Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Luiz Henrique Scalise Monteiro Campos Junior
Mentor: Érica Silva
Especialista: Silvia Albert
Título da aula: Combinados pela paz: revisão da escrita do trecho de Regimento escolar
Finalidade da aula: Possibilitar a revisão da própria produção textual com base em critérios de avaliação estabelecidos a fim de constituir um texto normativo adequado às expectativas estruturais e ao contexto de produção.
Ano: 7º ano do Ensino Fundamental
Gênero: Regimento escolar
Objeto(s) do conhecimento: Textualização, revisão e edição
Prática de linguagem: Produção escrita
Habilidade(s) da BNCC: EF69LP22/EF69LP23
Esta é a 15ª aula de uma sequência de 15 planos de aula. Recomendamos o uso deste plano em sequência.
Código: LPO7_04SQA15
(EF69LP22) Produzir, revisar e editar textos reivindicatórios ou propositivos sobre problemas que afetam a vida escolar ou da comunidade, justificando pontos de vista, reivindicações e detalhando propostas (justificativa, objetivos, ações previstas etc.), levando em conta seu contexto de produção e as características dos gêneros em questão.
(EF69LP23) Contribuir com a escrita de textos normativos, quando houver esse tipo de demanda na escola – regimentos e estatutos de organizações da sociedade civil do âmbito da atuação das crianças e jovens (grêmio livre, clubes de leitura, associações culturais etc.) – e de regras e regulamentos nos vários âmbitos da escola – campeonatos, festivais, regras de convivência etc., levando em conta o contexto de produção e as características dos gêneros em questão.
AULA 11
O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.
Ver mais detalhes