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Plano de aula > Língua Portuguesa > 6º ano > Produção de textos

Plano de aula - Planejamento de Mapa conceitual

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 6º ano do EF sobre Planejamento de Mapa conceitual

Plano 13 de 15 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Carla Carine Gerhardt

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Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a 13ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Mapa conceitual e no campo de atuação Práticas de estudo e pesquisa. A aula faz parte do módulo Produção de texto.

Materiais necessários:

- Computador e data show para exposição dos mapas conceituais.

- Tablets ou computadores com acesso ao Google Documentos para realização do planejamento do mapa.

Informações sobre o gênero: Mapa conceitual é uma fonte sintetizada verbal e visual de conceitos hierarquicamente organizados e relacionados. Estes conceitos aparecem de acordo com a estrutura-fonte, que pode ser um texto escrito ou oral. Ao ler ou produzir mapas conceituais, por retextualização, os alunos estabelecem novas relações e ressignificam conteúdos estudados anteriormente em textos discursivos.

Dificuldades antecipadas: Sintetizar/resumir informações. Usar recursos visuais para produzir sentidos.

Referências sobre o assunto:

Yoshimoto, E. M. et al. Mapa conceitual, um gênero textual escolar: uma proposta de retextualização de textos didáticos de história. Rev. Bras. Estud. Pedagog., v. 97, n. 247, Brasília, set./dez. 2016. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2176-66812016000300619&lng=pt&tlng=pt>. Acesso em: 29 out. 2018.
SOUSA, J. R. O. et al. O desenvolvimento de mapas conceituais como um tipo de gênero textual. In: JORNADA DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO, 13., 2013, UFRPE, Recife, 09 a 13 de dezembro. Anais, Recife, 2013. Disponível em: <http://www.eventosufrpe.com.br/2013/cd/resumos/R1365-1.pdf>. Acesso em: 29 out. 2018.
MENON, A. K. Mapa Conceitual: recurso facilitador da compreensão de textos em língua inglesa. Os Desafios da Escola Pública Paranaense na Perspectiva do Professor de PDE, v. 1 Paraná: Cadernos PDE, versão online, 2013. Disponível em: <http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2013/2013_unicentro_lem_artigo_andreia_kruk_menon.pdf>. Acesso em: 29 out. 2018.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Explique aos alunos que, nesta aula, eles farão o planejamento de produção de Mapa conceitual com base em pesquisas feitas anteriormente. Assim, nesta aula, com base em pesquisas feitas em sites científicos ou revistas, por exemplo, os alunos, em grupos de até três, já devem ter levantado assuntos para a elaboração do Mapa conceitual, trazendo para a aula um resumo sobre o tema. Este resumo pode ser retirado do próprio site ou elaborado pelos alunos com base em texto maior. O importante é que eles já conheçam bem o conteúdo do qual irão retirar informações para planejar o Mapa conceitual.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientações:

  • Procure fazer com que os alunos relembrem quais são as condições de produção de um Mapa conceitual. Por exemplo, podem ser feitas perguntas sobre quem normalmente o produz e com que intuito. É importante que os alunos apresentem respostas, mas você pode conduzi-los à constatação de que Mapas conceituais podem ser produzidos por estudantes para organizar, esquematizar e sintetizar informações do conteúdo de aprendizagem. Assim, o Mapa conceitual pode ser produzido pelo próprio aluno pensando nele mesmo como destinatário. Quando produzido pelos próprios alunos, a função pode ser revisar e consolidar conteúdos apreendidos com base na leitura de texto anterior e, quando produzido por cientistas e autores de materiais didáticos, a função pode ser apresentar informações de maneira mais sintetizada. Estes questionamentos podem ser feitos de forma oral na sala, com discussões no grupo. Na aula 1 desta Sequência de Atividades, você encontra mais informações sobre abordagem das condições de produção do mapa.
  • Procure fazer com que os alunos relembrem, também, a estrutura composicional do Mapa conceitual. Aspectos desta composição são as cores utilizadas nos mapas, as posições dos conceitos (partindo de hiperônimos para hipônimos), as imagens e as linhas, formato dos blocos, a quantidade de informações e o assunto. Na aula 2 desta Sequência de atividades, você encontra mais informações sobre abordagem da estrutura composicional do mapa.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações:

  • Apresente o Mapa conceitual Por dentro do céu aos alunos. Esta apresentação pode ser feita pelo data show ou, se a escola não tiver recursos tecnológicos à disposição, você pode imprimir os mapas e entregar cópias aos grupos de alunos (os mesmos grupos formados para a pesquisa prévia sobre o conteúdo dos mapas a ser planejados). Em Materiais complementares, você encontra o mapa para impressão. Esta apresentação é importante para servir de exemplo de composição do Mapa conceitual. Com o mapa da sequência, eles têm acesso a duas formas diferentes de organização. Assim, o processo de produção poderá se tornar mais fácil, já que os estudantes possuem parâmetros como ponto de partida.

Materiais complementares:

Neste link, você encontra o mapa Por dentro do céu para impressão

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações:

  • Apresente o Mapa conceitual Ciclo da água aos alunos. Esta apresentação pode ser feita pelo data show ou, se a escola não tiver recursos tecnológicos à disposição, você pode imprimir os mapas e entregar cópias aos grupos de alunos (os mesmos grupos formados para a pesquisa prévia sobre o conteúdo dos mapas a ser planejados). Em Materiais complementares, você encontra o mapa para impressão.
  • Pergunte aos alunos o que eles acharam sobre os dois mapas em relação à estrutura composicional. Espera-se que eles digam que os mapas são diferentes, o mapa Por dentro do céu tem cores e uma estrutura hierárquica, enquanto o mapa Ciclo da água possui apenas uma cor, que lembra a água, e sua estrutura lembra um ciclo. Também espera-se que eles constatem que os mapas são de assuntos diferentes, apesar de ter sido produzidos pela mesma autora. É importante possibilitar que os alunos cheguem a estas conclusões, tornando-os protagonistas de sua aprendizagem. No entanto, se este processo demorar um pouco, você pode ajudá-los a chegar a estas constatações por meio de perguntas como: As cores nos mapas são iguais? O que elas lembram e o que isso tem a ver com o assunto? O que as flechas indicam sobre os mapas? Ambos os mapas possuem o mesmo tipo de estrutura?

Materiais complementares:

Neste link, você encontra o mapa Ciclo da águapara impressão

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientações:

  • Peça para que os alunos façam o planejamento do Mapa conceitual refletindo sobre qual pode ser a melhor estrutura composicional a ser usada para produzir um mapa sobre o conteúdo pesquisado previamente. Para isso, os grupos podem analisar, por exemplo, entre as palavras destacadas nos resumos da pesquisa feita previamente, qual será a palavra que aparecerá no topo e quais serão os hiperônimos e hipônimos. Também, podem analisar quais verbos e preposições são adequados para estabelecer as relações entre os conceitos. Os alunos podem organizar um quadro resumitivo das palavras e da ordem em que elas devem aparecer, além dos verbos que podem ser usados para unir os conceitos. Esta tarefa pode ser feita usando-se o Google Documentos (disponível em: <https://www.google.com/intl/pt_br/docs/about/>, acesso em: 8 jan. 2019), ou, se a escola não tiver recursos tecnológicos à disposição, o quadro pode ser elaborado em folhas de ofício. Em Materiais complementares, você encontra uma sugestão de identificação de substantivos que podem que podem virar conceitos, e de verbos que podem ser usados para relacionar os conceitos, além de dois mapas conceituais que podem ser construídos como as palavras dos resumos organizadas em hiperônimos e hipônimos. Vale destacar que, nesta aula, os grupos ainda não produzem, de fato, os mapas, apenas fazem seu planejamento pensando nas condições de produção e recepção.

Materiais complementares:

Sugestão de análise de palavras que podem fazer parte do mapa conceitual aqui

Sugestão de organização das informações no resumo Águas subterrâneas aqui

Sugestão de organização das Informações para o resumo Região Sul aqui

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações:

  • Exponha oralmente a questão do slide para os alunos. Espera-se que eles mencionem o que foi visto na aula, como as condições de produção, estrutura, objetivos, capacidade de síntese, organização topológica (hiperônimos, hipônimos) etc.

Resumo da aula

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Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a 13ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Mapa conceitual e no campo de atuação Práticas de estudo e pesquisa. A aula faz parte do módulo Produção de texto.

Materiais necessários:

- Computador e data show para exposição dos mapas conceituais.

- Tablets ou computadores com acesso ao Google Documentos para realização do planejamento do mapa.

Informações sobre o gênero: Mapa conceitual é uma fonte sintetizada verbal e visual de conceitos hierarquicamente organizados e relacionados. Estes conceitos aparecem de acordo com a estrutura-fonte, que pode ser um texto escrito ou oral. Ao ler ou produzir mapas conceituais, por retextualização, os alunos estabelecem novas relações e ressignificam conteúdos estudados anteriormente em textos discursivos.

Dificuldades antecipadas: Sintetizar/resumir informações. Usar recursos visuais para produzir sentidos.

Referências sobre o assunto:

Yoshimoto, E. M. et al. Mapa conceitual, um gênero textual escolar: uma proposta de retextualização de textos didáticos de história. Rev. Bras. Estud. Pedagog., v. 97, n. 247, Brasília, set./dez. 2016. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2176-66812016000300619&lng=pt&tlng=pt>. Acesso em: 29 out. 2018.
SOUSA, J. R. O. et al. O desenvolvimento de mapas conceituais como um tipo de gênero textual. In: JORNADA DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO, 13., 2013, UFRPE, Recife, 09 a 13 de dezembro. Anais, Recife, 2013. Disponível em: <http://www.eventosufrpe.com.br/2013/cd/resumos/R1365-1.pdf>. Acesso em: 29 out. 2018.
MENON, A. K. Mapa Conceitual: recurso facilitador da compreensão de textos em língua inglesa. Os Desafios da Escola Pública Paranaense na Perspectiva do Professor de PDE, v. 1 Paraná: Cadernos PDE, versão online, 2013. Disponível em: <http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2013/2013_unicentro_lem_artigo_andreia_kruk_menon.pdf>. Acesso em: 29 out. 2018.

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Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Explique aos alunos que, nesta aula, eles farão o planejamento de produção de Mapa conceitual com base em pesquisas feitas anteriormente. Assim, nesta aula, com base em pesquisas feitas em sites científicos ou revistas, por exemplo, os alunos, em grupos de até três, já devem ter levantado assuntos para a elaboração do Mapa conceitual, trazendo para a aula um resumo sobre o tema. Este resumo pode ser retirado do próprio site ou elaborado pelos alunos com base em texto maior. O importante é que eles já conheçam bem o conteúdo do qual irão retirar informações para planejar o Mapa conceitual.

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Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientações:

  • Procure fazer com que os alunos relembrem quais são as condições de produção de um Mapa conceitual. Por exemplo, podem ser feitas perguntas sobre quem normalmente o produz e com que intuito. É importante que os alunos apresentem respostas, mas você pode conduzi-los à constatação de que Mapas conceituais podem ser produzidos por estudantes para organizar, esquematizar e sintetizar informações do conteúdo de aprendizagem. Assim, o Mapa conceitual pode ser produzido pelo próprio aluno pensando nele mesmo como destinatário. Quando produzido pelos próprios alunos, a função pode ser revisar e consolidar conteúdos apreendidos com base na leitura de texto anterior e, quando produzido por cientistas e autores de materiais didáticos, a função pode ser apresentar informações de maneira mais sintetizada. Estes questionamentos podem ser feitos de forma oral na sala, com discussões no grupo. Na aula 1 desta Sequência de Atividades, você encontra mais informações sobre abordagem das condições de produção do mapa.
  • Procure fazer com que os alunos relembrem, também, a estrutura composicional do Mapa conceitual. Aspectos desta composição são as cores utilizadas nos mapas, as posições dos conceitos (partindo de hiperônimos para hipônimos), as imagens e as linhas, formato dos blocos, a quantidade de informações e o assunto. Na aula 2 desta Sequência de atividades, você encontra mais informações sobre abordagem da estrutura composicional do mapa.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações:

  • Apresente o Mapa conceitual Por dentro do céu aos alunos. Esta apresentação pode ser feita pelo data show ou, se a escola não tiver recursos tecnológicos à disposição, você pode imprimir os mapas e entregar cópias aos grupos de alunos (os mesmos grupos formados para a pesquisa prévia sobre o conteúdo dos mapas a ser planejados). Em Materiais complementares, você encontra o mapa para impressão. Esta apresentação é importante para servir de exemplo de composição do Mapa conceitual. Com o mapa da sequência, eles têm acesso a duas formas diferentes de organização. Assim, o processo de produção poderá se tornar mais fácil, já que os estudantes possuem parâmetros como ponto de partida.

Materiais complementares:

Neste link, você encontra o mapa Por dentro do céu para impressão

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Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações:

  • Apresente o Mapa conceitual Ciclo da água aos alunos. Esta apresentação pode ser feita pelo data show ou, se a escola não tiver recursos tecnológicos à disposição, você pode imprimir os mapas e entregar cópias aos grupos de alunos (os mesmos grupos formados para a pesquisa prévia sobre o conteúdo dos mapas a ser planejados). Em Materiais complementares, você encontra o mapa para impressão.
  • Pergunte aos alunos o que eles acharam sobre os dois mapas em relação à estrutura composicional. Espera-se que eles digam que os mapas são diferentes, o mapa Por dentro do céu tem cores e uma estrutura hierárquica, enquanto o mapa Ciclo da água possui apenas uma cor, que lembra a água, e sua estrutura lembra um ciclo. Também espera-se que eles constatem que os mapas são de assuntos diferentes, apesar de ter sido produzidos pela mesma autora. É importante possibilitar que os alunos cheguem a estas conclusões, tornando-os protagonistas de sua aprendizagem. No entanto, se este processo demorar um pouco, você pode ajudá-los a chegar a estas constatações por meio de perguntas como: As cores nos mapas são iguais? O que elas lembram e o que isso tem a ver com o assunto? O que as flechas indicam sobre os mapas? Ambos os mapas possuem o mesmo tipo de estrutura?

Materiais complementares:

Neste link, você encontra o mapa Ciclo da águapara impressão

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Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientações:

  • Peça para que os alunos façam o planejamento do Mapa conceitual refletindo sobre qual pode ser a melhor estrutura composicional a ser usada para produzir um mapa sobre o conteúdo pesquisado previamente. Para isso, os grupos podem analisar, por exemplo, entre as palavras destacadas nos resumos da pesquisa feita previamente, qual será a palavra que aparecerá no topo e quais serão os hiperônimos e hipônimos. Também, podem analisar quais verbos e preposições são adequados para estabelecer as relações entre os conceitos. Os alunos podem organizar um quadro resumitivo das palavras e da ordem em que elas devem aparecer, além dos verbos que podem ser usados para unir os conceitos. Esta tarefa pode ser feita usando-se o Google Documentos (disponível em: <https://www.google.com/intl/pt_br/docs/about/>, acesso em: 8 jan. 2019), ou, se a escola não tiver recursos tecnológicos à disposição, o quadro pode ser elaborado em folhas de ofício. Em Materiais complementares, você encontra uma sugestão de identificação de substantivos que podem que podem virar conceitos, e de verbos que podem ser usados para relacionar os conceitos, além de dois mapas conceituais que podem ser construídos como as palavras dos resumos organizadas em hiperônimos e hipônimos. Vale destacar que, nesta aula, os grupos ainda não produzem, de fato, os mapas, apenas fazem seu planejamento pensando nas condições de produção e recepção.

Materiais complementares:

Sugestão de análise de palavras que podem fazer parte do mapa conceitual aqui

Sugestão de organização das informações no resumo Águas subterrâneas aqui

Sugestão de organização das Informações para o resumo Região Sul aqui

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Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações:

  • Exponha oralmente a questão do slide para os alunos. Espera-se que eles mencionem o que foi visto na aula, como as condições de produção, estrutura, objetivos, capacidade de síntese, organização topológica (hiperônimos, hipônimos) etc.
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