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Plano de aula > Língua Portuguesa > 7º ano > Produção de textos

Plano de aula - Produção do Folheto/Panfleto informativo: edição e revisão

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 7º ano do EF sobre Produção do Folheto/Panfleto informativo: edição e revisão

Plano 15 de 15 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Daiane De Oliveira Oliveira

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Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a 15ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Folheto/Panfleto e no campo de atuação Jornalístico/midiático.
A aula faz parte do módulo de Produção de texto. Em vista da importância do planejamento e produção no processo de escrita, recomendamos iniciar pela
13ª aula, LPO7_02SQA13, e desenvolver também a 14ª aula, LPO7_02SQA14.

Materiais necessários: Caderno, caneta, computador, dicionário e gramática para consulta.

Informações sobre o gênero: Folheto/Panfleto é um gênero que apresenta informações sobre produtos e serviços com objetivo de incentivar seu leitor a adquiri-los ou divulgar ideias e opiniões com a intenção de mudar o comportamento de seu leitor. Utiliza-se de linguagem apelativa e multimodal.

Dificuldades antecipadas: Talvez os estudantes tenham dificuldades de produzir um texto escrito curto e de caráter imperativo a fim de convencer o leitor à ação. Além disso, talvez tenham dificuldades em tornar decisões coletivas quanto ao que precisa ser editado e revisado.

Referências sobre o assunto:

ALVES, Andresa Guedes Kaminski; COSTA-HÜBES, Terezinha da Conceição. O gênero panfleto no ensino de língua portuguesa numa perspectiva sociointeracionista. Disponível em: <http://cac-php.unioeste.br/eventos/iisnel/CD_IISnell/pages/simposios/simposio%2006/O%20GENERO%20PENFLETO%20NO%20ENSINO%20DE%20LINGUA%20PORTUGUESA%20NUMA%20PERSPECTIVA%20SOCIOINTERACIONISTA.pdf>. Acesso em: 10 ago. 2018.

CANO, Márcio Rogério de Oliveira. Análise do discurso do gênero panfleto. Disponível em: <http://ebooks.pucrs.br/edipucrs/anais/sited/arquivos/MarcioRogeriodeOliveiraCano.pdf>. Acesso em: 10 ago. 2018.

CARNEIRO, J. R. D. ; CONDE, E. P. ; COSTA, A. M. Panfletos: uma análise interpretativa do gênero anúncio. Disponível em: <http://www.leffa.pro.br/tela4/Textos/Textos/Anais/ECLAE_II/panfletos%20uma%20analise%20interpretativa/principal.htm>. Acesso em: 10 ago. 2018.

COSTA, Sérgio Roberto. Dicionário de gêneros textuais. Belo Horizonte: Autêntica, 2008.

Links para outros planos:

PANFLETO. Portal do Professor. Disponível em: . Acesso em: 3 jul. 2018.

PANFLETO. Portal do Professor. Disponível em: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=56115>. Acesso em: 3 jul. 2018.

A LEITURA DE FOLHETOS INFORMATIVOS. Disponível em: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=21174>. Acesso em: 4 jul. 2018.

PANFLETO. Portal do Professor. Disponível em: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=22514>. Acesso em: 4 jul. 2018.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações:

  • Dispostos em equipes, leve os estudantes para a sala de informática. Caso os planos LP07_02SQA13 e LP07_02SQA14 tenham sido desenvolvidos, solicite que os alunos mantenham a mesma equipe.
  • Informe-os que nesta aula verão uma etapa essencial na produção de um texto, a revisão.
  • Se não houver sala de informática disponível, solicite que os alunos tenham em mãos os Folhetos/Panfletos produzidos. Independentemente do meio de produção, digital ou impresso, sugere-se que você, professor, recolha e faça considerações gerais sobre as produções previamente, e, nesta aula, devolva o material com seus apontamentos.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações:

  • Apresente para os estudantes os slides 3 e 4, que contêm imagens de placas e anúncios que foram produzidos e impressos, provavelmente, sem perceber os erros gramaticais.
  • Peça para que eles encontrem os erros nas imagens. No texto 1, deveria ser “insista”, e não “exista”. No texto 2, a grafia correta é “Muçulmana” e não, “Mulçumana”, portanto, a letra “L” está no lugar errado. No texto 3, a cedilha está no lugar errado, deveria ser “Açúcar” e não “Acuçar”. O texto 4 é a fotografia de um outdoor em que as letras G e D foram trocadas, resultando em “Pegadogia” e não “Pedagogia”. No texto 5, faltou o acento acento agudo na primeira sílaba de “Grátis”. Por fim, no texto 6, há um problema de espaçamento em “preçose”, que deveria ser “preços e” e na palavra “min”, que deveria ser “mim”.
  • Explique que a função da língua é garantir a comunicação efetiva. Desta forma, se ocorreu a comunicação, a língua cumpriu sua função. O objetivo da atividade não é incentivar o preconceito linguístico - que considera a existência de uma única língua correta baseada na gramática normativa, pois sabemos que a língua é viva, mutável, heterogênea e está sujeita a variações. (Para maiores informações: BAGNO, Marcos. Preconceito linguístico – o que é, como se faz. 15 ed. Loyola: São Paulo, 2002.)
  • Explique que estes erros podem ocorrer em qualquer produção textual. Sendo assim: Como podemos evitar que isso ocorra?
  • Espera-se que os estudantes entendam a importância da revisão no processo de produção textual. Explique que, ao revisar um texto produzido, não devemos focar apenas em erros gramaticais, por exemplo, na ortografia das palavras, na concordância verbal e nominal ou na pontuação. Além desta revisão considerando a norma culta, esta é a oportunidade de editarmos nosso texto, adequando-o às condições de produção: Este texto está adequado ao meu público-alvo? Aborda a temática de modo satisfatório? Os aspectos visuais produzem o efeito pretendido? É o momento, portanto, de eliminar ou acrescentar trechos, substituir, inverter, verificar se o léxico está adequado.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Apresente para os estudantes os slides 3 e 4, que contêm imagens de placas e anúncios que foram produzidos e impressos, provavelmente, sem perceber os erros gramaticais.
  • Peça para que eles encontrem os erros nas imagens. No texto 1, deveria ser “insista”, e não “exista”. No texto 2, a grafia correta é “Muçulmana” e não, “Mulçumana”, portanto, a letra “L” está no lugar errado. No texto 3, a cedilha está no lugar errado, deveria ser “Açúcar” e não “Acuçar”. O texto 4 é a fotografia de um outdoor em que as letras G e D foram trocadas, resultando em “Pegadogia” e não “Pedagogia”. No texto 5, faltou o acento acento agudo na primeira sílaba de “Grátis”. Por fim, no texto 6, há um problema de espaçamento em “preçose”, que deveria ser “preços e” e na palavra “min”, que deveria ser “mim”.
  • Explique que a função da língua é garantir a comunicação efetiva. Desta forma, se ocorreu a comunicação, a língua cumpriu sua função. O objetivo da atividade não é incentivar o preconceito linguístico - que considera a existência de uma única língua correta baseada na gramática normativa, pois sabemos que a língua é viva, mutável, heterogênea e está sujeita a variações. (Para maiores informações: BAGNO, Marcos. Preconceito linguístico – o que é, como se faz. 15 ed. Loyola: São Paulo, 2002.)
  • Explique que esses erros podem ocorrer em qualquer produção textual. Sendo assim: Como podemos evitar que isso ocorra?
  • Espera-se que os estudantes entendam a importância da revisão no processo de produção textual. Explique que ao revisar um texto produzido, não devemos focar apenas em erros gramaticais, por exemplo, na ortografia das palavras, na concordância verbal e nominal ou na pontuação. Além dessa revisão considerando a norma culta, esta é a oportunidade de editarmos nosso texto, adequando-o às condições de produção: este texto está adequado ao meu público-alvo? Aborda a temática de modo satisfatório? Os aspectos visuais produzem o efeito pretendido? É o momento, portanto, de eliminar ou acrescentar trechos, substituir, inverter, verificar se o léxico está adequado.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos.

Orientações:

  • Solicite que os estudantes retomem os folhetos produzidos para fazer a revisão, que será guiada pelas questões do checklist do slide.
  • Na revisão coletiva, a equipe deve discutir as mudanças e os aprimoramentos que serão realizados e devem registrá-los no caderno.
  • Talvez seja necessário mais do que uma aula para encerrar a revisão e a edição. Como possibilidade, pode-se utilizar duas ou mais aulas, ou terminar a atividade em casa.
  • Após decisão da equipe, oriente-os para que reescrevam o texto, incorporando as alterações propostas.

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Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações:

  • Oriente os estudantes a trocar as produções com outra equipe, assim poderão se distanciar do seu texto e, na posição de leitores, avaliar se o que foi produzido está compreensível e alcança a função a qual se destina.
  • Solicite que a equipe leitora anote as dicas e as propostas.
  • Oriente que equipe produtora analise as dicas na edição final do folheto.

Resumo da aula

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Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a 15ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Folheto/Panfleto e no campo de atuação Jornalístico/midiático.
A aula faz parte do módulo de Produção de texto. Em vista da importância do planejamento e produção no processo de escrita, recomendamos iniciar pela
13ª aula, LPO7_02SQA13, e desenvolver também a 14ª aula, LPO7_02SQA14.

Materiais necessários: Caderno, caneta, computador, dicionário e gramática para consulta.

Informações sobre o gênero: Folheto/Panfleto é um gênero que apresenta informações sobre produtos e serviços com objetivo de incentivar seu leitor a adquiri-los ou divulgar ideias e opiniões com a intenção de mudar o comportamento de seu leitor. Utiliza-se de linguagem apelativa e multimodal.

Dificuldades antecipadas: Talvez os estudantes tenham dificuldades de produzir um texto escrito curto e de caráter imperativo a fim de convencer o leitor à ação. Além disso, talvez tenham dificuldades em tornar decisões coletivas quanto ao que precisa ser editado e revisado.

Referências sobre o assunto:

ALVES, Andresa Guedes Kaminski; COSTA-HÜBES, Terezinha da Conceição. O gênero panfleto no ensino de língua portuguesa numa perspectiva sociointeracionista. Disponível em: <http://cac-php.unioeste.br/eventos/iisnel/CD_IISnell/pages/simposios/simposio%2006/O%20GENERO%20PENFLETO%20NO%20ENSINO%20DE%20LINGUA%20PORTUGUESA%20NUMA%20PERSPECTIVA%20SOCIOINTERACIONISTA.pdf>. Acesso em: 10 ago. 2018.

CANO, Márcio Rogério de Oliveira. Análise do discurso do gênero panfleto. Disponível em: <http://ebooks.pucrs.br/edipucrs/anais/sited/arquivos/MarcioRogeriodeOliveiraCano.pdf>. Acesso em: 10 ago. 2018.

CARNEIRO, J. R. D. ; CONDE, E. P. ; COSTA, A. M. Panfletos: uma análise interpretativa do gênero anúncio. Disponível em: <http://www.leffa.pro.br/tela4/Textos/Textos/Anais/ECLAE_II/panfletos%20uma%20analise%20interpretativa/principal.htm>. Acesso em: 10 ago. 2018.

COSTA, Sérgio Roberto. Dicionário de gêneros textuais. Belo Horizonte: Autêntica, 2008.

Links para outros planos:

PANFLETO. Portal do Professor. Disponível em: . Acesso em: 3 jul. 2018.

PANFLETO. Portal do Professor. Disponível em: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=56115>. Acesso em: 3 jul. 2018.

A LEITURA DE FOLHETOS INFORMATIVOS. Disponível em: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=21174>. Acesso em: 4 jul. 2018.

PANFLETO. Portal do Professor. Disponível em: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=22514>. Acesso em: 4 jul. 2018.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações:

  • Dispostos em equipes, leve os estudantes para a sala de informática. Caso os planos LP07_02SQA13 e LP07_02SQA14 tenham sido desenvolvidos, solicite que os alunos mantenham a mesma equipe.
  • Informe-os que nesta aula verão uma etapa essencial na produção de um texto, a revisão.
  • Se não houver sala de informática disponível, solicite que os alunos tenham em mãos os Folhetos/Panfletos produzidos. Independentemente do meio de produção, digital ou impresso, sugere-se que você, professor, recolha e faça considerações gerais sobre as produções previamente, e, nesta aula, devolva o material com seus apontamentos.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações:

  • Apresente para os estudantes os slides 3 e 4, que contêm imagens de placas e anúncios que foram produzidos e impressos, provavelmente, sem perceber os erros gramaticais.
  • Peça para que eles encontrem os erros nas imagens. No texto 1, deveria ser “insista”, e não “exista”. No texto 2, a grafia correta é “Muçulmana” e não, “Mulçumana”, portanto, a letra “L” está no lugar errado. No texto 3, a cedilha está no lugar errado, deveria ser “Açúcar” e não “Acuçar”. O texto 4 é a fotografia de um outdoor em que as letras G e D foram trocadas, resultando em “Pegadogia” e não “Pedagogia”. No texto 5, faltou o acento acento agudo na primeira sílaba de “Grátis”. Por fim, no texto 6, há um problema de espaçamento em “preçose”, que deveria ser “preços e” e na palavra “min”, que deveria ser “mim”.
  • Explique que a função da língua é garantir a comunicação efetiva. Desta forma, se ocorreu a comunicação, a língua cumpriu sua função. O objetivo da atividade não é incentivar o preconceito linguístico - que considera a existência de uma única língua correta baseada na gramática normativa, pois sabemos que a língua é viva, mutável, heterogênea e está sujeita a variações. (Para maiores informações: BAGNO, Marcos. Preconceito linguístico – o que é, como se faz. 15 ed. Loyola: São Paulo, 2002.)
  • Explique que estes erros podem ocorrer em qualquer produção textual. Sendo assim: Como podemos evitar que isso ocorra?
  • Espera-se que os estudantes entendam a importância da revisão no processo de produção textual. Explique que, ao revisar um texto produzido, não devemos focar apenas em erros gramaticais, por exemplo, na ortografia das palavras, na concordância verbal e nominal ou na pontuação. Além desta revisão considerando a norma culta, esta é a oportunidade de editarmos nosso texto, adequando-o às condições de produção: Este texto está adequado ao meu público-alvo? Aborda a temática de modo satisfatório? Os aspectos visuais produzem o efeito pretendido? É o momento, portanto, de eliminar ou acrescentar trechos, substituir, inverter, verificar se o léxico está adequado.
Slide Plano Aula

Orientações:

  • Apresente para os estudantes os slides 3 e 4, que contêm imagens de placas e anúncios que foram produzidos e impressos, provavelmente, sem perceber os erros gramaticais.
  • Peça para que eles encontrem os erros nas imagens. No texto 1, deveria ser “insista”, e não “exista”. No texto 2, a grafia correta é “Muçulmana” e não, “Mulçumana”, portanto, a letra “L” está no lugar errado. No texto 3, a cedilha está no lugar errado, deveria ser “Açúcar” e não “Acuçar”. O texto 4 é a fotografia de um outdoor em que as letras G e D foram trocadas, resultando em “Pegadogia” e não “Pedagogia”. No texto 5, faltou o acento acento agudo na primeira sílaba de “Grátis”. Por fim, no texto 6, há um problema de espaçamento em “preçose”, que deveria ser “preços e” e na palavra “min”, que deveria ser “mim”.
  • Explique que a função da língua é garantir a comunicação efetiva. Desta forma, se ocorreu a comunicação, a língua cumpriu sua função. O objetivo da atividade não é incentivar o preconceito linguístico - que considera a existência de uma única língua correta baseada na gramática normativa, pois sabemos que a língua é viva, mutável, heterogênea e está sujeita a variações. (Para maiores informações: BAGNO, Marcos. Preconceito linguístico – o que é, como se faz. 15 ed. Loyola: São Paulo, 2002.)
  • Explique que esses erros podem ocorrer em qualquer produção textual. Sendo assim: Como podemos evitar que isso ocorra?
  • Espera-se que os estudantes entendam a importância da revisão no processo de produção textual. Explique que ao revisar um texto produzido, não devemos focar apenas em erros gramaticais, por exemplo, na ortografia das palavras, na concordância verbal e nominal ou na pontuação. Além dessa revisão considerando a norma culta, esta é a oportunidade de editarmos nosso texto, adequando-o às condições de produção: este texto está adequado ao meu público-alvo? Aborda a temática de modo satisfatório? Os aspectos visuais produzem o efeito pretendido? É o momento, portanto, de eliminar ou acrescentar trechos, substituir, inverter, verificar se o léxico está adequado.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos.

Orientações:

  • Solicite que os estudantes retomem os folhetos produzidos para fazer a revisão, que será guiada pelas questões do checklist do slide.
  • Na revisão coletiva, a equipe deve discutir as mudanças e os aprimoramentos que serão realizados e devem registrá-los no caderno.
  • Talvez seja necessário mais do que uma aula para encerrar a revisão e a edição. Como possibilidade, pode-se utilizar duas ou mais aulas, ou terminar a atividade em casa.
  • Após decisão da equipe, oriente-os para que reescrevam o texto, incorporando as alterações propostas.

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Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações:

  • Oriente os estudantes a trocar as produções com outra equipe, assim poderão se distanciar do seu texto e, na posição de leitores, avaliar se o que foi produzido está compreensível e alcança a função a qual se destina.
  • Solicite que a equipe leitora anote as dicas e as propostas.
  • Oriente que equipe produtora analise as dicas na edição final do folheto.

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