Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é 14ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Regimento escolar no campo de atuação Vida pública. A aula faz parte do módulo Produção escrita.
Materiais necessários: Haverá nesta aula um material a ser impresso. Ele está disponibilizado no slide correspondente ao seu uso. É importante, ainda, ler previamente os textos dos slides para decidir se os projetará ou se criará versões impressas para os alunos.
Informações sobre o gênero: “O Regimento escolar é um instrumento fundamental para a organização pedagógica e administrativa de uma instituição escolar. É um documento que expressa um conjunto de normas e regras e regula as atividades desenvolvidas por cada segmento da comunidade escolar. Suas ações devem estar pautadas na legislação vigente, sempre na busca do aperfeiçoamento para a qualidade da educação. O Regimento escolar deve garantir a gestão democrática da escola, possibilitar a qualidade do ensino, fortalecer a autonomia pedagógica, valorizar a comunidade escolar, por meio das instâncias colegiadas, e fazer cumprir as ações educativas estabelecidas no Projeto Político Pedagógico da escola”.
Fonte: Centro Estadual de Educação Profissional de Arapoti - Ensino Médio e Profissional
Dificuldades antecipadas: No final do processo de textualização, pode haver certa dificuldade, por parte dos alunos, em perceber se o texto por eles produzido atende aos critérios definidos na rubrica.
Referências sobre o assunto:
BAIRROS, Mariângela; GOMES, Maria Beatriz. Regimento Escolar e Projeto Político Pedagógico: espaços para a construção de uma escola pública democrática. Disponível em: <http://nead.uesc.br/arquivos/pedagogia/topicos_especiais_educacao_I-planejamento_e_avaliacao_educacional/regimento_escolar-texto%20referencia.pdf>. Acesso em: 1º jul. 2018.
Elaboração do Projeto Pedagógico, do Regimento Escolar e do Plano de Desenvolvimento da Escola (PDE). Disponível em: <https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/direito/elaboracao-do-projeto-pedagogico-do-regimento-escolar-e-do-plano-de-desenvolvimento-da-escola-pde/45657>. Acesso em: 1º jul. 2018.
Tema da aula
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações:
- Provoque uma reflexão com os alunos acerca das condições de produção, que são as características básicas do contexto interlocutivo acionadas pelos sujeitos, de forma consciente ou inconsciente, no decorrer do processo de elaboração do texto oral ou escrito. Peça para que pensem se cabe usar uma variação linguística ou a norma-padrão na composição que será realizada. Questione: Por que precisamos nos programar para realizar uma atividade escrita? Espera-se que consigam perceber que a preparação diminui erros e guia o escritor por um caminho, assim, evita-se tangenciamento do propósito inicial da construção textual.
- Recomenda-se ressaltar aos alunos o papel ímpar que o planejamento tem no que se refere à produção escrita. Sua aplicabilidade vai além da definição de parâmetros, possibilita organizar as ideias e garantir que haja coesão interna e externamente. Além disso, garante que os requisitos mínimos necessários à textualização serão garantidos, pois é muito comum aos educandos aproximar a escrita da fala. Assim, o planejamento possibilita refletir sobre a necessidade de considerar os aspectos mais tocantes à escrita. Caso seja de interesse do professor, o plano de aula que precede este, ou seja, o 13, trata da etapa de planejamento.
Introdução
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientações:
- Explique o conceito da lista de verificações, ou checklist, para os alunos. A saber, uma lista de verificação é um tipo de auxílio de trabalho usado para reduzir a falha compensando os limites potenciais de memória e de atenção humana. Isso ajuda a garantir consistência e integridade na execução de uma tarefa. Um exemplo básico é a “lista de tarefas”. Uma lista de verificação mais avançada seria um agenda, que estabelece tarefas a ser feitas de acordo com a hora do dia ou outros fatores. Uma tarefa principal na lista de verificação é a documentação da tarefa e a auditoria na documentação. (Fonte: Checklist. Wikipédia. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Checklist>. Acesso em: 6 dez. 2018.)
- Separe os alunos em grupos de quatro. Se você, professor, desenvolveu o Plano LP07_04SQA13, mantenha os mesmos grupos formados.
Introdução
Tempo sugerido: 6 minutos.
Orientações:
- Entregue a cada um dos alunos uma folha na qual constam a lista de verificações e o detalhamento das informações.
- Apresente a lista de verificação dos elementos estruturais relativos ao gênero Regimento escolar aos educandos e explique item a item. Pode-se usar como base para a explicação o próprio texto que consta no arquivo a ser disponibilizado.
Materiais complementares: O arquivo supramencionado se encontra neste link.
Introdução
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações:
- Apresente a lista de verificação dos elementos textuais relativos ao gênero Regimento escolar aos educandos e explique item a item. O impresso entregue aos alunos anteriormente também possui os elementos textuais, por isso ele pode ser usado como base para a explicação, como feito no slide anterior.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 25 minutos.
Orientações:
- Recomenda-se que o aluno tenha a oportunidade de planejar a produção. No Plano LP07_04SQA13, você encontra uma possibilidade de procedimento para esta primeira etapa. Caso opte pelo planejamento, leia e analise o material produzido pelos grupos e devolva os materiais.
- Relembre que o Regimento escolar é um documento que rege as normas da escola. Geralmente, sua produção é encabeçada pela direção, com o apoio de toda a comunidade escolar. Contudo, qualquer membro da comunidade pode sugerir alterações e criação de novos trechos, afinal é um gênero textual que pressupõe uma constante renovação para atender às demandas que surgem no ambiente escolar.
- Alerte aos alunos que cada grupo terá apenas uma produção, contudo, todos os alunos deverão produzir suas próprias cópias. Isso se reverterá em uma atividade de edição e revisão na aula seguinte. Desta maneira, todos os alunos do mesmo grupo terão o mesmo texto entregue ao professor, mas todos terão suas cópias idênticas para futura atividade.
- Autorize o início da produção da primeira versão do texto.
- Quando os alunos terminarem, entregue a rubrica baseada lista de verificações para que faça uma análise prévia antes de entregarem. O arquivo consta nos Materiais complementares, logo abaixo.
- Peça para que os alunos julguem se o texto está adequado em todos os pontos. Quando considerarem um item como parcialmente adequado ou inadequado, peça para que retifiquem o texto e o tornem adequado. Prontifique-se a ajudá-los neste processo.
- Observação: Pode ser necessário mais tempo para desenvolver esta aula. Nesse caso, replaneje as atividades considerando a realidade que julgar pertinente. Sugere-se até três aulas de produção num processo de desmembramento das ações deste plano.
Materiais complementares: O arquivo supramencionado se encontra neste link.
Fechamento
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações:
- Explique que na aula seguinte será feita a edição do texto.
- Peça para que compartilhem as dificuldades que encontraram na escrita, assim você poderá registrar as informações partilhadas e preparar a atividade de edição e revisão para a aula seguinte com mais efetividade.