15330
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 5º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - AM ou ÃO na terminação dos verbos

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 5º ano do Ensino Fundamental sobre construção do sistema alfabético e da ortografia

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Thaíse Silva Paim

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Recursos indicados
- Necessários:
Canais de comunicação, como WhatsApp ou e-mail, para enviar as propostas de atividades e as orientações sobre as mesmas, a fim de que os alunos tenham condições de realizar a tarefa com autonomia;
Atividade disponível aqui;
Videoaula disponível aqui.

Introdução
Faça uma orientação por vídeo, áudio ou mensagem de texto explicando a atividade, de modo a garantir melhores condições para que os alunos resolvam a tarefa com autonomia. Lance a questão 1, proposta no slide de Introdução da aula, e dê exemplos de como, às vezes, o uso de verbos terminados em ÃO e AM pode nos confundir devido à pronúncia parecida. Envie a atividade aos alunos e peça que resolvam a situação proposta no slide de Introdução, orientando-os a respeito da relação entre o tempo do verbo – PASSADO, PRESENTE e FUTURO – e como terminam, conforme o plano de aula.

Desenvolvimento
Proponha aos alunos que leiam o texto Tadeu x Maria Angélica, observando as palavras em destaque. Explicite, nas orientações, que as palavras são verbos e explique o que isso significa. Diga que os verbos estão conjugados no passado e por isso terminam em AM. Proponha aos alunos que anotem os verbos destacados do texto no quadro proposto na atividade e reescrevam-nos no presente e no futuro. Para apoiar os alunos na resolução da atividade, envie a eles a videoaula sobre o uso de AM e ÃO, e oriente que a assistam antes de resolver a atividade. Em um momento posterior, envie as respostas e oriente os alunos a analisá-las e compará-las com suas respostas, corrigindo o que não estiver correto.

Fechamento
Proponha aos alunos que façam um registro no caderno sobre o que aprenderam na aula. Para orientá-los, utilize a consigna proposta no slide do Fechamento do plano de aula.

Convite às famílias
Sugira aos alunos que leiam o texto Tadeu X Maria Angélica para os familiares e compartilhem com eles o que aprenderam nesta atividade.

Sugestão Enviada Por: Sidecleia Oliveira dos Anjos


Código: LPO5_02ATS01

(EF05LP01) Grafar palavras utilizando regras de correspondência fonema-grafema regulares, contextuais e morfológicas e palavras de uso frequente com correspondências irregulares.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 5º ano:

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 5º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas