Capas de Onomatopeias
Plano de Aula
Plano de aula: O uso de onomatopeias em uma narrativa multimodal
Plano 9 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre História em quadrinhos
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é a nona aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero História em quadrinhos e no campo de atuação Artístico-literário. A aula faz parte do módulo Análise linguística.
Materiais necessários: Capas impressas de exemplares de HQs do Popeye, lápis ou caneta.
Informações sobre o gênero:
A produção de uma história em quadrinhos envolve operações complexas como a combinação coerente entre roteiro e arte, texto verbal e não verbal. Esta aula visa proporcionar uma primeira experiência de uso dos elementos textuais próprios das HQs, valendo-se da estrutura já bastante conhecida de um meme como apoio para o desafio que os alunos deverão enfrentar. Há diferentes definições para a narrativa em quadrinhos, segundo Moacy Cirne, trata-se de uma narrativa gráfico-visual, com suas particularidades, com base no agenciamento de, no mínimo, duas imagens desenhadas que se relacionam (2002, p.14). Os textos apresentados aqui possuem estas características dos quadrinhos mas também o hibridismo e a circulação própria dos memes. Leia mais sobre este tema nos links sugeridos a seguir.
Dificuldades antecipadas:
Fazer a correlação entre a imagem, a onomatopeia e o sentido dela, pois as onomatopeias foram retiradas. Talvez seja mais fácil para o aluno quando ele já encontraVa a onomatopeia. Dessa forma, pode ser que os alunos encontrem dificuldades em representar algum som.
Referências sobre o assunto:
CIRNE, Moacy. Quadrinhos, paixão e sedução. Petrópolis: Vozes, 2000.
Tema da aula
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações:
- Inicie a aula com as seguintes questões:
- Vocês lembram que podemos representar sons e movimentos? Vamos relembrar algumas imitações de barulhos!
Se a porta da sala batesse, qual seria o som? R: Pá!
Quando o sinal toca para a troca das aulas, qual seria o som? R: UOMMMMMMMMM!!!
Quando vocês aplaudem alguma apresentação, qual seria o barulho das palmas? R: Cláp! Cláp! - Apresente a proposta da aula aos alunos: nesta aula, vocês irão revisar o uso das onomatopeias usando uma tabela para criar onomatopeias que comporão capas de HQs que serão entregues a vocês.
Introdução
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações:
- Entregue as capas de HQs do Popeye aos alunos.
- Pergunte o que eles veem em cada capa. Solicite que eles descrevam no caderno com uma frase o que eles observaram em cada capa;
Clique aqui para imprimir as capas
Possível resposta para a pergunta:
Provavelmente, os alunos responderão que localizaram algumas onomatopeias. Poderão responder também que o Popeye sempre aparece fazendo alguma coisa ou envolvido em brigas ou em situações de perigo.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 25 minutos.
Orientações
- Informe aos alunos que eles devem escolher as onomatopeias que mais representam os sons e os movimentos dos personagens das capas.
- Ressalte que eles devem observar os elementos verbais e não verbais.
- Informe que eles devem preencher nos quadrados das capas as onomatopeias adequadas.
- O professor poderá escolher outras capas caso queira.
Clique aqui para ter acesso à tabela
Sugestão de site: http://digitalcomicmuseum.com/index.php?dlid=202
Desenvolvimento
Orientações
1. Após os registros das onomatopeias encontradas e a construção de sentidos delas, observando a narrativa visual, entregue uma tabela com algumas onomatopeias e seus respectivos sentidos.
2. Solicite que os alunos sentem em duplas para comparar o que colocaram nas capas.
3. Em seguida, peça que os alunos verifiquem a tabela e vejam se tem relação de sentido entre a onomatopeia que escolheram para a capa e a onomatopeia da tabela. Caso achem que não tenha, fale para eles trocarem.
4. Informe-os que nem todas as onomatopeias que estão na tabela serão usadas, mas que é importante conhecerem outras. Assim, é importante os alunos colarem a tabela no caderno, pois além das onomatopeias utilizadas, poderão conhecer outras e revisarem sempre que sentirem necessidade.
Clique aqui para ter acesso à tabela
Sugestão de site: http://digitalcomicmuseum.com/index.php?dlid=202
Clique aqui para ter acesso às possíveis respostas
Fechamento
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações:
- Socialize as respostas dos alunos em relação às escolhas das onomatopeias pedindo para que eles colem as capas em uma das paredes da sala ou mesmo na parte externa da sala de aula, a seu critério.
- Peça para que eles observem as capas dos colegas e troquem ideias. Diga que elas ficarão afixadas ali, com o intuito de que os alunos tenham a oportunidade de sempre pesquisarem sobre onomatopeias, quando forem ler ou produzir uma HQ.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das sugestões de atividades e das orientações (que também podem ser escritas em um documento de texto e disponibilizadas da maneira que for mais acessível às famílias).
- Opcionais: canais para aulas online, como o Google Meet ou o Zoom (tutorial disponível aqui); Google Drive (tutorial disponível aqui); Google Docs (tutorial disponível aqui).
Introdução
Retome, em áudio, o conceito de Onomatopeia e diga que farão um exercício no qual deverão escrever onomatopeias que combinem com as imagens de capas de gibis do Popeye. Envie, então, orientações por escrito para que realizem a atividade com as capas (disponíveis aqui) escolhendo Onomatopeias da tabela do Plano (disponível aqui). Estabeleça um prazo para que façam a atividade individualmente. Auxilie-os pelos canais de comunicação já consolidados entre vocês. Peça que as duplas compartilhem seu texto (sugestão: Google Drive).
Desenvolvimento
Depois que todos tiverem terminado, peça que “visitem” as capas dos colegas, comparando as Onomatopeias que utilizaram.
Fechamento
Depois que todos tiverem realizado a atividade, envie um áudio falando de aspectos que você percebeu nos usos que os alunos fizeram do recurso das Onomatopeias. Caso haja possibilidade, realize uma reunião no Google Meet ou no Zoom para concluir esta aula e siga o passo a passo do slide de Fechamento para aproveitar esse momento de interação ao vivo.
Convite às famílias
As famílias podem, depois que a atividade tiver sido realizada, utilizar a tabela com as Onomatopeias para reproduzi-las em fotos de família ou mesmo em imagens retiradas da internet, criando situações inusitadas. As famílias que quiserem realizar o desafio podem postar suas criações no grupo de WhatsApp da turma.