15301
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 6º ano > Produção de textos

Plano de aula - Revisão de narrativa com personagem mitológico

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 6º ano do EF sobre Revisão de narrativa com personagem mitológico

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Matheus Seiji Bazaglia Kuroda

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das sugestões de atividades e das orientações (que também podem ser escritas em um documento de texto e disponibilizadas da maneira que for mais acessível às famílias).

- Opcionais: canais para aulas online, como o Google Meet ou o Zoom (tutorial disponível aqui); Google Drive (tutorial disponível aqui); Google Docs (tutorial disponível aqui).

Introdução
Neste plano, os alunos deverão apropriar-se de aspectos relevantes na reescrita de uma narrativa mitológica para consolidarem essa habilidade e revisarem seus próprios textos (que já devem ter uma primeira versão e já devem ter passado por uma Rubrica de Qualidade, tendo sido avaliados pelos pares). Envie um áudio dizendo que irá compartilhar um trecho de um texto com o personagem Saci (disponível no 1º slide de Desenvolvimento do Plano). Avise que o texto tem problemas e que eles devem identificá-los. Diga que as demais orientações serão compartilhadas em uma pasta do Google Drive (se possível; caso não, utilize os meios possíveis para compartilhamento de textos).

Desenvolvimento
Envie para a pasta do Google Drive o texto a ser lido e peça, com orientações por escrito, que as duplas o revisem, apontando seus problemas. Estabeleça um prazo para a entrega via Google Docs, na pasta (se possível). Auxilie-os pelos canais de comunicação já combinados por vocês. Aproveite as Orientações do Plano em suas intervenções. Após todos entregarem, verifique se perceberam que os problemas eram a má adjetivação (dos personagens e do cenário) e a falta de coerência das ações realizadas pelo Saci, uma vez que ele é a personificação da esperteza e da malandragem. Caso não, envie um novo áudio sobre isso, explicando e apontando os problemas. Envie também a reescrita do trecho, disponível do 2º slide de Desenvolvimento do Plano, para que comparem as versões.

Fechamento
Solicite, então, que as duplas reescrevam suas primeiras versões do texto seguindo as orientações da Rubrica de Qualidade (já feita pelos colegas e por você), com atenção aos aspectos exercitados neste Plano. Oriente-os pelos canais de comunicação e auxilie-os sempre que necessário. Estabeleça um prazo e, após todas as entregas, publique os textos nos canais da escola próprios para isso. Caso haja possibilidade, realize uma reunião no Google Meet ou no Zoom para concluir esta aula e siga o roteiro do slide de Fechamento do Plano de Aula.

Convite às famílias
Convide as famílias a ler os textos produzidos pela turma e interagir nos canais da escola onde foram publicados, compartilhando-os entre familiares e amigos.

Sugestão Enviada Por: Luciana Ferreira Soares


Código: LPO6_07SQA15

(EF69LP51) Engajar-se ativamente nos processos de planejamento, textualização, revisão/ edição e reescrita, tendo em vista as restrições temáticas, composicionais e estilísticas dos textos pretendidos e as configurações da situação de produção – o leitor pretendido, o suporte, o contexto de circulação do texto, as finalidades etc. – e considerando a imaginação, a estesia e a verossimilhança próprias ao texto literário.

(EF67LP30) Criar narrativas ficcionais, tais como contos populares, contos de suspense, mistério, terror, humor, narrativas de enigma, crônicas, histórias em quadrinhos, dentre outros, que utilizem cenários e personagens realistas ou de fantasia, observando os elementos da estrutura narrativa próprios ao gênero pretendido, tais como enredo, personagens, tempo, espaço e narrador, utilizando tempos verbais adequados à narração de fatos passados, empregando conhecimentos sobre diferentes modos de se iniciar uma história e de inserir os discursos direto e indireto.

(EF06LP11) Utilizar, ao produzir texto, conhecimentos linguísticos e gramaticais: tempos verbais, concordância nominal e verbal, regras ortográficas, pontuação etc.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Produção de textos do 6º ano:

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 6º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas