15300
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 6º ano > Produção de textos

Plano de aula - Produção de texto: novos significados para um mito

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 6º ano do EF sobre Produção de texto: novos significados para um mito

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Matheus Seiji Bazaglia Kuroda

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das sugestões de atividades e das orientações (que também podem ser escritas em um documento de texto e disponibilizadas da maneira que for mais acessível às famílias).

- Opcionais: canais para aulas online, como o Google Meet ou o Zoom (tutorial disponível aqui); Google Drive (tutorial disponível aqui); Google Docs (tutorial disponível aqui).

Introdução
Neste plano, os alunos deverão escrever a primeira versão de um texto que já deve ter sido planejado. Em duplas, deverão escrever uma história em que o personagem Saci faz suas travessuras no contexto onde os alunos vivem, ou seja: terão que imaginar o Saci em seu bairro, sua cidade, e criar uma história com esse personagem, utilizando seu Planejamento prévio. Diga que as demais orientações serão compartilhadas em uma pasta do Google Drive (se possível; caso não, utilize os meios possíveis para compartilhamento de textos).

Desenvolvimento
Envie aos alunos a Rubrica de Qualidade, disponível aqui, para que verifiquem se sua primeira versão contempla todos os itens. Estabeleça um prazo para a entrega via Google Docs, na pasta já criada no Google Drive (se possível). Auxilie-os pelos canais de comunicação já combinados por vocês. Aproveite as Orientações do Plano em suas intervenções na escrita da primeira versão das histórias criadas pelos alunos. Após todos entregarem, peça que cada dupla leia a primeira versão de outra dupla (organize para que todas as duplas participem). Peça que as duplas utilizem a Rubrica de Qualidade para avaliar os textos dos colegas e defina um prazo para que todos o façam.

Fechamento
Leia as primeiras versões e faça um apanhado das Rubricas para verificar as aprendizagens dos alunos. Comente cada texto utilizando também a Rubrica de Qualidade. Diga que todos deverão reescrever sua primeira versão levando em conta o que foi apontado nas Rubricas (todas deverão estar disponíveis para consulta na pasta do Google Drive já criada para esta atividade). Caso haja possibilidade, realize uma reunião no Google Meet ou no Zoom para concluir esta aula e siga o roteiro do slide de Fechamento do Plano de Aula.

Convite às famílias
Convide as famílias a compartilharem entre si lendas brasileiras ou outras histórias de seres sobrenaturais que conheçam, como em uma roda de contação de histórias. As famílias que quiserem podem compartilhar no grupo de WhatsApp da turma fotos e/ou vídeos desse momento juntos.

Sugestão Enviada Por: Luciana Ferreira Soares


Código: LPO6_07SQA14

(EF69LP51) Engajar-se ativamente nos processos de planejamento, textualização, revisão/ edição e reescrita, tendo em vista as restrições temáticas, composicionais e estilísticas dos textos pretendidos e as configurações da situação de produção – o leitor pretendido, o suporte, o contexto de circulação do texto, as finalidades etc. – e considerando a imaginação, a estesia e a verossimilhança próprias ao texto literário.

(EF67LP30) Criar narrativas ficcionais, tais como contos populares, contos de suspense, mistério, terror, humor, narrativas de enigma, crônicas, histórias em quadrinhos, dentre outros, que utilizem cenários e personagens realistas ou de fantasia, observando os elementos da estrutura narrativa próprios ao gênero pretendido, tais como enredo, personagens, tempo, espaço e narrador, utilizando tempos verbais adequados à narração de fatos passados, empregando conhecimentos sobre diferentes modos de se iniciar uma história e de inserir os discursos direto e indireto.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Produção de textos do 6º ano:

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 6º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas