15312
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 7º ano > Produção de textos

Plano de aula - Produção do Folheto/Panfleto informativo: planejamento

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 7º ano do EF sobre Produção do Folheto/Panfleto informativo: planejamento

Plano 13 de 15 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Daiane De Oliveira Oliveira

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é 13ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Folheto/Panfleto e no campo de atuação
Jornalístico/midiático. A aula faz parte do módulo Produção de texto.

Materiais necessários: Papel e caneta.

Informações sobre o gênero: Folheto/Panfleto é um gênero que apresenta informações sobre produtos e serviços, com objetivo de incentivar seu leitor a adquiri-los, ou divulgar ideias e opiniões com a intenção de mudar o comportamento de seu leitor. Utiliza-se de linguagem apelativa e multimodal.

Dificuldades antecipadas: Por se tratar de um trabalho coletivo, talvez haja dificuldade na socialização entre os alunos, na tomada de decisões e na participação de todos os alunos, de forma colaborativa. Porém, é importante que o professor aproveite estes momentos para discutir questões referentes ao respeito, à ajuda aos colegas, às trocas de conhecimento. Pode ser também que os alunos não estejam habituados com a ideia de planejar a produção escrita, considerando esta etapa importante como perda de tempo. Caso essa resistência ocorra, explique que o planejamento é parte essencial do processo de escrita, pois nos permite direcionar, selecionar, organizar as ideias e refletir sobre o conteúdo, facilitando o exercício da criatividade.

Referências sobre o assunto:

ALVES, Andresa Guedes Kaminski; COSTA-HÜBES, Terezinha da Conceição. O gênero panfleto no ensino de língua portuguesa numa perspectiva sociointeracionista. Disponível em: <http://cac-php.unioeste.br/eventos/iisnel/CD_IISnell/pages/simposios/simposio%2006/O%20GENERO%20PENFLETO%20NO%20ENSINO%20DE%20LINGUA%20PORTUGUESA%20NUMA%20PERSPECTIVA%20SOCIOINTERACIONISTA.pdf>. Acesso em: 10 ago. 2018.

CANO, Márcio Rogério de Oliveira. Análise do discurso do gênero panfleto. Disponível em: <http://ebooks.pucrs.br/edipucrs/anais/sited/arquivos/MarcioRogeriodeOliveiraCano.pdf>. Acesso em: 10 ago. 2018.

CARNEIRO, J. R. D. ; CONDE, E. P. ; COSTA, A. M. Panfletos: uma análise Interpretativa do gênero anúncio. Disponível em: <http://www.leffa.pro.br/tela4/Textos/Textos/Anais/ECLAE_II/panfletos%20uma%20analise%20interpretativa/principal.htm>. Acesso em: 10 ago. 2018.

COSTA, Sérgio Roberto. Dicionário de gêneros textuais. Belo Horizonte: Autêntica, 2008.

Links para outros planos:

PANFLETO. Portal do Professor. Disponível em: . Acesso em: 3 jul. 2018.

PANFLETO. Portal do Professor. Disponível em: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=56115>. Acesso em: 3 jul. 2018.

A LEITURA DE FOLHETOS INFORMATIVOS. Disponível em: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=21174>. Acesso em: 4 jul. 2018.

PANFLETO. Portal do Professor. Disponível em: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=22514>. Acesso em: 4 jul. 2018.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações:

  • Explique brevemente aos estudantes que nesta aula irão planejar a produção de um Folheto/Panfleto informativo (educativo) que aborde um problema social que aflige sua comunidade escolar ou de pertença.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações:

  • Informe aos estudantes que já que irão iniciar o processo de produção do gênero Folheto/Panfleto, é importante relembrar aspectos essenciais do gênero.
  • Peça para que individualmente anotem aspectos importantes que fazem parte do contexto de produção deste gênero, exemplo:
    Que marcas linguísticas fazem parte do estilo do Folheto/Panfleto? Quais os diferentes campos, usos e funções? Quais os interlocutores?
  • Espera-se que os estudantes lembrem-se de que os Folhetos/Panfletos podem ser publicitários e comerciais quando apresentam informações sobre produtos e serviços com objetivo de incentivar seu leitor a adquiri-los, ou podem ser informativos/educativos por divulgar ideias e opiniões com a intenção de conscientizar e mudar o comportamento de seu leitor. Este gênero utiliza-se de uma linguagem multimodal, com imagem, texto verbal, cores, escolha de fonte, entre outros. Os Folhetos/Panfletos usam como estratégia apelativa e argumentativa imagens, escolhas lexicais como adjetivos, advérbios e verbos no imperativo. Possuem textos curtos, normalmente são impressos em uma folha avulsa e distribuídos mão a mão, em locais de grande circulação.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos.

Orientações:

  • Solicite que os alunos dividam-se em duplas ou trios a fim de favorecer a troca de ideias e que todos tenham a oportunidade de colaborar com o planejamento. Juntos devem fazer uma lista dos principais problemas enfrentados pela sua comunidade. Opte por abordar problemas enfrentados pela escola ou pela comunidade de pertença dos estudantes.
  • Se a escolha for abordar problemas que ocorrem na comunidade, alguns exemplos possíveis são: desrespeito à funcionários da escola; paredes pichadas; desperdício de água nos banheiros e bebedouros; má conservação dos livros; bullying. Se você estiver seguindo a sequência de aula deste gênero, poderá usar o mesmo tema escolhido pelos estudantes ao produzir o spot informativo, no plano LPO7_02SQA11.
  • Se a escolha for abordar problemas da comunidade de pertença, alguns exemplos possíveis são descarte inadequado do lixo, desrespeito às leis de trânsito, vandalismo a bens e áreas públicas, entre outros.
  • Depois de listarem, solicite que escolham coletivamente apenas um problema que será abordado na produção do Folheto/Panfleto educativo.
  • O folheto será para alertar e/ou conscientizar a comunidade sobre o problema em questão, a fim de solucioná-lo ou minimizá-lo.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Depois que eles escolherem qual problema a equipe irá abordar, peça para que utilizem as perguntas acima como roteiro de planejamento para direcionar a produção do folheto.
  • Ajude-os a perceber que identificar o público-alvo (idade, gênero, profissão, interesses etc.) ou destinatário/receptor ao qual se dirige a mensagem determina a linguagem e a estrutura do folheto.
  • Embora não seja possível prever ao certo as respostas das equipes no preenchimento do roteiro de planejamento, pois depende do tema escolhido ou do problema que será abordado, espera-se que se, por exemplo, alguma equipe escolha como temática o bullying, consiga perceber que o público-alvo do seu folheto são as crianças e os adolescentes no ambiente escolar bem como pais, professores e demais funcionários. O folheto precisa alertar e conscientizar sobre as consequências do bullying e combater tal prática. A equipe pode escolher imagens de jovens tristes que sofrem bullying, com o objetivo de instigar a empatia dos leitores.
  • Lembre-os que a linguagem do folheto deve ser clara e objetiva, que o texto escrito deve ser curto e que atraia a atenção.
  • Solicite que eles reúnam informações importantes sobre o tema escolhido, que devem ser repassadas para a comunidade escolar para sanar o problema. Esta seleção também pode ser solicitada previamente como tarefa e, neste momento, os alunos compartilham e selecionam as informações para o folheto.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 18 minutos.

Orientações:

  • Guie-os para que haja troca de saberes e experiências.
  • Incentive-os a, em casa, pesquisar mais sobre a temática escolhida pela sua equipe. Isto dará subsídio para a produção do folheto.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é 13ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Folheto/Panfleto e no campo de atuação
Jornalístico/midiático. A aula faz parte do módulo Produção de texto.

Materiais necessários: Papel e caneta.

Informações sobre o gênero: Folheto/Panfleto é um gênero que apresenta informações sobre produtos e serviços, com objetivo de incentivar seu leitor a adquiri-los, ou divulgar ideias e opiniões com a intenção de mudar o comportamento de seu leitor. Utiliza-se de linguagem apelativa e multimodal.

Dificuldades antecipadas: Por se tratar de um trabalho coletivo, talvez haja dificuldade na socialização entre os alunos, na tomada de decisões e na participação de todos os alunos, de forma colaborativa. Porém, é importante que o professor aproveite estes momentos para discutir questões referentes ao respeito, à ajuda aos colegas, às trocas de conhecimento. Pode ser também que os alunos não estejam habituados com a ideia de planejar a produção escrita, considerando esta etapa importante como perda de tempo. Caso essa resistência ocorra, explique que o planejamento é parte essencial do processo de escrita, pois nos permite direcionar, selecionar, organizar as ideias e refletir sobre o conteúdo, facilitando o exercício da criatividade.

Referências sobre o assunto:

ALVES, Andresa Guedes Kaminski; COSTA-HÜBES, Terezinha da Conceição. O gênero panfleto no ensino de língua portuguesa numa perspectiva sociointeracionista. Disponível em: <http://cac-php.unioeste.br/eventos/iisnel/CD_IISnell/pages/simposios/simposio%2006/O%20GENERO%20PENFLETO%20NO%20ENSINO%20DE%20LINGUA%20PORTUGUESA%20NUMA%20PERSPECTIVA%20SOCIOINTERACIONISTA.pdf>. Acesso em: 10 ago. 2018.

CANO, Márcio Rogério de Oliveira. Análise do discurso do gênero panfleto. Disponível em: <http://ebooks.pucrs.br/edipucrs/anais/sited/arquivos/MarcioRogeriodeOliveiraCano.pdf>. Acesso em: 10 ago. 2018.

CARNEIRO, J. R. D. ; CONDE, E. P. ; COSTA, A. M. Panfletos: uma análise Interpretativa do gênero anúncio. Disponível em: <http://www.leffa.pro.br/tela4/Textos/Textos/Anais/ECLAE_II/panfletos%20uma%20analise%20interpretativa/principal.htm>. Acesso em: 10 ago. 2018.

COSTA, Sérgio Roberto. Dicionário de gêneros textuais. Belo Horizonte: Autêntica, 2008.

Links para outros planos:

PANFLETO. Portal do Professor. Disponível em: . Acesso em: 3 jul. 2018.

PANFLETO. Portal do Professor. Disponível em: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=56115>. Acesso em: 3 jul. 2018.

A LEITURA DE FOLHETOS INFORMATIVOS. Disponível em: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=21174>. Acesso em: 4 jul. 2018.

PANFLETO. Portal do Professor. Disponível em: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=22514>. Acesso em: 4 jul. 2018.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações:

  • Explique brevemente aos estudantes que nesta aula irão planejar a produção de um Folheto/Panfleto informativo (educativo) que aborde um problema social que aflige sua comunidade escolar ou de pertença.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações:

  • Informe aos estudantes que já que irão iniciar o processo de produção do gênero Folheto/Panfleto, é importante relembrar aspectos essenciais do gênero.
  • Peça para que individualmente anotem aspectos importantes que fazem parte do contexto de produção deste gênero, exemplo:
    Que marcas linguísticas fazem parte do estilo do Folheto/Panfleto? Quais os diferentes campos, usos e funções? Quais os interlocutores?
  • Espera-se que os estudantes lembrem-se de que os Folhetos/Panfletos podem ser publicitários e comerciais quando apresentam informações sobre produtos e serviços com objetivo de incentivar seu leitor a adquiri-los, ou podem ser informativos/educativos por divulgar ideias e opiniões com a intenção de conscientizar e mudar o comportamento de seu leitor. Este gênero utiliza-se de uma linguagem multimodal, com imagem, texto verbal, cores, escolha de fonte, entre outros. Os Folhetos/Panfletos usam como estratégia apelativa e argumentativa imagens, escolhas lexicais como adjetivos, advérbios e verbos no imperativo. Possuem textos curtos, normalmente são impressos em uma folha avulsa e distribuídos mão a mão, em locais de grande circulação.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos.

Orientações:

  • Solicite que os alunos dividam-se em duplas ou trios a fim de favorecer a troca de ideias e que todos tenham a oportunidade de colaborar com o planejamento. Juntos devem fazer uma lista dos principais problemas enfrentados pela sua comunidade. Opte por abordar problemas enfrentados pela escola ou pela comunidade de pertença dos estudantes.
  • Se a escolha for abordar problemas que ocorrem na comunidade, alguns exemplos possíveis são: desrespeito à funcionários da escola; paredes pichadas; desperdício de água nos banheiros e bebedouros; má conservação dos livros; bullying. Se você estiver seguindo a sequência de aula deste gênero, poderá usar o mesmo tema escolhido pelos estudantes ao produzir o spot informativo, no plano LPO7_02SQA11.
  • Se a escolha for abordar problemas da comunidade de pertença, alguns exemplos possíveis são descarte inadequado do lixo, desrespeito às leis de trânsito, vandalismo a bens e áreas públicas, entre outros.
  • Depois de listarem, solicite que escolham coletivamente apenas um problema que será abordado na produção do Folheto/Panfleto educativo.
  • O folheto será para alertar e/ou conscientizar a comunidade sobre o problema em questão, a fim de solucioná-lo ou minimizá-lo.

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Depois que eles escolherem qual problema a equipe irá abordar, peça para que utilizem as perguntas acima como roteiro de planejamento para direcionar a produção do folheto.
  • Ajude-os a perceber que identificar o público-alvo (idade, gênero, profissão, interesses etc.) ou destinatário/receptor ao qual se dirige a mensagem determina a linguagem e a estrutura do folheto.
  • Embora não seja possível prever ao certo as respostas das equipes no preenchimento do roteiro de planejamento, pois depende do tema escolhido ou do problema que será abordado, espera-se que se, por exemplo, alguma equipe escolha como temática o bullying, consiga perceber que o público-alvo do seu folheto são as crianças e os adolescentes no ambiente escolar bem como pais, professores e demais funcionários. O folheto precisa alertar e conscientizar sobre as consequências do bullying e combater tal prática. A equipe pode escolher imagens de jovens tristes que sofrem bullying, com o objetivo de instigar a empatia dos leitores.
  • Lembre-os que a linguagem do folheto deve ser clara e objetiva, que o texto escrito deve ser curto e que atraia a atenção.
  • Solicite que eles reúnam informações importantes sobre o tema escolhido, que devem ser repassadas para a comunidade escolar para sanar o problema. Esta seleção também pode ser solicitada previamente como tarefa e, neste momento, os alunos compartilham e selecionam as informações para o folheto.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 18 minutos.

Orientações:

  • Guie-os para que haja troca de saberes e experiências.
  • Incentive-os a, em casa, pesquisar mais sobre a temática escolhida pela sua equipe. Isto dará subsídio para a produção do folheto.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Produção de textos do 7º ano :

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 7º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF69LP09 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano