Sugestão de Avaliação
Plano de Aula
Plano de aula: Socialização, avaliação e revisão de Mapa conceitual
Plano 15 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Diagrama, mapa conceitual e exposição oral
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é 15ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Mapa conceitual e no campo de atuação Práticas de estudo e pesquisa. A aula faz parte do módulo Produção de texto.
Materiais necessários:
- Tablets ou computadores com acesso ao programa Google Documentos, para compartilhamento dos mapas, textos base e critérios de avaliação.
Informações sobre o gênero: Mapa conceitual é uma fonte sintetizada verbal e visual de conceitos hierarquicamente organizados e relacionados. Estes conceitos aparecem de acordo com a estrutura fonte, que pode ser um texto escrito ou oral. Ao ler ou produzir mapas conceituais, por retextualização, alunos estabelecem novas relações e ressignificam conteúdos estudados anteriormente em textos discursivos.
Dificuldades antecipadas:
- Mobilizar estratégias de leitura do Mapa conceitual.
- Avaliar o trabalho do colega.
- Analisar mudanças pertinentes solicitadas pelos colegas.
Referências sobre o assunto:
Yoshimoto, E. M. et al. Mapa conceitual, um gênero textual escolar: uma proposta de retextualização de textos didáticos de história. Rev. Bras. Estud. Pedagog., v. 97, n. 247, Brasília, set./dez. 2016. Disponível em:
SOUSA, J. R. O. et al. O desenvolvimento de mapas conceituais como um tipo de gênero textual. In: JORNADA DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO, 13., 2013, UFRPE, Recife, 09 a 13 de dezembro. Anais, Recife, 2013. Disponível em:
MENON, A. K. Mapa Conceitual: recurso facilitador da compreensão de textos em língua inglesa. Os Desafios da Escola Pública Paranaense na Perspectiva do Professor de PDE, v. 1 Paraná: Cadernos PDE, versão online, 2013. Disponível em:
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Explique aos alunos que, nesta aula, os grupos irão trocar os Mapas conceituais elaborados em aula anterior, aplicar os critérios de avaliação, também elaborados pelos alunos em aula anterior, e fazer ajustes nos mapas, a fim de aperfeiçoá-los.
Introdução
Tempo sugerido: 3 minutos.
Orientações:
- Peça para os grupos recuperarem os textos-base e os Mapas conceituais produzidos em mapa anterior, pois este material circulará pelos grupos, para avaliação pelos colegas.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 25 minutos.
Orientações:
- Peça para cada grupo trocar, com o grupo ao lado, o mapa e o texto-base. Assim, os textos-base e os mapas poderão ser lidos por pelo menos outro grupo, que fará a avaliação do mapa conforme critérios levantados pelos próprios alunos em aula anterior. Os critérios de avaliação podem ser preenchidos nos próprios computadores em que são acessados os mapas e os textos-base, ou, se a escola não tiver recursos tecnológicos à disposição, podem preencher os critérios em cópias impressas.
- Solicite que os grupos verifiquem, inicialmente, o conteúdo exposto no mapa e, depois, as escolhas de estrutura composicional, cores, formatos, quantidade de informações nos slides etc. Em Materiais complementares, você encontra uma sugestão de tabela que poderia ter sido elaborada pelos alunos com sugestões de avaliações que eles podem fazer sobre os mapas. Estas sugestões avaliativas dos colegas ou do próprio grupo sobre o trabalho devem ser sempre construtivas e em relação ao mapa. Apresentamos apenas uma sugestão de como o trabalho de avaliação pode ser desenvolvido pelos alunos, mas é essencial possibilitar que eles o realizem autonomamente, promovendo seu protagonismo.
Observações:
- A leitura dos mapas e do texto-base pode ser feita por meio de exposição em computadores ou tablets para acesso aos grupos. Caso a escola não tenha recursos tecnológicos à disposição, os alunos podem analisar os cartazes que serviram de suporte para os mapas e as cópias dos textos-base.
- Sugerem-se 25 minutos para esta etapa do desenvolvimento, mas, se houver mais tempo à disposição, este pode ser usado nesta etapa da aula, tornando o espaço de apresentação e discussão dos mapas mais amplo e rico.
Materiais complementares:
Sugestão de avaliação dos mapas aqui
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 20 minutos.
Orientações:
- Peça para os grupos que devolvam os mapas, os textos-base e a avaliação para os respectivos grupos que produziram os mapas (autores).
- Solicite aos grupos autores a edição dos Mapas conceituais, conforme avaliações levantadas pelos colegas e o que realmente acharem pertinente.
Esta atividade é importante para que o aluno, de fato, vivencie o processo de escrita, que envolve não só a primeira versão do texto mas também sua reescrita. Também, para que se coloque no lugar de autor que pode ou não aceitar as sugestões dos colegas.
Fechamento
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações:
- Pergunte aos alunos o que eles acharam das etapas de socialização, avaliação e revisão dos mapas. Espera-se que eles digam que, com a socialização, foi possível verificar como outros colegas usaram a criatividade para elaborar mapas, por exemplo. Sobre a avaliação, espera-se a constatação de que puderam auxiliar colegas a ver o que poderia ser melhorado no mapa. Por fim, com a revisão, espera-se que eles entendam que a etapa de reescrita é essencial para o aperfeiçoamento do texto.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das sugestões de atividades e das orientações (que também podem ser escritas em um documento de texto e disponibilizadas da maneira que for mais acessível às famílias).
- Opcionais: canais para aulas online, como o Google Meet ou o Zoom (veja como usá-lo no tutorial disponível aqui); Google Docs (tutorial disponível aqui); Google Drive (tutorial disponível aqui); Padlet (tutorial disponível aqui); Mindmeister (para fazer o Mapa Conceitual; tutorial disponível aqui).
Introdução
Nesta aula, os alunos irão produzir, em duplas, um Mapa Conceitual a partir de um texto de divulgação científica. Para isso, já devem ter feito um Planejamento dessa produção em aula anterior. Envie um áudio pedindo que os alunos façam seus Mapas Conceituais e estabeleça um prazo para que compartilhem no Padlet. Os alunos podem utilizar, se possível, o Mindmeister para fazer os Mapas Conceituais: é online, gratuito e bem intuitivo. Caso não seja possível usar esse recurso digital, eles podem fazer o Mapa à mão e fotografar para enviar como imagem no Padlet. Estabeleça um prazo para o compartilhamento dos Mapas Conceituais.
Desenvolvimento
Findo o prazo, envie, por escrito, orientações para que cada dupla avalie o Mapa Conceitual de mais duas duplas (organize previamente este esquema para ninguém ficar de fora desse processo) seguindo a Rubrica de Qualidade disponível aqui. Auxilie seus alunos durante o processo de avaliação utilizando as Orientações do Plano de aula. Combine um prazo para que todos consigam avaliar (usando a Rubrica no Google Docs) e postar em uma pasta compartilhada do Google Drive (ou outro meio mais acessível a vocês). Terminadas as avaliações, solicite que as duplas reescrevam seus Mapas de acordo com os apontamentos dos colegas e, caso não concordem com algo (ou não compreendam), faça a mediação necessária para que consigam entrar em acordo. Combine uma data para a entrega das reescritas e auxilie os alunos pelos canais já combinados por vocês.
Fechamento
Após o processo de Planejamento, leia todos os Mapas e avaliações de seus alunos, faça os destaques que achar necessários e compartilhe com eles seus comentários por meio de áudio ao grupo da turma. Compartilhe nos canais de comunicação da escola essa coleção de Mapas Conceituais, lembrando que outros alunos e mesmo professores poderão utilizá-los, já que foram feitos com base em textos de outras disciplinas que estão estudando. Caso haja possibilidade, realize uma aula no Google Meet ou no Zoom usando o passo a passo do slide de Fechamento do Plano.
Convite às famílias
Convide as famílias a visitar o Padlet com os Mapas Conceituais de toda a turma, e auxiliar no compartilhamento dos Mapas nas redes sociais, valorizando o trabalho dos estudantes.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Carla Gerhardt
Mentor: Carolina Müller
Especialista: Silvia Albert
Título da aula: Socialização, avaliação e revisão de Mapa conceitual
Finalidade da aula: Socializar os Mapas conceituais para compartilhar os resultados e, por meio da aplicação dos critérios de avaliação, revisar o exemplar do gênero a fim de aperfeiçoá-lo.
Ano: 6º ano do Ensino Fundamental
Gênero: Mapa conceitual
Objeto(s) do conhecimento: - Consideração das condições de produção de textos de divulgação científica. - Estratégias de escrita.- Estratégias de escrita: textualização, revisão e edição.
Prática de linguagem: Produção de texto
Habilidade(s) da BNCC: EF69LP35/EF69LP36/EF67LP21
Esta é a 15ª aula de uma sequência de 15 planos de aula. Recomendamos o uso deste plano em sequência.