Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é a 14ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Mapa conceitual e no campo de atuação Práticas de estudo e pesquisa. A aula faz parte do módulo Produção de texto.
Materiais necessários:
- Tablets ou computadores com acesso a programas de criação de mapas conceituais, como Cmap Tools https://cmap.ihmc.us/ ou CANVA www.canva.com.
- Tablets ou computadores com acesso ao Google Documentos, para produção dos critérios de avaliação dos mapas.
Informações sobre o gênero: Mapa conceitual é uma fonte sintetizada verbal e visual de conceitos hierarquicamente organizados e relacionados. Estes conceitos aparecem de acordo com a estrutura-fonte, que pode ser um texto escrito ou oral. Ao ler ou produzir Mapas conceituais, por retextualização, alunos estabelecem novas relações e ressignificam conteúdos estudados anteriormente em textos discursivos.
Dificuldades antecipadas:
- Mobilização de recursos multimodais para organização esquemática coesa das informações sintetizadas.
- Identificação de aspectos avaliativos do mapa.
Referências sobre o assunto:
Yoshimoto, E. M. et al. Mapa conceitual, um gênero textual escolar: uma proposta de retextualização de textos didáticos de história. Rev. Bras. Estud. Pedagog., v. 97, n. 247, Brasília, set./dez. 2016. Disponível em:
SOUSA, J. R. O. et al. O desenvolvimento de mapas conceituais como um tipo de gênero textual. In: JORNADA DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO, 13., 2013, UFRPE, Recife, 09 a 13 de dezembro. Anais, Recife, 2013. Disponível em:
MENON, A. K. Mapa Conceitual: recurso facilitador da compreensão de textos em língua inglesa. Os Desafios da Escola Pública Paranaense na Perspectiva do Professor de PDE, v. 1 Paraná: Cadernos PDE, versão online, 2013. Disponível em:
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Explique aos alunos que, nesta aula, eles irão produzir Mapas conceituais com base na pesquisa e no planejamento prévios e que eles irão elaborar critérios de avaliação destes mapas.
Introdução
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações:
- Peça para os grupos de alunos que revisem e relembrem as anotações feitas sobre o planejamento do Mapa conceitual, realizado anteriormente.
É muito importante que os alunos já tenham feito pesquisas prévias sobre o assunto e já tenham produzido um planejamento do Mapa conceitual
para que possam desenvolver esta aula. - Explique a importância do texto como processo, que passa por planejamento, produção, reescrita, revisão e socialização. Este esclarecimento é importante porque os alunos também passarão por estas etapas.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 20 minutos.
Orientações:
- Os alunos, nos mesmos grupos das pesquisas prévias, devem produzir Mapas conceituais com base no planejamento e no conteúdo levantado previamente. Para isso, podem usar programas de produção de mapas digitais, como Cmap Tools (disponível em: <https://cmap.ihmc.us/>, acesso em:
8 jan. 2019) ou CANVA (disponível em: <www.canva.com>, acesso em: 8 jan. 2019). Caso a escola não tenha recursos tecnológicos à disposição, os mapas conceituais podem ser produzidos em cartazes. Ao longo da produção, percorra a sala de aula para verificar se os alunos estão usando diferentes recursos como cores, formatos, disposição dos conceitos relacionados e hierarquizados conforme o conteúdo. Em Materiais complementares, abaixo, você encontra modelos de Mapas conceituais que podem ser produzidos pelos alunos, com base nos temas Região Sul e Águas subterrâneas, além dos resumos que serviram de base para estes mapas. É fundamental, no entanto, que os alunos realizem pesquisa dos conteúdos previamente e que elaborem conforme sua criatividade os Mapas conceituais, sem fugir da estrutura composicional do mapa.
Materiais complementares:
Sugestão de organização das Informações para o resumo Região Sul aqui
Sugestão de organização das informações no resumo Águas subterrâneas aqui
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 18 minutos.
Orientações:
- Após a produção do mapa, peça para os grupos de alunos que criem um documento no Google Documentos (disponível em: <https://www.google.com/intl/pt_br/docs/about/>, acesso em: 8 jan. 2018) para elaborar os critérios de avaliação dos mapas conceituais. Este documento pode ser projetado em data show, para que a turma toda o visualize, acompanhe e formule os critérios coletivamente. Caso a escola não tenha recursos tecnológicos à disposição, pode ser usada uma folha de ofício ou um cartaz para produção dos critérios.
- Solicite à turma a elaboração de um quadro com perguntas avaliativas sobre os mapas. No primeiro momento, possibilite que eles descubram quais critérios são importantes, já que já foram levantados, nesta e em outras aulas, aspectos sobre as condições de produção do gênero, a estrutura composicional, as ferramentas disponíveis, necessidade de síntese das informações etc. Por exemplo, para a produção do gênero, é importante considerar o tipo de assunto (científico ou não), quem produz e para quem produz. A estrutura composicional envolve um hiperônimo, normalmente situado no topo, e hipônimos dispostos abaixo, ligados por traços que possuem verbos ou preposições explicativas das relações entre os conceitos. Ferramentas disponíveis dependem dos programas digitais de produção de mapas, como o Canva ou o Cmap Tools, em que podem ser usados diferentes estilos de mapas, com diferentes cores, tamanhos, formatos etc. Caso eles não se recordem destes aspectos, você pode fazer perguntas norteadoras, como: Qual era o objetivo de produção?, “O mapa segue uma estrutura hierárquica, conforme o conteúdo?, As informações estão sucintas?. Em Materiais complementares, abaixo, você encontra uma sugestão de como o quadro pode ser construído pelos alunos.
Materiais complementares:
Sugestão de critérios de avaliação aqui
Fechamento
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações:
- Pergunte aos alunos sobre a importância de produzir um Mapa conceitual e seus critérios avaliativos. Espera-se que eles percebam que, por meio da produção do mapa, os conhecimentos teóricos sobre o gênero se transformam em procedurais, em que os próprios estudantes têm a possibilidade de entrar em contato com a elaboração de um exemplar do gênero. A elaboração de critérios de avaliação torna o aluno autônomo e reflexivo sobre o alcance ou não de sua produção sobre o esperado para o gênero.