Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é décima aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco nos gêneros “Regimento Escolar e Debate” no campo de atuação na “vida pública”. A aula faz parte do módulo de oralidade.
Materiais necessários: Caderno para anotações, projetores e computador com acesso à internet.
Informações sobre o gênero:
[...] o debate é um evento comunicativo com, no mínimo, três polos: dois deles são ocupados por debatedores e o último, pela plateia. O pressuposto para a realização de um debate é a existência de um tema polêmico. Afinal, os debatedores vão defender pontos de vista conflitantes sobre o tema – se houver consenso prévio não há porque realizar o debate.
[...] Os exemplos vistos nos permitem, ainda, distinguir entre os dois principais tipos de debate.
Debate deliberativo – seu objetivo é deliberar, isto é, tomar uma decisão refletida sobre determinada questão. Os participantes devem apresentar e defender seus pontos de vista até chegar a um consenso. Se isso não for possível, resolve-se o impasse com uma votação. As assembleias [...] são exemplos típicos de debate deliberativo.
Debate de opinião – neste caso, não é necessário chegar a um consenso. O objetivo maior é trocar ideias e contribuir para o esclarecimento do tema. [...] Ele também está presente em debates e mesas-redondas (debates com vários participantes) promovidos em contextos acadêmicos e empresariais, bem como em programas de televisão e rádio.
Em geral, além dos debatedores e da plateia, o debate conta com um moderador, responsável por apresentar os participantes e fazer valer as regras do evento, em especial o cumprimento do tempo reservado à fala de cada um. Normalmente, após uma primeira rodada de manifestações, cada participante tem direito a uma réplica – ou seja, a oportunidade para contestar o argumento do oponente. Às vezes, há ainda uma tréplica: o participante pode responder à réplica do outro.
Fonte: GUIMARÃES, Thelma de Carvalho. Comunicação e Linguagem. São Paulo: Pearson, 2012.
Dificuldades antecipadas: Os alunos podem ter dificuldade em entender a linguagem dos debatedores ou mesmo a relevância social do tema debatido.
Referências sobre o assunto:
COMUNICAÇÃO ORAL: gênero debate. REVISTA NOVA ESCOLA. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=wDPD7K5ovcQ>. Acesso em: 22 ago. 2018.
GUIMARÃES, Thelma de Carvalho. Comunicação e Linguagem. São Paulo: Pearson, 2012.
ROSA, Ana Amélia Calazans da . Gêneros orais na escola pública: o gênero debate na formação crítica do sujeito. Disponível em: <https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/entreletras/article/download/1074/591/>. Acesso em: 2 nov. 2018.
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações:
- Convidar os alunos a refletirem sobre o que esperam encontrar após lerem o tema da aula: “O que entendem por “condições de produção”? Conduza a discussão, de modo a esclarecer que quando falamos de condições de produção, estamos tratando: (a) das possíveis finalidades do debate (defender um ponto de vista sobre um tema; apresentar argumentos sobre um tema polêmico; tomar uma decisão sobre um assunto/procedimento), (b) dos temas que podem ser debatidos (geralmente, precisam ser polêmicos); (c) em que espaços os debates podem acontecer (destaque vários campos, como o escolar, em condomínios, na mídia); e (d) dos participantes de um debate, seu papel e função desempenhada, além das relações entre os participantes.
Introdução
Tempo sugerido: 6 minutos
Orientações:
- Faça um levantamento do conhecimento prévio dos alunos sobre o gênero debate (em que campos de atuação da sociedade ocorrem debates? Já viram e/ou participaram de um debate mais “formal” em que precisou se preparar para debater? Se sim, qual era o assunto? Como e onde foi? Quem participou?)
- Organize a sala para assistir a dois vídeos.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 36 minutos
Orientações:
- Antes de iniciar o vídeo, proponha que os alunos expressem as informações que possuem sobre “intolerância religiosa”. Ao final, explique o conceito da expressão. A saber:
“Intolerância religiosa é a discriminação contra as pessoas e grupos que têm diferentes crenças ou religiões, e é marcada principalmente pelas atitudes agressivas e ofensivas.
A liberdade de expressão garante aos indivíduos o direito de manifestar as suas opiniões sobre determinado assunto, incluindo a crítica em relação aos dogmas religiosos, por exemplo. No entanto, a intolerância religiosa passa a se configurar quando a pessoa age com indiferença, violência ou de qualquer outro modo que fira a dignidade de outrem.
Por exemplo, humilhar, perseguir, discriminar ou agredir alguém por ter uma religião ou crença diferente de outra pessoa são atos de intolerância religiosa.”
Fonte: Significados. Disponível em: <https://www.significados.com.br/intolerancia-religiosa/>. Acesso em: 5 dez. 2018.
- Questione os alunos sobre quem seriam as pessoas que poderiam se envolver num debate sobre intolerância religiosa. Esclareça que a pergunta se refere a papéis sociais e não sobre pessoas físicas. Isso pode ser confuso para o aluno. Pode-se inclusive sugerir alguns para iniciar, por exemplo: “participariam desse debate um síndico de condomínio ou um gerente de banco? Por quê?”
- Em seguida, apresente os participantes: a Ouvidora Geral da Defensoria Pública da Bahia, Vilma Reis, o Frei José Jorge Rocha, que é coordenador da Comissão Arquidiocesana de Ecumenismo e Diálogo Inter-Religioso, o pastor Alex Santana, que é membro da Convenção Estadual das Assembleias de Deus na Bahia (CEADEB), e o conselheiro da Federação Espírita da Bahia, Marcel Mariano. A mediação é do jornalista Jhonatã Gabriel.
- Peça para que alunos assistam com bastante atenção ao vídeo disponível em: <https://youtu.be/l-05CUGONJU>. Acesso em: 12 dez. 2018.
- É importante que o professor assista ao vídeo previamente e faça um levantamento das informações que achar passíveis de esclarecimento para que os alunos compreendam com clareza o que se debate.
- Inicie o vídeo e assim que for feita a apresentação de todos os envolvidos, pause no tempo 1 minuto e seis segundos. Na sequência, posicione em 9 minutos e vá aos 18 minutos e 28 segundos. Peça aos alunos, também, que anotem as palavras que eles sentirem dificuldade de entender. Uma sugestão é permitir que usem o celular para pesquisar esses termos. Além disso, durante a execução do vídeo, peça que anotem, em linhas gerais, quais são as opiniões dos debatentes. Quais são os pontos que cada um defende ou critica?
- Terminado o trecho, questione os alunos sobre as palavras que não entenderam, ou ainda, se não entenderam algum posicionamento por parte dos debatedores e esclareça o que for necessário. É muito importante que você, professor, esteja municiado de informações e, por isso, sugere-se, além de assistir previamente ao trecho, uma pesquisa das informações que achar necessária sobre o assunto. Busque informações sobre qualquer posição apresentada pelos debatedores, as quais se tenha dificuldade de entender ou pouco conhecimento sobre o assunto. Trata-se de um tema polêmico e complexo, por isso você deve conduzir a discussão com cautela e ficar atento às colocações dos alunos.
- Na sequência, reflita com os alunos sobre:
- Qual é a função da figura que apresenta o debate? Espera-se que cheguem à ideia de que ele media o debate, ou seja, possibilita a participação harmoniosa de todos os integrantes.
- Há interferência do mediador nas posições dos debatedores? Espera-se que percebam que o apresentador não fez frente a qualquer posição entre os participantes.
- Como a postura e elocução contribuem para que o debatente tenha sua opinião respeitada? Espera-se que seja capaz de perceber que os debatentes estão sempre com boa postura corporal, isso significa que parecem comprometidos com o debate. Se estivessem escorados na cadeira, por exemplo, a ideia transmitida seria de descompromisso ou mesmo de falta de vontade de participar daquele evento. No que se refere à elocução, é importante salientar que as falas fortes e firmes demonstram a preparação dos debatedores, que não se intimidaram, por estarem preparados para aquele momento. Contudo, não significa que eles alteraram a voz como meio de agressão ou violência verbal. Houve apenas uma defesa sólida das posições ideológicas de cada um em seus discursos.
- Os debatedores pareciam estar preparados para defender suas opiniões? Aqui o questionamento se interliga ao anterior, mas é importante que os alunos percebam que eles são pessoas muito ligadas ao tema, mas que não se apegam apenas a questões de suas próprias religiões. Há embasamento em dados e estatísticas, além de informações históricas que os credibilizam a estarem ali defendendo suas posições.
- Há violência verbal ou física entre as partes debatentes? Como pode ser visto, não houve qualquer tipo de violência entre os participantes.
- O debate foi positivo? Ele contribuiu para que o tema seja mais bem avaliado por quem assistiu ao debate? As respostas dos alunos podem ser neutras ou positivas. Contudo, se forem negativas, cabe uma reflexão junto a eles para que se entenda o que não agradou no debate. Evite sugerir que o debate foi bom de maneira a apenas contrariar a opinião negativa, afinal é importante que o aluno perceba por si só as vantagens as características de um bom debate.
- O tempo para esta etapa é de 20 minutos.
Materiais complementares: Caderno para anotações, projetores e computador com acesso à internet.
Desenvolvimento
Orientações:
- Peça para que alunos assistam com bastante atenção ao vídeo disponível em: <https://youtu.be/dZVPiR8fJB8> (Acesso em: 12 dez. 2018). Peça aos alunos, também, que anotem as palavras que sentirem dificuldade de entender.
- Terminado o vídeo, questione os alunos sobre as palavras que não entenderam, ou ainda, se não entenderam algum posicionamento por parte dos debatedores e esclareça o que for necessário.
- Na sequência, reflita com os alunos sobre:
- O mediador do debate parece ser completamente isento na discussão? Não, inclusive ele permite que a tréplica da “doutora” seja interrompida pelo “gamer”.
- A elocução e postura dos debatentes foram adequados para um debate? Espera-se que os alunos notem que a “doutora” apresentou bom vocabulário e tom de voz. Além disso tinha postura adequada ao contexto. Já no caso do “gamer”, houve tom de voz inadequado em sua verbalização, além de certo ataque à figura da outra debatente, o que é inadequado ao contexto do debate. Até mesmo a postura de Carlinhos parecia exaltar mais sua fala do que seus argumentos.
- Os debatedores pareciam estar preparados para defender suas opiniões? É importante que os alunos percebam que Simone trabalhou com fatos e dados. Carlinhos, no entanto, não teve qualquer embasamento.
- Algum dos dois debatentes estava menos credenciado a debater do que o outro? Espera-se que os alunos percebam que a formação de Simone é vasta e bastante sólida. Já a de Carlinhos não tem aprofundamento acadêmico. Além disso, as informações de Carlinhos não foram consistentes.
- Há violência verbal ou física entre as partes debatentes? Como pode ser visto, há uma verbalização mais combativa por parte de Carlinhos.
- O debate foi positivo? Ele contribuiu para que o tema seja mais bem avaliado por quem assistiu ao debate? É importante que os alunos notem que o debate não teve um efeito positivo no público, pois houve desvio da temática. A prova disso foi a opinião de Marlene, que entendeu que falar de vacinação era o mesmo que falar de drogas. Essa questão foi distorcida pela fala de Carlinhos, que fez essa associação equivocada.
- O tempo para esta etapa é de 16 minutos.
Materiais complementares: Caderno para anotações, projetores e computador com acesso à internet.
Fechamento
Tempo sugerido: 6 minutos
Orientações:
- Projete o slide com o questionamento ou copie-o no quadro,
- É importante ouvir as respostas esperadas, mas também é preciso pedir que os alunos registrem as informações no caderno para futuras consultas.
- Espera-se respostas como:
- Qual é a finalidade de um debate?
- Expor e esclarecer opiniões ou ideias divergentes. Teoricamente, os debates são espaços para que grupos ou indivíduos com pontos de vista diferentes possam apresentar os seus argumentos e esclarecer dúvidas.
- Qual é o público-alvo desse gênero textual?
- Qualquer pessoa que tenha interesse pelo assunto debatido.
- Qual é lugar onde o texto será veiculado?
- Debates são gêneros orais, portanto, qualquer veículo ligado à mídia visual pode veiculá-los. É o caso da internet e da televisão. Pode-se, ainda, assistir presencialmente aos debates.
- Quem são os integrantes de um debate?
- Pessoas que possuem entendimento do assunto debatido, ou que sua experiência o faça pertencedor a causa que defende.
- Quem organiza debates?
- Os debates podem ser organizados por qualquer pessoa ou instituição.