15299
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 6º ano > Produção de textos

Plano de aula - Planejamento da produção textual: retextualizar um mito

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 6º ano do EF sobre Planejamento da produção textual: retextualizar um mito

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Matheus Seiji Bazaglia Kuroda

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Matheus Seiji Bazaglia Kuroda
Mentor: Luciana Soares
Especialista: Silvia Albert

Título da aula: Planejamento da produção textual: retextualizar um mito

Finalidade da aula: Assistir a um vídeo sobre a lenda do Saci para planejar  uma produção textual que retextualize esta figura mitológica retirando-a de seu contexto original e inserindo-a no contexto de vida do aluno.

Ano: 6º ano do Ensino Fundamental

Gênero: Mito

Objeto(s) do conhecimento: Construção das condições de produção. Estratégias de produção: planejamento, textualização e revisão/edição/construção da textualidade. Relação entre textos.

Prática de linguagem: Produção de texto

Habilidade(s) da BNCC: EF69LP51/EF67LP30.

Esta é a 13ª aula de uma sequência de 15 planos de aula. Recomendamos o uso deste plano em sequência.


Código: LPO6_07SQA13

(EF69LP51) Engajar-se ativamente nos processos de planejamento, textualização, revisão/ edição e reescrita, tendo em vista as restrições temáticas, composicionais e estilísticas dos textos pretendidos e as configurações da situação de produção – o leitor pretendido, o suporte, o contexto de circulação do texto, as finalidades etc. – e considerando a imaginação, a estesia e a verossimilhança próprias ao texto literário.

(EF67LP30) Criar narrativas ficcionais, tais como contos populares, contos de suspense, mistério, terror, humor, narrativas de enigma, crônicas, histórias em quadrinhos, dentre outros, que utilizem cenários e personagens realistas ou de fantasia, observando os elementos da estrutura narrativa próprios ao gênero pretendido, tais como enredo, personagens, tempo, espaço e narrador, utilizando tempos verbais adequados à narração de fatos passados, empregando conhecimentos sobre diferentes modos de se iniciar uma história e de inserir os discursos direto e indireto.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Produção de textos do 6º ano:

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 6º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas