15294
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 6º ano > Produção de textos

Plano de aula - Socialização, avaliação e revisão de Mapa conceitual

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 6º ano do EF sobre Socialização, avaliação e revisão de Mapa conceitual

Plano 15 de 15 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Carla Carine Gerhardt

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é 15ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Mapa conceitual e no campo de atuação Práticas de estudo e pesquisa. A aula faz parte do módulo Produção de texto.

Materiais necessários:

- Tablets ou computadores com acesso ao programa Google Documentos, para compartilhamento dos mapas, textos base e critérios de avaliação.

Informações sobre o gênero: Mapa conceitual é uma fonte sintetizada verbal e visual de conceitos hierarquicamente organizados e relacionados. Estes conceitos aparecem de acordo com a estrutura fonte, que pode ser um texto escrito ou oral. Ao ler ou produzir mapas conceituais, por retextualização, alunos estabelecem novas relações e ressignificam conteúdos estudados anteriormente em textos discursivos.

Dificuldades antecipadas:

- Mobilizar estratégias de leitura do Mapa conceitual.

- Avaliar o trabalho do colega.

- Analisar mudanças pertinentes solicitadas pelos colegas.

Referências sobre o assunto:

Yoshimoto, E. M. et al. Mapa conceitual, um gênero textual escolar: uma proposta de retextualização de textos didáticos de história. Rev. Bras. Estud. Pedagog., v. 97, n. 247, Brasília, set./dez. 2016. Disponível em:

. Acesso em: 29 out. 2018.
SOUSA, J. R. O. et al. O desenvolvimento de mapas conceituais como um tipo de gênero textual. In: JORNADA DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO, 13., 2013, UFRPE, Recife, 09 a 13 de dezembro. Anais, Recife, 2013. Disponível em: . Acesso em: 29 out. 2018.
MENON, A. K. Mapa Conceitual: recurso facilitador da compreensão de textos em língua inglesa. Os Desafios da Escola Pública Paranaense na Perspectiva do Professor de PDE, v. 1 Paraná: Cadernos PDE, versão online, 2013. Disponível em: . Acesso em: 29 out. 2018.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Explique aos alunos que, nesta aula, os grupos irão trocar os Mapas conceituais elaborados em aula anterior, aplicar os critérios de avaliação, também elaborados pelos alunos em aula anterior, e fazer ajustes nos mapas, a fim de aperfeiçoá-los.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações:

  • Peça para os grupos recuperarem os textos-base e os Mapas conceituais produzidos em mapa anterior, pois este material circulará pelos grupos, para avaliação pelos colegas.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos.

Orientações:

  • Peça para cada grupo trocar, com o grupo ao lado, o mapa e o texto-base. Assim, os textos-base e os mapas poderão ser lidos por pelo menos outro grupo, que fará a avaliação do mapa conforme critérios levantados pelos próprios alunos em aula anterior. Os critérios de avaliação podem ser preenchidos nos próprios computadores em que são acessados os mapas e os textos-base, ou, se a escola não tiver recursos tecnológicos à disposição, podem preencher os critérios em cópias impressas.
  • Solicite que os grupos verifiquem, inicialmente, o conteúdo exposto no mapa e, depois, as escolhas de estrutura composicional, cores, formatos, quantidade de informações nos slides etc. Em Materiais complementares, você encontra uma sugestão de tabela que poderia ter sido elaborada pelos alunos com sugestões de avaliações que eles podem fazer sobre os mapas. Estas sugestões avaliativas dos colegas ou do próprio grupo sobre o trabalho devem ser sempre construtivas e em relação ao mapa. Apresentamos apenas uma sugestão de como o trabalho de avaliação pode ser desenvolvido pelos alunos, mas é essencial possibilitar que eles o realizem autonomamente, promovendo seu protagonismo.

Observações:

  • A leitura dos mapas e do texto-base pode ser feita por meio de exposição em computadores ou tablets para acesso aos grupos. Caso a escola não tenha recursos tecnológicos à disposição, os alunos podem analisar os cartazes que serviram de suporte para os mapas e as cópias dos textos-base.
  • Sugerem-se 25 minutos para esta etapa do desenvolvimento, mas, se houver mais tempo à disposição, este pode ser usado nesta etapa da aula, tornando o espaço de apresentação e discussão dos mapas mais amplo e rico.

Materiais complementares:

Sugestão de avaliação dos mapas aqui

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.

Orientações:

  • Peça para os grupos que devolvam os mapas, os textos-base e a avaliação para os respectivos grupos que produziram os mapas (autores).
  • Solicite aos grupos autores a edição dos Mapas conceituais, conforme avaliações levantadas pelos colegas e o que realmente acharem pertinente.
    Esta atividade é importante para que o aluno, de fato, vivencie o processo de escrita, que envolve não só a primeira versão do texto mas também sua reescrita. Também, para que se coloque no lugar de autor que pode ou não aceitar as sugestões dos colegas.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações:

  • Pergunte aos alunos o que eles acharam das etapas de socialização, avaliação e revisão dos mapas. Espera-se que eles digam que, com a socialização, foi possível verificar como outros colegas usaram a criatividade para elaborar mapas, por exemplo. Sobre a avaliação, espera-se a constatação de que puderam auxiliar colegas a ver o que poderia ser melhorado no mapa. Por fim, com a revisão, espera-se que eles entendam que a etapa de reescrita é essencial para o aperfeiçoamento do texto.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é 15ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Mapa conceitual e no campo de atuação Práticas de estudo e pesquisa. A aula faz parte do módulo Produção de texto.

Materiais necessários:

- Tablets ou computadores com acesso ao programa Google Documentos, para compartilhamento dos mapas, textos base e critérios de avaliação.

Informações sobre o gênero: Mapa conceitual é uma fonte sintetizada verbal e visual de conceitos hierarquicamente organizados e relacionados. Estes conceitos aparecem de acordo com a estrutura fonte, que pode ser um texto escrito ou oral. Ao ler ou produzir mapas conceituais, por retextualização, alunos estabelecem novas relações e ressignificam conteúdos estudados anteriormente em textos discursivos.

Dificuldades antecipadas:

- Mobilizar estratégias de leitura do Mapa conceitual.

- Avaliar o trabalho do colega.

- Analisar mudanças pertinentes solicitadas pelos colegas.

Referências sobre o assunto:

Yoshimoto, E. M. et al. Mapa conceitual, um gênero textual escolar: uma proposta de retextualização de textos didáticos de história. Rev. Bras. Estud. Pedagog., v. 97, n. 247, Brasília, set./dez. 2016. Disponível em:

. Acesso em: 29 out. 2018.
SOUSA, J. R. O. et al. O desenvolvimento de mapas conceituais como um tipo de gênero textual. In: JORNADA DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO, 13., 2013, UFRPE, Recife, 09 a 13 de dezembro. Anais, Recife, 2013. Disponível em: . Acesso em: 29 out. 2018.
MENON, A. K. Mapa Conceitual: recurso facilitador da compreensão de textos em língua inglesa. Os Desafios da Escola Pública Paranaense na Perspectiva do Professor de PDE, v. 1 Paraná: Cadernos PDE, versão online, 2013. Disponível em: . Acesso em: 29 out. 2018.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Explique aos alunos que, nesta aula, os grupos irão trocar os Mapas conceituais elaborados em aula anterior, aplicar os critérios de avaliação, também elaborados pelos alunos em aula anterior, e fazer ajustes nos mapas, a fim de aperfeiçoá-los.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações:

  • Peça para os grupos recuperarem os textos-base e os Mapas conceituais produzidos em mapa anterior, pois este material circulará pelos grupos, para avaliação pelos colegas.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos.

Orientações:

  • Peça para cada grupo trocar, com o grupo ao lado, o mapa e o texto-base. Assim, os textos-base e os mapas poderão ser lidos por pelo menos outro grupo, que fará a avaliação do mapa conforme critérios levantados pelos próprios alunos em aula anterior. Os critérios de avaliação podem ser preenchidos nos próprios computadores em que são acessados os mapas e os textos-base, ou, se a escola não tiver recursos tecnológicos à disposição, podem preencher os critérios em cópias impressas.
  • Solicite que os grupos verifiquem, inicialmente, o conteúdo exposto no mapa e, depois, as escolhas de estrutura composicional, cores, formatos, quantidade de informações nos slides etc. Em Materiais complementares, você encontra uma sugestão de tabela que poderia ter sido elaborada pelos alunos com sugestões de avaliações que eles podem fazer sobre os mapas. Estas sugestões avaliativas dos colegas ou do próprio grupo sobre o trabalho devem ser sempre construtivas e em relação ao mapa. Apresentamos apenas uma sugestão de como o trabalho de avaliação pode ser desenvolvido pelos alunos, mas é essencial possibilitar que eles o realizem autonomamente, promovendo seu protagonismo.

Observações:

  • A leitura dos mapas e do texto-base pode ser feita por meio de exposição em computadores ou tablets para acesso aos grupos. Caso a escola não tenha recursos tecnológicos à disposição, os alunos podem analisar os cartazes que serviram de suporte para os mapas e as cópias dos textos-base.
  • Sugerem-se 25 minutos para esta etapa do desenvolvimento, mas, se houver mais tempo à disposição, este pode ser usado nesta etapa da aula, tornando o espaço de apresentação e discussão dos mapas mais amplo e rico.

Materiais complementares:

Sugestão de avaliação dos mapas aqui

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.

Orientações:

  • Peça para os grupos que devolvam os mapas, os textos-base e a avaliação para os respectivos grupos que produziram os mapas (autores).
  • Solicite aos grupos autores a edição dos Mapas conceituais, conforme avaliações levantadas pelos colegas e o que realmente acharem pertinente.
    Esta atividade é importante para que o aluno, de fato, vivencie o processo de escrita, que envolve não só a primeira versão do texto mas também sua reescrita. Também, para que se coloque no lugar de autor que pode ou não aceitar as sugestões dos colegas.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações:

  • Pergunte aos alunos o que eles acharam das etapas de socialização, avaliação e revisão dos mapas. Espera-se que eles digam que, com a socialização, foi possível verificar como outros colegas usaram a criatividade para elaborar mapas, por exemplo. Sobre a avaliação, espera-se a constatação de que puderam auxiliar colegas a ver o que poderia ser melhorado no mapa. Por fim, com a revisão, espera-se que eles entendam que a etapa de reescrita é essencial para o aperfeiçoamento do texto.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Produção de textos do 6º ano :

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 6º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF67LP21 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF69LP35 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF69LP36 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano