Texto para impressão - Lista de verificações - Regimento escolar
Plano de Aula
Plano de aula: Combinados pela paz: produção de trecho de Regimento escolar - textualização
Plano 14 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Regimento escolar
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é 14ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Regimento escolar no campo de atuação Vida pública. A aula faz parte do módulo Produção escrita.
Materiais necessários: Haverá nesta aula um material a ser impresso. Ele está disponibilizado no slide correspondente ao seu uso. É importante, ainda, ler previamente os textos dos slides para decidir se os projetará ou se criará versões impressas para os alunos.
Informações sobre o gênero: “O Regimento escolar é um instrumento fundamental para a organização pedagógica e administrativa de uma instituição escolar. É um documento que expressa um conjunto de normas e regras e regula as atividades desenvolvidas por cada segmento da comunidade escolar. Suas ações devem estar pautadas na legislação vigente, sempre na busca do aperfeiçoamento para a qualidade da educação. O Regimento escolar deve garantir a gestão democrática da escola, possibilitar a qualidade do ensino, fortalecer a autonomia pedagógica, valorizar a comunidade escolar, por meio das instâncias colegiadas, e fazer cumprir as ações educativas estabelecidas no Projeto Político Pedagógico da escola”.
Fonte: Centro Estadual de Educação Profissional de Arapoti - Ensino Médio e Profissional
Dificuldades antecipadas: No final do processo de textualização, pode haver certa dificuldade, por parte dos alunos, em perceber se o texto por eles produzido atende aos critérios definidos na rubrica.
Referências sobre o assunto:
BAIRROS, Mariângela; GOMES, Maria Beatriz. Regimento Escolar e Projeto Político Pedagógico: espaços para a construção de uma escola pública democrática. Disponível em: <http://nead.uesc.br/arquivos/pedagogia/topicos_especiais_educacao_I-planejamento_e_avaliacao_educacional/regimento_escolar-texto%20referencia.pdf>. Acesso em: 1º jul. 2018.
Elaboração do Projeto Pedagógico, do Regimento Escolar e do Plano de Desenvolvimento da Escola (PDE). Disponível em: <https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/direito/elaboracao-do-projeto-pedagogico-do-regimento-escolar-e-do-plano-de-desenvolvimento-da-escola-pde/45657>. Acesso em: 1º jul. 2018.
Tema da aula
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações:
- Provoque uma reflexão com os alunos acerca das condições de produção, que são as características básicas do contexto interlocutivo acionadas pelos sujeitos, de forma consciente ou inconsciente, no decorrer do processo de elaboração do texto oral ou escrito. Peça para que pensem se cabe usar uma variação linguística ou a norma-padrão na composição que será realizada. Questione: Por que precisamos nos programar para realizar uma atividade escrita? Espera-se que consigam perceber que a preparação diminui erros e guia o escritor por um caminho, assim, evita-se tangenciamento do propósito inicial da construção textual.
- Recomenda-se ressaltar aos alunos o papel ímpar que o planejamento tem no que se refere à produção escrita. Sua aplicabilidade vai além da definição de parâmetros, possibilita organizar as ideias e garantir que haja coesão interna e externamente. Além disso, garante que os requisitos mínimos necessários à textualização serão garantidos, pois é muito comum aos educandos aproximar a escrita da fala. Assim, o planejamento possibilita refletir sobre a necessidade de considerar os aspectos mais tocantes à escrita. Caso seja de interesse do professor, o plano de aula que precede este, ou seja, o 13, trata da etapa de planejamento.
Introdução
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientações:
- Explique o conceito da lista de verificações, ou checklist, para os alunos. A saber, uma lista de verificação é um tipo de auxílio de trabalho usado para reduzir a falha compensando os limites potenciais de memória e de atenção humana. Isso ajuda a garantir consistência e integridade na execução de uma tarefa. Um exemplo básico é a “lista de tarefas”. Uma lista de verificação mais avançada seria um agenda, que estabelece tarefas a ser feitas de acordo com a hora do dia ou outros fatores. Uma tarefa principal na lista de verificação é a documentação da tarefa e a auditoria na documentação. (Fonte: Checklist. Wikipédia. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Checklist>. Acesso em: 6 dez. 2018.)
- Separe os alunos em grupos de quatro. Se você, professor, desenvolveu o Plano LP07_04SQA13, mantenha os mesmos grupos formados.
Introdução
Tempo sugerido: 6 minutos.
Orientações:
- Entregue a cada um dos alunos uma folha na qual constam a lista de verificações e o detalhamento das informações.
- Apresente a lista de verificação dos elementos estruturais relativos ao gênero Regimento escolar aos educandos e explique item a item. Pode-se usar como base para a explicação o próprio texto que consta no arquivo a ser disponibilizado.
Materiais complementares: O arquivo supramencionado se encontra neste link.
Introdução
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações:
- Apresente a lista de verificação dos elementos textuais relativos ao gênero Regimento escolar aos educandos e explique item a item. O impresso entregue aos alunos anteriormente também possui os elementos textuais, por isso ele pode ser usado como base para a explicação, como feito no slide anterior.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 25 minutos.
Orientações:
- Recomenda-se que o aluno tenha a oportunidade de planejar a produção. No Plano LP07_04SQA13, você encontra uma possibilidade de procedimento para esta primeira etapa. Caso opte pelo planejamento, leia e analise o material produzido pelos grupos e devolva os materiais.
- Relembre que o Regimento escolar é um documento que rege as normas da escola. Geralmente, sua produção é encabeçada pela direção, com o apoio de toda a comunidade escolar. Contudo, qualquer membro da comunidade pode sugerir alterações e criação de novos trechos, afinal é um gênero textual que pressupõe uma constante renovação para atender às demandas que surgem no ambiente escolar.
- Alerte aos alunos que cada grupo terá apenas uma produção, contudo, todos os alunos deverão produzir suas próprias cópias. Isso se reverterá em uma atividade de edição e revisão na aula seguinte. Desta maneira, todos os alunos do mesmo grupo terão o mesmo texto entregue ao professor, mas todos terão suas cópias idênticas para futura atividade.
- Autorize o início da produção da primeira versão do texto.
- Quando os alunos terminarem, entregue a rubrica baseada lista de verificações para que faça uma análise prévia antes de entregarem. O arquivo consta nos Materiais complementares, logo abaixo.
- Peça para que os alunos julguem se o texto está adequado em todos os pontos. Quando considerarem um item como parcialmente adequado ou inadequado, peça para que retifiquem o texto e o tornem adequado. Prontifique-se a ajudá-los neste processo.
- Observação: Pode ser necessário mais tempo para desenvolver esta aula. Nesse caso, replaneje as atividades considerando a realidade que julgar pertinente. Sugere-se até três aulas de produção num processo de desmembramento das ações deste plano.
Materiais complementares: O arquivo supramencionado se encontra neste link.
Fechamento
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações:
- Explique que na aula seguinte será feita a edição do texto.
- Peça para que compartilhem as dificuldades que encontraram na escrita, assim você poderá registrar as informações partilhadas e preparar a atividade de edição e revisão para a aula seguinte com mais efetividade.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Atenção: esta adaptação reúne três planos de aula sobre produção de textos, que fazem parte de uma sequência de 15 planos sobre o gênero Regimento Escolar.
Recursos indicados
- Necessários: mídias de comunicação e interação (WhatsApp ou e-mail), para envio das orientações e das sugestões de atividades de produção textual;
Editor de texto, como Word ou similar, no computador; ou Notas (editáveis), no celular. Escolha o que for mais acessível aos estudantes e às famílias.
- Opcionais: canais para aulas online, como Google Meet (tutorial disponível aqui) ou Zoom (tutorial disponível aqui).
Google Forms (tutorial disponível aqui);
Google Docs (permite produzir e editar textos coletivamente; tutorial disponível aqui).
Orientações iniciais: Procuramos manter, de forma resumida, as principais orientações e atividades de cada um desses planos, adequando-os para o Ensino Remoto, de modo a permitir que os estudantes possam elaborar seus textos de maneira sistematizada e acompanhada, utilizando propostas colaborativas, com critérios de avaliação claros e socialização de produções. É importante informar aos estudantes que irão trabalhar em equipes em todas as etapas, se você puder contar com as ferramentas do Google Docs (escrita compartilhada e colaborativa), ou apenas na revisão, em que poderão enviar os textos por WhatsApp ao colega revisor. Estabeleça, desde essa primeira mensagem, como será a escolha ou determinação da equipe. O professor deve ter em mente a sua turma e a tônica das relações de trabalho e amizade, para definir se o processo de escolha ficará mais na mão do professor ou dos estudantes. Reforce a ideia de textos autorais, originais, e a importância de assumir esse contrato e essa responsabilidade.
Introdução: A utilização do Regimento Escolar como ferramenta de resolução de conflitos cotidianos na escola
Esta etapa da adaptação corresponde ao plano LPO7_04SQA13. Entre em contato com os alunos por WhatsApp ou e-mail, e explique que nas próximas aulas eles irão refletir sobre uma temática de bastante importância para a escola e, a partir disso, planejar, produzir e revisar um texto para compor o trecho de um Regimento Escolar, visando a resolução de conflitos cotidianos no ambiente escolar. Para dar início a essa reflexão, envie aos alunos os seguintes questionamentos, previamente digitados em um documento de Word: Como o Regimento Escolar pode auxiliar as escolas a manterem seus espaços pacíficos? Como os conflitos se apresentam no cotidiano escolar? Vocês já presenciaram situações de violência na sala de aula? Já souberam de casos em que alunos se ofenderam gravemente? Houve algum caso de agressão, na escola em que estudam, que acabou em hospitalização dos envolvidos? Alguém já assistiu a casos de violência escolar na televisão ou na internet? Quando tratamos dos casos de violência, estamos apenas nos referindo a casos de agressão física? O que é agressão verbal? O que é agressão psicológica? O bullying é uma situação de violência? Oriente os alunos a se organizarem em grupos para interagir e discutir as questões; não é necessário respondê-las por escrito.
Ainda nesse contato, explique que, a partir das discussões, cada grupo irá fazer um levantamento das situações-problema e fazer uma lista com ao menos 5 relatos, preenchendo o formulário que será enviado por você. Eles terão que preencher também o formulário com as sugestões para aplacar os problemas levantados utilizando o Regimento Escolar. Uma sugestão para agilizar a realização dessa atividade é usar a ferramenta Google Forms, criando formulários com essas duas atividades, de listar problemas e sugerir soluções. Estabeleça um prazo para os alunos discutirem as questões iniciais em seus grupos, produzirem as listas de situações-problema e de sugestões, e devolverem a você.
Para finalizar esta etapa, organize uma devolutiva para os alunos comentando o levantamento das situações-problema feitas por eles e também as soluções propostas. Nessa devolutiva, que pode ser feita por meio da gravação de áudio ou vídeo, retome com os alunos as características gerais do gênero Regimento Escolar; para isso, guie-se pelo slide de fechamento do plano original.
Desenvolvimento: Textualização: produção de um trecho de Regimento Escolar
As instruções desta etapa referem-se ao plano LPO7_04SQA14. Entre em contato com os alunos por áudio ou e-mail, e provoque uma reflexão sobre as condições de produção de um texto. Peça que reflitam sobre a seguinte questão: por que precisamos nos programar para realizar uma atividade escrita? Ressalte a importância do planejamento da escrita para que a intenção comunicativa seja cumprida. Retome, então, os passos realizados na etapa anterior, e diga que agora eles irão planejar a escrita de um trecho de Regimento Escolar, com combinados para o estabelecimento da paz e da harmonia em ambiente escolar, a fim de solucionar as situações-problema por eles levantadas. Explique que farão uma lista de verificação (checklist) para guiar o processo de escrita, e que essa checklist será constituída por aspectos estruturais e textuais do gênero (explique item a item). Depois de feitos contato e explicação, envie aos alunos os arquivos da lista de verificação e da rubrica, disponíveis em materiais complementares. Envie um novo áudio aos alunos explicando a nova tarefa. Diga que, com a lista de verificação em mãos, eles deverão iniciar o processo de produção da primeira versão do trecho de Regimento Escolar, que deve seguir sempre os critérios de avaliação estabelecidos na checklist. Explique que a rubrica será utilizada somente após a escrita da primeira versão. Para melhor orientá-los, siga as instruções do slide de desenvolvimento do plano original e envie também a rubrica, baseada na lista de verificação. Estabeleça um prazo para execução dessa tarefa de produção escrita (que poderá ser realizada utilizando o Google Docs). Explique que, após a conclusão da escrita, eles devem efetuar a primeira revisão com base na rubrica encaminhada, fazendo as adequações necessárias, e, depois disso, devem enviar a primeira versão do texto.
Para o encerramento desta etapa de escrita, peça que os alunos enviem a você comentários sobre possíveis dificuldades que tiveram. Após receber os comentários, faça sua devolutiva sobre as dificuldades e explique que na próxima aula será feita a revisão e a edição do texto.
Faça uma correção das produções com sugestões que ultrapassem o caráter gramatical e ortográfico do texto, conforme evidenciado na rubrica.
Fechamento: Vamos revisar nosso trecho de Regimento Escolar
Esta etapa corresponde ao plano LPO7_04SQA15. Para iniciá-la, envie um áudio aos alunos motivando-os a efetuarem a revisão de seus textos, conforme as orientações do slide de introdução do plano original. Envie a eles, então, o texto produzido na etapa anterior com seus apontamentos e indicações de melhorias. Peça que consultem novamente a lista de verificação, enviada na etapa anterior e disponível nos materiais complementares deste plano. Explique novamente os critérios de avaliação da rubrica e determine um prazo para que a equipe interaja e cada aluno proceda à edição de seu texto, de acordo com as sugestões recebidas. Após nova revisão e edição do texto, peça que seja escolhido um representante de cada equipe para explicar, por meio de um áudio, como a revisão e a edição contribuíram para a qualificação do texto.
Convite às famílias
Estimule os alunos a discutirem com os familiares sobre as situações-problema listadas por eles e sobre as sugestões propostas. É sempre importante envolver a comunidade nas questões cotidianas da escola. Os textos produzidos podem ainda ser apreciados pelos familiares. Incentive os alunos a enviá-los aos responsáveis. Essa interação pode manter e/ou fortalecer os vínculos entre os estudantes e entre a família e a escola.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Luiz Henrique Scalise Monteiro Campos Junior
Mentor: Érica Silva
Especialista: Silvia Albert
Título da aula: Combinados pela paz: produção de trecho de Regimento escolar - textualização
Finalidade da aula: Produzir o Combinado pela paz seguindo as orientações para a construção do Regimento escolar para verificação da compreensão dos conhecimentos relacionados a este gênero.
Ano: 7º ano do Ensino Fundamental
Gênero: Regimentoescolar
Objeto(s) do conhecimento: Textualização, revisão e edição.
Prática de linguagem: Produção de textos
Habilidade(s) da BNCC: EF69LP22/EF69LP23
Esta é a 14ª aula de uma sequência de 15 planos de aula. Recomendamos o uso deste plano em sequência.