Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é a 12ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero exposição oral e no campo de atuação práticas de estudo e pesquisa. A aula faz parte do módulo de oralidade.
Materiais necessários:
- Computador e Data show para apresentação da exposição oral.
- Tablets ou computadores com acesso ao Google Apresentações para produção dos critérios de avaliação e revisão da exposição oral (https://www.google.com/intl/pt_br/docs/about/)
Informações sobre o gênero: Forma oralizada de transmissão de conhecimentos. Ocorre de modo inteligível, pois é um gênero organizado previamente pelo orador, com fins específicos. Ao produzir exposições orais, alunos devem planejar sua exposição de maneira coerente e explícita e, por isso, esquemas (conceituais ou diagramas, por exemplo) tornam-se aliados para organizar os conteúdos a serem apresentados.
Dificuldades antecipadas: Os alunos podem ter dificuldades de identificar aspectos a serem melhorados nas exposições orais.
Referências sobre o assunto:
MARCUSCHI, L. A. Da fala para a escrita: atividades de retextualização. 2ª. Ed. São Paulo: Cortez, 2010.
REDEFOR. Linguagens e códigos: Práticas e gêneros orais na escola. Gestão de Coordenadores. Disponível em:
<https://midia.atp.usp.br/impressos/redefor/GestaoCoordenadores/GCVC_LiCo_2011_2012/GCVCLico_v2_Tema3.pdf> Acesso em 29 de agosto de 2018.
SCHNEUWLY, B.; DOLZ, J. e colaboradores. Gêneros orais e escritos na escola. Tradução e organização de Roxane Rojo e Glaís Sales Cordeiro. São Paulo: Mercado de Letras, 2004.
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações:
- Apresente aos alunos que o tema da aula será a apresentação da exposição oral e avaliação da exposição por meio da criação critérios de avaliação.
Introdução
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações:
- Solicite aos alunos, neste primeiro instante, a preparação para apresentação exposição oral, o que pode ser feito com a revisão das partes encarregadas de cada expositor, quanto tempo de fala o grupo têm à disposição etc. Essa atividade é importante para que os alunos verifiquem se o roteiro da apresentação ocorre no tempo planejado, além de possibilitar a testagem de recursos expressivos como tom de voz, movimentos pela sala etc. Neste momento, eles podem tirar dúvidas com o professor ou o próprio colega sobre a apresentação. Para que as exposições sejam apresentadas nesta aula, seu planejamento e produção de materiais de apoio (slides) já devem estar prontos, ou seja, devem ter sido elaborados em aula anterior, em função do tempo disponível para a presente aula.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 38 minutos
Orientações:
- Peça para os grupos apresentarem suas exposições orais. Eles podem usar o Google Apresentações (https://www.google.com/intl/pt-BR/slides/about/) para reproduzir slides, um programa que possibilita a criação, edição e apresentação de slides. Caso a escola não tenha recursos tecnológicos à disposição, os alunos podem apresentar suas exposições utilizando flipcharts ou cartazes, por exemplo. Dependendo do tempo disponível para a aula, você pode aumentar ou diminuir o tempo de apresentação de cada grupo. Observação: sugere-se 28 minutos para esta etapa do desenvolvimento.
Materiais complementares: Sugestão de critérios de avaliação que podem ser construídos pelos alunos aqui
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 38 minutos
Orientações:
- Solicite aos grupos a autoavaliação das exposições orais, a partir da aplicação da Rubrica de Qualidade (elaborada pelos grupos na etapa de planejamento da exposição). Uma cópia da Rubrica pode ser compartilhada aos grupos pelo Google Documentos, que já precisam estar abertas nos computadores antes do início da aula, a fim de otimizar o tempo. Caso a escola não tenha recursos tecnológicos à disposição, distribua cópias impressas da Rubrica. É importante que eles tenham autonomia para responder aos critérios, conforme a exposição produzida. Você, professor, pode auxiliá-los percorrendo a sala a fim de tirar dúvidas. A autoavaliação possibilita a autonomia e responsabilidade do aluno no desenvolvimento da própria aprendizagem, tornando-se uma ferramenta importante para o protagonismo do estudante no desenvolvimento de suas capacidades. Em “materiais complementares” abaixo, você encontra uma sugestão de critérios de avaliação que poderiam ter sido elaborados pelos alunos na aula de planejamento da exposição. Observação: sugere-se 10 minutos para esta etapa do desenvolvimento.
Materiais complementares: Sugestão de critérios de avaliação que podem ser usados pelos alunos aqui
Fechamento
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações:
- Peça para os alunos refletirem, a partir da autoavaliação, se as exposições orais tiveram sucesso no meio pretendido. Por exemplo, peça para que eles reflitam porque alguns dos critérios da Rubrica de Qualidade não foram alcançados e o que é possível fazer para melhorá-los em outra situação de exposição oral.