15331
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 8º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Descobrindo quais são os verbos e seus complementos

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 8º ano do Ensino Fundamental sobre compreender o uso de verbos que exigem complementos a fim de completar o sentido e a regência deles, no gênero crônica.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Paloma Sabata Lopes da Silva

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Recursos indicados
Necessários: canais para envio de mensagens, vídeos e áudios, como WhatsApp ou similares. Você também pode encaminhar as atividades como documento impresso, dependendo da realidade de cada escola.

Tema
Professor, use o tema da aula como questionamento inicial, perguntando aos alunos: alguém pode me dizer algumas palavras da língua portuguesa que indicam ação? Vocês sabem a que classe de palavras pertencem essas que vocês disseram?

Introdução
Apresente a crônica desse slide (veja no plano), em seu formato original, para que os alunos conheçam o veículo de origem. Convide-os a ler a crônica “Anjo: precisa-se”, de Otto Lara Resende. Material complementar: texto disponível aqui.

Desenvolvimento
Promova uma reflexão sobre o conteúdo da crônica e suas características, por meio das seguintes perguntas:
O autor inicia o texto dizendo que viu um plástico no carro que parou a sua frente. Que plástico é esse ao qual se refere? E o que estava escrito nele? Por que, em vez de continuar falando em anjo, o autor começa a falar em duende? No final do terceiro parágrafo, o autor se questiona e ao mesmo tempo responde: “Mas onde é que eu estava? Meu anjo largou a minha mão e me perdi.” Com que objetivo ele fez a pergunta e por que ele respondeu dessa forma? Qual é a relação do título com o texto? A que anjo o autor se refere? Por que esse texto pertence ao gênero crônica? Quais são as características gerais dele? Apresente a tabela contendo vários verbos transitivos e intransitivos (retirados da crônica), sem dizer do que se trata, e pergunte qual é o sentido dessas palavras e o que elas indicam. Peça aos alunos que leiam as questões do exercício e que, individualmente, as respondam com base na discussão levantada no início da aula. Para esta etapa da aula, você pode encaminhar um documento no Word ou PDF com as questões. Veja possibilidades de respostas no plano original.

Fechamento
Conclua a aula com a correção compartilhada do exercício. Sorteie alguns alunos para compartilhar uma de suas respostas no WhatsApp. Para isso, use a plataforma Sorteador Online. A resolução da atividade está disponível aqui.

Convite às famílias
Os familiares poderão ser convidados a ler, como forma de entretenimento, a crônica encaminhada aos alunos.

Sugestão Enviada Por: Michele Batista


Código: LPO8_06ATS01

(EF08LP07) Diferenciar, em textos lidos ou de produção própria, complementos diretos e indiretos de verbos transitivos, apropriando-se da regência de verbos de uso frequente.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 8º ano:

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 8º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas