Material Complementar
Plano de Aula
Plano de aula: Produção textual: revisão da HQ
Plano 15 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre História em quadrinhos
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é a 15ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero História em quadrinhos (HQ) e no campo de atuação
Artístico-literário. A aula faz parte do módulo Produção de texto. É desejável que os alunos já tenham sido apresentados ao gênero bem como trabalhado o estilo e a estrutura composicional deste gênero para que consigam realizar de forma mais produtiva esta aula. Além disso, é necessário que os alunos já tenham feito uma produção de HQ com o tema: As minhas travessuras bem como tenham elaborado uma rubrica de qualidade para avaliar os textos produzidos.
Materiais necessários:
- Computador, projetor multimídia, som e tela.
- Texto previamente produzido.
- Material para escrita: caderno, lápis, borracha etc.
Informações sobre o gênero: História em quadrinhos é uma narrativa sequencial que, geralmente publicada em jornais, revistas e almanaques, se vale da linguagem verbal e não verbal para contar uma história e produzir sentidos. Em outras palavras, trata-se de uma “narrativa gráfico-visual, impulsionada por sucessivos cortes, cortes estes que agenciam imagens rabiscadas, desenhadas e/ou pintadas”. (MENDONÇA, 2007, p.195).
Dificuldades antecipadas: Os alunos poderão apresentar resistência para revisar, pois podem não querer reescrever as HQs tendo como critério apenas a “beleza” dos desenhos.
Referências sobre o assunto:
- CRAFT COMICS. Lista de balões de histórias em quadrinhos. Disponível em: <https://craftcomicbooks.com/lista-de-baloes-de-historias-em-quadrinhos/>. Acesso em: 17 dez. 2018.
- _______. Lista de onomatopeias e interjeições. Disponível em: <https://craftcomicbooks.com/lista-de-onomatopeias/>. Acesso em: 17 dez. 2018.
- GUEDES, Leticia Figueiredo. Revisão de textos: conceituação, o papel do revisor textual e perspectivas do profissional do texto. [2013] 13 f. Trabalho
de conclusão de curso.
1928 (Bacharelado em Letras Português) – Universidade de Brasília, Brasília, 2013. Disponível em: <http://bdm.unb.br/bitstream/10483/7265/1/2013_LeticiaFigueiredoGuedes.pdf>. Acesso em: 17 dez. 2018. - MCCLOUD, Scott. Desenhando quadrinhos. São Paulo: M. Books do Brasil, 2008.
- MENDONÇA, M. R. S. Um gênero quadro a quadro: a história em quadrinhos. In: DIONÍSIO, A. P; MACHADO, A. R; Bezerra, M. A. Gêneros textuais e ensino. Rio de Janeiro: Lucerna, 2007.
- RAMOS, Paulo. Tiras no ensino. São Paulo: Parábola Editorial, 2017.
Tema da aula
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações:
- Apresente a proposta da aula: com base na produção de texto feita pelos alunos previamente e as orientações que serão dadas nesta aula pelo professor, os alunos farão a revisão das HQs produzidas pela turma. Será enfatizada, nesta aula, a revisão de alguns tópicos principais: a disposição dos quadrinhos (requadros), a escolha de balões de falas bem como a disposição do texto verbal nos balões.
- Inicie a aula com uma pequena discussão coletiva com os alunos para ativar os conhecimentos prévios: O que é preciso ter em uma HQ?
- Peça que os alunos exponham as suas opiniões sobre o assunto.
Respostas esperadas/desejáveis: Os alunos podem indicar vários itens, entre os quais:
- Quadrinhos sequenciais ou, como é chamado pelos profissionais da área, requadro.
- Onomatopeias.
- Balões de fala representados de acordo com o ato de fala do personagem.
- Texto não verbal - desenho.
Introdução
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações:
- Organize a sala em duplas. Com base nesta organização, por meio da interação verbal, os alunos poderão discutir e encontrar soluções rápidas e eficientes para atividades que serão propostas nesta aula. Desta forma, eles poderão pensar juntos na revisão da HQ e na otimização de um texto já produzido.
- Peça que os alunos, em duplas, discutam oralmente sobre a questão: Para que serve a revisão textual?
- Em seguida, peça que um aluno de cada dupla exponha as suas conclusões.
- Após ouvir as respostas, se julgar interessante, complemente dizendo que os textos são revisados para que sejam feitas adequações à situação de circulação destes textos. Cite que, em uma HQ, por exemplo, existem características que precisam ser respeitadas: sobre a escolha de balão, sobre a disposição dos requadros etc. A escrita é um processo e, por isso, não deve ser vista como um produto acabado, em que há apenas a textualização.
O texto precisa ser revisado, para que possa ser corrigido por meio de uma reescrita.
Respostas esperadas/desejáveis:
- Os alunos podem dizer que a revisão serve para corrigir os problemas de escrita - ortográficos-gramaticais etc. Além disso, ele podem apontar que a revisão permite ver se o texto está adequado, respeitando todas as características do gênero.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 25 minutos.
Orientações:
- Projete este slide aos alunos e peça que eles, em duplas, leiam e interpretem a tirinha “A vida de estagiário”, de Alan Sieber.
- Em seguida, peça que eles observem a escolha dos balões dos atos de fala e a onomatopeia presentes no quarto requadro, analisando como estas escolhas - do balão e da onomatopeia - contribuem para o desenvolvimento dos sentidos da narrativa, respondendo a pergunta: Estes recursos estão adequados ao propósito do texto?
- Dê tempo para que os alunos investiguem o texto e discutam produtivamente sobre esta questão, observando o porquê de o autor ter optado pela utilização destes elementos na HQ.
- Durante a discussão, circule pelas duplas, tecendo explicações aos alunos que tiverem mais dificuldades, mas sem dar respostas prontas. Faça com que os alunos percebam o contexto que o texto não verbal constrói na HQ
- Quando eles acabarem de discutir, inicie o momento de exposição das respostas, justificando-as, de forma a legitimar suas ideias.
- Os alunos deverão chegar à conclusão de que o texto está adequado em relação às escolhas dos balões e da onomatopeia (vidro quebrando: Kras!) e que estes elementos contribuem decisivamente para o entendimento e a progressão da narrativa dessa história em quadrinhos.
Respostas esperadas/desejáveis:
- As escolhas de balões estão adequadas:
- No primeiro e último quadrinhos, quando o protagonista está mais tranquilo, os balões representam a fala natural.
- No segundo quadrinho, a fala do patrão possui uma curiosidade: no início, o balão possui um contorno de fala espontânea, mas, no final, há uma ênfase na palavra “trabalhar” (que foi negritada e teve o tamanho ampliado), dando ao balão um contorno de uma fala gritada. Estes recursos visuais mostram a mudança de entonação do personagem, que começa calma e termina com um grito. Além disso, neste mesmo requadro, a fala do estagiário é contornada por um balão que indica surpresa/susto.
- No terceiro requadro, o balão indica que o protagonista está gritando, pois se jogou da janela do escritório.
- A onomatopeia (KRAS!), no terceiro requadro, está adequada, pois indica que o vidro da janela foi estilhaçado. Além disso, ela foi representada, graficamente, por cor (amarela), tamanho e por uma fonte que indicam um som próximo ao ocorrido (associando as formas ao som pretendido).
Desenvolvimento
Orientações:
- Peça que os alunos peguem suas produções e façam uma troca, de modo que uma dupla avalie o texto da outra e vice-versa.
- Com os textos trocados, peça que, com base nas informações vistas nos slides anteriores, os alunos apontem as inadequações presentes na HQ dos colegas em relação à escolha dos balões - que devem estar coerentes com os atos de fala no contexto criado pelos elementos verbais - e do uso das onomatopeias.
- As duplas deverão registrar, em uma folha à parte, as inadequações encontradas nos textos dos colegas, requadro por requadro, tecendo explicações breves e objetivas. (Exemplo: no requadro 3, os balões não deveriam indicar grito).
- Diga para os alunos não se preocuparem, neste momento, com as correções ortográficas.
- Para facilitar a revisão, sugira aos alunos um modelo de rubrica de qualidade (ou construída coletivamente com os alunos de forma prévia) para avaliar a HQ, de modo a investigar se o texto cumpriu com os requisitos básicos e essenciais do gênero.
- Clique aqui para ter acesso a uma sugestão de rubrica de qualidade. Caso opte por usá-la, peça que olhem com muita atenção os itens 3.4, 3.3 e 3.5, do critério coerência e coesão.
- Instigue o diálogo entre a duplas e peça que eles debatam sobre as (in)adequações encontradas nas HQs. Para isso, é importante circular pela sala tecendo alguns comentários em cada dupla para estimular e auxiliar os alunos a ter um olhar crítico e objetivo sobre a produção de seus colegas.
- Peça que os alunos tenham um olhar atento, também, sobre a disposição dos requadros. Eles devem aparecer em sequência e devem obedecer o seguinte movimento: da esquerda à direita; de cima para baixo.
- Assim que acabarem, peça que as duplas devolvam os textos para que os colegas vejam as anotações feitas.
Informações adicionais ao leitor:
- Considerando o tempo estimado para a realização desta aula, seria impossível analisar e revisar todos os elementos deste gênero, que é complexo e mobiliza várias linguagens. Por isso, para esta aula, foi feito um recorte de análise em apenas dois tópicos: a escolha dos balões e o uso de onomatopeias. Para que o texto seja revisto em todas as suas nuances, seria necessário disponibilizar mais aulas, utilizando uma rubrica de qualidade sugerida anteriormente.
- É importante destacar para os alunos que, segundo McCloud (2008), as onomatopeias são “uma chance para ouvir com os olhos”. Então, para isso, os recursos visuais - cores, espessura dos traços, a fonte escolhida e o tamanho da HQ - devem impactar, com base nos elementos não verbais, em uma representação sonora (associando as formas à emissão do som). Os alunos precisam, então, analisar se as onomatopeias registradas pelos colegas em suas HQs exploram estes recursos.
Material complementar:
- Para relembrar as possibilidades de balões, clique aqui. Caso julgue necessário, tendo internet à disposição em sala de aula, mostre o conteúdo do site aos alunos.
- Para relembrar as possibilidade de onomatopeias, clique aqui. Caso julgue necessário, tendo internet à disposição em sala de aula, mostre o conteúdo do site aos alunos.
Fechamento
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações:
- Peça que os alunos, agora de forma coletiva e oral, elaborem uma lista com dicas para a revisão das HQ em relação à escolha dos balões e das onomatopeias.
- Incentive a participação oral de todos para que, com base na interação, cheguem a conclusões coerentes.
- Registre as dicas no quadro e peça que os alunos anotem em seus cadernos.
- Relembre aos alunos a necessidade da revisão: as Histórias em quadrinhos serão publicadas em um almanaque de travessuras da turma. Para isso, todas as HQs produzidas precisam estar adequadas conforme códigos de circulação do gênero.
- Oriente os alunos sobre a atividade pós-aula: retomar as marcações da revisão para que, em casa, a HQ seja retextualizada.
- Seria interessante, em uma aula posterior, fazer uma nova etapa de revisão e reescrita, aplicando ao texto os outros critérios da uma rubrica de qualidade sugerida (veja a sugestão deixada no slide anterior) ou por uma rubrica construída coletivamente com a classe . Depois disso, fazer a diagramação das HQs produzidas pela turma para torná-las publicáveis ao suporte escolhido (almanaque).
Pós-aula:
- Como atividade pós-aula, peça que os alunos retomem as suas HQs com as devidas marcações feitas pelos seus colegas durante a revisão e que as retextualizem (fazer de novo), observando os critérios desta aula. Ao encontrar novos problemas, oriente-os a fazer as possíveis mudanças tecendo as alterações necessárias.
Respostas possíveis/desejáveis: Os alunos podem apresentar várias dicas, entre elas:
- Os balões devem estar adequados à entonação da fala do personagem: surpresa, raiva, calma, pensamento, grito etc.
- A onomatopeia deve representar um som.
- As onomatopeias devem ser criativas: com cores, formatos, fontes, tamanhos e espessuras diversas e planejadas para representar visualmente um som.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das sugestões de atividades e das orientações (que também podem ser escritas em um documento de texto e disponibilizadas da maneira que for mais acessível às famílias).
- Opcionais: canais para aulas online, como Google Meet ou Zoom (tutorial disponível aqui); Google Drive (tutorial disponível aqui); Google Docs (tutorial disponível aqui).
Introdução
Nesta aula, os alunos irão revisar alguns aspectos de uma produção textual de HQ (que já planejaram e escreveram a primeira versão) para fazerem a versão final. Envie um áudio pedindo que analisem a tirinha (disponível no slide 1 do Desenvolvimento do Plano) quanto ao uso dos balões e das Onomatopeias. Peça que analisem e verifiquem se o uso está adequado ou não, e listem as razões. Estabeleça um prazo e solicite que compartilhem as respostas em um Google Doc e salvem em uma pasta já criada no Google Drive (se possível; caso não, utilize os meios acessíveis de compartilhamento de textos).
Desenvolvimento
Após verificar as respostas, faça um comentário geral sobre a atividade destacando os aspectos que achar importantes, e envie aos alunos por áudio ou por escrito. Avise-os (por áudio ou por escrito) que cada dupla irá fazer a revisão da HQ de outra dupla (organize-os para que todos realizem a atividade), com foco no uso dos balões e das Onomatopeias. Devem escrever comentários sobre esses dois aspectos a respeito dos trabalhos dos colegas e apontar soluções e mudanças, se for necessário. Podem fazer essas anotações em um Google Doc para ser compartilhado. Oriente-os pelos canais de comunicação para auxiliá-los sempre que necessário. Estabeleça um prazo para essa revisão.
Fechamento
Depois que todas as revisões estiverem prontas, solicite que as duplas leiam as sugestões dos colegas e refaçam o que for necessário. Combine um prazo para essa reescrita e, depois que todas as HQs estiverem devidamente revisadas, publique-as nos canais da escola próprios para isso. Caso haja possibilidade, realize uma reunião no Google Meet ou no Zoom para concluir esta aula e siga o roteiro do slide de Fechamento do Plano de Aula.
Convite às famílias
Convide as famílias para lerem as histórias em quadrinhos produzidas pela turma e interagir nos canais da escola onde foram publicadas, compartilhando os textos entre os familiares e amigos.