Material Complementar
Plano de Aula
Plano de aula: Produção de HQ: as minhas travessuras
Plano 14 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre História em quadrinhos
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é a 14ª de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero História em quadrinhos (HQ) e no campo de atuação Artístico-literário.
A aula faz parte do módulo Produção de texto. É desejável que os alunos já tenham sido apresentados ao gênero bem como trabalhado o estilo e a estrutura composicional deste gênero para que consigam realizar de forma mais produtiva esta aula. Além disso, por ser uma aula de textualização, é necessário que os alunos já tenham feito previamente um planejamento (projeto de texto) de HQ com o tema: “As minhas travessuras”.
Materiais necessários:
- Computador, projetor multimídia, som e tela.
- Material para escrita: caderno, lápis, borracha etc.
Informações sobre o gênero: História em quadrinhos é uma narrativa sequencial, geralmente publicada em jornais, revistas e almanaques, que se vale da linguagem verbal e não verbal para contar uma história e produzir sentidos. Em outras palavras, trata-se de uma “narrativa gráfico-visual, impulsionada por sucessivos cortes, cortes estes que agenciam imagens rabiscadas, desenhadas e/ou pintadas” (MENDONÇA, 2007, p.195).
Dificuldades antecipadas: Os alunos podem ter dificuldades em adaptar, para uma linguagem verbal e não verbal, as suas ideias planejadas, pois podem não estar acostumados a fazer transposição de linguagens. Além disso, pode acontecer de os alunos não seguirem o planejamento de escrita.
Referências sobre o assunto:
- BIAGIOTTI, Luiz Cláudio Medeiros. Conhecendo e aplicando rubricas de avaliações. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA, 12, 2005, Florianópolis. Anais. Florianópolis, ABED, 2005. Disponível em: <http://www.abed.org.br/congresso2005/por/pdf/007tcf5.pdf>. Acesso em: 10 dez. 2018.
- MENDONÇA, M. R. S. Um gênero quadro a quadro: a História em Quadrinhos. In: DIONÍSIO, A. P; MACHADO, A. R; Bezerra, M. A. Gêneros textuais e ensino. Rio de Janeiro: Lucerna, 2007.
- OLIVEIRA, Cristiana. Quadrinhos, literatura e um jogo intertextual. In: RAMOS, Paulo. VERGUEIRO,Waldomiro. FIGUEIRA, Diogo (Org.). Quadrinhos e literatura: diálogos possíveis. São Paulo: Criativo, 2014.
- RAMOS, Paulo. Tiras no ensino. São Paulo: Parábola Editorial, 2017.
- SIMÕES, D. Iconicidade verbal: teoria e prática. Rio de Janeiro: Dialogarts, 2009. Disponível em: <http://www.dialogarts.uerj.br/arquivos/iconicidadeverbal.pdf>. Acesso em: 9 dez. 2018.
Tema da aula
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações:
- Apresente a proposta da aula: com base em um planejamento (projeto de texto) realizado previamente pelos alunos e considerando uma rubrica de qualidade sugerida pelo professor, os alunos produzirão histórias em quadrinhos em duplas contando algumas de suas travessuras de crianças.
- Inicie a aula com uma pequena discussão coletiva com os alunos para ativar o conhecimento prévio: Onde as HQs são publicadas?
- Peça que os alunos exponham as suas experiências de travessuras e peraltices colhendo informações sobre este questionamento.
- É importante destacar, após as discussões orais, que, para cada suporte de publicação, algumas características do gênero podem sofrer pequenas alterações. DIga aos alunos que, nesta aula, será feita uma HQ para ser publicada no almanaque da turma.
Resposta esperada/desejável.
- Os alunos podem dizer que as HQs, por ter vários meios de circulação e uma temática ampla, podem ser publicadas em jornais, revistas, sites, almanaques, livros, gibis etc.
Introdução
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações:
- Organize a sala em duplas. Com base nesta organização, os alunos poderão atuar como protagonistas, desenvolvendo, com autonomia, suas atividades e encontrando soluções rápidas e eficientes para possíveis imprevistos.
- Mostre aos alunos a rubrica de qualidade disponível aqui. Diga que ela será usada para avaliar os textos produzidos quando estiverem prontos e, portanto, após a realização desta aula. Peça que os alunos, durante a textualização, levem em consideração os parâmetros apontados na rubricsza para que o texto tenha um resultado satisfatório.
- Explique cada critério de avaliação e oriente os alunos sobre a valoração de 1 a 3, conforme a grade apontada no final da rubrica.
Informação adicional ao professor:
- Julgamos importante que a rubrica de qualidade seja feita com os alunos previamente e de forma coletiva, com a participação de todos. Então, caso ache necessário, crie a sua própria rubrica com os indicadores de qualidade sugeridos pela classe. Esta prática envolverá maior participação dos alunos no processo de escrita (vista como processo e não como produto acabado), enquanto escritores, visando maior autonomia e participação ativa. Por outro lado, a depender do tempo disponível que o professor tem, fica a rubrica indicada acima a título de sugestão.
Material complementar:
- Segundo Biagiotti (2005), quanto mais detalhada for a rubrica e quanto mais for explicada aos alunos, menos espaço para a subjetividade existirá no processo de aprendizagem (neste caso, na escrita). Além disso, o autor acrescenta que, “com as rubricas, os alunos tornam-se capazes de avaliar seus trabalhos antes da entrega ao professor. Se as rubricas forem bem-feitas e detalhadas, os alunos sentem facilidade para verificar se os requisitos e as expectativas dos professores foram alcançadas”. Para ter acesso ao texto, aqui aqui.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 27 minutos.
Orientações:
- Antes de iniciar a escrita dos textos, faça uma rápida atividade para inspirar os alunos e estimular a criatividade. Peça que os alunos fechem os olhos e, com base nas informações do planejamento, imaginem mentalmente como são os personagens retratados visualmente na HQ que eles planejaram (vale lembrar que o personagem será um dos alunos da dupla, já que eles serão os protagonistas de suas próprias histórias de travessuras).
- Conduza, com a sua fala, a imaginação dos detalhes destes personagens, fazendo com que eles criem uma imagem mental, de modo a perceber cada detalhe físico do protagonista (pele, roupa, rosto, expressões, tamanho, idade etc.).
- Depois disso, com base no que imaginaram, peça que os alunos rascunhem - em duplas - o desenho de seus personagens em uma folha em branco, discutindo entre eles o que imaginaram. Durante este processo, diga que é importante pensar em como será produzida a imagem do personagem, pois é ele quem traz a identidade da HQ. Observe que os quadrinhos e as tirinhas mais famosos levam, na maioria das vezes, o nome de seu próprio protagonista, que sempre apresenta uma característica marcante (no nosso caso, travesso). Exemplo: “Mafalda”, “Armandinho”, “Calvin e Haroldo”,
“A Turma da Mônica” etc. - Caso julgue interessante, peça que as duplas retomem o planejamento e, com base nestas novas ideias sobre a representação da personagem (as características do aluno que fez a travessura e a maneira como ele se imaginou durante a atividade de inspiração e desenho), façam pequenas alterações nas descrições dos personagens em cada tira planejada para enriquecer o texto, mas sem alterar o enredo.
- Agora, solicite que as duplas retomem o planejamento e a rubrica de qualidade para que seja iniciado o processo de linearização da ideia com base na produção da HQ.
- Neste momento, andando pela sala, acompanhe o trabalho das duplas e verifique se estão observando as informações do planejamento e da rubrica de qualidade para produzir o texto.
- Faça intervenções, se perceber dificuldades dos alunos em realizar a textualização. Nos casos em que os alunos apresentarem dificuldades de escrita das falas - questões ortográficas e gramaticais - não faça correções (deixe a correção para uma próxima etapa, de revisão textual); peça que o aluno, mesmo com dificuldade em relação às convenções normativas, produza seu texto de forma desembaraçada.
- Caso julgue necessário, disponibilize mais aulas para que os alunos produzam os seus textos. Além disso, caso não dê tempo de concluir o processo de linearização do planejamento, por meio da textualização, sugira que a escrita - dos aspectos verbais e não verbais da HQ - seja finalizada como atividade pós-aula.
Fechamento
Tempo sugerido: 8 minutos.
Orientações:
- Peça que os alunos, agora de forma coletiva e oral, respondam: Com o término da textualização, o texto está finalizado? O que falta a ele?
- Inicie uma conversa, permitindo que, com base no dialogismo e na interação verbal, eles cheguem a conclusões coerentes.
- Registre as respostas no quadro e peça que os alunos anotem em seus cadernos.
- Diga aos alunos que a produção textual é um processo cíclico e que, por isso, a todo momento, é necessário planejar, escrever, ler, refletir sobre a escrita e reescrever, quantas vezes forem necessárias. No quadrinho, por haver um envolvimento de vários outras linguagens (não verbais), a revisão precisa ser bem mais cuidadosa e muito consciente.
- Oriente os alunos sobre a atividade pós-aula: ler seus HQs, refletir sobre ele nos aspectos verbais e não verbais e, se possível, tecer mudanças.
Pós-aula:
- Como atividade pós-aula, peça que os alunos retomem os seus textos e façam uma leitura cuidadosa, observando os critérios das rubricas de qualidade.
Ao encontrar problemas, oriente-os a anotar possíveis mudanças/correções, fazendo as alterações necessárias.
Respostas possíveis/desejáveis:
- O texto não está finalizado, pois ainda falta fazer correções gramaticais e a revisão geral da HQ - elementos verbais e não verbais. Além disso, é necessário verificar, com base nas informações do planejamento e da rubrica de qualidade, se o texto seguiu as propostas pensadas e se atingiu os objetivos sobre o que se esperava dele. Caso contrário, se o planejamento não foi seguido e se o texto não der conta dos critérios da rubrica de qualidade (em aspectos linguísticos e não linguísticos), é necessário refazer a produção.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das sugestões de atividades e das orientações (que também podem ser escritas em um documento de texto e disponibilizadas da maneira que for mais acessível às famílias).
- Opcionais: canais para aulas online, como Google Meet ou Zoom (tutorial disponível aqui); Google Drive (tutorial disponível aqui); Google Docs (tutorial disponível aqui); Padlet (tutorial disponível aqui); Canva, para fazer tirinhas (tutorial disponível aqui).
Introdução
Neste plano, os alunos deverão escrever a primeira versão de uma história em quadrinhos com base em um planejamento (projeto de texto) realizado previamente e considerando uma rubrica de qualidade sugerida pelo professor. Envie um áudio à sua turma dizendo que devem se organizar em duplas para escrita da primeira versão de uma história em quadrinhos contando algumas de suas travessuras de crianças, guiando-se pelo planejamento já realizado. Diga que as demais orientações serão compartilhadas em uma pasta do Google Drive (se possível; caso não, utilize os meios possíveis de compartilhamento de textos).
Desenvolvimento
Envie aos alunos a Rubrica de Qualidade disponível aqui, para se apropriarem antes do início da primeira versão. Como sugestão para criar Histórias em Quadrinhos curtas, você pode utilizar os recursos do site Canva, disponível aqui. Caso não seja possível, os alunos também podem fazer a HQ à mão e fotografá-la para enviar depois de pronta. Estabeleça um prazo para a entrega da primeira versão das HQs (sugestão: em um mural do Padlet). Auxilie-os pelos canais de comunicação já combinados por vocês. Aproveite as Orientações do Plano em suas intervenções na escrita da primeira versão das histórias criadas pelos alunos. Após todos entregarem, peça que cada dupla leia a primeira versão de outra dupla (organize para que todas as duplas participem). Peça que as duplas utilizem a Rubrica de Qualidade para avaliar os textos dos colegas. Defina um prazo para que todos preencham a rubrica.
Fechamento
Leia as primeiras versões e faça um apanhado das Rubricas para verificar as aprendizagens dos alunos. Comente cada HQ utilizando também a Rubrica de Qualidade. Diga que todos deverão reescrever sua primeira versão levando em conta o que foi apontado nas Rubricas (todas deverão estar disponíveis para consulta na pasta do Google Drive já criada para esta atividade). Caso haja possibilidade, realize uma reunião no Google Meet ou no Zoom para concluir esta aula e siga o roteiro do slide de Fechamento do Plano de Aula.
Convite às famílias
Convide as famílias para compartilharem entre os membros histórias de travessuras de quando eram crianças. As famílias que quiserem podem compartilhar no grupo de WhatsApp da turma algumas dessas histórias, em áudio ou vídeo.