Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é 15ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Carta de solicitação e no campo de atuação Vida pública.
A aula faz parte do módulo Produção de Texto.
Materiais necessários: Cartas produzidas e quadro.
Informações sobre o gênero: Carta de solicitação: carta formal em que o emissor formaliza um pedido ao destinatário. Diferentemente de uma Carta de reclamação, o produtor da Carta de solicitação não necessariamente considera que tem um direito assegurado, mas acredita que seu interlocutor poderá atendê-lo. Por isso, além de explicitar a solicitação, deve ter forte base argumentativa.
Dificuldades antecipadas: É possível que os estudantes fiquem inseguros de avaliar seus colegas.
Referências sobre o assunto:
BARBOSA, Jacqueline P. Carta de solicitação e carta de reclamação. Coleção Trabalhando com os gêneros do discurso. São Paulo: Editora FTD, 2005.
Programa de formação da Prefeitura – 2010 - Cadernos de apoio a aprendizagem 7º ano, parte 1 e parte 2 - Fazendo pedidos: cartas de solicitação e requerimento. Disponível em: <http://portalsme.prefeitura.sp.gov.br/Main/Noticia/Visualizar/PortalSMESP/cadernos>. Acesso em: 4 jan. 2018.
Tema da aula
Tempo sugerido: 1 minuto.
Orientações:
- Projete o tema da aula ou redija-o no quadro para que todos possam lê-lo. Explique aos alunos que a aula terá como objetivo revisar as Cartas de solicitação produzidas na aula anterior para a produção de uma segunda versão melhorada da carta.
Introdução
Tempo sugerido: 4 minutos.
Orientações:
- Retome com a turma brevemente qual foi a organização da Carta de solicitação e o tema nela desenvolvido. Para isso, você pode acessar o plano 13, que é um dos que tratam da forma composicional, aqui, e acessar o plano 12, que, assim como alguns outros planos, desenvolve a questão temática, aqui.
O quadro reproduzido no slide acima pode auxiliar na revisão destes aspectos. - Explique aos estudantes que, com base nesta organização composicional e nos aspectos do tema, eles farão a revisão das cartas escritas. Saliente que as questões gramaticais também serão foco da revisão.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 40 minutos.
Orientações:
- Peça aos estudantes que tenham em mãos as Cartas de solicitação produzidas na aula anterior.
- Em seguida, instrua-os a trocar os textos entre si.
- Explique que cada estudante da sala fará uma revisão do texto do colega, seguindo o roteiro de revisão que lhes será entregue. O roteiro apresenta
um checklist de cada uma das partes que deveriam estar contidas nas cartas e do tema que deveria ser abordado. Também há espaço para a escrita de sugestões de melhorias sobre estes aspectos. Além disso, diga à turma que as revisões relacionadas à grafia de palavras e à pontuação devem ser sinalizadas nas próprias cartas. - Institua a seguinte ordem para o trabalho: leitura da carta, com foco em revisão dos aspectos estruturais e do tema; preenchimento do Guia de revisão, com base nestes aspectos; releitura da carta, com foco na revisão de aspectos gramaticais, e apontamento, na própria carta, das inadequações. Caso tenham dúvidas de ortografia, eles devem fazer uso de um dicionário ou do aplicativo para celulares gratuito VOLP - Vocabulário da Língua Portuguesa.
- Após as instruções, entregue aos estudantes o Guia de revisão e peça que iniciem o trabalho. Para esta etapa, destine 15 minutos.
- Durante a atividade, circule pela sala e acompanhe de perto o trabalho dos alunos, auxiliando-os sempre que necessário.
- Após o término do preenchimento do Guia de revisão, peça aos estudantes que devolvam os textos uns dos outros, juntamente com o
Guia preenchido. - Se for necessário, peça que expliquem oralmente aos colegas as observações feitas no Guia de revisão a fim de deixá-las mais claras.
- Em seguida, peça a cada aluno que reescreva sua Carta de solicitação considerando os apontamentos feitos pelos colegas e registrados tanto no
Guia de revisão quanto nas próprias cartas. Auxilie os que precisarem de ajuda no processo de reescrita. Para esta etapa, sugerem-se 25 minutos.
Materiais complementares: Guia de revisão
Fechamento
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações:
- Uma vez terminada a reescrita, peça aos estudantes que comparem as duas versões da Carta de solicitação.
- Questione qual delas está melhor e por quê.
- Pergunte também como foi o processo de revisão das cartas dos colegas. Quais foram as dificuldades? É um trabalho legal? O importante nesta finalização é que os alunos compreendam a importância da revisão e da reescrita para a obtenção de um bom texto. Além disso, deixe claro que a experiência de revisão dos textos dos colegas auxilia a compreender o quanto a correção de um texto necessita de atenção e cuidado para que seu resultado seja satisfatório.
- Por fim, indague a turma sobre qual a percepção dos alunos ao longo das 15 aulas. Gostaram do tema estudado? Consideraram os temas importantes?
Por quê? E do gênero que produziram? Gostaram? Quais foram os pontos mais legais do trabalho? E quais foram os pontos mais complicados?