15313
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 7º ano > Produção de textos

Plano de aula - Produção do Folheto/Panfleto informativo: textualização

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 7º ano do EF sobre Produção do Folheto/Panfleto informativo: textualização

Plano 14 de 15 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Daiane De Oliveira Oliveira

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é 14ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Folheto/Panfleto e no campo de atuação Jornalístico/midiático.
A aula faz parte do módulo Produção de texto. Em vista da importância do planejamento no processo de escrita, recomendamos iniciar pela 13ª aula, LPO7_02SQA13, que trata do planejamento da produção do gênero Folheto/Panfleto.

Materiais necessários: Caderno, caneta e computador com acesso à internet.

Informações sobre o gênero: Folheto/Panfleto é um gênero que apresenta informações sobre produtos e serviços com o objetivo de incentivar seu leitor a adquiri-los, ou divulgar ideias e opiniões com a intenção de mudar o comportamento de seu leitor. Utiliza-se de linguagem apelativa e multimodal.

Dificuldades antecipadas: Os estudantes talvez tenham dificuldades a respeito do manuseio de programas de edição e ferramentas tecnológicas essenciais para a realização da atividade.

Referências sobre o assunto:

ALVES, Andresa Guedes Kaminski; COSTA-HÜBES, Terezinha da Conceição. O gênero panfleto no ensino de língua portuguesa numa perspectiva sociointeracionista. Disponível em: <http://cac-php.unioeste.br/eventos/iisnel/CD_IISnell/pages/simposios/simposio%2006/O%20GENERO%20PENFLETO%20NO%20ENSINO%20DE%20LINGUA%20PORTUGUESA%20NUMA%20PERSPECTIVA%20SOCIOINTERACIONISTA.pdf>. Acesso em: 10 ago. 2018.

CANO, Márcio Rogério de Oliveira. Análise do discurso do gênero panfleto. Disponível em: <http://ebooks.pucrs.br/edipucrs/anais/sited/arquivos/MarcioRogeriodeOliveiraCano.pdf>. Acesso em: 10 ago. 2018.

CARNEIRO, J. R. D. ; CONDE, E. P. ; COSTA, A. M. Panfletos: Uma análise interpretativa do gênero anúncio. Disponível em: <http://www.leffa.pro.br/tela4/Textos/Textos/Anais/ECLAE_II/panfletos%20uma%20analise%20interpretativa/principal.htm>. Acesso em: 10 ago. 2018.

COSTA, Sérgio Roberto. Dicionário de gêneros textuais. Belo Horizonte: Autêntica, 2008.

Links para outros planos:

PANFLETO. Portal do Professor. Disponível em: . Acesso em: 3 jul. 2018.

PANFLETO. Portal do Professor. Disponível em: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=56115>. Acesso em: 3 jul. 2018.

A LEITURA DE FOLHETOS INFORMATIVOS. Disponível em: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=21174>. Acesso em: 4 jul. 2018.

PANFLETO. Portal do Professor. Disponível em: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=22514>. Acesso em: 4 jul. 2018.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações:

  • Dispostos em duplas ou trios, leve os estudantes para a sala de informática. Caso o plano LP07_02SQA13 tenha sido desenvolvido, solicite que os alunos mantenham a mesma equipe. Se não houver sala de informática disponível, forneça ou solicite que os alunos levem materiais para a produção do Folheto/Panfleto, como papel, canetas coloridas e revistas para recorte.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações:

  • Peça para que os estudantes preencham o checklist. Esta lista norteará o trabalho de produção do folheto.
  • Por se tratar de um trabalho criativo e coletivo, lembre-os que todos da equipe devem entrar em consenso e aprovar as informações dispostas no checklist.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos.

Orientações:

  • Peça para que as equipes escolham algumas imagens na internet que poderão ser utilizada no folheto.
  • Lembre que precisam pesquisar as imagens já tendo em mente o que foi idealizado no planejamento e consta no checklist, lembrando do público-alvo e da mensagem que desejam passar.
  • É importante buscar imagens liberadas para uso, livre de direitos autorais. Segue link de um site que contém os melhores bancos de imagens com diferentes temáticas: <https://marketingdeconteudo.com/melhores-bancos-de-imagens-gratuitos/>. Acesso em: 4 jan. 2019.
  • Após escolher previamente algumas imagens, a equipe precisa decidir coletivamente qual, de fato, irá compor o folheto. Para tomar esta decisão, peça para que as equipes analisem as perguntas norteadoras do slide.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Solicite que os estudantes criem o texto escrito que fará parte do folheto.
  • Várias versões podem ser criadas, até que a equipe decida a melhor versão que será utilizada.
  • Devem ser usadas as perguntas do slide como guia na produção do texto escrito.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • No computador, os estudantes devem criar o design do folheto, utilizando o texto escrito e a(s) imagem(ns) coletada(s).
  • Pode-se utilizar programas como Word, PowerPoint ou outro programa de edição que a escola disponha.
  • Devem ser usadas as perguntas do slide como guia na produção do texto escrito.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações:

  • Solicite que as equipes apresentem a primeira versão do folheto para a turma. Se os alunos produziram no computador, projete o folheto/panfleto para a turma toda. Se fizeram no papel, solicite que o material seja exibido para a turma.
  • Estimule os alunos a escutar com atenção as dicas e as opiniões trazidas pelo colegas e anotem as contribuições.
  • Provavelmente, os alunos necessitarão de mais de uma aula para finalizar a produção do folheto. Portanto, replaneje as atividades considerando a realidade de sua turma. Sugerimos que as atividades deste plano possam ser desmembradas em até três aulas.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é 14ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Folheto/Panfleto e no campo de atuação Jornalístico/midiático.
A aula faz parte do módulo Produção de texto. Em vista da importância do planejamento no processo de escrita, recomendamos iniciar pela 13ª aula, LPO7_02SQA13, que trata do planejamento da produção do gênero Folheto/Panfleto.

Materiais necessários: Caderno, caneta e computador com acesso à internet.

Informações sobre o gênero: Folheto/Panfleto é um gênero que apresenta informações sobre produtos e serviços com o objetivo de incentivar seu leitor a adquiri-los, ou divulgar ideias e opiniões com a intenção de mudar o comportamento de seu leitor. Utiliza-se de linguagem apelativa e multimodal.

Dificuldades antecipadas: Os estudantes talvez tenham dificuldades a respeito do manuseio de programas de edição e ferramentas tecnológicas essenciais para a realização da atividade.

Referências sobre o assunto:

ALVES, Andresa Guedes Kaminski; COSTA-HÜBES, Terezinha da Conceição. O gênero panfleto no ensino de língua portuguesa numa perspectiva sociointeracionista. Disponível em: <http://cac-php.unioeste.br/eventos/iisnel/CD_IISnell/pages/simposios/simposio%2006/O%20GENERO%20PENFLETO%20NO%20ENSINO%20DE%20LINGUA%20PORTUGUESA%20NUMA%20PERSPECTIVA%20SOCIOINTERACIONISTA.pdf>. Acesso em: 10 ago. 2018.

CANO, Márcio Rogério de Oliveira. Análise do discurso do gênero panfleto. Disponível em: <http://ebooks.pucrs.br/edipucrs/anais/sited/arquivos/MarcioRogeriodeOliveiraCano.pdf>. Acesso em: 10 ago. 2018.

CARNEIRO, J. R. D. ; CONDE, E. P. ; COSTA, A. M. Panfletos: Uma análise interpretativa do gênero anúncio. Disponível em: <http://www.leffa.pro.br/tela4/Textos/Textos/Anais/ECLAE_II/panfletos%20uma%20analise%20interpretativa/principal.htm>. Acesso em: 10 ago. 2018.

COSTA, Sérgio Roberto. Dicionário de gêneros textuais. Belo Horizonte: Autêntica, 2008.

Links para outros planos:

PANFLETO. Portal do Professor. Disponível em: . Acesso em: 3 jul. 2018.

PANFLETO. Portal do Professor. Disponível em: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=56115>. Acesso em: 3 jul. 2018.

A LEITURA DE FOLHETOS INFORMATIVOS. Disponível em: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=21174>. Acesso em: 4 jul. 2018.

PANFLETO. Portal do Professor. Disponível em: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=22514>. Acesso em: 4 jul. 2018.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações:

  • Dispostos em duplas ou trios, leve os estudantes para a sala de informática. Caso o plano LP07_02SQA13 tenha sido desenvolvido, solicite que os alunos mantenham a mesma equipe. Se não houver sala de informática disponível, forneça ou solicite que os alunos levem materiais para a produção do Folheto/Panfleto, como papel, canetas coloridas e revistas para recorte.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações:

  • Peça para que os estudantes preencham o checklist. Esta lista norteará o trabalho de produção do folheto.
  • Por se tratar de um trabalho criativo e coletivo, lembre-os que todos da equipe devem entrar em consenso e aprovar as informações dispostas no checklist.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos.

Orientações:

  • Peça para que as equipes escolham algumas imagens na internet que poderão ser utilizada no folheto.
  • Lembre que precisam pesquisar as imagens já tendo em mente o que foi idealizado no planejamento e consta no checklist, lembrando do público-alvo e da mensagem que desejam passar.
  • É importante buscar imagens liberadas para uso, livre de direitos autorais. Segue link de um site que contém os melhores bancos de imagens com diferentes temáticas: <https://marketingdeconteudo.com/melhores-bancos-de-imagens-gratuitos/>. Acesso em: 4 jan. 2019.
  • Após escolher previamente algumas imagens, a equipe precisa decidir coletivamente qual, de fato, irá compor o folheto. Para tomar esta decisão, peça para que as equipes analisem as perguntas norteadoras do slide.

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Solicite que os estudantes criem o texto escrito que fará parte do folheto.
  • Várias versões podem ser criadas, até que a equipe decida a melhor versão que será utilizada.
  • Devem ser usadas as perguntas do slide como guia na produção do texto escrito.
Slide Plano Aula

Orientações:

  • No computador, os estudantes devem criar o design do folheto, utilizando o texto escrito e a(s) imagem(ns) coletada(s).
  • Pode-se utilizar programas como Word, PowerPoint ou outro programa de edição que a escola disponha.
  • Devem ser usadas as perguntas do slide como guia na produção do texto escrito.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações:

  • Solicite que as equipes apresentem a primeira versão do folheto para a turma. Se os alunos produziram no computador, projete o folheto/panfleto para a turma toda. Se fizeram no papel, solicite que o material seja exibido para a turma.
  • Estimule os alunos a escutar com atenção as dicas e as opiniões trazidas pelo colegas e anotem as contribuições.
  • Provavelmente, os alunos necessitarão de mais de uma aula para finalizar a produção do folheto. Portanto, replaneje as atividades considerando a realidade de sua turma. Sugerimos que as atividades deste plano possam ser desmembradas em até três aulas.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Produção de textos do 7º ano :

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 7º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF67LP13 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF69LP07 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano