15306
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 6º ano > Produção de textos

Plano de aula - Produção de HQ: as minhas travessuras

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 6º ano do EF sobre Produção de HQ: as minhas travessuras

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Matheus Seiji Bazaglia Kuroda

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das sugestões de atividades e das orientações (que também podem ser escritas em um documento de texto e disponibilizadas da maneira que for mais acessível às famílias).

- Opcionais: canais para aulas online, como Google Meet ou Zoom (tutorial disponível aqui); Google Drive (tutorial disponível aqui); Google Docs (tutorial disponível aqui); Padlet (tutorial disponível aqui); Canva, para fazer tirinhas (tutorial disponível aqui).

Introdução
Neste plano, os alunos deverão escrever a primeira versão de uma história em quadrinhos com base em um planejamento (projeto de texto) realizado previamente e considerando uma rubrica de qualidade sugerida pelo professor. Envie um áudio à sua turma dizendo que devem se organizar em duplas para escrita da primeira versão de uma história em quadrinhos contando algumas de suas travessuras de crianças, guiando-se pelo planejamento já realizado. Diga que as demais orientações serão compartilhadas em uma pasta do Google Drive (se possível; caso não, utilize os meios possíveis de compartilhamento de textos).

Desenvolvimento
Envie aos alunos a Rubrica de Qualidade disponível aqui, para se apropriarem antes do início da primeira versão. Como sugestão para criar Histórias em Quadrinhos curtas, você pode utilizar os recursos do site Canva, disponível aqui. Caso não seja possível, os alunos também podem fazer a HQ à mão e fotografá-la para enviar depois de pronta. Estabeleça um prazo para a entrega da primeira versão das HQs (sugestão: em um mural do Padlet). Auxilie-os pelos canais de comunicação já combinados por vocês. Aproveite as Orientações do Plano em suas intervenções na escrita da primeira versão das histórias criadas pelos alunos. Após todos entregarem, peça que cada dupla leia a primeira versão de outra dupla (organize para que todas as duplas participem). Peça que as duplas utilizem a Rubrica de Qualidade para avaliar os textos dos colegas. Defina um prazo para que todos preencham a rubrica.

Fechamento
Leia as primeiras versões e faça um apanhado das Rubricas para verificar as aprendizagens dos alunos. Comente cada HQ utilizando também a Rubrica de Qualidade. Diga que todos deverão reescrever sua primeira versão levando em conta o que foi apontado nas Rubricas (todas deverão estar disponíveis para consulta na pasta do Google Drive já criada para esta atividade). Caso haja possibilidade, realize uma reunião no Google Meet ou no Zoom para concluir esta aula e siga o roteiro do slide de Fechamento do Plano de Aula.

Convite às famílias
Convide as famílias para compartilharem entre os membros histórias de travessuras de quando eram crianças. As famílias que quiserem podem compartilhar no grupo de WhatsApp da turma algumas dessas histórias, em áudio ou vídeo.

Sugestão Enviada Por: Luciana Ferreira Soares


Código: LPO6_09SQA14

(EF69LP51) Engajar-se ativamente nos processos de planejamento, textualização, revisão/ edição e reescrita, tendo em vista as restrições temáticas, composicionais e estilísticas dos textos pretendidos e as configurações da situação de produção – o leitor pretendido, o suporte, o contexto de circulação do texto, as finalidades etc. – e considerando a imaginação, a estesia e a verossimilhança próprias ao texto literário.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Produção de textos do 6º ano:

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 6º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas