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Plano de aula > Língua Portuguesa > 7º ano > Oralidade

Plano de aula - Assembleia

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 7º ano do EF sobre Assembleia

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Ariane Previde Paz

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Ariane Paz
Especialista: Silvia Albert
Título da aula: Assembleia
Ano: 7º ano do Ensino Fundamental
Periodicidade: Mensal
Prática de linguagem priorizada: Oralidade/leitura/produção de textos
Dinâmica: Em cada sessão, serão desenvolvidas etapas que concretizem assembleias na escola com a participação efetiva dos alunos como:1. Sensibilização. 2. Elaboração da pauta 3. Organização do espaço. 4. Revisão dos combinados da sessão anterior 5. Leitura, discussão e conclusão/sugestão da pauta. 6. Votação e registro das conclusões 7. Finalização e leitura da ata 8. Apresentação do novo grupo organizador.
Habilidade(s) da BNCC: EF69LP20/ EF69LP22/EF69LP23/EF69LP25/EF69LP26
Esta é uma proposta de atividade permanente.  

Código: LPO7_04ATP01

(EF69LP20) Identificar, tendo em vista o contexto de produção, a forma de organização dos textos normativos e legais, a lógica de hierarquização de seus itens e subitens e suas partes: parte inicial (título – nome e data – e ementa), blocos de artigos (parte, livro, capítulo, seção, subseção), artigos (caput e parágrafos e incisos) e parte final (disposições pertinentes à sua implementação) e analisar efeitos de sentido causados pelo uso de vocabulário técnico, pelo uso do imperativo, de palavras e expressões que indicam circunstâncias, como advérbios e locuções adverbiais, de palavras que indicam generalidade, como alguns pronomes indefinidos, de forma a poder compreender o caráter imperativo, coercitivo e generalista das leis e de outras formas de regulamentação.

(EF69LP22) Produzir, revisar e editar textos reivindicatórios ou propositivos sobre problemas que afetam a vida escolar ou da comunidade, justificando pontos de vista, reivindicações e detalhando propostas (justificativa, objetivos, ações previstas etc.), levando em conta seu contexto de produção e as características dos gêneros em questão.

(EF69LP23) Contribuir com a escrita de textos normativos, quando houver esse tipo de demanda na escola – regimentos e estatutos de organizações da sociedade civil do âmbito da atuação das crianças e jovens (grêmio livre, clubes de leitura, associações culturais etc.) – e de regras e regulamentos nos vários âmbitos da escola – campeonatos, festivais, regras de convivência etc., levando em conta o contexto de produção e as características dos gêneros em questão.

(EF69LP25) Posicionar-se de forma consistente e sustentada em uma discussão, assembleia, reuniões de colegiados da escola, de agremiações e outras situações de apresentação de propostas e defesas de opiniões, respeitando as opiniões contrárias e propostas alternativas e fundamentando seus posicionamentos, no tempo de fala previsto, valendo-se de sínteses e propostas claras e justificadas.

(EF69LP26) Tomar nota em discussões, debates, palestras, apresentação de propostas, reuniões, como forma de documentar o evento e apoiar a própria fala (que pode se dar no momento do evento ou posteriormente, quando, por exemplo, for necessária a retomada dos assuntos tratados em outros contextos públicos, como diante dos representados).


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