15309
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 6º ano > Produção de textos

Plano de aula - Produção de texto dramático escrito: textualização

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 6º ano do EF sobre Produção de texto dramático escrito: textualização

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Wania Aparecida Guedes da Silva

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das sugestões de atividades e das orientações (que também podem ser escritas em um documento de texto e disponibilizadas da maneira que for mais acessível às famílias).

- Opcionais: canais para aulas online, como Google Meet ou Zoom (tutorial disponível aqui); Google Drive (tutorial disponível aqui); Google Docs (tutorial disponível aqui).

Introdução
Neste Plano, os alunos farão a primeira versão de um Texto Dramático, adaptando um Conto de Fadas escolhido por eles; portanto, já devem ter escolhido o Conto e feito um Planejamento dessa escrita. Envie um áudio dizendo que irá lhes lançar um desafio. Solicite que cada dupla escolha um personagem de seu Conto de Fadas e imagine uma frase que ele ou ela diriam no Texto Dramático. Essa fala a ser produzida tem que ser bem “a cara” da personagem, algo que só ela poderia dizer. Peça que as duplas escrevam essa frase e a enviem a você, no privado. Estabeleça um prazo para esse envio.

Depois que todos tiverem enviado, misture as frases de forma que as duplas recebam frases de outras duplas. Diga que os primeiros que acertarem os personagens representados nas falas vencem esse desafio. Após essa atividade, faça um apanhado de como os alunos escreveram essas frases para avaliar como está o entendimento da turma em relação aos aspectos que envolvem esta adaptação: caracterização dos personagens, variação linguística, rubricas e pontuação. Caso necessário, reforce esses aspectos com as duplas que precisarem, pelo WhatsApp ou outro canal rápido de comunicação.

Desenvolvimento
Envie um novo áudio solicitando que comecem a escrever seus textos dramáticos. Para tanto, encaminhe a Rubrica de Qualidade disponível aqui, sugerida no Plano, e explique (por áudio ou por escrito) que devem seguir os critérios ali estabelecidos. Explique cada ponto, caso necessário, e auxilie-os durante a adaptação dos Contos de Fadas pelos canais mais acessíveis para vocês. Estabeleça um prazo e peça que todas as duplas publiquem suas primeiras versões em uma pasta específica para esta atividade no Google Drive (sugestão).

Fechamento
Finalize a aula enviando um comentário por escrito a todos, retomando brevemente as atividades desenvolvidas e destacando o papel do Planejamento e da Rubrica de Qualidade para apoiar a escrita de um bom texto. Caso haja possibilidade, promova uma reunião no Google Meet ou no Zoom para concluir esta aula e realize o passo a passo do slide de Fechamento para aproveitar esse momento de interação ao vivo.

Convite às famílias
As famílias podem brincar com um jogo semelhante ao da Introdução utilizando filmes e séries: cada um imagina um personagem e escreve uma frase que seja típica dele, como, por exemplo, “Eu sou seu pai” (Darth Vader) ou “Vou assoprar, assoprar, e sua casa vou derrubar!” (Lobo Mau). Depois, podem cortar as frases e sorteá-las para ver quem adivinha mais (também podem utilizar um Sorteador Online, disponível aqui). Incentive as famílias que toparem fazer a brincadeira a publicar fotos ou vídeos desse momento no grupo de WhatsApp da turma.

Sugestão Enviada Por: Luciana Ferreira Soares


Código: LPO6_10SQA14

(EF69LP50) Elaborar texto teatral, a partir da adaptação de romances, contos, mitos, narrativas de enigma e de aventura, novelas, biografias romanceadas, crônicas, dentre outros, indicando as rubricas para caracterização do cenário, do espaço, do tempo; explicitando a caracterização física e psicológica dos personagens e dos seus modos de ação; reconfigurando a inserção do discurso direto e dos tipos de narrador; explicitando as marcas de variação linguística (dialetos, registros e jargões) e retextualizando o tratamento da temática.

(EF69LP51) Engajar-se ativamente nos processos de planejamento, textualização, revisão/ edição e reescrita, tendo em vista as restrições temáticas, composicionais e estilísticas dos textos pretendidos e as configurações da situação de produção – o leitor pretendido, o suporte, o contexto de circulação do texto, as finalidades etc. – e considerando a imaginação, a estesia e a verossimilhança próprias ao texto literário.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Produção de textos do 6º ano:

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 6º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas