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Plano de aula > Língua Portuguesa > 7º ano > Produção de textos

Plano de aula - Combinados pela paz: revisão da escrita do trecho de Regimento escolar

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 7º ano do EF sobre Combinados pela paz: revisão da escrita do trecho de Regimento escolar

Plano 15 de 15 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Luiz Henrique Scalise Monteiro Campos Junior

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Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é 15ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Regimento escolar no campo de atuação Vida pública. A aula faz parte do módulo Produção escrita.

Materiais necessários: O material a ser utilizado nesta aula já foi desenvolvido nas aulas anteriores. É importante, ainda, ler previamente os textos dos slides para decidir se os projetará ou se criará versões impressas para os alunos.

Informações sobre o gênero: “O Regimento escolar é um instrumento fundamental para a organização pedagógica e administrativa de uma instituição escolar. É um documento que expressa um conjunto de normas e regras e regula as atividades desenvolvidas por cada segmento da comunidade escolar. Suas ações devem estar pautadas na legislação vigente, sempre na busca do aperfeiçoamento para a qualidade da educação. O Regimento escolar deve garantir a gestão democrática da escola, possibilitar a qualidade do ensino, fortalecer a autonomia pedagógica, valorizar a comunidade escolar, por meio das instâncias colegiadas, e fazer cumprir as ações educativas estabelecidas no Projeto Político Pedagógico da escola”.

Fonte: Centro Estadual de Educação Profissional de Arapoti - Ensino Médio e Profissional

Dificuldades antecipadas: Os alunos podem resistir à ideia de revisar o texto. Por outro lado, pode ser necessário justificar a alguns alunos mais críticos as observações feita pelo professor em seus textos.

Referências sobre o assunto:

BAIRROS, Mariângela; GOMES, Maria Beatriz. Regimento Escolar e Projeto Político Pedagógico: espaços para a construção de uma escola pública democrática. Disponível em: <http://nead.uesc.br/arquivos/pedagogia/topicos_especiais_educacao_I-planejamento_e_avaliacao_educacional/regimento_escolar-texto%20referencia.pdf>. Acesso em: 1º jul. 2018.

Elaboração do Projeto Pedagógico, do Regimento Escolar e do Plano de Desenvolvimento da Escola (PDE). Disponível em: <https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/direito/elaboracao-do-projeto-pedagogico-do-regimento-escolar-e-do-plano-de-desenvolvimento-da-escola-pde/45657>. Acesso em: 1º jul. 2018.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto.

Orientações:

  • Apresente a proposta da aula para os alunos.
  • Questione-os sobre quais são suas expectativas para a aula. É provável que os alunos apresentem certa resistência ao trabalho de revisão ou manifestem a preocupação em apenas corrigir os aspectos ortográficos, por exemplo.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações:

  • Explique aos alunos o valor da revisão e da edição de um texto. Você pode se inspirar neste trecho:

“Um dos objetivos da revisão é levar a garotada a perceber que um bom texto não nasce pronto. Analisar o texto na presença do aluno ou fazer um acompanhamento durante a produção permite a ele incorporar sugestões, reescrever, substituir termos e reorganizar ideias, até obter um bom resultado”, explica Regina Scarpa, coordenadora pedagógica do programa Escola que Vale, do Centro de Educação e Documentação para Ação Comunitária. Como fazer isso em classes numerosas? “Uma saída é a revisão coletiva”, ensina Maria José. Verifique quais os problemas mais frequentes nas produções da turma e escolha as mais representativas. O exercício se torna mais eficaz se você focalizar um aspecto de cada vez: coesão ou pontuação ou ortografia, por exemplo.

Fonte: Revista Nova Escola. Disponível em: <https://novaescola.org.br/conteudo/2565/a-chave-para-o-bom-texto-revisao>. Acesso em: 10 dez. 2018.

  • É importante ressaltar que um texto não está finalizado na primeira versão. Algumas vezes podem ser necessárias várias versões de um texto para que
    ele seja considerado pronto. Neste sentido, um olhar distante, de uma pessoa que não esteve diretamente ligada à sua produção, pode colaborar muito, afinal, ela pode apontar imperfeições que não percebemos ao redigir o texto, pois nosso juízo crítico pode ser menos aguçado com nossas próprias produções.
  • Para que as atividades de revisão e edição aconteçam de maneira satisfatória, é imprescindível que os critérios de avaliação tenham sido trabalhados e que os alunos tenham se apropriado destes parâmetros.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 34 minutos.

Orientações:

  • Entregue a versões produzidas originalmente pelos alunos já com os apontamentos e as indicações, além das correções gramaticais. Para facilitar, como foi corrigida apenas uma produção por grupo, produza cópias para os outros integrantes.
  • Peça para os alunos que apreciem as informações da revisão e questionem aquilo que não entenderam ou mesmo que discordaram para que seja feita uma análise alunos-professor. Neste momento, é importante que sejam esclarecidas as dúvidas, pois só haverá correção efetivamente autônoma se o aluno compactuar com este propósito. De outra maneira, ele apenas buscará atender as solicitações, diminuindo o propósito autoral que se espera.
  • Entregue a lista de verificações que consta dos Materiais complementares, logo abaixo, para ajudar nas reflexões e na compreensão do que se pode melhorar no texto.
  • Sanadas as dúvidas sobre o que se apontou para a revisão, autorize o processo de reescrita.
  • É importante que cada aluno revise seu próprio texto, mas que as considerações sobre o que se precisa alterar sejam feitas coletivamente (em grupo).
  • Observação: Pode ser necessário mais tempo para desenvolver esta aula. Neste caso, replaneje as atividades considerando a realidade que julgar pertinente. Sugere-se até duas aulas de revisão num processo de desmembramento das ações deste plano.

Materiais complementares: A lista de verificações mencionada se encontra neste link.

Para além da aula:

  • Quando os alunos entregarem as produções revisadas e editadas, faça uma última apreciação e, se considerar necessário, peça mais uma revisão. Esta última etapa pode ser feita em casa e entregue posteriormente.
  • Para ampliar a dimensão da atividade, sugere-se que os trechos de Regimento escolar produzidos pelos alunos sejam apreciados pela coordenação e direção da escola. Assim, pode-se sugerir a inclusão do material produzido no Regimento da instituição. Independentemente da perspectiva de inclusão das informações, a apreciação do texto pela coordenação e direção da escola é fundamental. Isso atribui valor ao processo escrito e estimula os alunos a produzir seus textos com mais afinco em futuras atividades, pois saberão que a escrita não tem finalidade descartável.
  • Uma opção para o trabalho proposto nesta aula é revisão em trechos. Nesta alternativa, durante o processo de revisão, o professor seleciona trechos que considera fundamentais para a apreciação e realiza este processo de forma coletiva, ou seja, pode projetar para que os alunos atente-se às mudanças necessárias.
  • Outra opção é fundamentar a aula para que um grupo revise a produção de outro. Neste caminho, o professor precisará elaborar uma rubrica que dê conta de sanar todos os apontamentos por ele realizados durante a revisão. Sugere-se, ainda, que haja um tratamento de valorização da produção alheia. Afinal, nesta faixa etária, os alunos podem tratar as produções dos colegas de maneira jocosa ou mesmo desdenhando delas.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações:

  • Peça para que cada grupo escolha um representante para explicar como a revisão e a edição tornaram seu texto mais qualificado.
  • Solicite ainda que, para fazer a reflexão anterior, analisem a primeira e a última versão de seus textos.

Resumo da aula

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Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é 15ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Regimento escolar no campo de atuação Vida pública. A aula faz parte do módulo Produção escrita.

Materiais necessários: O material a ser utilizado nesta aula já foi desenvolvido nas aulas anteriores. É importante, ainda, ler previamente os textos dos slides para decidir se os projetará ou se criará versões impressas para os alunos.

Informações sobre o gênero: “O Regimento escolar é um instrumento fundamental para a organização pedagógica e administrativa de uma instituição escolar. É um documento que expressa um conjunto de normas e regras e regula as atividades desenvolvidas por cada segmento da comunidade escolar. Suas ações devem estar pautadas na legislação vigente, sempre na busca do aperfeiçoamento para a qualidade da educação. O Regimento escolar deve garantir a gestão democrática da escola, possibilitar a qualidade do ensino, fortalecer a autonomia pedagógica, valorizar a comunidade escolar, por meio das instâncias colegiadas, e fazer cumprir as ações educativas estabelecidas no Projeto Político Pedagógico da escola”.

Fonte: Centro Estadual de Educação Profissional de Arapoti - Ensino Médio e Profissional

Dificuldades antecipadas: Os alunos podem resistir à ideia de revisar o texto. Por outro lado, pode ser necessário justificar a alguns alunos mais críticos as observações feita pelo professor em seus textos.

Referências sobre o assunto:

BAIRROS, Mariângela; GOMES, Maria Beatriz. Regimento Escolar e Projeto Político Pedagógico: espaços para a construção de uma escola pública democrática. Disponível em: <http://nead.uesc.br/arquivos/pedagogia/topicos_especiais_educacao_I-planejamento_e_avaliacao_educacional/regimento_escolar-texto%20referencia.pdf>. Acesso em: 1º jul. 2018.

Elaboração do Projeto Pedagógico, do Regimento Escolar e do Plano de Desenvolvimento da Escola (PDE). Disponível em: <https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/direito/elaboracao-do-projeto-pedagogico-do-regimento-escolar-e-do-plano-de-desenvolvimento-da-escola-pde/45657>. Acesso em: 1º jul. 2018.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto.

Orientações:

  • Apresente a proposta da aula para os alunos.
  • Questione-os sobre quais são suas expectativas para a aula. É provável que os alunos apresentem certa resistência ao trabalho de revisão ou manifestem a preocupação em apenas corrigir os aspectos ortográficos, por exemplo.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações:

  • Explique aos alunos o valor da revisão e da edição de um texto. Você pode se inspirar neste trecho:

“Um dos objetivos da revisão é levar a garotada a perceber que um bom texto não nasce pronto. Analisar o texto na presença do aluno ou fazer um acompanhamento durante a produção permite a ele incorporar sugestões, reescrever, substituir termos e reorganizar ideias, até obter um bom resultado”, explica Regina Scarpa, coordenadora pedagógica do programa Escola que Vale, do Centro de Educação e Documentação para Ação Comunitária. Como fazer isso em classes numerosas? “Uma saída é a revisão coletiva”, ensina Maria José. Verifique quais os problemas mais frequentes nas produções da turma e escolha as mais representativas. O exercício se torna mais eficaz se você focalizar um aspecto de cada vez: coesão ou pontuação ou ortografia, por exemplo.

Fonte: Revista Nova Escola. Disponível em: <https://novaescola.org.br/conteudo/2565/a-chave-para-o-bom-texto-revisao>. Acesso em: 10 dez. 2018.

  • É importante ressaltar que um texto não está finalizado na primeira versão. Algumas vezes podem ser necessárias várias versões de um texto para que
    ele seja considerado pronto. Neste sentido, um olhar distante, de uma pessoa que não esteve diretamente ligada à sua produção, pode colaborar muito, afinal, ela pode apontar imperfeições que não percebemos ao redigir o texto, pois nosso juízo crítico pode ser menos aguçado com nossas próprias produções.
  • Para que as atividades de revisão e edição aconteçam de maneira satisfatória, é imprescindível que os critérios de avaliação tenham sido trabalhados e que os alunos tenham se apropriado destes parâmetros.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 34 minutos.

Orientações:

  • Entregue a versões produzidas originalmente pelos alunos já com os apontamentos e as indicações, além das correções gramaticais. Para facilitar, como foi corrigida apenas uma produção por grupo, produza cópias para os outros integrantes.
  • Peça para os alunos que apreciem as informações da revisão e questionem aquilo que não entenderam ou mesmo que discordaram para que seja feita uma análise alunos-professor. Neste momento, é importante que sejam esclarecidas as dúvidas, pois só haverá correção efetivamente autônoma se o aluno compactuar com este propósito. De outra maneira, ele apenas buscará atender as solicitações, diminuindo o propósito autoral que se espera.
  • Entregue a lista de verificações que consta dos Materiais complementares, logo abaixo, para ajudar nas reflexões e na compreensão do que se pode melhorar no texto.
  • Sanadas as dúvidas sobre o que se apontou para a revisão, autorize o processo de reescrita.
  • É importante que cada aluno revise seu próprio texto, mas que as considerações sobre o que se precisa alterar sejam feitas coletivamente (em grupo).
  • Observação: Pode ser necessário mais tempo para desenvolver esta aula. Neste caso, replaneje as atividades considerando a realidade que julgar pertinente. Sugere-se até duas aulas de revisão num processo de desmembramento das ações deste plano.

Materiais complementares: A lista de verificações mencionada se encontra neste link.

Para além da aula:

  • Quando os alunos entregarem as produções revisadas e editadas, faça uma última apreciação e, se considerar necessário, peça mais uma revisão. Esta última etapa pode ser feita em casa e entregue posteriormente.
  • Para ampliar a dimensão da atividade, sugere-se que os trechos de Regimento escolar produzidos pelos alunos sejam apreciados pela coordenação e direção da escola. Assim, pode-se sugerir a inclusão do material produzido no Regimento da instituição. Independentemente da perspectiva de inclusão das informações, a apreciação do texto pela coordenação e direção da escola é fundamental. Isso atribui valor ao processo escrito e estimula os alunos a produzir seus textos com mais afinco em futuras atividades, pois saberão que a escrita não tem finalidade descartável.
  • Uma opção para o trabalho proposto nesta aula é revisão em trechos. Nesta alternativa, durante o processo de revisão, o professor seleciona trechos que considera fundamentais para a apreciação e realiza este processo de forma coletiva, ou seja, pode projetar para que os alunos atente-se às mudanças necessárias.
  • Outra opção é fundamentar a aula para que um grupo revise a produção de outro. Neste caminho, o professor precisará elaborar uma rubrica que dê conta de sanar todos os apontamentos por ele realizados durante a revisão. Sugere-se, ainda, que haja um tratamento de valorização da produção alheia. Afinal, nesta faixa etária, os alunos podem tratar as produções dos colegas de maneira jocosa ou mesmo desdenhando delas.
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Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações:

  • Peça para que cada grupo escolha um representante para explicar como a revisão e a edição tornaram seu texto mais qualificado.
  • Solicite ainda que, para fazer a reflexão anterior, analisem a primeira e a última versão de seus textos.
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