15304
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 6º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - O uso de onomatopeias em uma narrativa multimodal

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 6º ano do EF sobre O uso de onomatopeias em uma narrativa multimodal

Plano 09 de 15 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Suzana De Carvalho Lima Kawai

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a nona aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero História em quadrinhos e no campo de atuação Artístico-literário. A aula faz parte do módulo Análise linguística.

Materiais necessários: Capas impressas de exemplares de HQs do Popeye, lápis ou caneta.

Informações sobre o gênero:

A produção de uma história em quadrinhos envolve operações complexas como a combinação coerente entre roteiro e arte, texto verbal e não verbal. Esta aula visa proporcionar uma primeira experiência de uso dos elementos textuais próprios das HQs, valendo-se da estrutura já bastante conhecida de um meme como apoio para o desafio que os alunos deverão enfrentar. Há diferentes definições para a narrativa em quadrinhos, segundo Moacy Cirne, trata-se de uma narrativa gráfico-visual, com suas particularidades, com base no agenciamento de, no mínimo, duas imagens desenhadas que se relacionam (2002, p.14). Os textos apresentados aqui possuem estas características dos quadrinhos mas também o hibridismo e a circulação própria dos memes. Leia mais sobre este tema nos links sugeridos a seguir.

Dificuldades antecipadas:

Fazer a correlação entre a imagem, a onomatopeia e o sentido dela, pois as onomatopeias foram retiradas. Talvez seja mais fácil para o aluno quando ele já encontraVa a onomatopeia. Dessa forma, pode ser que os alunos encontrem dificuldades em representar algum som.

Referências sobre o assunto:

CIRNE, Moacy. Quadrinhos, paixão e sedução. Petrópolis: Vozes, 2000.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações:

  • Inicie a aula com as seguintes questões:
  • Vocês lembram que podemos representar sons e movimentos? Vamos relembrar algumas imitações de barulhos!
    Se a porta da sala batesse, qual seria o som? R: Pá!
    Quando o sinal toca para a troca das aulas, qual seria o som? R: UOMMMMMMMMM!!!
    Quando vocês aplaudem alguma apresentação, qual seria o barulho das palmas?
    R: Cláp! Cláp!
  • Apresente a proposta da aula aos alunos: nesta aula, vocês irão revisar o uso das onomatopeias usando uma tabela para criar onomatopeias que comporão capas de HQs que serão entregues a vocês.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações:

  • Entregue as capas de HQs do Popeye aos alunos.
  • Pergunte o que eles veem em cada capa. Solicite que eles descrevam no caderno com uma frase o que eles observaram em cada capa;

Clique aqui para imprimir as capas

Possível resposta para a pergunta:

Provavelmente, os alunos responderão que localizaram algumas onomatopeias. Poderão responder também que o Popeye sempre aparece fazendo alguma coisa ou envolvido em brigas ou em situações de perigo.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos.

Orientações

  • Informe aos alunos que eles devem escolher as onomatopeias que mais representam os sons e os movimentos dos personagens das capas.
  • Ressalte que eles devem observar os elementos verbais e não verbais.
  • Informe que eles devem preencher nos quadrados das capas as onomatopeias adequadas.
  • O professor poderá escolher outras capas caso queira.

Clique aqui para ter acesso à tabela

Sugestão de site: http://digitalcomicmuseum.com/index.php?dlid=202

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações

1. Após os registros das onomatopeias encontradas e a construção de sentidos delas, observando a narrativa visual, entregue uma tabela com algumas onomatopeias e seus respectivos sentidos.

2. Solicite que os alunos sentem em duplas para comparar o que colocaram nas capas.

3. Em seguida, peça que os alunos verifiquem a tabela e vejam se tem relação de sentido entre a onomatopeia que escolheram para a capa e a onomatopeia da tabela. Caso achem que não tenha, fale para eles trocarem.

4. Informe-os que nem todas as onomatopeias que estão na tabela serão usadas, mas que é importante conhecerem outras. Assim, é importante os alunos colarem a tabela no caderno, pois além das onomatopeias utilizadas, poderão conhecer outras e revisarem sempre que sentirem necessidade.

Clique aqui para ter acesso à tabela

Sugestão de site: http://digitalcomicmuseum.com/index.php?dlid=202

Clique aqui para ter acesso às possíveis respostas

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações:

  • Socialize as respostas dos alunos em relação às escolhas das onomatopeias pedindo para que eles colem as capas em uma das paredes da sala ou mesmo na parte externa da sala de aula, a seu critério.
  • Peça para que eles observem as capas dos colegas e troquem ideias. Diga que elas ficarão afixadas ali, com o intuito de que os alunos tenham a oportunidade de sempre pesquisarem sobre onomatopeias, quando forem ler ou produzir uma HQ.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a nona aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero História em quadrinhos e no campo de atuação Artístico-literário. A aula faz parte do módulo Análise linguística.

Materiais necessários: Capas impressas de exemplares de HQs do Popeye, lápis ou caneta.

Informações sobre o gênero:

A produção de uma história em quadrinhos envolve operações complexas como a combinação coerente entre roteiro e arte, texto verbal e não verbal. Esta aula visa proporcionar uma primeira experiência de uso dos elementos textuais próprios das HQs, valendo-se da estrutura já bastante conhecida de um meme como apoio para o desafio que os alunos deverão enfrentar. Há diferentes definições para a narrativa em quadrinhos, segundo Moacy Cirne, trata-se de uma narrativa gráfico-visual, com suas particularidades, com base no agenciamento de, no mínimo, duas imagens desenhadas que se relacionam (2002, p.14). Os textos apresentados aqui possuem estas características dos quadrinhos mas também o hibridismo e a circulação própria dos memes. Leia mais sobre este tema nos links sugeridos a seguir.

Dificuldades antecipadas:

Fazer a correlação entre a imagem, a onomatopeia e o sentido dela, pois as onomatopeias foram retiradas. Talvez seja mais fácil para o aluno quando ele já encontraVa a onomatopeia. Dessa forma, pode ser que os alunos encontrem dificuldades em representar algum som.

Referências sobre o assunto:

CIRNE, Moacy. Quadrinhos, paixão e sedução. Petrópolis: Vozes, 2000.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações:

  • Inicie a aula com as seguintes questões:
  • Vocês lembram que podemos representar sons e movimentos? Vamos relembrar algumas imitações de barulhos!
    Se a porta da sala batesse, qual seria o som? R: Pá!
    Quando o sinal toca para a troca das aulas, qual seria o som? R: UOMMMMMMMMM!!!
    Quando vocês aplaudem alguma apresentação, qual seria o barulho das palmas?
    R: Cláp! Cláp!
  • Apresente a proposta da aula aos alunos: nesta aula, vocês irão revisar o uso das onomatopeias usando uma tabela para criar onomatopeias que comporão capas de HQs que serão entregues a vocês.
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações:

  • Entregue as capas de HQs do Popeye aos alunos.
  • Pergunte o que eles veem em cada capa. Solicite que eles descrevam no caderno com uma frase o que eles observaram em cada capa;

Clique aqui para imprimir as capas

Possível resposta para a pergunta:

Provavelmente, os alunos responderão que localizaram algumas onomatopeias. Poderão responder também que o Popeye sempre aparece fazendo alguma coisa ou envolvido em brigas ou em situações de perigo.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos.

Orientações

  • Informe aos alunos que eles devem escolher as onomatopeias que mais representam os sons e os movimentos dos personagens das capas.
  • Ressalte que eles devem observar os elementos verbais e não verbais.
  • Informe que eles devem preencher nos quadrados das capas as onomatopeias adequadas.
  • O professor poderá escolher outras capas caso queira.

Clique aqui para ter acesso à tabela

Sugestão de site: http://digitalcomicmuseum.com/index.php?dlid=202

Slide Plano Aula

Orientações

1. Após os registros das onomatopeias encontradas e a construção de sentidos delas, observando a narrativa visual, entregue uma tabela com algumas onomatopeias e seus respectivos sentidos.

2. Solicite que os alunos sentem em duplas para comparar o que colocaram nas capas.

3. Em seguida, peça que os alunos verifiquem a tabela e vejam se tem relação de sentido entre a onomatopeia que escolheram para a capa e a onomatopeia da tabela. Caso achem que não tenha, fale para eles trocarem.

4. Informe-os que nem todas as onomatopeias que estão na tabela serão usadas, mas que é importante conhecerem outras. Assim, é importante os alunos colarem a tabela no caderno, pois além das onomatopeias utilizadas, poderão conhecer outras e revisarem sempre que sentirem necessidade.

Clique aqui para ter acesso à tabela

Sugestão de site: http://digitalcomicmuseum.com/index.php?dlid=202

Clique aqui para ter acesso às possíveis respostas

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações:

  • Socialize as respostas dos alunos em relação às escolhas das onomatopeias pedindo para que eles colem as capas em uma das paredes da sala ou mesmo na parte externa da sala de aula, a seu critério.
  • Peça para que eles observem as capas dos colegas e troquem ideias. Diga que elas ficarão afixadas ali, com o intuito de que os alunos tenham a oportunidade de sempre pesquisarem sobre onomatopeias, quando forem ler ou produzir uma HQ.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 6º ano :

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 6º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF67LP38 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano