15316
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 7º ano > Produção de textos

Plano de aula - Carta de solicitação e a publicidade infantil: produção do gênero

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 7º ano do EF sobre Carta de solicitação e a publicidade infantil: produção do gênero

Plano 14 de 15 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Katia Nelsina Pereira Chiaradia

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é décima quarta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Carta de solicitação e no campo de atuação
Vida pública. A aula faz parte do módulo Produção de texto.

Materiais necessários: Projetor multimídia e computador. Cadernos individuais e quadro. Cópias da atividade disponível aqui.

Informações sobre o gênero: Carta de solicitação: carta formal em que o emissor formaliza um pedido ao destinatário. Diferentemente de uma Carta de reclamação, o produtor da Carta de solicitação não necessariamente considera que tem um direito assegurado, mas acredita que seu interlocutor poderá atendê-lo. Por isso, além de explicitar a solicitação, deve ter forte base argumentativa.

Dificuldades antecipadas: É possível que os estudante entendam a empresa fabricante do produto como a destinatária da solicitação em vez de a empresa publicitária.

Referências sobre o assunto:

BARBOSA, Jacqueline P. Carta de solicitação e carta de reclamação. Coleção Trabalhando com os gêneros do discurso. São Paulo: Editora FTD, 2005.

Programa de formação da Prefeitura – 2010 - Cadernos de apoio a aprendizagem 7º ano, parte 1 e parte 2 - Fazendo pedidos: cartas de solicitação e requerimento. Disponível em: <http://portalsme.prefeitura.sp.gov.br/Main/Noticia/Visualizar/PortalSMESP/cadernos>. Acesso em: 4 jan. 2018.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto.

Orientações:

  • Projete o tema da aula ou redija-o no quadro para que todos possam lê-lo. Peça aos estudantes que relembrem as atividades da aula anterior sobre a análise do contexto comunicativo e do conteúdo da Carta de solicitação.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 4 minutos.

Orientações:

  • Explique aos estudantes que, nesta aula, a Carta de solicitação planejada anteriormente será, finalmente, escrita.
  • Peça aos estudantes que tenham em mãos a atividade feita na aula anterior, referente ao plano 13. Para acessá-la novamente, clique aqui.
  • Em seguida, relembre com turma a definição e a especificação de cada um dos aspectos contidos no contexto comunicativo e o conteúdo da
    Carta de solicitação a ser escrita. Use como referência a tabela acima e as próprias atividades já respondidas pelos alunos.
  • Uma vez feita a revisão, explique que com base no contexto comunicativo e no conteúdo que será estruturada a Carta de solicitação.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 40 minutos.

Orientações:

  • Peça aos alunos que relembrem as características formais da Carta de solicitação, estudadas na aula 3. Se necessário, relembre a atividade aqui.
  • Em seguida, explique que, com exceção da data e do local, todos os elementos do contexto comunicativo e da forma podem ser encaixados em alguma
    das partes do gênero Carta de solicitação.
  • Com a atividade da aula anterior em mãos, peça aos alunos que façam as associações. Para esta atividade, sugerem-se 5 minutos.
  • Para conduzir esta etapa, faça os seguintes questionamentos: Com qual elemento do contexto comunicativo ou do conteúdo é possível associar a parte da carta em que se insere o vocativo? E, no caso da contextualização, com qual elemento do contexto comunicativo ou do conteúdo é possível associá-la? Faça isso para cada um dos itens do slide, exceto local e data. Em seguida, passe para o próximo slide para discutir a questão da finalização da carta.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Faça a pergunta acima aos alunos. Ouça as resposta e conduza-os a entender que, no término da carta, existe um agradecimento ou uma despedida e uma assinatura. Em seguida, confira as respostas de toda esta atividade oral com a turma utilizando o slide seguinte.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Reforce o porquê das relações feitas e responda a eventuais dúvidas.
  • Em seguida, explique aos alunos que, com base na relação entre contexto comunicativo e forma, organiza-se a escrita da Carta de solicitação que farão.
  • Em relação à argumentação da carta, oriente-os a utilizar as informações do Código de Ética dos Profissionais de Propaganda, o relato da análise que fizeram da propaganda da Trakinas Recheião e conclusões às quais chegaram com base nesta análise e demais informações que julgarem importantes para defender a importância da solicitação a ser feita no texto.
  • Explique que esta organização feita até o momento chama-se Projeto de texto, e que, antes da escrita definitiva da carta, é preciso organizar este projeto. Entregue as folhas de atividade e peça que os alunos a preencham de forma a projetar cada etapa de seu texto. Determine 10 minutos para isso.
  • Enquanto realizam esta atividade, circule pela sala auxiliando os estudantes que solicitarem e/ou precisarem de apoio.
  • Por fim, diga aos estudantes que, com base no projeto, escrevam no caderno a Carta de solicitação. Peça que, para a escrita, consultem, além do projeto, todas as anotações e materiais que os auxiliarem no processo. Lembre-os também de que devem atentar para as regras gramaticais da norma-padrão e para a grafia adequada de palavras. Auxilie-os também nisso, para que identifiquem a variedade-padrão da língua.
  • Durante a produção escrita, circule pela sala e acompanhe de perto o trabalho dos alunos, auxiliando-os sempre que necessário.

Materiais necessários: Cópias ou impressões da atividade de projeto de texto.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações:

  • Após finalização da etapa de escrita, faça a pergunta acima à turma.
  • Peça que dividam com os colegas os aspectos da atividade que consideraram mais fáceis, mais trabalhosos e mais difíceis.
  • Questione os estudantes sobre quanto o projeto de texto auxiliou na escrita da Carta de solicitação. O objetivo é fazer com que os alunos compreendam que projetar o texto facilita sua escrita, uma vez que já se conhecem o ponto de partida da escrita e o ponto em que ela será finalizada.
  • Anuncie que, na próxima aula, será feito o trabalho de revisão da carta escrita para, enfim, finalizar a atividade de produção de texto.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é décima quarta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Carta de solicitação e no campo de atuação
Vida pública. A aula faz parte do módulo Produção de texto.

Materiais necessários: Projetor multimídia e computador. Cadernos individuais e quadro. Cópias da atividade disponível aqui.

Informações sobre o gênero: Carta de solicitação: carta formal em que o emissor formaliza um pedido ao destinatário. Diferentemente de uma Carta de reclamação, o produtor da Carta de solicitação não necessariamente considera que tem um direito assegurado, mas acredita que seu interlocutor poderá atendê-lo. Por isso, além de explicitar a solicitação, deve ter forte base argumentativa.

Dificuldades antecipadas: É possível que os estudante entendam a empresa fabricante do produto como a destinatária da solicitação em vez de a empresa publicitária.

Referências sobre o assunto:

BARBOSA, Jacqueline P. Carta de solicitação e carta de reclamação. Coleção Trabalhando com os gêneros do discurso. São Paulo: Editora FTD, 2005.

Programa de formação da Prefeitura – 2010 - Cadernos de apoio a aprendizagem 7º ano, parte 1 e parte 2 - Fazendo pedidos: cartas de solicitação e requerimento. Disponível em: <http://portalsme.prefeitura.sp.gov.br/Main/Noticia/Visualizar/PortalSMESP/cadernos>. Acesso em: 4 jan. 2018.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto.

Orientações:

  • Projete o tema da aula ou redija-o no quadro para que todos possam lê-lo. Peça aos estudantes que relembrem as atividades da aula anterior sobre a análise do contexto comunicativo e do conteúdo da Carta de solicitação.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 4 minutos.

Orientações:

  • Explique aos estudantes que, nesta aula, a Carta de solicitação planejada anteriormente será, finalmente, escrita.
  • Peça aos estudantes que tenham em mãos a atividade feita na aula anterior, referente ao plano 13. Para acessá-la novamente, clique aqui.
  • Em seguida, relembre com turma a definição e a especificação de cada um dos aspectos contidos no contexto comunicativo e o conteúdo da
    Carta de solicitação a ser escrita. Use como referência a tabela acima e as próprias atividades já respondidas pelos alunos.
  • Uma vez feita a revisão, explique que com base no contexto comunicativo e no conteúdo que será estruturada a Carta de solicitação.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 40 minutos.

Orientações:

  • Peça aos alunos que relembrem as características formais da Carta de solicitação, estudadas na aula 3. Se necessário, relembre a atividade aqui.
  • Em seguida, explique que, com exceção da data e do local, todos os elementos do contexto comunicativo e da forma podem ser encaixados em alguma
    das partes do gênero Carta de solicitação.
  • Com a atividade da aula anterior em mãos, peça aos alunos que façam as associações. Para esta atividade, sugerem-se 5 minutos.
  • Para conduzir esta etapa, faça os seguintes questionamentos: Com qual elemento do contexto comunicativo ou do conteúdo é possível associar a parte da carta em que se insere o vocativo? E, no caso da contextualização, com qual elemento do contexto comunicativo ou do conteúdo é possível associá-la? Faça isso para cada um dos itens do slide, exceto local e data. Em seguida, passe para o próximo slide para discutir a questão da finalização da carta.

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Faça a pergunta acima aos alunos. Ouça as resposta e conduza-os a entender que, no término da carta, existe um agradecimento ou uma despedida e uma assinatura. Em seguida, confira as respostas de toda esta atividade oral com a turma utilizando o slide seguinte.

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Reforce o porquê das relações feitas e responda a eventuais dúvidas.
  • Em seguida, explique aos alunos que, com base na relação entre contexto comunicativo e forma, organiza-se a escrita da Carta de solicitação que farão.
  • Em relação à argumentação da carta, oriente-os a utilizar as informações do Código de Ética dos Profissionais de Propaganda, o relato da análise que fizeram da propaganda da Trakinas Recheião e conclusões às quais chegaram com base nesta análise e demais informações que julgarem importantes para defender a importância da solicitação a ser feita no texto.
  • Explique que esta organização feita até o momento chama-se Projeto de texto, e que, antes da escrita definitiva da carta, é preciso organizar este projeto. Entregue as folhas de atividade e peça que os alunos a preencham de forma a projetar cada etapa de seu texto. Determine 10 minutos para isso.
  • Enquanto realizam esta atividade, circule pela sala auxiliando os estudantes que solicitarem e/ou precisarem de apoio.
  • Por fim, diga aos estudantes que, com base no projeto, escrevam no caderno a Carta de solicitação. Peça que, para a escrita, consultem, além do projeto, todas as anotações e materiais que os auxiliarem no processo. Lembre-os também de que devem atentar para as regras gramaticais da norma-padrão e para a grafia adequada de palavras. Auxilie-os também nisso, para que identifiquem a variedade-padrão da língua.
  • Durante a produção escrita, circule pela sala e acompanhe de perto o trabalho dos alunos, auxiliando-os sempre que necessário.

Materiais necessários: Cópias ou impressões da atividade de projeto de texto.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações:

  • Após finalização da etapa de escrita, faça a pergunta acima à turma.
  • Peça que dividam com os colegas os aspectos da atividade que consideraram mais fáceis, mais trabalhosos e mais difíceis.
  • Questione os estudantes sobre quanto o projeto de texto auxiliou na escrita da Carta de solicitação. O objetivo é fazer com que os alunos compreendam que projetar o texto facilita sua escrita, uma vez que já se conhecem o ponto de partida da escrita e o ponto em que ela será finalizada.
  • Anuncie que, na próxima aula, será feito o trabalho de revisão da carta escrita para, enfim, finalizar a atividade de produção de texto.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Produção de textos do 7º ano :

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 7º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF67LP19 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF69LP22 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano