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Plano de aula > Língua Portuguesa > 5º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - AM ou ÃO na terminação dos verbos

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 5º ano do Ensino Fundamental sobre construção do sistema alfabético e da ortografia

Plano 01 de 3 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Thaíse Silva Paim

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Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é primeira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é criar condições para que os alunos possam descobrir as regularidades dos verbos terminados em AM ou ÃO.

Materiais necessários: Cópias do texto “Tadeu X Maria Angélica”, de José Roberto Torero, para serem distribuídas para os alunos. Caso tenha dificuldade de fazer a reprodução do texto, projete o texto na sala por meio de Datashow.

Dificuldades antecipadas: Os alunos pode trocar a terminação Am por ÃO ou vice-versa.

Referências sobre o assunto:

MORAIS, A. G. de (org.). O aprendizado da ortografia. 3ª ed., Belo Horizonte: Autêntica, 2003.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Apresente a finalidade da aula para os alunos.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Pergunte aos alunos se eles já perceberam que algumas palavras terminam com AM e outras com ÃO. É possível que os alunos respondam que sim.
  • Questione se, ao escrever formas verbais com essas terminações, surgiram dúvidas. Boa parte dos alunos, provavelmente, responderão que já tiveram dúvidas ao grafar formas verbais com essas terminações.
  • Coloque uma situação hipotética para os alunos: eles terão que contar aos pais sobre a participação dos colegas na culminância do projeto de final de ano, por exemplo. Escolha três ou quatro atividades ( sugestão: dança, poema e música).
  • Estimule-os a formular respostas sem se preocupar, neste momento, com as adequações ortográficas. Siga a sequência:
  • Primeiro no momento atual:
  • Meus colegas participam da apresentação de dança.
  • Meus colegas participam da apresentação de poema.
  • Meus colegas participam da apresentação de canto.
  • Em seguida, pergunte como ficaria a construção dessas frases se o projeto já tivesse ocorrido.
  • Meus colegas participaram da apresentação de dança.
  • Meus colegas participaram da apresentação de poema.
  • Meus colegas participaram da apresentação de canto.
  • Por fim, questione como as frases ficariam, caso a culminância ainda fosse ocorrer:
  • Meus colegas participarão de apresentações de dança;
  • Meus colegas participarão de apresentações de poema.
  • Meus colegas participarão de apresentações de canto.
  • Na medida em que os alunos vão apresentando as respostas, peça que um ou mais voluntários as coloque no quadro, em três colunas, separando-as de acordo com o tempo apresentado.
  • Marque o verbo destacado pelos alunos e deixe a atividade no quadro até o fechamento da aula. É importante que, neste momento, não sejam feitas as correções das frases.

Materiais complementares: este material está disponível para impressão: clique aqui.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Sobre as frases formuladas, pergunte aos alunos em que momento a culminância do projeto ocorre. Nas primeiras perguntas, os fatos estão acontecendo. Que tempo é esse? Presente
  • Questione sobre o tempo da segunda construção. A culminância do projeto já aconteceu, então o tempo da ação é passado.
  • Pergunte sobre as últimas perguntas. Qual o momento em que a ação ocorre? Futuro
  • Agora separe a turma em trio e entregue a cada cópia do conto “Tadeu X Maria Angélica”, de José Roberto Torero.
  • Peça para que os trios leiam o texto, observando a escrita das palavras que estão em destaque.

OBSERVAÇÃO: As palavras que estão sublinhadas devem ser deduzidas pelos alunos.

Fonte: “Tadeu X Maria Angélica”, José Roberto Torero, publicado em Nova Escola, disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/3233/tadeu-x-maria-angelica. Acesso em 17.11.2018.

Materiais complementares: este material está disponível para impressão: clique aqui.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Sobre as frases formuladas, pergunte aos alunos em que momento a culminância do projeto ocorre. Nas primeiras perguntas, os fatos estão acontecendo. Que tempo é esse? Presente
  • Questione sobre o tempo da segunda construção. A culminância do projeto já aconteceu, então o tempo da ação é passado.
  • Pergunte sobre as últimas perguntas. Qual o momento em que a ação ocorre? Futuro
  • Agora separe a turma em trio e entregue a cada cópia do conto “Tadeu X Maria Angélica”, de José Roberto Torero.
  • Peça para que os trios leiam o texto, observando a escrita das palavras que estão em destaque.

OBSERVAÇÃO: As palavras que estão sublinhadas devem ser deduzidas pelos alunos.

Fonte: “Tadeu X Maria Angélica”, José Roberto Torero, publicado em Nova Escola, disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/3233/tadeu-x-maria-angelica. Acesso em 17.11.2018.

Materiais complementares: este material está disponível para impressão: clique aqui.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Sobre as frases formuladas no início da aula, pergunte aos alunos em que momento a culminância do projeto ocorre. Nas primeiras perguntas, os fatos estão acontecendo. Que tempo é esse? Presente.
  • Questione sobre o tempo da segunda construção. A culminância do projeto já aconteceu, então o tempo da ação é passado.
  • Pergunte sobre as últimas perguntas. Qual o momento em que a ação ocorre? Futuro.
  • Agora separe a turma em trio e entregue a cada um cópia do conto “Tadeu X Maria Angélica”, de José Roberto Torero.
  • Peça para que os trios façam a leitura, observando a grafia das palavras que estão em destaque.

OBSERVAÇÃO: As palavras que estão sublinhadas deverão ser as respostas dos alunos.

Fonte: “Tadeu X Maria Angélica”, José Roberto Torero, publicado em Nova Escola, disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/3233/tadeu-x-maria-angelica. Acesso em 17.11.2018.

Materiais complementares: este material está disponível para impressão em: clique aqui.

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Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações:

  • Solicite que cada trio coloque as palavras destacadas no caderno, separando-as por tempo verbal: presente, passado, futuro.
  • Pergunte aos alunos a função que essas palavras exercem no texto. Estimule-os a refletirem que essas palavras mostram ações representadas no tempo. Flexionam-se em número ( singular/plural), pessoa ( primeira, segunda e terceira), modo (indicativo, subjuntivo e imperativo), tempo ( presente,passado, futuro), aspecto e voz (ativa, passiva e reflexiva). Portanto, são verbos. Observação: Neste plano, só contemplaremos os tempos do modo Indicativo, identificados como presente, passado e futuro.
  • Peça para eles colocarem os verbos do texto em uma tabela e, em seguida, reescreverem esses verbos no presente e no futuro, conforme tabela proposta na atividade para impressão.
  • Solicite que os alunos comparem as formas verbais no passado com as formas no futuro, observando a tonicidade: sílabas átonas e sílabas tônicas Solicite também que eles observem as terminações das formas verbais do tempo presente. As formas verbais no presente e no passado terminam com am e, no futuro, com ão.
  • Há diferença na terminação entre as formas verbais do passado e do futuro? No que constitui essa diferença? Espera-se que os alunos percebam que o som das formas do passado é diferente das do futuro. Caso os alunos sitam dificuldades, apresente outros exemplos (cantaram/ cantarão).
  • Questione a qual pessoa do discurso os verbos destacados no texto se referem: (primeira, segunda ou terceira pessoa)? Terceira.
  • A partir dessas discussões, construa junto com os alunos as regularidades do uso de AM e ÃO:
  • A terminação AM é utilizada quando a palavra for verbo e a sílaba tônica estiver na penúltima sílaba (paroxítona); enquanto a terminação ÃO é utilizada em palavras que são verbos e a sílaba tônica for a última (oxítonas). As palavras monossílabas tônicas também são escritas com ÃO e não com AM. Os verbos, nos tempos passado e presente, na terceira pessoa do plural, são escritos com AM e, no futuro, também na terceira pessoa do plural, são escritos com ÃO.
  • Verifique se, na reescrita do texto, os alunos empregaram adequadamente a terminação AM e ÃO. Faça as adequações necessárias.
  • Registre, no quadro, as descobertas feitas pelos alunos.

Materiais complementares: esta atividade está disponível para impressão: clique aqui.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações:

  • Ajude os alunos a observarem as atividades de descobertas feitas na introdução da aula.
  • Contribua na sistematização das descobertas realizadas na aula sobre o uso dos verbos terminados em AM ou ÃO na terceira pessoa do plural.

Resumo da aula

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Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é primeira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é criar condições para que os alunos possam descobrir as regularidades dos verbos terminados em AM ou ÃO.

Materiais necessários: Cópias do texto “Tadeu X Maria Angélica”, de José Roberto Torero, para serem distribuídas para os alunos. Caso tenha dificuldade de fazer a reprodução do texto, projete o texto na sala por meio de Datashow.

Dificuldades antecipadas: Os alunos pode trocar a terminação Am por ÃO ou vice-versa.

Referências sobre o assunto:

MORAIS, A. G. de (org.). O aprendizado da ortografia. 3ª ed., Belo Horizonte: Autêntica, 2003.

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Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Apresente a finalidade da aula para os alunos.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Pergunte aos alunos se eles já perceberam que algumas palavras terminam com AM e outras com ÃO. É possível que os alunos respondam que sim.
  • Questione se, ao escrever formas verbais com essas terminações, surgiram dúvidas. Boa parte dos alunos, provavelmente, responderão que já tiveram dúvidas ao grafar formas verbais com essas terminações.
  • Coloque uma situação hipotética para os alunos: eles terão que contar aos pais sobre a participação dos colegas na culminância do projeto de final de ano, por exemplo. Escolha três ou quatro atividades ( sugestão: dança, poema e música).
  • Estimule-os a formular respostas sem se preocupar, neste momento, com as adequações ortográficas. Siga a sequência:
  • Primeiro no momento atual:
  • Meus colegas participam da apresentação de dança.
  • Meus colegas participam da apresentação de poema.
  • Meus colegas participam da apresentação de canto.
  • Em seguida, pergunte como ficaria a construção dessas frases se o projeto já tivesse ocorrido.
  • Meus colegas participaram da apresentação de dança.
  • Meus colegas participaram da apresentação de poema.
  • Meus colegas participaram da apresentação de canto.
  • Por fim, questione como as frases ficariam, caso a culminância ainda fosse ocorrer:
  • Meus colegas participarão de apresentações de dança;
  • Meus colegas participarão de apresentações de poema.
  • Meus colegas participarão de apresentações de canto.
  • Na medida em que os alunos vão apresentando as respostas, peça que um ou mais voluntários as coloque no quadro, em três colunas, separando-as de acordo com o tempo apresentado.
  • Marque o verbo destacado pelos alunos e deixe a atividade no quadro até o fechamento da aula. É importante que, neste momento, não sejam feitas as correções das frases.

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Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Sobre as frases formuladas, pergunte aos alunos em que momento a culminância do projeto ocorre. Nas primeiras perguntas, os fatos estão acontecendo. Que tempo é esse? Presente
  • Questione sobre o tempo da segunda construção. A culminância do projeto já aconteceu, então o tempo da ação é passado.
  • Pergunte sobre as últimas perguntas. Qual o momento em que a ação ocorre? Futuro
  • Agora separe a turma em trio e entregue a cada cópia do conto “Tadeu X Maria Angélica”, de José Roberto Torero.
  • Peça para que os trios leiam o texto, observando a escrita das palavras que estão em destaque.

OBSERVAÇÃO: As palavras que estão sublinhadas devem ser deduzidas pelos alunos.

Fonte: “Tadeu X Maria Angélica”, José Roberto Torero, publicado em Nova Escola, disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/3233/tadeu-x-maria-angelica. Acesso em 17.11.2018.

Materiais complementares: este material está disponível para impressão: clique aqui.

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Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Sobre as frases formuladas, pergunte aos alunos em que momento a culminância do projeto ocorre. Nas primeiras perguntas, os fatos estão acontecendo. Que tempo é esse? Presente
  • Questione sobre o tempo da segunda construção. A culminância do projeto já aconteceu, então o tempo da ação é passado.
  • Pergunte sobre as últimas perguntas. Qual o momento em que a ação ocorre? Futuro
  • Agora separe a turma em trio e entregue a cada cópia do conto “Tadeu X Maria Angélica”, de José Roberto Torero.
  • Peça para que os trios leiam o texto, observando a escrita das palavras que estão em destaque.

OBSERVAÇÃO: As palavras que estão sublinhadas devem ser deduzidas pelos alunos.

Fonte: “Tadeu X Maria Angélica”, José Roberto Torero, publicado em Nova Escola, disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/3233/tadeu-x-maria-angelica. Acesso em 17.11.2018.

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Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Sobre as frases formuladas no início da aula, pergunte aos alunos em que momento a culminância do projeto ocorre. Nas primeiras perguntas, os fatos estão acontecendo. Que tempo é esse? Presente.
  • Questione sobre o tempo da segunda construção. A culminância do projeto já aconteceu, então o tempo da ação é passado.
  • Pergunte sobre as últimas perguntas. Qual o momento em que a ação ocorre? Futuro.
  • Agora separe a turma em trio e entregue a cada um cópia do conto “Tadeu X Maria Angélica”, de José Roberto Torero.
  • Peça para que os trios façam a leitura, observando a grafia das palavras que estão em destaque.

OBSERVAÇÃO: As palavras que estão sublinhadas deverão ser as respostas dos alunos.

Fonte: “Tadeu X Maria Angélica”, José Roberto Torero, publicado em Nova Escola, disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/3233/tadeu-x-maria-angelica. Acesso em 17.11.2018.

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Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações:

  • Solicite que cada trio coloque as palavras destacadas no caderno, separando-as por tempo verbal: presente, passado, futuro.
  • Pergunte aos alunos a função que essas palavras exercem no texto. Estimule-os a refletirem que essas palavras mostram ações representadas no tempo. Flexionam-se em número ( singular/plural), pessoa ( primeira, segunda e terceira), modo (indicativo, subjuntivo e imperativo), tempo ( presente,passado, futuro), aspecto e voz (ativa, passiva e reflexiva). Portanto, são verbos. Observação: Neste plano, só contemplaremos os tempos do modo Indicativo, identificados como presente, passado e futuro.
  • Peça para eles colocarem os verbos do texto em uma tabela e, em seguida, reescreverem esses verbos no presente e no futuro, conforme tabela proposta na atividade para impressão.
  • Solicite que os alunos comparem as formas verbais no passado com as formas no futuro, observando a tonicidade: sílabas átonas e sílabas tônicas Solicite também que eles observem as terminações das formas verbais do tempo presente. As formas verbais no presente e no passado terminam com am e, no futuro, com ão.
  • Há diferença na terminação entre as formas verbais do passado e do futuro? No que constitui essa diferença? Espera-se que os alunos percebam que o som das formas do passado é diferente das do futuro. Caso os alunos sitam dificuldades, apresente outros exemplos (cantaram/ cantarão).
  • Questione a qual pessoa do discurso os verbos destacados no texto se referem: (primeira, segunda ou terceira pessoa)? Terceira.
  • A partir dessas discussões, construa junto com os alunos as regularidades do uso de AM e ÃO:
  • A terminação AM é utilizada quando a palavra for verbo e a sílaba tônica estiver na penúltima sílaba (paroxítona); enquanto a terminação ÃO é utilizada em palavras que são verbos e a sílaba tônica for a última (oxítonas). As palavras monossílabas tônicas também são escritas com ÃO e não com AM. Os verbos, nos tempos passado e presente, na terceira pessoa do plural, são escritos com AM e, no futuro, também na terceira pessoa do plural, são escritos com ÃO.
  • Verifique se, na reescrita do texto, os alunos empregaram adequadamente a terminação AM e ÃO. Faça as adequações necessárias.
  • Registre, no quadro, as descobertas feitas pelos alunos.

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Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações:

  • Ajude os alunos a observarem as atividades de descobertas feitas na introdução da aula.
  • Contribua na sistematização das descobertas realizadas na aula sobre o uso dos verbos terminados em AM ou ÃO na terceira pessoa do plural.

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