Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é décima quarta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Carta de solicitação e no campo de atuação
Vida pública. A aula faz parte do módulo Produção de texto.
Materiais necessários: Projetor multimídia e computador. Cadernos individuais e quadro. Cópias da atividade disponível aqui.
Informações sobre o gênero: Carta de solicitação: carta formal em que o emissor formaliza um pedido ao destinatário. Diferentemente de uma Carta de reclamação, o produtor da Carta de solicitação não necessariamente considera que tem um direito assegurado, mas acredita que seu interlocutor poderá atendê-lo. Por isso, além de explicitar a solicitação, deve ter forte base argumentativa.
Dificuldades antecipadas: É possível que os estudante entendam a empresa fabricante do produto como a destinatária da solicitação em vez de a empresa publicitária.
Referências sobre o assunto:
BARBOSA, Jacqueline P. Carta de solicitação e carta de reclamação. Coleção Trabalhando com os gêneros do discurso. São Paulo: Editora FTD, 2005.
Programa de formação da Prefeitura – 2010 - Cadernos de apoio a aprendizagem 7º ano, parte 1 e parte 2 - Fazendo pedidos: cartas de solicitação e requerimento. Disponível em: <http://portalsme.prefeitura.sp.gov.br/Main/Noticia/Visualizar/PortalSMESP/cadernos>. Acesso em: 4 jan. 2018.
Tema da aula
Tempo sugerido: 1 minuto.
Orientações:
- Projete o tema da aula ou redija-o no quadro para que todos possam lê-lo. Peça aos estudantes que relembrem as atividades da aula anterior sobre a análise do contexto comunicativo e do conteúdo da Carta de solicitação.
Introdução
Tempo sugerido: 4 minutos.
Orientações:
- Explique aos estudantes que, nesta aula, a Carta de solicitação planejada anteriormente será, finalmente, escrita.
- Peça aos estudantes que tenham em mãos a atividade feita na aula anterior, referente ao plano 13. Para acessá-la novamente, clique aqui.
- Em seguida, relembre com turma a definição e a especificação de cada um dos aspectos contidos no contexto comunicativo e o conteúdo da
Carta de solicitação a ser escrita. Use como referência a tabela acima e as próprias atividades já respondidas pelos alunos. - Uma vez feita a revisão, explique que com base no contexto comunicativo e no conteúdo que será estruturada a Carta de solicitação.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 40 minutos.
Orientações:
- Peça aos alunos que relembrem as características formais da Carta de solicitação, estudadas na aula 3. Se necessário, relembre a atividade aqui.
- Em seguida, explique que, com exceção da data e do local, todos os elementos do contexto comunicativo e da forma podem ser encaixados em alguma
das partes do gênero Carta de solicitação. - Com a atividade da aula anterior em mãos, peça aos alunos que façam as associações. Para esta atividade, sugerem-se 5 minutos.
- Para conduzir esta etapa, faça os seguintes questionamentos: Com qual elemento do contexto comunicativo ou do conteúdo é possível associar a parte da carta em que se insere o vocativo? E, no caso da contextualização, com qual elemento do contexto comunicativo ou do conteúdo é possível associá-la? Faça isso para cada um dos itens do slide, exceto local e data. Em seguida, passe para o próximo slide para discutir a questão da finalização da carta.
Desenvolvimento
Orientações:
- Faça a pergunta acima aos alunos. Ouça as resposta e conduza-os a entender que, no término da carta, existe um agradecimento ou uma despedida e uma assinatura. Em seguida, confira as respostas de toda esta atividade oral com a turma utilizando o slide seguinte.
Desenvolvimento
Orientações:
- Reforce o porquê das relações feitas e responda a eventuais dúvidas.
- Em seguida, explique aos alunos que, com base na relação entre contexto comunicativo e forma, organiza-se a escrita da Carta de solicitação que farão.
- Em relação à argumentação da carta, oriente-os a utilizar as informações do Código de Ética dos Profissionais de Propaganda, o relato da análise que fizeram da propaganda da Trakinas Recheião e conclusões às quais chegaram com base nesta análise e demais informações que julgarem importantes para defender a importância da solicitação a ser feita no texto.
- Explique que esta organização feita até o momento chama-se Projeto de texto, e que, antes da escrita definitiva da carta, é preciso organizar este projeto. Entregue as folhas de atividade e peça que os alunos a preencham de forma a projetar cada etapa de seu texto. Determine 10 minutos para isso.
- Enquanto realizam esta atividade, circule pela sala auxiliando os estudantes que solicitarem e/ou precisarem de apoio.
- Por fim, diga aos estudantes que, com base no projeto, escrevam no caderno a Carta de solicitação. Peça que, para a escrita, consultem, além do projeto, todas as anotações e materiais que os auxiliarem no processo. Lembre-os também de que devem atentar para as regras gramaticais da norma-padrão e para a grafia adequada de palavras. Auxilie-os também nisso, para que identifiquem a variedade-padrão da língua.
- Durante a produção escrita, circule pela sala e acompanhe de perto o trabalho dos alunos, auxiliando-os sempre que necessário.
Materiais necessários: Cópias ou impressões da atividade de projeto de texto.
Fechamento
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações:
- Após finalização da etapa de escrita, faça a pergunta acima à turma.
- Peça que dividam com os colegas os aspectos da atividade que consideraram mais fáceis, mais trabalhosos e mais difíceis.
- Questione os estudantes sobre quanto o projeto de texto auxiliou na escrita da Carta de solicitação. O objetivo é fazer com que os alunos compreendam que projetar o texto facilita sua escrita, uma vez que já se conhecem o ponto de partida da escrita e o ponto em que ela será finalizada.
- Anuncie que, na próxima aula, será feito o trabalho de revisão da carta escrita para, enfim, finalizar a atividade de produção de texto.