15310
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 6º ano > Produção de textos

Plano de aula - Produção de texto dramático: edição e revisão de texto.

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 6º ano do EF sobre Produção de texto dramático: edição e revisão de texto.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Wania Aparecida Guedes da Silva

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das sugestões de atividades e das orientações (que também podem ser escritas em um documento de texto e disponibilizadas da maneira que for mais acessível às famílias).

- Opcionais: canais para aulas online, como Google Meet ou Zoom (tutorial disponível aqui); Google Drive (tutorial disponível aqui); Google Docs (tutorial disponível aqui).

Introdução
Neste Plano, os alunos farão a reescrita e a edição final de um Texto Dramático, adaptando um Conto de Fadas escolhido por eles; portanto, já devem ter escolhido o Conto e feito a primeira versão dessa escrita. Envie um áudio dizendo que irá enviar a eles um texto dramático com problemas; eles precisam apontar quais são e também dar sugestões de melhoria. Envie o texto adaptado disponível aqui e estabeleça um prazo para que as duplas o revisem. Peça que publiquem a revisão em um Google Docs, em uma pasta do Google Drive. Indique que podem fazer marcações coloridas no texto, desde que indiquem com legendas o que elas significam.

Desenvolvimento
Após essa atividade, leia as revisões dos alunos e certifique-se de que todas as duplas compreenderam os elementos básicos que caracterizam um texto dramático. Faça um resumo desses aspectos e envie aos alunos. Caso queira, envie a sugestão de revisão do texto, disponível aqui. Envie um novo áudio dizendo que agora cada dupla irá avaliar o texto de outra dupla utilizando a Rubrica de Qualidade sugerida no plano, disponível aqui, e explique (por áudio ou por escrito) que devem fazer sugestões de melhoria no texto. Auxilie-os durante essa avaliação pelos canais mais acessíveis para vocês. Estabeleça um prazo para esse processo. Após finalizado, oriente cada dupla, por escrito ou por áudio, a reescrever seu texto dentro do que foi apontado pelos colegas (acrescente orientações você também). Diga que, quando considerarem o texto finalizado, publiquem em uma pasta específica para esta atividade no Google Drive (sugestão).

Fechamento
Finalize a aula enviando um comentário por escrito a todos, retomando brevemente as atividades desenvolvidas e parabenizando a turma pelo esforço e dedicação. Se possível, publique os textos nos canais de comunicação da escola para que sejam lidos por outras turmas. Caso haja possibilidade, promova uma reunião no Google Meet ou no Zoom para concluir esta aula e realize o passo a passo do slide de Fechamento para aproveitar esse momento de interação ao vivo.

Convite às famílias
Convide as famílias a lerem as versões finais dos textos dos alunos em voz alta, distribuindo personagens entre os membros. Peça que comentem e compartilhem os textos, caso você os publique nas redes sociais da escola.

Sugestão Enviada Por: Luciana Ferreira Soares


Código: LPO6_10SQA15

(EF69LP50) Elaborar texto teatral, a partir da adaptação de romances, contos, mitos, narrativas de enigma e de aventura, novelas, biografias romanceadas, crônicas, dentre outros, indicando as rubricas para caracterização do cenário, do espaço, do tempo; explicitando a caracterização física e psicológica dos personagens e dos seus modos de ação; reconfigurando a inserção do discurso direto e dos tipos de narrador; explicitando as marcas de variação linguística (dialetos, registros e jargões) e retextualizando o tratamento da temática.

(EF69LP51) Engajar-se ativamente nos processos de planejamento, textualização, revisão/ edição e reescrita, tendo em vista as restrições temáticas, composicionais e estilísticas dos textos pretendidos e as configurações da situação de produção – o leitor pretendido, o suporte, o contexto de circulação do texto, as finalidades etc. – e considerando a imaginação, a estesia e a verossimilhança próprias ao texto literário.

(EF06LP11) Utilizar, ao produzir texto, conhecimentos linguísticos e gramaticais: tempos verbais, concordância nominal e verbal, regras ortográficas, pontuação etc.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Produção de textos do 6º ano:

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 6º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas