15329
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Educação Infantil > Pré Escola - Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

Atividade - Conversando sobre animais

Nesta atividade, as crianças irão discutir sobre os sons feitos pelos bichos e também levantarão hipóteses sobre quais são nativos do Brasil

Atividade alinhada à BNCC: • POR: Fernanda Silvia Lionese

Apresente a proposta
As crianças têm fascinação pela natureza e manifestam especial interesse pelos animais. A temática desta sequência pode gerar percursos investigativos que promovem o acesso a vários conhecimentos sobre os animais, as diferentes formas de saber mais sobre eles e as atitudes na relação com o mundo natural. Nesta adaptação, a partir do repertório inicial das crianças, as famílias serão convidadas a conhecer mais sobre os animais do bioma brasileiro. Pesquise sobre os biomas brasileiros e a diversidade da fauna, aprofundando seus conhecimentos sobre o assunto, e marque um encontro virtual com as crianças para conversar sobre o tema.

Proponha um diálogo a partir da pergunta:
- Quais dos animais vivem em florestas do Brasil? O que vocês podem me falar sobre isso?

É importante dar espaço para que tragam suas contribuições, hipóteses, conhecimentos etc. Você pode registrar as indicações das crianças. A partir dessa troca, mostre algumas imagens de animais brasileiros e comente que seria muito bom aprender mais sobre o tema. Conduza a conversa de maneira envolvente, para encantar as crianças e motivá-las a saber mais sobre o assunto. Depois desse momento com as crianças, convide as famílias a conhecer mais sobre os animais do bioma brasileiro e diga que irá enviar uma mensagem orientando as próximas atividades que vai sugerir, mas que todas serão adaptadas ao contexto familiar, de forma que elas possam aprender e interagir com seus familiares de maneira agradável. Essa conversa é a adaptação da atividade “Conversando sobre animais”, em que o tema é tratado com as crianças.

Adaptações necessárias
No plano “Escolhendo alguns animais para conhecer melhor”, as famílias serão convidadas a escolher um animal que acharem mais interessante ou que despertar mais curiosidade, e registrar o que gostariam de saber sobre ele. Sugira alguns vídeos sobre animais do bioma brasileiro para ampliar o repertório das famílias ao pensar sobre sua escolhas.

No plano “Pesquisando sobre animais dos biomas brasileiros”, as famílias serão convidadas a coletar informações sobre o animal que escolheram em livros e revistas para pesquisa, se possível, ou poderão realizar a busca na internet. Sugira alguns sites confiáveis para a busca, como os científicos, de universidades ou governamentais.

No plano “Organizando o catálogo de animais brasileiros”, as famílias serão convidadas a registrar os resultados da pesquisa no computador ou em uma ficha com as curiosidades descobertas, ou ainda por meio de vídeo, relatando as curiosidades descobertas sobre o animal pesquisado.

No plano “Apresentando nosso catálogo de animais brasileiros”, as famílias serão convidadas a realizar o compartilhamento desse registro.

Sugira às famílias
No plano “Escolhendo alguns animais para conhecer melhor”, convide pais e responsáveis a oportunizar situações que incluam a escuta atenta das ideias originais dos pequenos e das curiosidades deles sobre esse assunto. Proponha que assistam juntos aos vídeos sobre animais sugeridos por você. Em seguida, sugira que conversem com as crianças sobre o que viram e os animais que aparecem, para que escolham aquele que mais lhes interessou e pesquisem mais sobre ele.

No plano “Pesquisando sobre animais dos biomas brasileiros”, convide pais e responsáveis a visitar os sites sugeridos por você, para que possam conversar sobre os conhecimentos e as curiosidades do animal escolhido. É importante que a pesquisa com a criança seja monitorada. Diga que é necessário dar espaço para que as crianças se expressem a partir das novas descobertas, promovendo aprendizagens por meio das mais diferentes linguagens.

No plano “Organizando o catálogo de animais brasileiros”, convide pais e responsáveis a sistematizar as curiosidades num registro – uma ficha, um documento de Word ou um vídeo. Os registros podem ser realizados pelas criança por meio de desenhos ou escritas espontâneas, com o apoio de um adulto como escriba.

Para compartilhar com o grupo
Convide pais e responsáveis a compartilhar com você, por WhatsApp ou outra plataforma de comunicação, os registros construídos. Ao recebê-los, você pode dar devolutivas às famílias, validando as ações das crianças e parabenizando suas descobertas. Depois, agrupe-os e compartilhe-os com todo o grupo, de modo que todas as famílias possam aprender mais sobre os diferentes animais pesquisados. Essa estratégia é a adaptação da última atividade da sequência: “Apresentando nosso catálogo de animais brasileiros”.

Você pode sugerir outra sequência de atividades adaptadas (disponível aqui) na #NovaEscolaemCasa, para dar continuidade ao compartilhamento das descobertas das crianças.

Há ainda a possibilidade de sugerir que formem um clube de pesquisa de animais brasileiros e continuem compartilhando as informações sobre os diferentes animais do bioma brasileiro. No retorno à escola, é possível que você retome as descobertas e experiências das crianças, aprofundando conhecimentos, e que construam um catálogo dos animais pesquisados utilizando desenhos ou imagens, e o apresentem a outras turmas.

Sugestão Enviada Por: Nilcileni Brambilla e Vládia Pires


Código: EDI3_28UND01

(EI03EF01) Expressar ideias, desejos e sentimentos sobre suas vivências, por meio da linguagem oral e escrita (escrita espontânea), de fotos, desenhos e outras formas de expressão.

(EI03EO04) Comunicar suas ideias e sentimentos a pessoas e grupos diversos.

Apoiador Técnico


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS ATIVIDADES:

ATIVIDADES DE Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses):

Pré Escola / Educação Infantil / Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

Pré Escola / Educação Infantil / Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

Pré Escola / Educação Infantil / Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

MAIS ATIVIDADES DE Educação Infantil :

Pré Escola / Educação Infantil / Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Educação Infantil

Encontre planos de aula para outras disciplinas