15292
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 6º ano > Produção de textos

Plano de aula - Planejamento de Mapa conceitual

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 6º ano do EF sobre Planejamento de Mapa conceitual

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Carla Carine Gerhardt

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das sugestões de atividades e das orientações (que também podem ser escritas em um documento de texto e disponibilizadas da maneira que for mais acessível às famílias).

- Opcionais: canais para aulas online, como o Google Meet ou o Zoom (veja como usá-lo no tutorial disponível aqui); Google Docs (tutorial disponível aqui); Google Drive (tutorial disponível aqui).

Introdução
Nesta aula, os alunos irão planejar um Mapa Conceitual. Para se apropriarem de como fazer isso, faça um vídeo comparando: 1. o Mapa Conceitual Águas Subterrâneas, disponível aqui, com o texto que lhe deu origem, disponível aqui; o Mapa Conceitual Região Sul, disponível aqui com o texto que lhe deu origem, disponível aqui. Destaque, no vídeo, a relação entre as palavras marcadas nos textos e as palavras que aparecem nos Mapas (e em que lugares elas aparecem). Relembre os alunos das condições de produção dos Mapas Conceituais: avise-os que podem escolher um texto sobre algum conceito que estejam trabalhando em outra disciplina e aproveitar esta oportunidade para fazer um Mapa Conceitual sobre ele, o que pode ser um excelente apoio no estudo dos conteúdos. No final do vídeo, diga que os alunos devem se organizar em duplas e escolher um texto do campo de estudos e pesquisa para fazer o planejamento de um Mapa Conceitual. Estabeleça um prazo para que postem suas escolhas no Google Drive.

Desenvolvimento
Findo o prazo, envie, por escrito, orientações para que os alunos iniciem seus planejamentos. Escreva alguns tópicos necessários a se pensar durante o planejamento: condições de produção, estrutura, objetivos, capacidade de síntese e organização topológica (hiperônimos e hipônimos). Auxilie seus alunos durante o processo de planejamento utilizando as Orientações do Plano de aula. Combine um prazo para que todos consigam terminar e postar seus trabalhos na pasta compartilhada do Google Drive (ou outro meio mais acessível a vocês).

Fechamento
Após o processo de Planejamento, leia todos os trabalhos de seus alunos e faça os destaques que achar necessários, especialmente sobre os aspectos positivos, e verifique as necessidades de ajustes e reescritas dos projetos dos alunos. Compartilhe com eles esses destaques, por escrito, no Google Doc de cada dupla, e aproveite para fazer sugestões de aprimoramento. Caso haja possibilidade, realize uma aula no Google Meet ou no Zoom usando o passo a passo do slide de Fechamento do Plano.

Convite às famílias
Convide as famílias a auxiliar os alunos na escolha de um texto de algum conteúdo que estejam estudando em outras disciplinas para fazer um Mapa Conceitual, apoiando os estudantes no processo de protagonismo de suas aprendizagens.

Sugestão Enviada Por: Luciana Ferreira Soares


Código: LPO6_05SQA13

(EF67LP21) Divulgar resultados de pesquisas por meio de apresentações orais, painéis, artigos de divulgação científica, verbetes de enciclopédia, podcasts científicos etc.

(EF69LP35) Planejar textos de divulgação científica, a partir da elaboração de esquema que considere as pesquisas feitas anteriormente, de notas e sínteses de leituras ou de registros de experimentos ou de estudo de campo, produzir, revisar e editar textos voltados para a divulgação do conhecimento e de dados e resultados de pesquisas, tais como artigo de divulgação científica, artigo de opinião, reportagem científica, verbete de enciclopédia, verbete de enciclopédia digital colaborativa , infográfico, relatório, relato de experimento científico, relato (multimidiático) de campo, tendo em vista seus contextos de produção, que podem envolver a disponibilização de informações e conhecimentos em circulação em um formato mais acessível para um público específico ou a divulgação de conhecimentos advindos de pesquisas bibliográficas, experimentos científicos e estudos de campo realizados.

(EF69LP36) Produzir, revisar e editar textos voltados para a divulgação do conhecimento e de dados e resultados de pesquisas, tais como artigos de divulgação científica, verbete de enciclopédia, infográfico, infográfico animado, podcast ou vlog científico, relato de experimento, relatório, relatório multimidiático de campo, dentre outros, considerando o contexto de produção e as regularidades dos gêneros em termos de suas construções composicionais e estilos.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Produção de textos do 6º ano:

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 6º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas