15308
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 6º ano > Oralidade

Plano de aula - Prática de oralidade com recursos da Commedia dell'arte

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 6º ano do EF sobre Prática de oralidade com recursos da Commedia dell'arte

Plano 11 de 15 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Wania Aparecida Guedes da Silva

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é décima primeira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero texto dramático e no campo de atuação artístico literário. A aula faz parte do módulo de oralidade.

Materiais necessários: projetor e computador, com áudio, para exibição do vídeo; quadro; cópia dos “canovacci” para preparação das cenas, disponíveis

aqui:

Canovaccio 1 - clique aqui

Canovaccio 2 - clique aqui

Canovaccio 3 - clique aqui

Informações sobre o gênero: Texto dramático (esquetes, peças curtas). O gênero dramático é um dos três gêneros literários, junto do lírico e do épico. Diferente de outros textos narrativos, o dramático, ou teatral, é feito para ser encenado, e não para ser contado; sendo assim, não é necessária a presença de um narrador. O texto teatral apresenta em sua estrutura três elementos básicos: as falas, os personagens e as rubricas. É interessante observar que a palavra “drama” tem origem grega e significa “ação”, ficando assim mais fácil de constatar que a ação é o elemento caracterizador desse gênero. Por esse motivo, a linguagem corporal tem fundamental importância no momento da encenação, tornando-se, junto com a linguagem verbal, dinâmica, expressiva e envolvente.

Dificuldades antecipadas: Os alunos podem ter dificuldade de ensaiar a improvisação, pois pode haver uma preocupação excessiva em repetir sempre o mesmo texto; por isso, é importante seguir a sequência da aula, em que serão apresentados critérios para avaliar uma apresentação e dicas para organizar o improviso.

Referências sobre o assunto: SPOLIN, Viola. Improvisação para o teatro. Tradução de Ingrid Dormien Koudela e Eduardo José de Almeida Amos. São Paulo: Perspectiva, 2010.

MACHADO, Maria Clara. A aventura do teatro & como fazer teatrinho de bonecos. Rio de Janeiro: Singular, 2009. 2a edição.

RABETTI, Maria de Lourdes. A Commedia dell'arte: mito, profissão e arte. Disponível em: http://www.artcultura.inhis.ufu.br/PDF29/4_palestra_a_comedia_dellarte.pdf. Acesso em 03/11/2018.

TEZZA, Ana Rosa. A improvisação, o ator e a Commedia dell'arte. Disponível em: www.periodicos.ia.unesp.br/index.php/rebento/article/view/68/61. Acesso em 03/11/2018.

SCALA, Flaminio. A loucura de Isabella e outras comédias da Commedia dell'arte. São Paulo: Iluminuras,2003. Tradução Roberta Barni.

www.infoescola.com/teatro/commedia-dellarte/. Acesso em 01/01/2018

www.todamateria.com.br/comedia-dell-arte/. Acesso em 01/01/2018

https://escoladeteatrocatarse.wordpress.com/2008/01/15/os-personagens-da-commedia-dellarte/. Acesso em 01/01/2018

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações:

  • Explicar aos alunos que esta aula tem como objetivo aprofundar o conhecimento acerca da Commedia dell'arte, utilizando seus recursos para planejar uma apresentação, além de desenvolver critérios para avaliá-la.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos

Orientações:

  • Apresente aos alunos o vídeo sugerido, solicitando que observem a expressão corporal dos atores, bem como utilizam suas vozes. Não é necessário passar o vídeo completo, devendo pausá-lo em 5:47.
  • Trata-se de um vídeo de ensaio de atores, por isso, as caracterizações não estão completas; A trama desse excerto está relacionada à confusão provocada por Arlequim e Colombina, causando a briga do casal Flávio e Isabela. O vídeo encontra-se disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=wYMUBt_So_E (último acesso em 23/11/2018).
  • É importante que os alunos percebam a movimentação bem caricata dos atores no palco; o tom de voz; como se posicionam quando não estão dialogando em cena; as situações cômicas; a presença ou não de máscaras.
  • Após a exibição do vídeo, desenvolva as discussões por meio das perguntas do slide. Os alunos devem respondê-las oralmente.
  • Sugestão de respostas: 1) Os atores ficam de costas para o público, indicando que não estão interagindo naquela cena. 2) A expressão corporal é bem marcada, podemos observar os movimentos das mãos, cabeça, tronco e pés; essa marcação é proposital para a expressividade das personagens. 3) Nesta apresentação, usam máscaras apenas o Arlequim e o Pantalone. Os dois namorados (Flávio e Isabella) normalmente não usam máscaras, como é previsto na Commedia dell'arte, e a Colombina, pode ou não aparecer com máscara. 4) Colombina deveria guardar segredo sobre o casamento dos apaixonados, mas conta para Arlequim, que causa a maior confusão ao não entender que Flávio apelidou Isabella de “Margarida”, dizendo assim que ele se casaria com outra, o que chega ao ouvido de Isabella e causa um rompimento entre eles.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 35 minutos

Orientações:

  • Faça a leitura do slide para os alunos. Essa leitura informativa deve durar, no máximo, 5 minutos.
  • Explique que, na sequência, eles irão construir, com sua ajuda, alguns critérios para uma apresentação de improviso e, em seguida, receberão um espécie de canovaccio para ensaiar a improvisação.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • O processo de elaboração de critérios, a partir das perguntas do slide, deve durar cerca de 10 minutos.
  • Anote no quadro as respostas dadas oralmente pelos estudantes, e reforce que eles também deverão anotar no caderno as informações.
  • Respostas esperadas para as perguntas: 1) A improvisação deve acontecer seguindo a estrutura determinada pelo canovaccio; 2) É importante o uso de máscaras e um figurino que auxilie a identificação das personagens; 3) Os gestos e a voz acompanham as características de cada personagem, sendo bem caricatas; 4) os atores precisam combinar os momentos de entrada e saída de cena, através de frases (“deixas”) para dar fluência à apresentação.
  • Através da anotação das respostas, que incluem as características desse tipo de teatro, os alunos poderão compreender os critérios de avaliação de uma apresentação ao estilo da Commedia dell'arte.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Nesse momento da aula, os alunos farão um ensaio, utilizando um canovaccio, um roteiro elaborado especialmente para a aula.
  • Professor (a), se achar mais produtivo, separe os grupos antes da aula, observando a quantidade de personagens e o que cada aluno poderia representar, escrevendo em cada canovaccio os participantes (isso inclusive facilitaria a organização e otimizaria o tempo gasto nessa divisão).
  • Apresentamos 3 modelos para cenas curtas nos materiais complementares, aproveitando as personagens da Commedia dell'arte. Obviamente, não são textos reais, pois estes demandariam mais tempo para apresentação. Como são apenas 3 modelos e o número de alunos deve ser maior, um mesmo modelo pode ser ensaiado por dois grupos, o que também será interessante para observar as estratégias de improvisação que cada grupo utilizará.

Para conhecer canovacci autênticos, sugerimos a leitura de SCALA, Flaminio. A loucura de Isabella e outras comédias da Commedia dell'arte. São Paulo: Iluminuras,2003. Tradução Roberta Barni. O livro traz uma pesquisa sobre a história da Commedia dell'arte, inclusive apresentando canovacci traduzidos.

  • O tempo destinado para essa parte da aula é de 20 minutos. Deixe claro para os alunos que o objetivo não é escrever e decorar falas, mas definir como se dará o “improviso” isto é, em que momento cada um entra em cena, os possíveis diálogos desenvolvidos, possível figurino etc.

.

Materiais complementares:

Canovaccio 1 - clique aqui

Canovaccio 2 - clique aqui

Canovaccio 3 - clique aqui

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 4 minutos

Orientações:

  • Nesses minutos finais, os alunos são convidados a refletir sobre as dificuldades do teatro baseado no improviso, compartilhando suas impressões oralmente.
  • Acolha as opiniões e reforce a importância de seguir o roteiro e elaborar a improvisação dentro de regras pré-definidas.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é décima primeira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero texto dramático e no campo de atuação artístico literário. A aula faz parte do módulo de oralidade.

Materiais necessários: projetor e computador, com áudio, para exibição do vídeo; quadro; cópia dos “canovacci” para preparação das cenas, disponíveis

aqui:

Canovaccio 1 - clique aqui

Canovaccio 2 - clique aqui

Canovaccio 3 - clique aqui

Informações sobre o gênero: Texto dramático (esquetes, peças curtas). O gênero dramático é um dos três gêneros literários, junto do lírico e do épico. Diferente de outros textos narrativos, o dramático, ou teatral, é feito para ser encenado, e não para ser contado; sendo assim, não é necessária a presença de um narrador. O texto teatral apresenta em sua estrutura três elementos básicos: as falas, os personagens e as rubricas. É interessante observar que a palavra “drama” tem origem grega e significa “ação”, ficando assim mais fácil de constatar que a ação é o elemento caracterizador desse gênero. Por esse motivo, a linguagem corporal tem fundamental importância no momento da encenação, tornando-se, junto com a linguagem verbal, dinâmica, expressiva e envolvente.

Dificuldades antecipadas: Os alunos podem ter dificuldade de ensaiar a improvisação, pois pode haver uma preocupação excessiva em repetir sempre o mesmo texto; por isso, é importante seguir a sequência da aula, em que serão apresentados critérios para avaliar uma apresentação e dicas para organizar o improviso.

Referências sobre o assunto: SPOLIN, Viola. Improvisação para o teatro. Tradução de Ingrid Dormien Koudela e Eduardo José de Almeida Amos. São Paulo: Perspectiva, 2010.

MACHADO, Maria Clara. A aventura do teatro & como fazer teatrinho de bonecos. Rio de Janeiro: Singular, 2009. 2a edição.

RABETTI, Maria de Lourdes. A Commedia dell'arte: mito, profissão e arte. Disponível em: http://www.artcultura.inhis.ufu.br/PDF29/4_palestra_a_comedia_dellarte.pdf. Acesso em 03/11/2018.

TEZZA, Ana Rosa. A improvisação, o ator e a Commedia dell'arte. Disponível em: www.periodicos.ia.unesp.br/index.php/rebento/article/view/68/61. Acesso em 03/11/2018.

SCALA, Flaminio. A loucura de Isabella e outras comédias da Commedia dell'arte. São Paulo: Iluminuras,2003. Tradução Roberta Barni.

www.infoescola.com/teatro/commedia-dellarte/. Acesso em 01/01/2018

www.todamateria.com.br/comedia-dell-arte/. Acesso em 01/01/2018

https://escoladeteatrocatarse.wordpress.com/2008/01/15/os-personagens-da-commedia-dellarte/. Acesso em 01/01/2018

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações:

  • Explicar aos alunos que esta aula tem como objetivo aprofundar o conhecimento acerca da Commedia dell'arte, utilizando seus recursos para planejar uma apresentação, além de desenvolver critérios para avaliá-la.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos

Orientações:

  • Apresente aos alunos o vídeo sugerido, solicitando que observem a expressão corporal dos atores, bem como utilizam suas vozes. Não é necessário passar o vídeo completo, devendo pausá-lo em 5:47.
  • Trata-se de um vídeo de ensaio de atores, por isso, as caracterizações não estão completas; A trama desse excerto está relacionada à confusão provocada por Arlequim e Colombina, causando a briga do casal Flávio e Isabela. O vídeo encontra-se disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=wYMUBt_So_E (último acesso em 23/11/2018).
  • É importante que os alunos percebam a movimentação bem caricata dos atores no palco; o tom de voz; como se posicionam quando não estão dialogando em cena; as situações cômicas; a presença ou não de máscaras.
  • Após a exibição do vídeo, desenvolva as discussões por meio das perguntas do slide. Os alunos devem respondê-las oralmente.
  • Sugestão de respostas: 1) Os atores ficam de costas para o público, indicando que não estão interagindo naquela cena. 2) A expressão corporal é bem marcada, podemos observar os movimentos das mãos, cabeça, tronco e pés; essa marcação é proposital para a expressividade das personagens. 3) Nesta apresentação, usam máscaras apenas o Arlequim e o Pantalone. Os dois namorados (Flávio e Isabella) normalmente não usam máscaras, como é previsto na Commedia dell'arte, e a Colombina, pode ou não aparecer com máscara. 4) Colombina deveria guardar segredo sobre o casamento dos apaixonados, mas conta para Arlequim, que causa a maior confusão ao não entender que Flávio apelidou Isabella de “Margarida”, dizendo assim que ele se casaria com outra, o que chega ao ouvido de Isabella e causa um rompimento entre eles.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 35 minutos

Orientações:

  • Faça a leitura do slide para os alunos. Essa leitura informativa deve durar, no máximo, 5 minutos.
  • Explique que, na sequência, eles irão construir, com sua ajuda, alguns critérios para uma apresentação de improviso e, em seguida, receberão um espécie de canovaccio para ensaiar a improvisação.

Slide Plano Aula

Orientações:

  • O processo de elaboração de critérios, a partir das perguntas do slide, deve durar cerca de 10 minutos.
  • Anote no quadro as respostas dadas oralmente pelos estudantes, e reforce que eles também deverão anotar no caderno as informações.
  • Respostas esperadas para as perguntas: 1) A improvisação deve acontecer seguindo a estrutura determinada pelo canovaccio; 2) É importante o uso de máscaras e um figurino que auxilie a identificação das personagens; 3) Os gestos e a voz acompanham as características de cada personagem, sendo bem caricatas; 4) os atores precisam combinar os momentos de entrada e saída de cena, através de frases (“deixas”) para dar fluência à apresentação.
  • Através da anotação das respostas, que incluem as características desse tipo de teatro, os alunos poderão compreender os critérios de avaliação de uma apresentação ao estilo da Commedia dell'arte.

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Nesse momento da aula, os alunos farão um ensaio, utilizando um canovaccio, um roteiro elaborado especialmente para a aula.
  • Professor (a), se achar mais produtivo, separe os grupos antes da aula, observando a quantidade de personagens e o que cada aluno poderia representar, escrevendo em cada canovaccio os participantes (isso inclusive facilitaria a organização e otimizaria o tempo gasto nessa divisão).
  • Apresentamos 3 modelos para cenas curtas nos materiais complementares, aproveitando as personagens da Commedia dell'arte. Obviamente, não são textos reais, pois estes demandariam mais tempo para apresentação. Como são apenas 3 modelos e o número de alunos deve ser maior, um mesmo modelo pode ser ensaiado por dois grupos, o que também será interessante para observar as estratégias de improvisação que cada grupo utilizará.

Para conhecer canovacci autênticos, sugerimos a leitura de SCALA, Flaminio. A loucura de Isabella e outras comédias da Commedia dell'arte. São Paulo: Iluminuras,2003. Tradução Roberta Barni. O livro traz uma pesquisa sobre a história da Commedia dell'arte, inclusive apresentando canovacci traduzidos.

  • O tempo destinado para essa parte da aula é de 20 minutos. Deixe claro para os alunos que o objetivo não é escrever e decorar falas, mas definir como se dará o “improviso” isto é, em que momento cada um entra em cena, os possíveis diálogos desenvolvidos, possível figurino etc.

.

Materiais complementares:

Canovaccio 1 - clique aqui

Canovaccio 2 - clique aqui

Canovaccio 3 - clique aqui

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 4 minutos

Orientações:

  • Nesses minutos finais, os alunos são convidados a refletir sobre as dificuldades do teatro baseado no improviso, compartilhando suas impressões oralmente.
  • Acolha as opiniões e reforce a importância de seguir o roteiro e elaborar a improvisação dentro de regras pré-definidas.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Oralidade do 6º ano :

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 6º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF69LP52 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano