero crônica.

Materiais necessários: Cópia de texto base; Quadro; Piloto; Apagador; Datashow; Computador.

Dificuldades antecipadas: Identificar os verbos no texto e descobrir que alguns precisam de complemento e outros não.

Referências sobre o assunto:

BECHARA, E. Moderna gramática portuguesa. 37.ed. revista, ampliada e atualizada conforme o novo Acordo Ortográfico. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2009.

CEREJA, William Roberto; MAGALHÃES, Thereza Cochar. Gramática reflexiva: texto, semântica e interação. São Paulo: Atual, 1999.

MESQUITA, Roberto Melo. Gramática da Língua Portuguesa. 8ed. São Paulo: Saraiva, 2005.

SARMENTO, Leila Lauar. Gramática em textos. São Paulo: Moderna, 2005.

TRAVAGLIA, Luiz Carlos. Gramática: Ensino plural. São Paulo: Cortez, 2003

NEVES, Maria Helena de Moura. Gramática de usos do português. São Paulo: Ática, 1995.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

  • Diga o tema da aula aos alunos e explique o que irá acontecer: na aula de hoje todos participarão de uma dinâmica, em que retomarão o conteúdo de transitividade e regência verbal, para melhor aprendizagem. Para isso, vão exercitar os usos dos verbos e seu sentido para os textos.
  • Lance as seguintes questões para os alunos responderem oralmente:
  • Na frase “Já me diverti muito” (anote a frase no quadro), qual é o verbo?

Resposta: diverti (Sublinhe o verbo na frase)

  • O verbo “divertir”, ou “diverti”, conforme está conjugado na frase, precisa de algum complemento para completar-lhe o sentido?

Resposta: Não. Ele já tem sentido por si só.

  • Já que vocês identificaram que o sentido do verbo está completo nele mesmo, trata-se de um verbo transitivo ou intransitivo?

(Caso os alunos não lembrem ou saibam a diferença entre o verbo transitivo e o verbo intransitivo, relembre-os pelo viés do sentido: verbos transitivos são aqueles que não têm sentido completo em si, por isso precisam de um complemento que responda à necessidade de compreensão. Já os verbos intransitivos são os que encerram o sentido em si mesmos. Portanto, não precisam de complemento.)

Resposta: é um verbo intransitivo. (Anote no quadro, abaixo do verbo sublinhado, a sigla VI, para verbo intransitivo).

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Antes de iniciar o desenvolvimento da aula, com a dinâmica, reforce o conceito de transitividade (regência verbal): a dependência entre o verbo (termo regente ou subordinante) e seus complementos (termos regidos ou subordinados).
  • Projete este slide ou escreva o seu conteúdo no quadro. Questione para os alunos responderem oralmente. Façam juntos a alternativa (a) como modelo: “Anoiteceu com nuvem de chuva”.
  • Qual é o verbo?

Resposta: “anoiteceu” (sublinhe na frase)

  • O verbo exige um complemento para o seu sentido ou tem sentido completo em si mesmo?

Resposta: o verbo tem sentido completo.

  • Qual classificação devemos atribuir a ele?

Resposta: verbo intransitivo (VI)

  • Em seguida, use as demais alternativas do exercício acima para resolução oral e coletiva.
  • A resposta da questão está no próximo slide.
Slide Plano Aula

Orientações:

  • Caso julgue necessário, projete este slide somente depois que os alunos tentarem resolver todas as alternativas.
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos

Orientações:

  • Explique a atividade, conforme orientações dadas no slide.
  • Os alunos vão encontrar dificuldade e vão rir muito no momento da construção das respostas.
  • Reflita com os alunos acerca da dificuldade que tiveram para produzir as respostas sem verbos, questione-os sobre o que acharam e leve-os a refletir sobre a importância do verbo para contar um fato cotidiano.

Materiais necessários: Uma folha de papel em branco para cada aluno e lápis coloridos.

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Na última etapa da brincadeira, você recolhe as respostas, depois devolve-as aleatoriamente, para que refaçam a narração do fato inserindo as ações realizadas.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Solicite que um (ou mais) dos alunos leia em voz alta as duas versões do texto, com e sem o uso dos verbos.
  • Questione-os sobre os usos dos verbos para construir a narração: a possibilidade de usar verbos facilitou ou dificultou a escrita da narração do episódio?
  • Espera-se que os alunos percebam que o uso dos verbos é essencial para a construção de um texto, especialmente narrativo, cheio de ações que movimentam o acontecimento.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 8º ano :

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 8º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF08LP07 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano