15327
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 9º ano > Oralidade

Plano de aula - Entrevista oral para coleta de dados - Parte II

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 9º ano do Ensino Fundamental sobre planejamento e produção de textos jornalísticos orais.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Fernanda Costa Baccaro Fonseca

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das sugestões de atividades e das orientações (que também podem ser escritas em um documento de texto e disponibilizadas da maneira que for mais acessível às famílias);
- Opcionais: canais para aulas online, como o Google Meet ou o Zoom (veja como usá-lo no tutorial disponível aqui).

Tema
Em um áudio, vídeo ou mensagem de texto, explique o tema e o objetivo da aula, considerando as informações presentes no slide Tema.

Introdução 
Envie aos alunos o vídeo da entrevista de Ruy Castro e peça que eles observem a linguagem. Mostre como a oralidade está presente nesse tipo de atividade. Peça, por meio de áudio ou mensagem de texto, que os alunos retornem aos grupos formados na aula anterior desta sequência de atividades.

Desenvolvimento
Disponibilize aos grupos o texto do primeiro slide de Introdução (fala espontânea de Ruy Castro) perguntando a eles o que eles alterariam na linguagem para adaptá-lo ao gênero entrevista. Depois que os grupos discutirem a essa questão, explique que, na entrevista, é preciso ter marcas de oralidade, mas o excesso deve ser evitado (dê os exemplos e as explicações presentes nas instruções). Depois disso, peça que os grupos que fizeram a entrevista de forma síncrona (Zoom, Google Meet, captura de sons pelo WhatsApp etc.) façam a transcrição dos materiais obtidos. Coloque um prazo para que os grupos finalizem essa atividade.

Fechamento
Envie um novo vídeo ou áudio afirmando aos alunos que, na próxima aula, eles irão redigir a entrevista.

Convite às famílias
A família pode participar das discussões da aula estabelecendo diálogos produtivos com os alunos.

Sugestão Enviada Por: Matheus Seiji Bazaglia Kuroda


Código: LPO9_04SQA12

(EF69LP11) Identificar e analisar posicionamentos defendidos e refutados na escuta de interações polêmicas em entrevistas, discussões e debates (televisivo, em sala de aula, em redes sociais etc.), entre outros, e se posicionar frente a eles.

(EF69LP12) Desenvolver estratégias de planejamento, elaboração, revisão, edição, reescrita/ redesign (esses três últimos quando não for situação ao vivo) e avaliação de textos orais, áudio e/ou vídeo, considerando sua adequação aos contextos em que foram produzidos, à forma composicional e estilo de gêneros, a clareza, progressão temática e variedade linguística empregada, os elementos relacionados à fala, tais como modulação de voz, entonação, ritmo, altura e intensidade, respiração etc., os elementos cinésicos, tais como postura corporal, movimentos e gestualidade significativa, expressão facial, contato de olho com plateia etc.

(EF69LP10) Produzir notícias para rádios, TV ou vídeos, podcasts noticiosos e de opinião, entrevistas, comentários, vlogs, jornais radiofônicos e televisivos, dentre outros possíveis, relativos a fato e temas de interesse pessoal, local ou global e textos orais de apreciação e opinião – podcasts e vlogs noticiosos, culturais e de opinião, orientando-se por roteiro ou texto, considerando o contexto de produção e demonstrando domínio dos gêneros.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Oralidade do 9º ano:

9º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 9º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas