Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: esta é a segunda aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é reconhecer, compreender e usar verbos que exigem complementos a fim de completar o sentido e a regência deles, especialmente no gênero crônica.
Materiais necessários: Cópia de texto base; Quadro; Piloto; Apagador; Datashow; Computador.
Dificuldades antecipadas: Identificar os verbos no texto e descobrir que alguns precisam de complemento e outros não.
Referências sobre o assunto:
BECHARA, E. Moderna gramática portuguesa. 37.ed. revista, ampliada e atualizada conforme o novo Acordo Ortográfico. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2009.
CEREJA, William Roberto; MAGALHÃES, Thereza Cochar. Gramática reflexiva: texto, semântica e interação. São Paulo: Atual, 1999.
MESQUITA, Roberto Melo. Gramática da Língua Portuguesa. 8ed. São Paulo: Saraiva, 2005.
SARMENTO, Leila Lauar. Gramática em textos. São Paulo: Moderna, 2005.
TRAVAGLIA, Luiz Carlos. Gramática: Ensino plural. São Paulo: Cortez, 2003
NEVES, Maria Helena de Moura. Gramática de usos do português. São Paulo: Ática, 1995.
Tema da aula
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações:
- Diga o tema da aula aos alunos e explique o que irá acontecer: na aula de hoje todos participarão de uma dinâmica, em que retomarão o conteúdo de transitividade e regência verbal, para melhor aprendizagem. Para isso, vão exercitar os usos dos verbos e seu sentido para os textos.
- Lance as seguintes questões para os alunos responderem oralmente:
- Na frase “Já me diverti muito” (anote a frase no quadro), qual é o verbo?
Resposta: diverti (Sublinhe o verbo na frase)
- O verbo “divertir”, ou “diverti”, conforme está conjugado na frase, precisa de algum complemento para completar-lhe o sentido?
Resposta: Não. Ele já tem sentido por si só.
- Já que vocês identificaram que o sentido do verbo está completo nele mesmo, trata-se de um verbo transitivo ou intransitivo?
(Caso os alunos não lembrem ou saibam a diferença entre o verbo transitivo e o verbo intransitivo, relembre-os pelo viés do sentido: verbos transitivos são aqueles que não têm sentido completo em si, por isso precisam de um complemento que responda à necessidade de compreensão. Já os verbos intransitivos são os que encerram o sentido em si mesmos. Portanto, não precisam de complemento.)
Resposta: é um verbo intransitivo. (Anote no quadro, abaixo do verbo sublinhado, a sigla VI, para verbo intransitivo).
Introdução
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações:
- Antes de iniciar o desenvolvimento da aula, com a dinâmica, reforce o conceito de transitividade (regência verbal): a dependência entre o verbo (termo regente ou subordinante) e seus complementos (termos regidos ou subordinados).
- Projete este slide ou escreva o seu conteúdo no quadro. Questione para os alunos responderem oralmente. Façam juntos a alternativa (a) como modelo: “Anoiteceu com nuvem de chuva”.
- Qual é o verbo?
Resposta: “anoiteceu” (sublinhe na frase)
- O verbo exige um complemento para o seu sentido ou tem sentido completo em si mesmo?
Resposta: o verbo tem sentido completo.
- Qual classificação devemos atribuir a ele?
Resposta: verbo intransitivo (VI)
- Em seguida, use as demais alternativas do exercício acima para resolução oral e coletiva.
- A resposta da questão está no próximo slide.
Introdução
Orientações:
- Caso julgue necessário, projete este slide somente depois que os alunos tentarem resolver todas as alternativas.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 25 minutos
Orientações:
- Explique a atividade, conforme orientações dadas no slide.
- Os alunos vão encontrar dificuldade e vão rir muito no momento da construção das respostas.
- Reflita com os alunos acerca da dificuldade que tiveram para produzir as respostas sem verbos, questione-os sobre o que acharam e leve-os a refletir sobre a importância do verbo para contar um fato cotidiano.
Materiais necessários: Uma folha de papel em branco para cada aluno e lápis coloridos.
Desenvolvimento
Orientações:
- Na última etapa da brincadeira, você recolhe as respostas, depois devolve-as aleatoriamente, para que refaçam a narração do fato inserindo as ações realizadas.
Fechamento
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações:
- Solicite que um (ou mais) dos alunos leia em voz alta as duas versões do texto, com e sem o uso dos verbos.
- Questione-os sobre os usos dos verbos para construir a narração: a possibilidade de usar verbos facilitou ou dificultou a escrita da narração do episódio?
- Espera-se que os alunos percebam que o uso dos verbos é essencial para a construção de um texto, especialmente narrativo, cheio de ações que movimentam o acontecimento.