15294
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 6º ano > Produção de textos

Plano de aula - Socialização, avaliação e revisão de Mapa conceitual

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 6º ano do EF sobre Socialização, avaliação e revisão de Mapa conceitual

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Carla Carine Gerhardt

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das sugestões de atividades e das orientações (que também podem ser escritas em um documento de texto e disponibilizadas da maneira que for mais acessível às famílias).

- Opcionais: canais para aulas online, como o Google Meet ou o Zoom (veja como usá-lo no tutorial disponível aqui); Google Docs (tutorial disponível aqui); Google Drive (tutorial disponível aqui); Padlet (tutorial disponível aqui); Mindmeister (para fazer o Mapa Conceitual; tutorial disponível aqui).

Introdução
Nesta aula, os alunos irão produzir, em duplas, um Mapa Conceitual a partir de um texto de divulgação científica. Para isso, já devem ter feito um Planejamento dessa produção em aula anterior. Envie um áudio pedindo que os alunos façam seus Mapas Conceituais e estabeleça um prazo para que compartilhem no Padlet. Os alunos podem utilizar, se possível, o Mindmeister para fazer os Mapas Conceituais: é online, gratuito e bem intuitivo. Caso não seja possível usar esse recurso digital, eles podem fazer o Mapa à mão e fotografar para enviar como imagem no Padlet. Estabeleça um prazo para o compartilhamento dos Mapas Conceituais.

Desenvolvimento
Findo o prazo, envie, por escrito, orientações para que cada dupla avalie o Mapa Conceitual de mais duas duplas (organize previamente este esquema para ninguém ficar de fora desse processo) seguindo a Rubrica de Qualidade disponível aqui. Auxilie seus alunos durante o processo de avaliação utilizando as Orientações do Plano de aula. Combine um prazo para que todos consigam avaliar (usando a Rubrica no Google Docs) e postar em uma pasta compartilhada do Google Drive (ou outro meio mais acessível a vocês). Terminadas as avaliações, solicite que as duplas reescrevam seus Mapas de acordo com os apontamentos dos colegas e, caso não concordem com algo (ou não compreendam), faça a mediação necessária para que consigam entrar em acordo. Combine uma data para a entrega das reescritas e auxilie os alunos pelos canais já combinados por vocês.

Fechamento
Após o processo de Planejamento, leia todos os Mapas e avaliações de seus alunos, faça os destaques que achar necessários e compartilhe com eles seus comentários por meio de áudio ao grupo da turma. Compartilhe nos canais de comunicação da escola essa coleção de Mapas Conceituais, lembrando que outros alunos e mesmo professores poderão utilizá-los, já que foram feitos com base em textos de outras disciplinas que estão estudando. Caso haja possibilidade, realize uma aula no Google Meet ou no Zoom usando o passo a passo do slide de Fechamento do Plano.

Convite às famílias
Convide as famílias a visitar o Padlet com os Mapas Conceituais de toda a turma, e auxiliar no compartilhamento dos Mapas nas redes sociais, valorizando o trabalho dos estudantes.

Sugestão Enviada Por: Luciana Ferreira Soares


Código: LPO6_05SQA15

(EF67LP21) Divulgar resultados de pesquisas por meio de apresentações orais, painéis, artigos de divulgação científica, verbetes de enciclopédia, podcasts científicos etc.

(EF69LP35) Planejar textos de divulgação científica, a partir da elaboração de esquema que considere as pesquisas feitas anteriormente, de notas e sínteses de leituras ou de registros de experimentos ou de estudo de campo, produzir, revisar e editar textos voltados para a divulgação do conhecimento e de dados e resultados de pesquisas, tais como artigo de divulgação científica, artigo de opinião, reportagem científica, verbete de enciclopédia, verbete de enciclopédia digital colaborativa , infográfico, relatório, relato de experimento científico, relato (multimidiático) de campo, tendo em vista seus contextos de produção, que podem envolver a disponibilização de informações e conhecimentos em circulação em um formato mais acessível para um público específico ou a divulgação de conhecimentos advindos de pesquisas bibliográficas, experimentos científicos e estudos de campo realizados.

(EF69LP36) Produzir, revisar e editar textos voltados para a divulgação do conhecimento e de dados e resultados de pesquisas, tais como artigos de divulgação científica, verbete de enciclopédia, infográfico, infográfico animado, podcast ou vlog científico, relato de experimento, relatório, relatório multimidiático de campo, dentre outros, considerando o contexto de produção e as regularidades dos gêneros em termos de suas construções composicionais e estilos.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Produção de textos do 6º ano:

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 6º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas